Departamento de Línguas Românicas
 

 

Paula Araújo - artigo de apreciação crítica - livro


Leitura Viciante

A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez, é um livro em que a autora estava plenamente consciente dos assuntos da actualidade quando o escreveu. Esta obra fala-nos do como e do porquê de os jovens enveredarem pelo caminho da droga e, de uma maneira própria, a autora prende a atenção do leitor às suas páginas.

            Na verdade é uma obra arrebatadora e que surpreende quem a lê, com a aproximação da história da personagem Joana ao dia-a-dia dos adolescentes da actualidade. Ficamos presos ao livro e só conseguimos parar quando chegamos ao fim de todo o enredo.

            O fim, porém, é completamente inesperado, chegando a ser perturbador, pois todos esperamos o final feliz dos contos de fada mas, neste caso, o final chama a atenção para o lado negro das histórias de pessoas que são capturadas no mundo da droga, mandando a mensagem, já muito conhecida pela humanidade:”Diz Não à Droga”.

            Maria Teresa Gonzalez, neste livro, consegue alertar os jovens para os problemas da vida. Esta obra, fascinante e viciante, afigura-se-nos acessível e actual, sendo mesmo um dos melhores livros desta autora. Uma história viciante que deliciará todos os adolescentes que o lerem. Altamente recomendável.

Concepção da página: Professoras Isaura Pereira, Márcia Pereira e Marta Pacheco                                 

Escola Secundária Domingos Rebelo
Ponta Delgada
S. Miguel - Açores