Fajã do Ouvidor

 

 

Características da Fajã:

    A Fajã do Ouvidor detém uma inacreditável falésia com aproximadamente 400 metros de altura e uma vasta variedade de vegetação. Neste bonito local moram permanentemente cerca de 11 pessoas e existem 25 casas antigas, sendo que o número de casas modernas tem vindo a crescer rapidamente, descaracterizando a belíssima paisagem natural, muito particular das Fajãs jorgenses.
    Antigamente, existia um posto de vigia da baleia, do qual infelizmente já não restam vestígios. Nesta Fajã, encontra-se a Ermida de Nossa Senhora das Dores, datada de 1903 e também um porto bem cuidado, com guindaste e variados barcos de recreio, tornando este um óptimo local para a prática de pesca.
    Ao descobrirmos a Fajã das Almas, encontramos diversas ribeiras, destacando-se a Ribeira da Casa Velha, e, podemos também lá encontrar duas grandes nascentes de água e dois típicos chafarizes, no Porto Grande e no Largo, respectivamente.
    As formações geológicas nesta Fajã são-lhe muito características e são denominadas de “Poças”, sendo que as formações vulcânicas geraram óptimas piscinas naturais, que por sua vez são zonas balneares de grande qualidade.
    Nesta Fajã podem ser passados formidáveis momentos em contacto com a Natureza, na tranquilidade que é bastante singular nas Fajãs de S.Jorge. 

 

Localização: Pertencente à freguesia do Norte Grande do Concelho de Velas, situando-se na Costa Norte da Ilha de S.Jorge, Açores.

 

Acesso: O acesso para esta fajã é em asfalto em óptimas condições para qualquer viatura, dando inicio numa falésia com cerca de 400metros de altura.

 

Duração do percurso: O percurso de automóvel é de cerca de 10min.

 

Fauna: Nesta fajã podem ser encontradas variadas espécies de fauna: Moreia, anchova, garoupa, bodião, caranguejo, lapas, cagarros, garajau, garça, pardal e melro.