Cagarro

Calonectris diomeda

 

Os cagarros são aves marítimas que vivem quase toda a sua vida no mar, indo a terra apenas na época de reprodução e nidificação. Os Açores são um famoso local de nidificação, e pensa-se que a população desta zona represente 65% da população mundial da espécie, pelo que é fundamental conservar a população destas aves nesta zona.

A ave tem em geral 100 a 125 cm de envergadura de asas, sendo os machos, em geral, mais pesados que as fêmeas. O peso médio de uma fêmea é de 780g e de um macho 900g.

         Geralmente, estas aves regressam às suas colónias em Março, onde se reencontram com o seu parceiro, que é escolhido para toda a vida. No entanto não permanecem em terra. Em Maio ou Abril o casal aumenta as visitas a terra e prepara o ninho onde irá pôr o seu único ovo.

         A cria nasce no final de Julho e, normalmente, em Outubro ou Novembro deixa o ninho para partir com o seu grupo e atravessar o oceano Atlântico.

         Os cagarros são famosos pelos seus cantos, normalmente entoados quando estão a namorar com o seu parceiro e são descritos como sendo semelhantes a um coaxar de uma rã e quando estão no mar voam entre as ondas, planando e quase não batendo as asas.

         No entanto, devido à acção humana e ao facto de cada casal apenas ter uma cria por ano, a população está a diminuir. Estas aves parecem ser muito atraídas pelas luzes e durante a noite (altura em que vêm a terra preparar os ninhos e namorar) vão muitas vezes contra os postes que iluminam as estradas, sendo depois atropelados. Morrem muitos juvenis deste modo, quando saem dos ninhos pela primeira vez.