SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

» O que é o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)
» Quem trabalha no SPO
» Competências do Psicólogo
» Quem pode recorrer ao SPO
» Como aceder ao SPO
» Localização e horário de funcionamento
» Projectos
» Galeria de fotos

O QUE É O SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO)
O serviço de psicologia e orientação é um Serviços Especializados de Apoio Educativo da Escola Secundária Manuel de Arriaga, o Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2002/A, no seu 11º artigo define que "Nos termos da lei, são serviços especializados de apoio educativo aqueles que, de forma coordenada com os orgãos da escola e com as estruturas de orientação educativa, promovem a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, nos aspectos pedagógicos e socioeducativos."

QUEM TRABALHA NO SPO
Psicóloga - Ana Luísa da Cunha Luís Félix licenciada em Psicologia área de Consulta Psicológica a Jovens e Adultos pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Aceda ao currículo através deste link.
COMPETÊNCIAS DO PSICÓLOGO
O Decreto - Lei n.º 184/2004 de 29 de Julho estabelece o regime de exercício de funções , competindo ao psicólogo designadamente:
" a) Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal;
   b) Participar na definição de estratégias e na aplicação de procedimentos de orientação educativa para o acompanhamento do aluno ao longo do seu Intervir, a nível percurso escolar;
   c) Intervir a nível psicológico e psicopedagógico, na observação, orientação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação, em articulação com recursos da comunidade;
   d) Participar nos processos de avaliação multidisciplinar e, tendo em vista a elaboração de programas educativos individuais, acompanhar a sua concretização;
   e) Conceber e desenvolver programas e acções de aconselhamento pessoal e vocacional a nível individual ou de grupo;
   f) Colaborar no levantamento de necessidades da comunidade educativa com o fim de propor as medidas educativas adequadas;
   g)Participar em experiências pedagógicas, bem como em projectos de investigação e em acções de formação de pessoal docente e não docente, com especial incidência nas modalidades de formação centradas na escola;
   h) Acompanhar o desenvolvimento de projectos e colaborar no estudo, concepção e planeamento de medidas que visem a melhoria do sistema educativo;
•  Colaborar com os órgãos de administração e gestão da escola ou das escolas onde exerce funções.
QUEM PODE RECORRER AO SPO
Os alunos
Os pais/encarregados de educação
Os professores e funcionários
COMO ACEDER AO SPO
O atendimento decorre mediante a disponibilidade do horário escolar do aluno e do SPO, sendo geralmente necessária marcação prévia, através de:
Contacto pessoal
Contacto telefónico directo
Contacto Indirecto com Director de Turma
Contacto Indirecto Conselho Executivo

LOCALIZAÇÃO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O SPO dispõe de um gabinete de atendimento localizado no "edifício novo", rés do chão (antiga sala A);
O horário de funcionamento decorre entre a segunda e sexta feira entre as 8H30 e as 13h00 e 14h00 e as 16h30.

PROJECTOS

- Espaço SPO
É um espaço no jornal "O Arauto" da Escola Secundária Manuel de Arriaga, elaborado pelo Serviço de Psicologia e Orientação (S.P.O.) que tem por objectivo reflectir sobre as diversas temáticas da educação e adolescência.

- Explorar o Futuro
É um espaço de auto-informação com recurso a meios multimédia, cuja organização e funcionamento é dirigida preferencialmente aos alunos sendo da responsabilidade do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) e da Biblioteca/Centro de Recursos da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
Pretende-se facilitar aos alunos o acesso e exploração de informação sobre as ofertas disponíveis no âmbito do sistema de ensino, formação e profissionalização (cursos, escolas, centros de formação, condições de acesso e frequência, saídas profissionais).

- Painel de Profissionais
Objectivo destas actividades foi apoiar os alunos na gestão da sua carreira. Partiu-se do principio de que se o aluno se responsabilizar pela sua carreira e se sentir que interfere nela significativamente, adquire um maior sentido de poder pessoal com reflexos na sua satisfação e na sua auto-eficácia. Por outro lado, terá maiores probabilidades de sentir e pensar os seus novos investimentos de forma mais integrada e coerente. Optou-se na medida do possível por estratégias exploratórias:
-desafiantes (ou seja, conter elementos de complexidade superior ao desempenho habitual do sujeito, experiências novas discrepantes);
-significativas (i.e., que correspondam a motivações e necessidades do sujeito, tendo em conta a relação actual que mantém com o mundo escolar e profissional);
-desenrolarem-se, preferencialmente, no desempenho de um papel real no contexto real.


- Projecto Exercício e Saúde
O projecto Exercício e Saúde, iniciado no ano lectivo de 2004/2005, foi promovido pelo Grupo de Educação Física
sendo da responsabilidade do professor Hugo Parente. O projecto tem por objectivo , procurar através da actividade física, melhorar os indicadores de saúde dos alunos facultando a um grupo específico de alunos:
- Actividade física em meio aquático na piscina municipal
- Apoio médico, através da Dra. Fátima Pinto, que avaliará a situação do alunos e o encaminhará se necessário para o nutricionista, endocrinologista, etc.
- Aconselhamento no desenvolvimento de actividade física, por parte do Professor Hugo Parente e restantes professores de Educação Física.
- Apoio Psicológico, através do serviço de psicologia e orientação da escola

- Centro de apoio aos alunos
O Projecto CA2 (Centro de Apoio aos Alunos) tem por objectivo criar um serviço de apoio
aos alunos da escola, de forma a promover a solidariedade e o suporte social.
O projecto foi promovido pela psicóloga do SPO Ana Félix e pelas docente Belmira Freitas e Mónica Machado. E está a ser organizado por um grupo de alunos, abrangendo todos os níveis de escolaridade. Houve uma prévia votação pelos próprios colegas aquando da divulgação do projecto, seguindo-se a selecção dos mesmos. Os elementos do grupo participam numa acção de formação com vista a obter algumas competências de comunicação, empatia e resolução de problemas .
O espaço CA2 foi inaugurado a 13 de Maio de 2005, por altura das comemorações do dia da escola, num espaço cedido pela Comissão Executiva, junto ao bufete.

     
Manuel de Arriaga website free tracking