Fajã das Almas

 

 

 

Características da Fajã:

    Actualmente, na Fajã das Almas, podemos encontrar imensas casas modernas, provavelmente mais do que casas rústicas, o que nos mostra que esta Fajã não foi tão deixada ao abandono como as restantes Fajãs jorgenses. Hoje, os residentes permanentes são poucos, visto que em 1891 habitavam cerca de 78 pessoas neste pequeno refúgio.
    Na Fajã das Almas podemos encontrar duas ermidas, a Ermida de Nossa Senhora Das Almas e a Ermida de Santo Cristo, sendo que ambas foram praticamente destruídas devido a um incêndio em diferentes datas. Posteriormente, deu-se o processo da reconstrução das mesmas, sendo a Ermida de Santo Cristo datada de 1876.
    No porto desta harmoniosa Fajã, podemos encontrar alguns barcos que se dedicam à pesca, e, apesar de anteriormente esta actividade ser praticada maioritariamente com redes, passaram a utilizar-se anzóis após a proibição das mesmas.
     Esta formosa Fajã é rica em costumes e tradições, e uma delas é a produção artesanal de cestos de vimes, que antigamente eram maioritariamente utilizados nas vindimas e noutros trabalhos agrícolas. Um dos grandes hábitos dos jorgenses, que recentemente passou a ser praticado novamente, é os fins-de-semana passados em família nesta Fajã ou até mesmo quando há algum tempo livre, pois a população sente que este tranquilo local é um pequeno refúgio das rotinas do dia-a-dia.
    Na Fajã das Almas, podemos simplesmente desfrutar da zona balnear de água límpida, enquanto contemplamos a sublime vista para a ilha do Pico e apreciamos ao agradável clima desta Fajã.

 

Localização: Pertencente à freguesia das Manadas do Concelho de Velas, situando-se na Costa Sul da Ilha de S.Jorge, Açores.

 

Acesso: Caminho para automóveis alcatroado e em excelentes condições. 

 

Duração do percurso: O acesso demora cerca de 5min de carro.

 

Fauna: Nesta fajã podem ser encontradas variadas espécies de fauna: chicharro, cavala, congro, abrótea, rocaz, gaivota, pardal, garajau, cagarro, melro, pato bravo e o ganso.