Igreja Matriz de S. Jorge

 

 

 

A Igreja Matriz de São Jorge é uma igreja localizada no concelho das Velas.

Esta igreja foi construída no local onde antes existia a primitiva igreja de São Jorge mandada construir pelo infante D. Henrique, e que datava de 1460.

A edificação desta igreja iniciou-se em 1664. A construção decorreu normalmente, sendo a igreja sagrada a 15 de Fevereiro de 1675.

Em 1785, a igreja foi acrescentada, construiu-se a capela de Nossa Senhora das Dores, onde existe uma das melhores obras de estatuária da ilha.

A construção da torre decorreu em 1825, e nela se colocaram três sinos que, em 1831, foram apeados para fazer moeda na Ilha Terceira.

No seu interior, composto por três naves, é de salientar o retábulo da capela-mor, trabalho de natureza maneirista, que foi oferecido por D. Sebastião à vila, em 1570. No retábulo pode-se observar três telas (S. Pedro, Santo Agostinho e S. Paulo). No centro encontra-se a imagem de S. Jorge, de escultura moderna, provavelmente do séc. XIX ou XX, que ali foi colocada em substituição de outra mais antiga. À esquerda desta encontra-se uma imagem do século XVII, de S. Luís, Rei de França, e à direita uma escultura de Santa Maria Madalena, do século XVIII.

No coro alto, encontra-se um órgão de tubos construído em 1865 por Tomé Gregório de Lacerda, tio do famoso compositor Francisco de Lacerda.

Esta igreja possui vários vitrais contemporâneos, testemunhando a lenda de São Jorge a matar o dragão, cenas bíblicas, nossa senhora e representações da história da ilha.

 

·        Museu de Arte Sacra

Associado a esta igreja encontra-se o Museu de Arte Sacra de São Jorge, inaugurado no ano 2006. Possui um valioso espólio de estatuária, do século XVII e XVIII essencialmente, telas, alfaias religiosas, algum mobiliário e paramentos, assim como um importante arquivo histórico que se encontra classificado pela universidade dos Açores.

Todas as peças estão devidamente cuidadas e estão catalogadas.

Grande parte das peças presentes neste museu já existiam anteriormente na igreja Matriz ou noutros centros de culto religioso da ilha, apenas uma pequena parte foi adquirida posteriormente.