Bem-vindos!

 


moodle

Google+

Blogger


Visitas desde
setembro de 2007

 

O Gosto de Virar a Página de Um Mesmo Livro

A nossa biblioteca é muito rica e tem vastas coleções de livros, num total de aproximadamente 20 000. Ilustram a memória da escola, dos cursos nele lecionados, dos temas que, ao longo do século XX, interessaram à sociedade portuguesa. São a História e a nossa história.
Por isso, a equipa da biblioteca decidiu, em boa hora, com o auxílio precioso da D. Odete Medeiros, iniciar no ano letivo 2012-2013, a recuperação de livros antigos ou em estado de degradação.
Este ano letivo (2013-2014), um grupo de professores, nos seus TESC, ofereceu-se para ajudar na conservação e restauro de obras. Este processo, que é delicado e exigente, contou com a inexcedível colaboração do encadernador do Centro de Equipamento Gráfico e Digital da Escola Secundária Antero de Quental, o Sr. Carlos Almeida, que facultou sessões práticas de formação à D. Odete Medeiros e bem assim a esta equipa muito ativa de professores.
Embora a escola não possua um espaço próprio para a realização deste tipo de trabalho nem, à partida, tenha os instrumentos específicos destinados ao ofício da conservação, aos poucos foi-se utilizando os que já possuíamos na oficina de carpintaria e concebendo prensas de várias dimensões.
Assim, a exposição que aqui está patente mostra o trabalho até agora desenvolvido e que irá continuar a ser realizado, por ser extremamente importante no que respeita à salvaguarda de um património muito valioso que esta escola possui.
A equipa de professores que, neste ano letivo 2013-2014, trabalhou na conservação e restauro de livros é constituída por: Adélia Rodrigues, Ana Lucas, Diana Benjamim, Gabriela Berquó d’ Aguiar, Lina Luciano, Paulo Candeias e Sérgio Silva.
Na preparação desta exposição estiveram envolvidos os professores: Ana Isabel Serpa, Ana Lucas, Ana Paula Marques, Diana Benjamim, Isaura Pereira, Lina Luciano, Luís Castro, Manuela Macedo, Paula Cabral, Paulo Candeias, Rosa Veiga, Sérgio Silva e Vera Máximo.
Um agradecimento muito especial à professora Rosa Veiga, que fotografou os professores em atividade no «arquivo» da biblioteca e registou os seus testemunhos em vídeo, de que resultou a exposição fotográfica bem como um videograma, aquela que ela concebeu e editou.
Um agradecimento à D. Odete Medeiros, pelo empenho que tem colocado na consecução do seu trabalho.
Um agradecimento aos professores que integram a equipa de conservação e restauro.
Um agradecimento ao Conselho Executivo, pelo apoio que concedeu a esta atividade.
Um agradecimento a toda a equipa que comigo trabalha na biblioteca, coesa, discreta, alegre e harmoniosa.

Ponta Delgada e Escola Secundária Domingos Rebelo, 5 de maio de 2014

A coordenadora da biblioteca,
Ana Isabel Serpa