More than a dot in the middle of the Atlantic

Mais que um ponto no meio do Atlântico

1 - Objectivos
2 - Competências a desenvolver
3 - Quem? Onde? Quando?
4 - Calendarização das actividades do intercâmbio
5 - Notícia do Projecto
6 - Mensagem – Principal de St. Thomas Aquinas Secondary
7 - Robert F Hall Catholic Secondary School (Secondary)
8 - Exemplo do nosso serviço Catering
9 - Nosso trabalho
10 - O passado e o presente Nosso trabalho

1 - Objectivos

- Conhecer a realidade da região onde se vai realizar o intercâmbio.
- Investigar sobre a cultura e património dos Açores e da região das comunidades açorianas.
- Investigar sobre a geografia, fauna e flora e actividades económicas das Ilhas Açorianas e da região onde estão sedeadas as comunidades açorianas.
- Partilhar a informação recolhida com os alunos da escola de intercâmbio e comunidades açorianas.
- Partilhar experiências e vivências entre os alunos envolvidos no intercâmbio.
- Tomar contacto com a cultura e as tradições das comunidades açorianas da província do Ontário no Canadá, aumentando o conhecimento dos alunos.
- Desenvolver o domínio das novas tecnologias da informação e comunicação.
- Intensificar a aproximação entre as instituições educativas envolvidas no intercâmbio.
- Promover a relação entre os Açores e as Comunidades Açorianas espalhadas pelo continente americano.
- Desenvolver as 4 competências (“4 Language Skills” - Speaking, Listening, Reading, Writing) nas línguas alvo – Inglês / Português
- Dar a conhecer a evolução dos Açores, desde a época de maior imigração até aos dias de hoje.

voltar ao topo ^

2 - Competências a desenvolver

- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações e problemas do quotidiano;
- Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar;
- Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio;
- Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas aos objectivos visados;
- Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões;
- Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa;
- Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;
- Mobilizar conhecimentos e recursos tecnológicos para perspectivar uma participação personalizada na sociedade global de informação;
- Mobilizar os saberes escolares para se posicionar, de forma critica e participativa, no contexto cívico, socio-económico, politica e cultural do que faz parte;
- Contribuir para a valorização do património natural e cultural articulando conhecimentos históricos, culturais e científicos;
- Convocar conhecimentos sobre os contextos de integração açorianos para perspectivar o lugar dos Açores no mundo.

voltar ao topo ^

3 - Quem? Onde? Quando?

População Alvo: Alunos do 10º ano, turma B, disciplina de Inglês, da Escola Secundária Manuel de Arriaga e alunos do Halton Catholic School Board.

Aplicação Temporal: Ao longo do ano lectivo 2008/2009 e 2009/2010.

voltar ao topo ^

4 - Calendarização das actividades do intercâmbio

Fevereiro a Agosto/ 2009

- Elaboração e envio do projecto de intercâmbio (Direcção Regional da Comunidades);
- Contacto com várias instituições a fim de proceder à candidatura do projecto e ao pedido de apoio financeiro;
- Contacto com a Casa dos Açores em Toronto;
- Contacto com o Halton County School Board;
- Contacto com Escolas, no local de Halton County, nomeadamente as escolas – St. Thomas Aquinas Secondary School, Oakville, Ontario e Robert F. Hall Catholic Secondary School, Caledon East, Ontario;
- Reunião de pais com os alunos envolvidos no intercâmbio;
- Início de troca de correspondência;
- Pesquisa de informação;
- Recolha fotografias e vídeos;
- Elaboração de textos, cartazes, filmes;
- Ensaio das canções;
- Ensaio dos momentos (Açores - antes e depois) para o “video clip”;
- Organização de actividades diversas para divulgar e financiar o projecto;

Março/2009 a Setembro/2010

- Contacto com a Escola;
- Reunião de pais com os alunos envolvidos no intercâmbio;
- Organização de actividades diversas para divulgar e financiar o projecto;
- Recolha de fundos;
- Elaboração e entrega dos pedidos de apoio – Programa Bento de Gois / Comunidades;
- Reserva de bilhetes na companhia aérea;
- conclusão dos trabalhos afim de serem apresentados.

voltar ao topo ^

5 -Notícia do Projecto

Documento

voltar ao topo ^



6 - Mensagem – Principal de St. Thomas Aquinas Secondary

Documento

voltar ao topo ^




7 - Robert F Hall Catholic Secondary School (Secondary)

Documento

voltar ao topo ^



8 - Exemplo do nosso serviço Catering

Documento

voltar ao topo ^



9 - O Nosso trabalho

Documento

voltar ao topo ^



10 - O passado e o presente

Documento

voltar ao topo ^

 

 

 

 

 

 


Manuel de Arriaga website free tracking