Sociedade Filarmónica Recreio Amarense

 

Fundada a 1 de Novembro de 1929 com estatutos estabelecidos a 7 de Fevereiro de 1930, tendo como seus membros fundadores os Senhores José da Silveira, Manuel Matos Barbosa, José Rodrigues Silveira e Francisco José Bettencourt. Na altura da sua fundação esta apresentou-se com 26 elementos e era dirigida pelo maestro José Vasco Macedo, compositor do hino da filarmónica, hino este que perdura até hoje.

A primeira sede desta colectividade situava-se onde hoje se encontra a escola primária local, tendo se mudado depois, devido a problemas com o terreno, para o lugar onde se encontra neste momento. Actualmente esta filarmónica tem a sua sede em obras, estando previsto a sua inauguração para 1 de Novembro de 2010.

O primeiro fardamento desta banda foi adquirido na altura da sua fundação, sendo este de calças, casacos e bonés brancos, tendo esta sido alterada para farda azul, e novamente, retornando às origens, utilizando ainda hoje o fardamento branco. O primeiro instrumental da Casa foi adquirido em 1929, composto por 20 instrumentos e tendo custado 4000 contos. Em 1973, o instrumental foi renovado por completo, sendo que mesmo daí para cá, se tem renovado este mas com instrumentos em particular.

Actualmente é composta por 27 músicos com uma escola de músicos de 13 alunos. É dirigida pelo maestro José Maria Furnas e tem como seu presidente da direcção o Sr. Fernando Soares