Página Inicial
Aves
Flora
Parques Florestais
Fajãs
Cultura
Gastronomia
Arquitectura
Elaboração

         

Caminhando nas costas do dragão

Flora

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2009-2010 by Cláudia Alexandre

 

        O Arquipélago dos Açores possui uma vasta diversidade de espécies que não se encontram em mais nenhum local do Mundo, as chamadas espécies endémicas. São cerca de setenta espécies de plantas existentes, na maioria, nas nove ilhas do Arquipélago dos Açores. Existem ainda algumas espécies que se apenas nos dois Arquipélagos portugueses, Açores e Madeira, bem como uma pequena parte destas espécies que, para além destes dois arquipélagos, se encontram em Cabo Verde e nas Canárias.
        Todas as nove ilhas dos Açores são diferentes, todas elas apresentam uma beleza diferente. A Ilha de S. Jorge apresenta uma beleza natural à qual se rendem todos aqueles que a visitam. Desde belíssimas fajãs até uma diversificada fauna e flora endémica. È possível encontrar mais de cinquenta espécies em toda a ilha, desde de flores a arbustos, espécies com as mais diversas características. Algumas destas espécies podem ser encontradas nos parques florestais da Ilha.
Existem actualmente na Ilha três parques florestais, o Parque Florestal das Sete Fontes, o Parque Florestal da Silveira e o Parque Florestal das Marcelas, o último ainda em construção. Estes proporcionam a quem os visita momentos de diversão, convívio e de muita beleza natural.
        Algumas espécies que se encontram na ilha, são espécies provenientes de outros locais do Mundo, umas são introduzidas, outras são plantas infestantes, estas últimas começam a retirar o habitat às endémicas. Uma destas plantas, que primeiramente foi introduzida e que actualmente é infestante, é a Hortense. Muitas vezes as hortenses são descritas como uma espécie endémica do arquipélago, no entanto, essa descrição não é a correcta. Estas foram introduzidas nos Açores pois estas não se espalham pelas pastagens e além disso as suas folhas são tóxicas para as vacas o que lhes confere a qualidade de serem boas nas divisões das pastagens. Exactamente por terem sido introduzidas nas ilhas e por serem um elemento comum a todas as ilhas, as hortenses são vistas como um dos símbolos dos Açores.

       

Lista de espécies/ caracterização