Auto-avaliação da Escola

1 - O que é o modelo CAF no Sistema Educativo Regional?
2 - Objectivos do sistema de avaliação
3 - Constituição da Equipa de Auto-Avaliação
4 - Papel da Equipa de Auto-Avaliação
5 - Cronograma
6 - Resultados dos inquéritos realizados à Comunidade Educativa

Decreto Legislativo Regional nº 29/2005/A – Regime jurídico de avaliação do sistema educativo regional

1 - O que é o modelo CAF no Sistema Educativo Regional?

O modelo CAF (Estrutura Comum de Avaliação: Commom Assessment Framework) no Sistema Educativo Regional pretende dar cumprimento ao Decreto Legislativo Regional nº 29/2005/A de 6 de Dezembro.

De acordo com a legislação, integram também este processo, para além das escolas, a Direcção Regional da Educação e o Conselho Coordenador do Sistema Educativo. A Direcção Regional da Educação estabeleceu uma parceria com o Instituto de Educação da Universidade Católica, como consultor do projecto.

O modelo CAF no Sistema Educativo Regional foi adaptado à realidade das escolas dos Açores e criado um manual de procedimentos específico – CAF RAA (clique no título para ver o manual)

Os critérios do modelo estão divididos em duas categorias:

•  critérios de meios: integram as estratégias, os meios e os recursos disponíveis na escola para o desenvolvimento da sua actividade.

•  critérios de resultados: correspondem aos resultados obtidos com as acções desenvolvidas.

Os critérios de meios são cinco: Liderança, Planeamento e Estratégia, Gestão de Pessoas, Parcerias e Recursos e Gestão dos Processos da Mudança. Existem também 20 subcritérios para a auto-avaliação e cada subcritério é constituído por diversos indicadores.

Os critérios de resultados são quatro: Resultados Orientados para a Comunidade Educativa, Resultados Relativos às Pessoas, Impacto na Sociedade e Resultados Chave de Desempenho. Existem também 8 subcritérios.

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2 - Objectivos do sistema de avaliação

O processo da auto-avaliação pretende proporcionar uma reflexão sobre os seus processos como instituição educativa e sobre a melhoria da qualidade e do sucesso escolar. Permite verificar como é que a escola realiza o seu planeamento, o desenvolve, avalia e melhora, no sentido de realizar com sucesso a sua missão.

Em cumprimento ao Decreto Legislativo Regional nº 29/2005/A, o sistema de avaliação tem como objectivos:

•  Promover a melhoria da qualidade do sistema educativo;

•  Apoiar a formulação e o desenvolvimento das políticas de educação e formação;

•  Assegurar a disponibilidade de informação de gestão;

•  Dotar a administração educativa e a sociedade em geral, de informações do funcionamento da escola;

•  Assegurar o sucesso educativo;

•  Incentivar as acções e os processos de melhoria da qualidade, do funcionamento e dos resultados das escolas;

•  Sensibilizar a comunidade educativa para a participação no processo educativo;

•  Garantir a credibilidade do desempenho dos estabelecimentos de ensino;

•  Valorizar o papel dos vários membros da comunidade educativa;

•  Promover uma cultura de melhoria continuada da organização;

•  Participar nas instituições e nos processos nacionais e internacionais de avaliação dos sistemas educativos.

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3 - Constituição da Equipa de Auto-Avaliação

A equipa é constituída pelo Coordenador da Qualidade (um membro do Conselho Executivo) e por mais quatro elementos (base).

Gracinda Andrade

Vice Presidente do Conselho Executivo

Coordenadora

Avelina Goulart

Docente Agrupamento 500 - Matemática

Critério 1 – Liderança

Critério 2 – Planeamento e estratégia

Critério 6 – Resultados orientados para a Comunidade Educativa

Isabel Modesto

Docente Agrupamento 600 – Artes Visuais

Critério 4 – Parcerias e Recursos

Critério 8 – Impacto na Sociedade

Marília Rodrigues

Docente Agrupamento 330 - Inglês

Critério 3 – Gestão de Pessoas

Critério 7 – Resultados relativos às Pessoas

Natália Costa Pereira

Docente Agrupamento 500 - Matemática

Critério 5 – Gestão dos Processos

Critério 9 – Resultados de Desempenho-chave

Cada um dos elementos-base que constitui a equipa de auto-avaliação, criou uma equipa de apoio, com diversos elementos representativos da comunidade educativa, para recolher os dados necessários para a avaliação dos critérios e subcritérios.

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4 - Papel da Equipa de Auto-Avaliação

Competências da equipa:

- Recolher evidências sobre cada sub-critério do modelo e pontuar as acções, de acordo com as evidências.
- Propor um Plano de Acções de Melhoria e um Relatório Final.

A função do Coordenador consiste em garantir a realização do processo de auto-avaliação e ser responsável pelo Plano de Acções de Melhoria e pelo Relatório de Auto-avaliação .

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5 - Cronograma

Proposta apresentada pela DRE – Qualis

AA: Auto-avaliação

Rel AA: Relatório de Auto-avaliação

AM: Acções de Melhoria

Rel AM: Relatório de Acções de Melhoria

Av AM: Avaliação das Acções de Melhoria

SF: Sessão de Formação QUALIS

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6 - Resultados dos inquéritos realizados à Comunidade Educativa

Clique nos links abaixo para abrir um .pdf com os respectivos resultados

análise inquéritos

 

 

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