Fajã dos Vimes

 

 

 

Características da Fajã:

    A Fajã dos Vimes é muito conhecida pelas suas tradicionais colchas tecidas em teares de pedais, como era feito antigamente. Assim, como podemos imaginar, é um trabalho moroso e exaustivo, visto que demoram cerca de 5 dias a completar uma única colcha.
    Nesta Fajã existe uma festa muito característica, a Festa no Dia de Corpo de Deus, em que imensas pessoas de S.Jorge descem a este local paradisíaco para consumir os tradicionais pratos oferecidos pelos moradores neste tempo de celebração: Peixe frito acabado de apanhar no Porto da Fajã, lapas, inhames e batatas, sendo os dois últimos muito abundantes neste local, e, para acompanhar, um bom vinho, que fazem as delícias dos visitantes.
    É curioso constatar que, antigamente, existia uma grande rivalidade entre a população da Fajã dos Vimes, dividindo-a em dois grupos distintos: os do Rio, que viviam do campo, e os do Porto, que se governavam pelas pescas. Hoje, ambos os grupos se ocupam tanto da pesca, como do campo, e a rivalidade apenas existe em tempo de festa, pois cada grupo tenta superar o outro na fartura e apresentação de oferendas.
    Os produtos típicos cultivados nos terrenos desta Fajã são o delicioso milho, cevada, também a vinha e café, feijão e inhames. Este último, por ser tão característico e saboroso, constitui uma forte fonte de rendimento para os seus proprietários.
    A Fajã dos Vimes passou por numerosas catástrofes naturais, nomeadamente o terramoto de 1757 que destruiu por completo este local, vitimando 128 pessoas no adro da Igreja. Em 1899, o Porto dos Vimes foi alvo de uma enorme cheia, que atingiu toda a costa Sul da Ilha, deixando-a completamente arruinada. Por último, em 1992, o Ciclone Bonnie trouxe uma chuva torrencial à Fajã, fazendo com que a Ribeira dos Vimes transbordasse, destruindo a ponte que lá se encontrava.
    Apesar de todas estas catástrofes sofridas pela Fajã, hoje, este é um local muito especial no coração dos jorgenses, que têm por hábito visita-lo com bastante frequência.


Localização: Pertencente à freguesia da Ribeira Seca do Concelho da Calheta, situando-se na Costa Sul da Ilha de S.Jorge, Açores.

Acesso: O acesso para esta fajã pode ser feito por carro ou por um trilho pedestre que começa na Serra do Topo.

Duração do percurso: O percurso pedestre tem uma duração com cerca de 2:30h e o percurso automóvel de 15min.

Fauna: Nesta fajã podem ser encontradas variadas espécies de fauna: Cherne, rocaz, congro, boca-negra, chicharro, ferlicú, maçarico real.

Flora: malvaísco, louros, uva da serra, orquídeas selvagens, prunellas, heras, margaridas, urze, azevinho, tamujo e hipericão.