Fajã de João Dias

 

 

 

 

 

Características da Fajã:

    Na Fajã de João Dias, existem aproximadamente 30 casas de estilo relativamente moderno, enquanto que cerca das restantes 20 se encontram em ruínas ou são meros palheiros. Apesar de ser uma Fajã tão bela como as restante na Ilha de S.Jorge, existe apenas um habitante permanente, sendo esta mais frequentada no Verão, especialmente por quem possui uma habitação no local ou então por turistas.
    A Ermida existente na Fajã de João Dias foi construída em 1900 e é denomina-se como Ermida de S.João Evangelista, dedicada a este mesmo Santo.
    Esta é uma Fajã carente de água potável, visto que não possui ribeiras e apenas detém uma fonte, o que obriga a que todas as casas possuam cisternas para aparar a água da chuva.
    Uma das mais conhecidas características deste local, é o pequeno areal que se dispõe junto ao mar, fazendo as delícias dos visitantes no Verão, pois proporciona uma boa zona balnear.
 

Localização: Pertencente à freguesia de Rosais do Concelho de Velas, situando-se na Costa Norte da Ilha de S.Jorge, Açores.

Acesso: O caminho que dá acesso a esta fajã é um trilho estreito e consideravelmente inclinado, que tem inicio através de um caminho de terra batida feito por carro e tendo inicio ao circuito a pé junto à beira da rocha. Actualmente está a ser construído um caminho para acesso a viaturas.

Duração do percurso: O percurso pedestre tem uma duração aproximada de 1h.

Fauna: Nesta fajã podem ser encontradas variadas espécies de fauna: cagarros, periquitos, meros, sargo, salema e anchova.