Fajã da Ribeira da Areia

 

 

 

 

Características da Fajã
 


   
A Fajã da Ribeira da Areia possui uma extensão de terreno bastante amplo, e, embora hoje em dia apenas existam cerca de 45 casas, em 1891 esta Fajã era ocupada por 451 habitantes. Apesar de por algum tempo este deslumbrante local jorgense estar praticamente dado ao abandono, actualmente encontra-se em restauração, não só devido à recuperação do interesse da população de São Jorge pelo mesmo, mas também à melhoria dos acessos.
    Ao percorrermos os caminhos rústicos da Fajã da Ribeira da Areia, podemos encontrar a famosa Ermida de Nossa Senhora de Fátima, construída em honra da mesma Santa, no ano de 1946 e com torre sineira datada de 1968.
    É junto desta lindíssima Ermida, que se situa um típico chafariz com data de 1960, e, ao explorar a Natureza desta Fajã, encontramos não só uma fonte de água fresca e cristalina, como também uma ribeira que corre pela costa sombreira. Embora o seu curso não seja permanente, torna-se uma experiencia fantástica o descobrir da água por entre a vasta vegetação da falésia.
    Por último, destaca-se nesta Fajã a maravilhosa orla costeira e as incríveis formações geológicas, entre elas o belíssimo arco natural em lava basílica.
    São estas singularidades duma simples Fajã que nos tornam a viagem simplesmente mágica.

 

Localização: Pertencente à freguesia do Norte Grande do Concelho de Velas, situando-se na Costa Norte da Ilha de S.Jorge, Açores.

Acesso: O acesso para esta fajã é de asfalto em boas condições para automóveis.

 Duração do percurso: A duração do percurso de automóvel é de cerca de 10min.

Fauna: Nesta fajã podem ser encontradas variadas espécies de fauna: Moreia, anchova, garoupa, cagarro, pomba, pardal e melro.