Aves
Flora
Parques Florestais
Fajãs
Cultura
Gastronomia
Arquitectura
Elaboração

         

Caminhando nas costas do dragão

Ilha de São Jorge

Visit Azores

São Jorge Digital

 

 

 

 Evolução da população

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2009-2010 by Dário Gambão

 

«Esta ilha esguia, que parece um grande bicho à tona de água, mostra-me no focinho penedos aguçados como dentes»

Raúl Brandão in “As Ilhas Desconhecidas”

 
   
Apresentando-se como uma das ilhas mais compridas deste arquipélago português, São Jorge tem aproximadamente 56 km de comprimento e 8 km de largura contendo uma superfície total de 246, 25 km2. Esta ilha, de origem vulcânica, é atravessada por um alinhamento de cones que constituem uma cordilheira cujo ponto mais alto é o Pico da Esperança com 1053 metros de altitude.
    A data exacta do descobrimento desta ilha, tal como acontece noutras ilhas dos Açores, continua sendo uma incógnita não existindo uma data definida apenas uma hipótese que indica o ano de 1439. Sabe-se porém que em 1470 a ilha já era habitada sendo que o povoamento começou pela parte Oriental da ilha, pelo Topo.
    Com cerca de 9674 habitantes residentes (2001), a ilha divide-se em duas sedes de concelho, Velas e Calheta, a primeira corresponde à parte mais ocidental enquanto a segunda à parte oriental.
    Em São Jorge, a nível cultural, destacam-se as manifestações religiosas, como um pouco por todos os Açores, através das Festas do Espírito Santo. Na gastronomia destacam-se os diversos pratos de peixe e carne tradicionais mas principalmente a concepção das amêijoas pois esta espécie não existe em mais nenhuma ilha açoriana. Merece ainda destaque produtos como o queijo e doces tradicionais como as espécies.
    É ainda de realçar o Património Natural desta ilha, um exemplo de como o Homem pode viver em harmonia com a Natureza. Os parques naturais e as fajãs, associados a caminhadas no seio da Natureza, são exemplos dos motivos pelos quais esta ilha é muitas vezes considerada de “Um hino à Natureza*”.
    Caminhando nesta ilha pode-se observar uma fauna e flora muito diversificada e característica. Dado que os Açores são um local de abrigo a muitas aves, podem-se encontrar nestas ilhas muitas aves características como o cagarro e o milhafre. A vegetação também é muito abundante destacando-se as cerca de 59 espécies que são endémicas, exclusivas dos Açores, como o exemplo da Enica scoparia azorica (Urze) e da Azorica vidalii (Vidálida).

 

 

* in Caras 14/05/2009