Oferta Educativa > Ensino Básico Regular

 

MATRIZ CURRICULAR REGIONAL
2009/2010

Definida no Decreto-Lei n.º 209/02, de 17 de Outubro
 

Componentes do currículo

 Carga Horária Semanal
(x 90 minutos)

Áreas curriculares disciplinares

7º

8º

Total
Língua Portuguesa

2,5

2,5

3 8

Língua Estrangeira 1 - Inglês
Língua Estrangeira 2 - Francês

1,5
1,5
1,5
1,5
1,5
1,5
4,5

História
Geografia

1
1,5
1,5
1
1,5
1,5
4
Matemática 2,5 2,5 3 8

Ciências Naturais1
Físico-Química

1,5
1,5
1,5
1,5
1,5
1,5
4,5

Educação visual

1 1 1,5 3,5

Educação Tecnológica 2

1 1 0 2
Educação Física 1,5 1,5 1,5 4,5
Formação Cívica3 0,5 0,5 0,5 1,5
Investigação e Apoio Multidisciplinar4 1 1 0 2

Total

18,5 18,5 18,5 55,5
EMR (opcional) 0,5 0,5 0,5 1,5

 

1 Leccionação em turnos num segmento ou num bloco, para permitir actividades experimentais. A opção será da escola, tendo em conta o seu Projecto Curricular.
2 Caso a escola entenda e tenha recursos humanos e materiais, pode oferecer uma disciplina artística (Música, Teatro ou Dança), articulada, em regime semestral, com ET. Se não oferecer uma disciplina artística, pode optar por fazer funcionar em par pedagógico EV e ET ou em turnos semestrais, diminuindo, assim, a carga lectiva semanal dos alunos em um bloco, no 7º e no 8º anos.
3 Com programa próprio, a elaborar pelas equipas do Currículo Regional, que abrange várias temáticas: regras de respeito pelo outro e pelo espaço que partilhamos, cidadania no âmbito regional, nacional e europeu, prevenção das dependências, empreendedorismo, igualdade de oportunidades e respeito pela diferença, sexualidade e afectos, prevenção rodoviária, segurança na Internet, protecção dos animais, etc. .
4 Nesta área curricular não disciplinar pretende-se o desenvolvimento da autonomia dos alunos, de competências de investigação e da literacia digital. Em par pedagógico, com um docente de informática ou de outra área, mas que domine as TIC, e um docente da disciplina que a escola considerar mais pertinente.
5
Oferta obrigatória, no 2º ciclo, de EMR ou DPS, sendo esta leccionada por docente com formação específica em Desenvolvimento Pessoal e Social ou pelo Director de Turma.
 

Última actualização:07-05-2010


Desenvolvido por Ester Ventura,  Filipa Botelho e Marlene Furtado