vem falar de nutrição
06-05-19
 
Conta de Gerência da EBI do Orçamento de Escola, relativa a 2018
Consultar os documentos aqui.
30-04-19
 
Visita do DR. Laborinho Lúcio à nossa Escola

 
Palestra sobre substâncias Psicoativas
25-03-2019
 
 
 
Escola etwinning
 

A nossa escola foi distinguida como Escola eTwinning, graças à iniciativa da professora Ângela Gonçalves que conjuntamente com outros professores prepararam a referida candidatura. Verifica a lista das escolas premiadas:
http://erte.dge.mec.pt/noticias/selos-de-escola-etwinning-2019-2020
Assim, a nossa escola, a par das escolas distinguidas irá:
-Obter uma maior visibilidade a nível europeu
-Integrar uma rede europeia de escolas eTwinning proeminentes para inspirar o futuro desenvolvimento do eTwinning
-Ser reconhecida como líder nas áreas de:
-Práticas digitais;
-Práticas de eSafety;
-Abordagens inovadoras e criativas à pedagogia;
-Promoção do desenvolvimento profissional contínuo do pessoal;
-Promoção de práticas de ensino colaborativas com o pessoal e alunos;
-Ter a possibilidade de exibir o Selo de Escola eTwinning em todos os materiais de promoção e informação;
E,ainda, o pessoal e diretores da nossa escola serão convidados a participar em programas de desenvolvimento profissional exclusivo.

Parabéns a todos os eTwinners que tornaram isto possível!

18-03-19

 
Calendário das Provas
Já se encontram disponíveis os calendários das Provas Finais de 3º ciclo e de Equivalência à Frequência como também das Provas de Aferição. Poderá consultá-los nos respetivos menus laterais.
14-03-19
 
carregamento do cartão sige

Informa-se que no nosso Serviço Administrativo (SA), para além da possibilidade de se efetuar qualquer pagamento no seu interior através do terminal MultiBanco (MB),  conta agora também com a possibilidade de se carregar com dinheiro o cartão escolar SIGE através do habitual botão «Portal SIGE 3» localizado na página digital da Unidade Orgânica (EBI da Praia da Vitória).

Assim, entre outros utilizadores, poderá o Encarregado de Educação carregar com dinheiro o cartão do seu educando sem se deslocar à secretaria do estabelecimento de ensino. Para tal, bastará aceder ao referido portal, selecionar o pedido de carregamento e seguir as indicações fornecidas. De relembrar que, estando então o cartão SIGE já com crédito monetário, poderá o Encarregado de Educação selecionar as refeições pretendidas igualmente através da referida plataforma, comodamente, não sendo também para tal necessário deslocar-se ao nosso estabelecimento de ensino.    

25-02-19   

 
Biblioteca escolar - Mascote Rafael

Decorreu entre os dias 21 e 31 de janeiro a votação para escolha do nome da nossa Mascote. Pela primeira vez, este tipo de iniciativa foi alargada a todas as escolas da EBI da Praia da Vitória que através de um formulário online tiveram a oportunidade de escolher entre a nossa seleção de nomes qual o seu preferido. Apesar da divulgação por parte da BECRE e do Conselho Executivo, o número de votantes ficou longe do pretendido, pois tivemos apenas 230 votos. A escolha recaiu sobre o nome Rafael, que era a proposta deixada pela autora da Mascote.

Obrigado pela participação.

11-02-19

 
Clube de Robótica
Vem inscrever-te!
29-01-19
 
Agenda de receção aos Pais e encarregados educação
Consultar a agenda aqui.
28-01-19
 
Amor com Amor se paga

Numa das nossas já habituais e semanais visitas às escolas do 1º ciclo do concelho da Praia da Vitória, com a atividade “Contos Itinerantes” a fim de contarmos histórias aos alunos, deparámo-nos com uma situação surpreendente que nos arrasou os olhos de lágrimas. Na escola do Porto Martins, após a nossa sessão, a turma do 3º e 4º anos, presenteou-nos com a dramatização da história “João Porcalhão”, à laia de agradecimento, segundo a professora responsável, Cristina Dutra.

Esta e outras demonstrações de carinho, que vêm a acontecer já desde o ano transato, dão-nos ânimo e força para continuarmos a levar as nossas histórias a todas as Escolas do 1º ciclo deste concelho, o que fazemos, se possível, duas vezes por ano. Não esquecer que se tratam de doze escolas que têm premiado o nosso esforço com carinho e dedicação.

Aqui ficam os nossos sinceros agradecimentos.

A equipa da Biblioteca Escola

24-01-2019

 
escolhe o nome da mascote da biblioteca
No ano letivo passado a BECRE desafiou os alunos do 9º ano a criar a Mascote para a nossa Biblioteca. As turmas corresponderam ao desafio e criaram vários projetos devidamente analisados pelo Júri do concurso e foi selecionado como vencedor, o trabalho da aluna Maria Horta por se ter revelado um projeto bastante completo, bem pesquisado, pensado e executado, passível de ser adequado a diversos contextos relacionados com a Biblioteca Escolar.
Findo o concurso, o júri deixou no ar a proposta de serem os leitores a escolher o nome da Mascote. Sendo assim, possibilitamos de 21 a 31 de janeiro a votação de um nome entre os previamente selecionados (primeiro nome de escritores portugueses e sugestão da autora).
A votação encontra-se aberta a toda a comunidade escolar da EBI da Praia da Vitória e deverá ser efetuada no formulário disponível na Biblioteca Escolar.
21-01-19
 
 Manuais escolares - Gratuitidade Para o 1º e 2º anos
Para mais informações consultar o documento em anexo.
15-01-19
 
O natal chegou à nossa escola!
A nossa escola, mais uma vez, expõe uma enorme variedade de criativas árvores de Natal.
Desejamos a toda a comunidade educativa umas Boas Festas!
14-12-18
 
 
Agenda de Receção aos Pais e Encarregados de educação
Consultar a agenda aqui.
14-12-18
 
Clube de Matemática
Se és aluno do 2º ciclo, inscreve-te no clube de matemática.
13-12-18
 
 
Provas de Avaliação Externa - 2018/2019

O presente documento divulga informação relativa às provas de avaliação externa das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário nas modalidades de:

a) Provas de aferição;

b) Provas finais de ciclo;

c) Exames finais nacionais.

O presente documento inclui as informações transversais a todas as provas atrás referidas, que, por isso, constituem o enquadramento geral que preside à sua conceção. Apresenta, também, a indicação dos referenciais curriculares de base em vigor e informação sobre as opções relativas à conceção e à elaboração destas provas, no que respeita, nomeadamente, aos níveis de complexidade cognitiva e à cotação dos itens. (ler mais aqui)

04-12-18

 
 
Agenda de Receção aos Pais e Encarregados de educação
Consultar a agenda aqui.
15-11-18
 
 
Encontro com a escritora Fernanda Botelho
No âmbito da feira "Outono Vivo", a escritora Fernanda Botelho irá se deslocar à nossa escola, no dia 7 de novembro onde marcará presença com os alunos do 3º ciclo.
05-11-18
 
 
A autora Maria Francisca Macedo vem à nossa escola
Nos dias 30 e 31 de outubro a escritora Maria Francisca Macedo virá à nossa escola e fará sessões para os alunos do 1º e do 2º ciclos no auditório da nossa escola.
2
2-10-18
 
01 de outubro - Dia Mundial da Música
Os nosso alunos do ensino artístico e do 2º ciclo realizarão um concerto de comemoração do Dia Mundial da Música às 18.00 horas. Esta iniciativa tem o apoio da Biblioteca Escolar.
Convidamos toda a comunidade escolar a assistir!
27-09-18
 
 
Atualizações
Já se encontram atualizadas as ementas do primeiro período, o calendário escolar, os horários e a lista de diretores de turma.
25-09-18
 
dia do ProSucesso
No âmbito do dia do ProSucesso (próxima sexta-feira, dia 14 de setembro) a escola preparou um conjunto de atividades que se pretendem integradoras e envolventes. Consultar a agenda aqui.
 
Início do ano escolar
Agenda de Receção aos Pais e Encarregados de educação
Consultar a agenda aqui.
04-09-18
 
Calendário Global das Provas 1ª Fase
Consultar o calendário aqui.
25-06-18
 
 
Lista de MANUAIS ESCOLARES adotados 2018/19
Consultar os manuais adotados aqui.
20-06-18
 
 
CRITÉRIOS DE CONSTITUIÇÃO DE TURMAS PARA 2018/19
Consultar o documento aqui.
14-06-18
 
 
EMPRÉSTIMO DE MANUAIS ESCOLARES
Ler as orientações e procedimentos aqui.
07-06-18
 
Procedimento Concursal

- Formulário de candidatura ao procedimento concursal

- Formulário de audiência dos interessados

06-06-18

 
 
Agenda de Receção aos Pais e Encarregados de educação
Consultar a agenda aqui.
06-06-18
Regulamento de exames e norma 01/JNE/2018
Informa-se que o prazo para inscrição para as provas finais e de equivalência à frequência do ensino básico, bem como, para os exames finais nacionais e provas de equivalência à frequência do ensino secundário, para a 1ª fase, decorre de 16 de fevereiro a 1 de março.
As instruções para inscrição nas Provas e Exames do Ensino Secundário e o Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básicos e secundário aprovado pelo despacho normativo n.º4 - A/2018 de 14 de fevereiro de 2018 podem ser consultados aqui e aqui.
 
Agenda de Receção aos Pais e Encarregados de educação
Consultar a agenda aqui.
25-01-18
 
Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano - calculadoras
Informações sobre a utilização de calculadoras nas Provas Finais do Ensino Básico.Consultar o documento aqui.
18-01-18
 
Dia Mundial da Alimentação
Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro, o departamento de Ciências Exatas, do 2º ciclo, em parceria com a Biblioteca Escolar organizaram um concurso para eleger a melhor sopa e promoveram, quatro sessões especiais da “Hora do Conto”. Ler mais aqui.
Consulta o Livro de Receitas aqui.
14-12-17
 
Concurso "Que planta ou ave vem a ser esta?"
Estás convidado a completar os dados de uma ficha de identificação, ora de uma planta endémica, ora de uma ave do nosso Arquipélago, uma vez por quinzena, na Biblioteca da Escola. Podes pedir às funcionárias guias de aves e de plantas, onde poderás pesquisar e escolher a resposta certa.
A lista dos vencedores de cada sessão será afixada no painel da Biblioteca e divulgada através do seu blogue, página do facebbok e intranet.
Haverá prémios, no fim do ano, para quem der mais respostas certas.
Participa!
Consultar a ficha de identificação aqui.
30-11-17
 
Agenda de receção aos Pais e Encarregados de educação
Consultar a agenda aqui.
23-11-17
 
Cantinho das aromáticas vivas
O curso de formação vocacional - Hortofloricultura - irá realizar uma feira de ervas aromáticas, quinta-feira, dia 23 de novembro, das 9.30 às 12.00 no espaço exterior da escola (entre o refeitório e a sala de alunos).
Alargue o seu horizonte culinário. Desperte a sua imaginação.
16-11-17
 
prémio etwinning
No passado dia 20 de outubro, o Serviço Nacional de Apoio eTwinning informou que a EBI da Praia da Vitória com o seu projeto "Adota-me", desenvolvido pelos professores Rosa Medeiros, João Pascoal, Helena Louro e Cláudio Ferreira, foi reconhecido com um Prémio Nacional eTwinning 2017, na Categoria Educação Ambiental.
Parabéns aos vencedores.
02-11-17
 
Cancelamento do encontro com o escritor José Fanha
O escritor José Fanha não poderá estar presente na nossa escola nos dias agendados, por motivos de saúde.
02-11-17
 
Encontro com o escritor José Fanha
Nos dias 2 e 3 de novembro virá à nossa escola o escritor José Fanha.
Este fará várias sessões no auditório da nossa escola para os alunos.
26-10-17
 
Clube de Matemática - 2º ciclo
Falaremos das atividades lúdicas desenvolvidas no âmbito do Clube que, envolvendo sempre conceitos ou procedimentos matemáticos, contribuem para desmistificar esta disciplina e promover o sucesso educativo dos jovens alunos. Em particular, serão apresentados alguns jogos matemáticos já desenvolvidos durante as atividades regulares do Clube, e que servem não só como ferramenta pedagógica mas também como um excelente veículo para despertar e sensibilizar para a matemática. Cada sessão desenvolve-se na sala 54 todas as 4ª feiras, das 13:05 h e durante 90 minutos.
19-10-17
Divulgação de Livro infantil
Divulgamos o livro infantil intitulado “A Ilha Misteriosa da Imaginação”, escrito por Raquel Nunes (antiga aluna da nossa escola) e por Pedro Garcia. Tem como público alvo crianças dos 7 aos dez anos de idade e estará disponível a 10 de novembro. Saber mais
Boas leituras.
19-10-17
 
CaRta epis aos alunos para 2017/2018
Quando somos crianças, tudo o que desejamos parece simples: ser astronauta, ter poderes mágicos, construir um castelo, ter uma cauda de sereia, ser bombeiro(a), ou médico(a), ou arquiteto(a), ou bailarino(a), ter um emprego de sonho, uma família perfeita, viajar pelo mundo… Ler mais aqui
21-09-17