Página Inicial
Aves
Flora
Parques Florestais
Fajãs
Cultura
Gastronomia
Arquitectura
Agradecimentos

 Cooperativas

 Confraria

 Produção do Queijo

         

Caminhando nas costas do dragão

Queijo de S. Jorge

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2009-2010 by Catarina Teixeira

 

 

“É um queijo natural, artesanal, sem aditivos nem corantes, de dama internacional, “Idolatrado” no seu território nacional pelo seu sabor único e singular, que desperta nos consumidores, os prazeres inesquecíveis da gastronomia natural, é reconhecido por inúmeros especialistas europeus, como sendo um dos queijos com maior “personalidade” e que dificilmente, deixa indiferente quem o “aprecie”, nas mais diversas ocasiões”.

Arand, E., PUBLIÇOR publicação e publicidades, 1ª edição 2007 

 

Quem visita a ilha de S. Jorge, vê uma ilha de pastagens verdejantes, que são as responsáveis pela produção de um queijo magnífico, sendo este, um grande marco da ilha, o qual tem características únicas e inigualáveis e um sabor inconfundível, sendo que esta actividade é uma das mais importantes da ilha e tem consequentemente um grande peso na sua economia. A produção de queijo é feita em diferentes cooperativas, que se agruparam para formar a União das Cooperativas. A produção de queijo tem uma história ligada á ilha, e todo o queijo tem uma grande qualidade e é rigorosamente controlado pois tem uma Confraria que é responsável por verificar se o queijo tem as características e qualidades necessárias para ser certificado como queijo de S. Jorge. 

O queijo de S. Jorge é conhecido um pouco por todo o mundo visto que é comercializado para países como o Canadá e alguns países da Europa. O queijo de S. Jorge é comercializado para várias partes de mundo, sendo que 30% é vendido para o mercado açoriano, 60% no mercado nacional e os restantes 10% para o Canadá, E.U.A e Europa.


Selo de caseína

É um selo pequeno que identifica cada um dos queijos, que informa sobre o historial de cada queijo, dizendo quando foi fabricado, quem o fabricou e em que data foi para as prensas.

 

O sabor e textura

O queijo de S. Jorge é curado durante 3 meses, apresentando assim, uma pasta amarelada, de consistência dura ou semi-dura, uma textura arrendilhada, ou seja, com vários buraquinhos.

Apresenta um sabor muito forte com um ligeiro picante que se pode acentuar com a cura, ou seja quando mais velho for o queijo mais picante será e vice-versa.

A sua forma é cilíndrica, com diâmetro compreendido entre 25 e 35cm, com uma altura de 10 a 15cm. O peso de cada queijo varia entre 8 a 12kg. A crosta geralmente é bem formada, de aspecto liso podendo ou não apresentar manchas avermelhadas de ferrugem, podendo conter ou não uma parafina incolor.

Por permanecer em salas durante 3 meses, onde é curado a uma temperatura constante e com uma humidade relativa de 80% a 85%, adquire uma cobertura, designada “lua-de-mel”.

 

As pastagens

 

         As condições climáticas da ilha, montanhosa, proporcionaram o fabrico do queijo pelos habitantes.

        Grande parte da ilha está coberta por pastagens, onde os solos são extremamente férteis, onde podemos observar a existência de muito gado, como por exemplo, as ovelhas, cabras e as vacas que estão em maioria, em comparação com os restantes animais.  

        O queijo de S. Jorge é feito com leite de vaca, e muitas pessoas afirmam que a qualidade do queijo deve-se principalmente às pastagens verdejantes, constituídas por ervas de mistura, ou seja, constituídas por ervas leguminosas, de trigo entre outras, que fazem com que o leite com que é feito o queijo de S. Jorge seja tão bom.

        Actualmente na ilha, produz-se cerca de 30 milhões de litros de leite, que se traduz em cerca de 3 mil toneladas de queijo.