Manuel de Arriaga



 

Ensino Recorrente Mediatizado
A Escola Secundária Vitorino Nemésio divulga o Ensino Recorrente Mediatizado - modalidade de ensino à distância, que permite a conclusão do ensino básico e secundário a pessoas que se encontram fora da escolaridade obrigatória.
Consulte aqui os procedimentos de matrícula e os currículos do ensino básico e do ensino secundário.
10-07-2015

Substituição da disciplina de Educação para a Sustentabilidade – 7º ano
Após a realização das matrículas para o 7º ano, a Escola decidiu incluir na proposta do ProSucesso para o próximo ano letivo a disciplina de Educação para a Leitura, em substituição da Educação para a Sustentabilidade, como opção à disciplina de Educação Moral e Religiosa. Assim, os alunos que pretendam proceder a qualquer alteração da matrícula inicial no que se refere a estas disciplinas, deverão fazê-lo até ao próximo dia 22 de julho, presencialmente ou através do email da escola ([email protected]).
08-07-2015

Plano curricular do 12º ano
No próximo ano letivo 2015/2016 a Escola oferecerá a possibilidade de os alunos frequentarem duas novas disciplinas de opção anual do 12º ano – Antropologia e Aplicações Informáticas B.
De acordo com o curso a frequentar, as várias opções constam do plano curricular que pode ser consultado aqui.
Mais se informa que a abertura de qualquer uma das opções anuais, dependerá de um número mínimo de alunos inscritos.
06-07-2015

Sessão de Esclarecimento para alunos e encarregados de educação do 9ºano
No dia 9 de julho será dinamizada uma sessão de esclarecimentos para os alunos do 9º ano e para os seus encarregados de educação sobre as diferentes opções de prosseguimento de estudos.
Esta sessão decorrerá no Auditório pelas 11h00.
03-07-2015

Horários dos transportes escolares
Os horários dos transportes escolares para os alunos quer irão efetuar as provas finais do 3º ciclo do ensino básico e os exames finais do ensino secundário pode ser consultado aqui.
12-06-2015

VII Taça Arriaga (maio 2015)
No “Dia da escola”, 15 maio 2015 realizou-se a 7ªedição da Taça Arriaga.
A Taça Arriaga é uma competição em futebol 7 destinada a alunos do ensino secundário, num intercâmbio com duas escolas convidadas. Este ano letivo participaram as escolas: ESMA, Escola Básica e Secundária da Madalena do Pico e a Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico.
Consulte aqui a noticia completa.
08-06-2015

Mercado na Escola
Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Manuel de Arriaga, em parceira com a ESMA, promove o evento – Mercado na Escola (feira de vendas/trocas de produtos agrícolas ou outros), no próximo sábado, dia 6 de Junho entre as 9h00 e as 14h00.
Com este evento pretende-se promover os produtos agrícolas e as hortas familiares, e incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis por parte dos alunos e suas famílias desta escola.
Neste sentido convidamos todos a VENDEREM os vossos produtos ou COMPRAREM os produtos que vão estar disponíveis!
PARTICIPEM E DIVULGUEM
04-06-2015

Entrega da avaliação do 3º período – 9º, 11º e 12º ano, 6ºPCA e Oportunidade
A entrega das avaliações aos Encarregados de Educação realiza-se no dia 9 de junho das 16h00 às 18h00.
Consulte aqui a lista das Salas para receção aos Encarregados de Educação.
03-06-2015

Entrega das avaliações do 9ºH
A entrega das avaliações do 9º ano turma H – Curso PROFIJ nível II tipo realiza-se no dia 2 de junho pelas 18h00 na sala 325.
01-06-2015

RÁDIO ESMA
O presente ano letivo assinala a concretização de uma atividade sem precedentes entre nós: a criação de uma rádio escolar, a que se achou por bem dar o nome de RÁDIO ESMA e que tem como seus responsáveis os docentes Victor Rui Dores e Pedro Loureiro.
Disponível neste site, com atualizações que variam de acordo com a realização de conteúdos e propostas, a RÁDIO ESMA tem a colaboração de professores e alunos, emitindo, contínua e continuadamente, programas que abrangem, neste ano de arranque do projeto, as seguintes áreas: música, entrevistas, leitura de poemas, captação de pronúncias de diversas regiões do nosso país.
Diferentes e diversificados espaços musicais cobrem maioritariamente a emissão, sendo de destacar as músicas pedidas.
01-06-2015

Aplicação INFO Arriaga para telemóveis android
O grupo de informática da ESMA criou uma aplicação para telemóvel que permite ter acesso a todas as notícias relacionadas com a escola.
Para instalar a aplicação clique aqui ou pesquise na Loja Google Play “Info Arriaga”.
Visualize aqui a reportagem emitida pela RTP Açores sobre o lançamento da aplicação.
22-05-2015

XI Salto em Altura 2014/15 - Resultados
Realizou-se no 15 dia de maio, no Pavilhão do Complexo Desportivo Dr. Manuel de Arriaga, o X Salto em Altura 2014 da Escola Secundária Manuel de Arriaga, integrado nas comemorações do Dia da Escola.
Esta edição teve um menor número de participantes relativamente ao ano transato (51), devido ao facto de ter acontecido no Dia da Escola, em que acontecem múltiplas atividades, algumas em simultâneo.
Assim na edição deste ano tivemos 26 participantes, 22 alunos e 4 alunas, com um nível muito bom.
Consulte aqui os resultados.
20-05-2015

Canguru Matemático – Classificação Nacional dos vencedores da ESMA
Já foram divulgadas as classificações nacionais do concurso Canguru Matemático 2015. Participaram, em todo o país, 89093 alunos, divididos por 8 categorias. Na nossa Escola foram 70 os alunos participantes divididos por 4 categorias. Divulgamos agora as classificações nacionais obtidas pelos vencedores de cada categoria.
Os alunos ou Encarregados de Educação que desejarem poderão aceder ao Certificado de Classificação por Escola e ao Certificado de Classificação Nacional a partir da listagem dos resultados por escola ou dos resultados nacionais (em cada categoria).
Consulta aqui as informações necessárias para obter o certificado.
20-05-2015

Informações-Prova de Equivalência à Frequência
Já estão disponíveis para consulta as informações-prova de equivalência à frequência do 3º ciclo e do ensino secundário.
O dossier com as informações-prova em formato de papel está na Biblioteca da nossa escola – lá, podes consultar e fotocopiar os documentos que te interessam.
Se preferires as informações-prova em formato digital, consulta o sítio da Biblioteca em biblioteca.esmarriaga.org e descarrega os documentos.
18-05-2015

R[EC]OLHA de ROLHAS
Está a decorrer na nossa escola, entre outros locais aderentes, uma campanha de recolha de rolhas de cortiça. O objetivo é recolher e reutilizar 100 mil rolhas, como substrato, para algumas das 7000 espécies de orquídeas do Jardim Botânico do Faial.
Participa nesta campanha e ajuda a encher os garrafões destinados para o efeito na ESMA e a alcançar o número 100.000 no Orquidário da nossa Ilha!
18-05-2015

Geo Caça ao Tesouro no Dia da Escola
Realiza-se no Dia da Escola, 15 de maio, a caça ao tesouro – Geo-Orientação que é uma iniciativa do Departamento de Ciências Geográficas e Económicas da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
A Geo Caça pretende aprofundar os conhecimentos geográficos, de forma lúdica, utilizando as funcionalidades das novas tecnologias (GPS/Telemóvel).
Consulte o cartaz e o regulamento.
12-05-2015

Dia da Escola
Comemoramos no dia 15 de maio mais um aniversário da nossa Escola.
Vai ser mais um Dia cheio de atividades!
Consulte aqui o programa das atividades e o da Sessão Solene.
11-05-2015

Exposição no Museu da Escola - 70 anos “Mau Tempo no Canal”
Para assinalar o septuagésimo aniversário da primeira edição de “Mau Tempo no Canal” (1944), de Vitorino Nemésio, estará patente, no nosso Museu a partir do dia 15 de maio e até final do ano letivo, uma exposição fotográfica e documental sobre a referida obra e o seu autor.
Recorde-se que a ação de “Mau Tempo no Canal”, que tem por cenário as ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Terceira, tem o seu núcleo de intriga desenvolvida na Horta, cidade onde Nemésio concluiu, em 1918, o Curso Geral dos Liceus como aluno externo.
11-05-2015

PROVAS FINAIS DE CICLO E EXAMES FINAIS NACIONAIS – CONTAGEM DECRESCENTE
Estamos quase no final do ano e as provas finais de Português e de Matemática do 3º ciclo e os exames finais nacionais do 11º e do 12º ano estão mesmo à porta…
Publicamos uma informação para alunos e Encarregados de Educação, da responsabilidade do IAVE, no sentido de esclarecer as condições de realização das referidas provas.
Mantém-te atento às informações no site da escola, na página do IAVE e no placar da entrada principal.
Consulta aqui a informação do IAVE.
08-05-2015

Concurso Sitestar.pt 2
A equipa ArtAtlantic (André Mendes Costa, Afonso Martim Santimano, Gonçalo Goulart Oliveira) da nossa Escola, foi uma das grandes vencedoras do Concurso Sitestar.pt 2, no 1.º Escalão e 3.ª Categoria – Música, Artes e Desporto.
Os nossos parabéns aos alunos pelo excelente trabalho apresentado e pela sua conquista!
Observa aqui o site premiado.
07-05-2015

ESMA Vence … uma das fases dos XXVI Jogos Desportivos Escolares do 3º Ciclo
Decorreu de 13 a 15 de Abril, em São Miguel, na Escola Básica Integrada de Ponta Garça os XXVI Jogos Desportivos Escolares.
Nesta fase participaram a Escola Secundária Manuel de Arriaga, a EBS Mouzinho da Silveira da ilha do Corvo, a EBS das Flores, a EBS Nordeste da ilha de S. Miguel, e anfitriã EBI de Ponta Garça.
Consulte aqui a noticia completa.
06-05-2015

PROSUCESSO – Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar
Foi apresentado na passada semana por Sua Excelência o Secretário Regional da Educação e Cultura, a proposta do PROSUCESSO, que se encontra em discussão pública durante o presente mês de maio.
Dada a importância que se reveste este Plano pretende-se uma ampla divulgação e participação de todos os elementos da comunidade escolar, em particular e da sociedade em geral.
A Escola elaborará o seu próprio Plano de promoção do sucesso escolar, pretendendo contar com os contributos do maior número de elementos da comunidade escolar possível, entre alunos, pais e encarregados de educação e pessoal docente e não docente. Para o efeito, os interessados deverão fazer chegar as suas propostas, quer através das associações de pais e de alunos, quer diretamente a este Conselho Executivo, Diretor de Turma, ou qualquer outro docente, podendo ser presencialmente ou por email.
04-05-2015

Fase Regional das Olimpíadas da Física
Decorreu em Ponta Delgada, no passado fim de semana a fase regional das Olimpíadas da Física, que têm por objetivo incentivar e desenvolver o gosto pela Física nos alunos dos Ensinos Básico e Secundário, considerando a sua importância na educação básica dos jovens e o seu crescente impacto em todos os ramos da Ciência e Tecnologia.
Representaram a Escola no escalão A (para alunos do 9º ano) os alunos André Costa, Luís Valentim e Manuel Silva que acabaram por ganhar a medalha de bronze, classificando-se em terceiro lugar em 13 equipas. No escalão B (para alunos do 11º) participaram os alunos Sérgio Faria e Jorge Silva que recebeu uma menção honrosa pelo seu desempenho.
Esta deslocação contou com o apoio da Direção Regional da Juventude através do programa Bento de Góis.
A todos eles, parabéns por terem aceite o desafio de representar a nossa Escola e pelos bons resultado obtidos.
22-04-2015

Concurso Canguru Matemático
Já foram conhecidos os vencedores da edição deste ano do concurso “Canguru Matemático”, uma prova internacional de Matemática, que decorreu na nossa escola no dia 19 de março e que contou com 70 participantes, divididos em quatro categorias.
Os vencedores em cada categoria são:
  • Categoria Benjamim (para alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade) - Diogo Leonardo (7ºE)
  • Categoria Cadete (para alunos do 9.º ano de escolaridade) - André Costa (9ºG)
  • Categoria Júnior (para alunos dos 10.º e 11.º anos de escolaridade) - Diogo Silva (11ºB)
  • Categoria Estudante (para alunos do 12.º ano de escolaridade) - Maria Castro (12ºA)
  • Serão atribuídos prémios a nível de escola aos primeiros classificados em cada categoria e ainda diplomas a todos os participantes, com a respetiva classificação.
    Os prémios serão entregues no Dia da Escola, a 15 de maio.
    Obrigado a todos pela participação!
    20-04-2015

    “Sortes à Ventura” na ilha de São Miguel
    Os elementos que constituem o Clube de Teatro “Sortes à Ventura” participaram nos dias 16 e 17 de Abril, no VII Encontro Regional de Grupos Escolares de Expressão Dramática, realizado pela Escola Secundária de Lagoa, na ilha de São Miguel. Ali foi estreado, com grande êxito, o último trabalho cénico do grupo, intitulado A Ilha dos Amores, numa adaptação muito livre do Canto IX de “Os Lusíadas”. Foram dois dias intensos de troca de aprendizagens, experiências e de muito convívio, tendo os nossos jovens atores e atrizes feito novas amizades e estabelecido pontes afetivas com colegas de outras ilhas.
    A referida peça será apresentada no dia 15 de maio, em duas sessões no nosso auditório, no decorrer das comemorações do Dia da Escola.
    20-04-2015

    Área PET – novidade
    Já está disponível a área dedicada ao PET – Preliminary English Test for Schools 2015. Lá podes encontrar o resumo das instruções para a prova escrita, a realizar no dia 6 de maio, e também para a prova oral. Encontras, ainda, provas modelo para o Reading e Writing, para o Listening e para o speaking.
    17-04-2015

    ESMA na missão aerospacial CANSAT
    A ESMA vai participar na missão aerospacial CANSAT, amanhã, 18 de abril, em Santa Maria. As equipas que participam nesta competição tiveram de projetar, construir e testar um satélite (o CanSat). O satélite, por sua vez, será lançado num foguetão, ao vivo e a cores!
    As fotos da construção do nosso satélite podem ser observadas aqui.
    Bom lançamento para o nosso CanSat e boa sorte para a nossa equipa! – Filipe Silva (12º B), Maria Castro (12º A), Pedro Costa (12º A) e Tomás Melo (10ºB). Acompanha a equipa a Professor Marisa Andrade.
    17-04-2015

    CONCURSO DE FOTOGRAFIA “UM OLHAR SOBRE A ESCOLA”
    A Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESMA organiza o Concurso de Fotografia “Um olhar sobre a Escola” destinado a todos os alunos, professores e funcionários da ESMA.
    Os trabalhos terão que ser entregues entre os dias 15 e 30 de abril de 2015.
    Consulta aqui o Regulamento do Concurso, as Regras do Concurso em 3 cliques e a Ficha de Inscrição.
    16-04-2015

    ESMA na fase zonal B dos Jogos Desportivos Escolares
    A nossa Escola inicia hoje a sua participação na fase zonal B dos XXVI Jogos Desportivos Escolares que se realizam até ao dia 15 de abril na Escola Básica Integrada de Ponta Garça. Participam cinco escolas – EBS Mouzinho da Silveira, EBS Flores, EBS Nordeste, EBI Ponta Garça e ES Manuel de Arriaga.
    A cerimónia de abertura ocorre hoje pelas 16h30, seguindo-se a competição de Ginásticas. Amanhã, dia 14 de abril durante o período da manhã realizam-se as provas de atletismo e no período da tarde, bem como durante o dia de amanhã, as provas de basquetebol e futebol.
    Na cerimónia de abertura estará também presente o nosso aluno José Freitas do 11º ano turma C, que foi o vencedor do concurso do logótipo desta edição dos Jogos Desportivos Escolares, para receber o seu merecido prémio.
    13-04-2015

    Pautas de chamada para o PISA
    Informam-se os alunos que irão participar no teste PISA que a partir de 1 de Abril serão afixadas as listas onde constam os nomes, o dia e a sala de realização da prova.
    Conforme já divulgado, devem comparecer na sala pelas 08H30, trazer caneta e lápis. Apesar de a prova dispor de uma calculadora virtual, os alunos que o desejarem poderão também ser portadores da sua própria calculadora.
    Se foste convocado, não faltes!
    Vem representar a ESMA, os Açores e Portugal!
    31-03-2015

    Teste PISA vai ser aplicado na nossa Escola
    Os alunos da nossa Escola nascidos em 1999 foram selecionados para participar nos dias 9/10 de abril na aplicação de um teste que servirá para um estudo internacional sobre o sistema educativo nos países da OCDE – o PISA (Programme for International Students Assessment). Este teste visa avaliar se os alunos de 15 anos, aqueles que na maior parte dos países participantes se aproximam do final da escolaridade obrigatória, estão bem preparados para enfrentarem os desafios da vida quotidiana.
    Os testes PISA pretendem avaliar se os alunos de 15 anos conseguem mobilizar as suas competências de leitura, matemática ou ciências na resolução de situações relacionadas com a realidade.
    Neste sentido, na passada sexta-feira, efetuou-se uma sessão de esclarecimento com todos os alunos abrangidos e os encarregados de educação foram convocados para participar numa sessão de esclarecimento.
    Consulte aqui mais informações sobre o PISA.
    24-03-2015

    Entrega da avaliação do 2º Período
    A entrega das avaliações aos Encarregados de Educação realiza-se no dia 24 de março, das 16h30 às 18h30.
    Consulte aqui a lista das Salas para receção aos Encarregados de Educação.
    24-03-2015

    XXII's Encontros Filosóficos
    Foram apresentados ontem em Conferência de Imprensa, os XXII's Encontros Filosóficos, que vão ter lugar já no próximo mês, de 7 a 10 de abril. O tema escolhido foi «Pensar (n)as Ilhas» e um dos principais objetivos será discutir e refletir em temáticas relacionadas com a periferia, com os problemas sentidos pelas populações que vivem longe do centro da Europa e discutir a sua/nossa participação nessa Europa.
    Serão convidadas, entre outras, figuras conhecidas do panorama político regional, nacional e europeu.
    São parceiros da ESMA nesta atividade a Assembleia Legislativa Regional dos Açores, a Direção Regional do Turismo, o Parlamento Europeu, a Universidade dos Açores (DOP e OMA), a Câmara Municipal da Horta, a Escola Secundária Cardeal Costa Nunes a Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico.
    Em breve será disponibilizado o programa.
    19-03-2015

    Eclipse parcial do Sol
    Amanhã, entre as 7 e as 9 horas da manhã ocorrerá um eclipse parcial do Sol, que será visível nos Açores. Assim, para evitar efeitos irreversíveis nos olhos aconselha-se toda a comunidade escolar para o seguinte:
    1. Não olhar diretamente para o Sol;
    2. Não utilizar óculos escuros ou outros vidros escurecidos;
    3. Utilizar apenas óculos fabricados para o efeito;
    Os professores de Físico-Química propõem a visualização do eclipse através de técnicas seguras, que estarão à disposição dos alunos pelas 8:30 de sexta-feira no pátio exterior da escola.
    19-03-2015

    Percurso(s) da Saúde
    No próximo dia 20 de março, entre as 10:30 e as 12:00h, realizar-se-á a II edição de Percurso(s) da Saúde, organizada pela Equipa de Saúde da nossa escola.
    Esta competição disputar-se-á em dois escalões (3º Ciclo e Secundário) em equipas de 3 elementos, as quais poderão ser mistas. A prova consiste num percurso constituído por 11 estações que terão que ser cumpridas de forma sequencial (Da 1ª até à 11ª).
    Consulta aqui o regulamento da atividade.
    18-03-2015

    OTL-J de Verão
    Já se encontram abertas as inscrições online para o OTL-J de Verão, de 15 de março de 2015 até 15 de abril de 2015 através de http://www.otl.drj.azores.gov.pt
    O Serviço de Psicologia e Orientação da ESMA, aconselha aos encarregados de educação e jovens a participação neste programa. Trata-se de uma forma de ocuparem os tempos livres mas principalmente de uma experiência de contato com as profissões e com várias competências essenciais no mercado de trabalho atual, nomeadamente: as competências linguísticas; as competências em novas tecnologias, as competências de trabalho em equipa e de adaptação a novas situações.
    Para a candidatura são necessários os seguintes documentos: cartão de contribuinte ou do verso do cartão de cidadão com o número de contribuinte (NIF); bilhete de identidade ou do verso do cartão de cidadão com o Nº do BI ou passaporte; comprovativo do NIB; autorização do encarregado de educação, no caso de ser menor de 18 anos.
    18-03-2015

    Concurso “Canguru Matemático”
    Na próxima quinta-feira, dia 19 de Março, irá decorrer na nossa Escola mais uma edição do concurso “Canguru Matemático”, uma prova internacional de Matemática. O Concurso consiste numa única prova realizada no mesmo dia em todas as Escolas.
    O Concurso apresenta-se em várias categorias, de acordo com as idades dos alunos:
  • Categoria Benjamim (para alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade);
  • Categoria Cadete (para alunos do 9.º ano de escolaridade);
  • Categoria Júnior (para alunos dos 10.º e 11.º anos de escolaridade);
  • Categoria Estudante (para alunos do 12.º ano de escolaridade).
  • Consulta aqui mais informações sobre este concurso e o cartaz.
    13-03-2015

    Aluno José Freitas vence Concurso de ideias para o logótipo dos JDE
    O aluno José Freitas do 11º ano turma C venceu o Concurso de Ideias para o logótipo da XXVI Edição dos Jogos Desportivos Escolares 2015.
    A Direção Regional do Desporto promoveu este concurso para a apresentação de propostas para a criação do logótipo da Edição dos Jogos Desportivos Escolares (JDE), que este ano tem como tema a “Promoção da Atividade Física Desportiva ao longo da vida”.
    Este concurso foi dirigido a todos os alunos que, neste ano letivo, se encontravam a frequentar as escolas dso Açores. Participaram 35 alunos, autores de 32 propostas e representantes de 12 escolas.
    Felicitamos o nosso aluno pelo resultado obtido.
    13-03-2015

    Inscrições para a admissão aos Exames Finais – 1ª FASE
    Informam-se todos os interessados que o prazo de inscrição para admissão às provas dos Exames Finais Nacionais e das provas de Equivalência à Frequência para a 1ª Fase decorre de 9 a 20 de março, quer para o 3º ciclo (autopropostos), quer para o ensino secundário.
    Lembramos que os alunos internos e autopropostos têm de se inscrever obrigatoriamente para a 1ª Fase, quer seja para aprovação, melhoria ou exclusivamente para ingresso ou prosseguimento de estudos no ensino superior.
    ATENÇÃO: Este ano, ao contrário do que tem vindo a acontecer, os alunos do ensino secundário que anularem a matrícula numa determinada disciplina, após o 5º dia útil do 3º período, estão impedidos de realizar exame final nacional ou prova de equivalência à frequência nessa disciplina, no mesmo ano letivo.
    Para consultar a Norma 1 (instruções para a inscrição nas Provas Finais de ciclo e nos Exames Nacionais), o Guia Geral de Exames 2015 e o Regulamento de Exames, aceda à área de exames, na barra lateral direita.
    09-03-2015

    Assembleia Geral da APESMA
    Realiza-se no próximo dia 13 de março, sexta-feira, pelas 17h15 no Auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga, a Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação.
    Consulte aqui a convocatória.
    09-03-2015

    MEGA SPRINTER E MEGA SALTO
    No passado dia 25 de Fevereiro realizou-se no Estádio da Alagoa a Fase de Ilha Mega Salto / Mega Sprinter.
    A ESMA esteve representada com um total de 15 alunos, sendo 7 raparigas e 8 rapazes.
    A acompanhar os alunos da nossa Escola estiveram os professores Pedro Ferreira e Paulo Gaspar.
    Consulta aqui aos resultados obtidos pela nossa comitiva.
    05-03-2015

    Comemorações do Dia Internacional da Mulher – de 6 a 8 de março
    Decorreu hoje, no auditório da ESMA, a apresentação pública do programa das Comemorações do Dia Internacional da Mulher, o qual decorre entre os dias 6 e 8 de março.
    O evento, organizado pela ESMA, decorre de uma parceria com a PSP, CPCJ, UMAR e Escola Profissional da Horta. Apoiam esta iniciativa a Câmara Municipal da Horta, as Juntas de Freguesia dos Cedros e Castelo Branco.
    Um dos objetivos desta parceria consiste na realização de atividades (teatro, cinema, conferências) que promovam a discussão sobre o problema da violência contra as mulheres, enquanto violação dos direitos do Homem e uma forma de discriminação baseada no sexo.
    Consulta aqui o programa.
    04-03-2015

    3.ª Manhã Desportiva conta com 2 centenas de alunos
    O departamento de Educação Física organizou no passado dia 26 de fevereiro a 1.ª edição do torneio de Futebol de 4, integrado na 3.ª manhã desportiva de 2014/2015.
    Foram realizados 4 torneios. No torneio para alunas do 7.º e do 8.º ano de escolaridade participaram 10 equipas.
    Consulta aqui a noticia completa.
    26-02-2015

    Representação da ESMA no Parlamento dos Jovens

    Como já vem sendo hábito, a nossa escola esteve muito bem representada nas sessões Regionais do Parlamento dos Jovens.
    Na sessão do Básico, representaram a ESMA os senhores Deputados Júlia Vieira Branco e Manuel Menezes da Silva. Os dois vão representar os Açores na Sessão Nacional, juntamente com outros oito colegas de outras 4 escolas: Cardeal Costa Nunes, Vitorino Nemésio, Escola Básica de Angra e Colégio do Castanheiro.
    No Euroscola, concurso disputado por alunos do ensino secundário, representaram a ESMA duas Eurodeputadas: Emília Vieira Branco e Inês Junqueira. As duas meninas venceram, com brio e distinção, este concurso e vão representar os Açores à Assembleia da República.
    E, finalmente, na sessão do Secundário representaram a nossa escola os senhores deputados Emília Vieira Branco e Miguel Ferreira. A Emília e o Miguel não vão representar os Açores à República, mas a ESMA esteve com certeza muito bem representada na Assembleia Legislativa Regional dos Açores!
    Parabéns a todos pelo empenho e pela dedicação que empregaram neste projeto. Parabéns, também, às professoras coordenadoras do projeto do Parlamento dos Jovens, Ilídia Quadrado e Paula Menezes.
    25-02-2015

    3ª Manhã Desportiva
    Realiza-se na manhã da próxima 5ª feira, dia 26 de fevereiro, a 3ª manhã desportiva deste ano letivo que é organizada pelo Departamento de Educação Física.
    Esta manhã desportiva integra o torneio de futebol 4x4 e o XI Torneio de Salto em Altura.
    23-02-2015

    Caminhada Pais e Filhos
    Integrada no “Trail Noturno do Monte da Guia” realiza-se a Caminhada Pais e Filhos, proposta pela Associação de Pais e Encarregados de Educação desta Escola, ater lugar no próximo dia 20 de fevereiro com partida da escola pelas 18h30.
    Cada aluno deverá ser acompanhado por um ou mais familiares, podendo o percurso ser efetuado em corrida ou em marcha. Todos os participantes deverão ser portadores de luz/lanterna e colete refletor.
    As inscrições deverão ser feitas para o seguinte email: [email protected] ou através do link http://goo.gl/edqnZW.
    Obtenha aqui o formulário de inscrição.
    Consulte aqui o cartaz que foi elaborado pelo aluno José Freitas do 11ºC.
    12-02-2015

    Dia Europeu da Internet Mais Segura 2015
    Os docentes do Grupo de Informática e a Polícia de Segurança Pública da Horta promovem no dia 10 de fevereiro de 2015, no âmbito do Dia Europeu da Internet Mais Segura, uma ação de sensibilização para os alunos do PROFIJ - Operador de Informática, sobre internet segura, com o objetivo de alertar para a necessidade de realizar uma navegação segura e consciente na Internet.
    09-02-2015

    Alunos da ESMA participam na Fase regional do Corta-mato Escolar
    A fase regional do corta-mato escolar decorreu no passado sábado, dia 7 de fevereiro, no parque da Alagoa. Como tem vindo a ser hábito, esta competição contou com a participação de vários alunos da nossa escola. Estiveram presentes 9 dos 35 alunos inscritos, e foram acompanhados pelos docentes Hugo Parente e Manuel Campos.
    Consulta aqui a noticia completa.
    09-02-2015

    ESMA na missão CanSat
    A nossa escola, este ano letivo, inscreveu-se na competição com um grupo constituído pelos alunos, Filipe Silva (12.ºB), Maria Casto (12.º A), Pedro Costa (12.º A) e Tomás Melo (10.º B), tendo como professor acompanhante Marisa Andrade.
    Os trabalhos da equipa já se iniciaram, inclusive o professor já participou no Workshop inicial de formação de professores que decorreu nos dias 16 e 17 de janeiro de 2015, na ilha de São Miguel. Durante a formação foram tratadas temáticas relacionadas com a missão CanSat, em particular técnicas aeroespaciais, telemetria e antenas, programação CanSat/Arduíno, tecnologia dos para-quedas e mecânica dos materiais, soldadura em eletrónica, análise e tratamento de dados e gestão do projeto.
    No Workshop esteve incluído um voo de ensaio a bordo de um avião onde foram efetuadas experiências pedagógicas em ambiente de baixa gravidade/pressão e lançamento de uma lata de refrigerante acoplada pelos para-quedas construídos pelos vários grupos de trabalho.
    Observa aqui algumas fotos relacionadas com o Workshop e conhece a Missão CanSat Açores, a Importância Pedagógica e o Desafio. Para saber mais visita a página oficial do CanSat Potugal http://cansatportugal.org/
    04-02-2015

    Informações sobre Exames Nacionais
    Já está disponível no nosso site, uma área dedicada aos Exames Nacionais.
    Acompanha-nos!

    25-01-2015

    Provas de Ingresso exigidas para a Licenciatura em Educação Básica a partir de 2017-2018
    Em conformidade com o estabelecido na Deliberação nº 40/2015 de 12 de janeiro p.p., para o ingresso no 1º ciclo de estudos do CURSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, a partir da candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo de 2017-2018, inclusive, são exigidas PROVAS DE INGRESSO NA ÁREA DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA.
    Assim, passarão a ser provas obrigatórias: Prova de Ingresso da área de Português:
    - Concretiza-se através do exame nacional do ensino secundário de Português (código 639).
    Prova de Ingresso da área de Matemática:
    - Prova de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (código 835), que se concretiza através dos exames nacionais do ensino secundário de Matemática A (código 635), Matemática B (código 735) ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais (código 835).
    Para conheceres a Deliberação nº 40/2015 de 12 de janeiro, consulta aqui a informação.
    23-01-2015

    Informações de Exame por disciplina
    Foram disponibilizadas na página do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa) informações relativas aos exames finais nacionais a realizar em maio, junho e julho de 2015 pelos alunos do 6º PCA, 9º, 11º e 12º anos de escolaridade e pelos alunos autopropostos.
    Consulta aqui as informações dos teus exames.
    23-01-2015

    PRELIMINARY FOR SCHOOLS (PET)
    À semelhança do ano letivo transato, em 2015 vai realizar-se o teste de Inglês de Cambridge English Language Assessment da Universidade de Cambridge, este ano designado PRELIMINARY FOR SCHOOLS (PET). O PET tem caráter obrigatório para os alunos que estão a frequentar o 9º ano de escolaridade do ensino regular e é facultativo para os restantes alunos, entre os 11 e os 18 anos.
    A prova é constituída por duas componentes: - Escrita – 6 de maio, às 13h00 (hora dos Açores); - Oral – entre 7 de abril e 5 de maio, em sessões a agendar pela DRE.
    A realização do teste pode dar acesso a um certificado, emitido pelo Cambridge English Language Assessment da Universidade de Cambridge. Para obter o certificado é necessário realizar uma inscrição. A inscrição, à semelhança do ano anterior, é feita pelo Encarregado de Educação do aluno, ou pelo aluno maior de 18 ou emancipado, em plataforma eletrónica específica acessível através o sítio www.preliminaryenglishtest.iave.pt, disponível entre 3 e 22 de fevereiro.
    Consulte aqui os custos da inscrição para a obtenção do certificado.
    21-01-2015

    Alunos da ESMA participam na fase de Ilha do Corta-mato Escolar
    Realizou-se na passada sexta-feira, 16 de janeiro, no parque da Alagoa, a fase de ilha do corta-mato escolar, que contou com a participação de alunos da EBI da Horta e da nossa Escola.
    Dos 53 “Arriagas” inicialmente inscritos, 33 responderam à chamada, tendo sido acompanhados pelos docentes Hugo Parente e Manuel Campos.
    Consulte aqui a notícia completa.
    19-01-2015

    2ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas da Matemática
    A prova da 2ª eliminatória das XXXIII Olimpíadas Portuguesas da Matemática realiza-se no dia 14 de janeiro às 14h00 na sala 204.
    Consulta aqui os alunos apurados para esta 2ª eliminatória.
    06-01-2015

    Olimpíadas Portuguesas da Biologia Sénior 2015
    A 1ª eliminatória das Olimpiadas Portuguesas da Biologia Sénior realiza-se no dia 7 de janeiro das 13h30 às 15h00 na sala 204 e destina-se aos alunos do 11º ano (Biologia e Geologia e 12º ano (Biologia). Os alunos do 10º ano (Biologia e Geologia), apenas iniciam a sua participação na segunda eliminatória.
    Este concurso permite também a seleção dos 4 melhores alunos da classificação geral para representarem Portugal nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia (El Salvador) e nas Olimpíadas Internacionais da Biologia (Dinamarca)
    Os alunos interessados deverão fazer a sua inscrição junto do seu professor de Biologia e Geologia/ Biologia até às 11H00 de terça-feira, dia 6 de Janeiro (amanhã), ou junto da Professora Responsável, Maria de Jesus Silva.
    05-01-2015

    Boas Festas!

    19-12-2014

    Entrega da avaliação do 1º Período
    A entrega das avaliações aos Encarregados de Educação realiza-se no dia 19 de dezembro, das 16h30 às 18h30.
    Consulte aqui a lista das Salas para receção aos Encarregados de Educação.
    16-12-2014

    Ser Solidário 2014
    A Associação de Pais e Encarregados de Educação em parceria com a Associação de Estudantes está a dinamizar a iniciativa Ser Solidário 2014 na ESMA.
    Com esta iniciativa pretende-se ofertar alunos mais desfavorecidos com cabazes de Natal. A escolha dos alunos beneficiários e entrega dos cabazes é feita pela Escola.
    Para o efeito, até ao dia 15 de dezembro, os alunos podem levar bens alimentares (ou de higiene) para a ESMA e deixá-los no átrio da Escola, em espaço assinalado para o efeito.
    Quem também quiser fazer donativo em dinheiro (que serve para ajustar os cabazes no final da recolha) pode deixá-lo no Conselho Executivo em envelope fechado, dirigido à Associação de Pais.
    09-12-2014

    Rádio ESMA
    Procedeu-se hoje à abertura da Rádio ESMA no refeitório da Escola pelas 13h00, em que estiveram presente os membros do Conselho Executivo, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação e os docentes e alunos que nesta fase integram a equipa responsável pela coordenação da Rádio.
    No período de funcionamento do refeitório, a Rádio estará no “ar” com musica, prevendo-se que a mesma possa ser ouvida no átrio, a partir do 2º período. Progressivamente serão realizados programas diversos que irão sendo devidamente anunciados. Para o acesso online da Rádio ESMA clique aqui.
    02-12-2014

    CA2 Madrinhas na sua 7ª edição
    As atividades desenvolvidas pelo CA2 integram as ações de combate à exclusão social e promoção do sucesso escolar. Na nossa escola o número de alunos com apoio da ação social escolar (auxílios económicos diretos) tem aumentado progressivamente desde o ano letivo de 2001/02 com 153 alunos até 2014/15 com 460 alunos ou seja 46,9% dos alunos matriculados. Destes 32,6% estão no escalão I de rendimento. O que significa que apenas 519 alunos não têm apoio da ação social escolar.
    Consulta aqui mais informações sobre projeto madrinhas para este ano letivo.
    26-11-2014

    Comemoração do Dia Mundial da Ciência
    O Departamento de Ciências Físico-Naturais da ESMA, em colaboração com a Biblioteca Escolar, organiza no próximo dia 24 de novembro um conjunto de atividades científicas nas áreas da Física, Química, Biologia e Geologia, assinalando O Dia Mundial da Ciência.
    Toda a comunidade escolar está convidada a participar, podendo realizar uma visita à biblioteca da escola das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h25.
    18-11-2014

    TORNEIO DE BASQUETEBOL 3 X 3
    Realizou-se no dia 11 de novembro o Torneio de Basquetebol 3 x 3 - feminino e masculino integrado na atividade organizada pelo departamento de educação física designada por “Manhã desportiva”. Este torneio destinou-se aos alunos do 3ºciclo e secundário.
    Participaram 73 equipas (28 equipas femininas - 45 equipas masculinas) e ainda 12 alunos como colaboradores e árbitros totalizando 280 alunos. O departamento de educação física mais uma vez, congratula-se pelo grande entusiasmo revelado pelos alunos.
    Consulta aqui a classificação.
    17-11-2014

    Cumprimento do dever da pontualidade
    No início do ano letivo surgiram dúvidas sobre a interpretação do ponto 3 do artigo 100º do Regulamento Interno (RI), pelo que foi solicitado um esclarecimento à Direção Regional da Educação (DRE) sobre a legalidade da sua aplicação.
    Recentemente foi recebida a resposta da DRE, informando que a interpretação que estava a ser dada é a correta. Assim:
    • Considera-se que o aluno não cumpre o dever da pontualidade previsto no artigo 26º do Estatuto do Aluno, quando chegar à aula depois do professor;

    • Quando, de forma reiterada e injustificada o aluno chegar até 10 minutos após o horário previsto para início da aula, ser-lhe-á aplicada uma sanção disciplinar por cada três vezes que tal aconteça, na seguinte sequência: advertência, realização de tarefas e atividades de integração na escola e repreensão registada;

    • Quando o aluno entrar na sala de aula 10 minutos depois do horário estabelecido para o seu início, ser-lhe-á aplicada a respetiva falta de presença.
    A aplicação deste ponto do RI produzirá efeitos a partir da próxima segunda-feira, dia 17 de novembro.
    14-11-2014

    1ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas da Matemática
    Realizou-se no passado dia 12 de novembro, na nossa escola, a 1ªeliminatória das Olimpíadas Portuguesas da Matemática. Sendo esta já a 33ª edição, este ano contou com a presença de 22 alunos, separados em 3 categorias, nomeadamente, Júnior (7º ano) – 4 alunos, categoria A (8º e 9º anos) – 4 alunos e categoria B (Secundário) – 14 alunos.
    Consulte aqui a noticia completa.
    13-11-2014

    El día de los muertos
    O dia dos mortos é considerado a tradição mais representativa da cultura mexicana. Celebra-se nos dias 1 e 2 de novembro: o primeiro dia é dedicado à alma das crianças e o segundo à dos adultos. A origem deste dia está relacionada com a mestiçagem. Envolve caraterísticas da cultura indígena e española que, ao misturar-se, deram lugar a rituais e cerimónias que se realizam em torno desta festividade.
    Para conheceres o que se comemorou nos dias 30 e 31 de outubro passado na nossa escola, consulta aqui a noticia completa.
    13-11-2014

    Alunos da ESMA participam na fase de escola do Mega Sprinter e Mega Salto
    O departamento de Educação Física organizou, no dia 11 de novembro, a fase de escola da Edição 2015 do Mega Sprinter e Mega Salto. A competição integra o programa do desporto escolar nacional e realizou-se pelo 7.º ano consecutivo. As provas de velocidade (40m) e de salto em comprimento decorreram na “2.ª manhã desportiva” de 2014/2015, que contou ainda com a segunda edição do torneio de basquetebol de 3 da ESMA.
    Consulte aqui a noticia completa.
    11-11-2014

    Hastear da Bandeira da Eco-Escola
    Na próxima segunda feira, dia 10 de novembro, às 11:00 horas realiza-se a cerimónia do Hastear da Bandeira da Eco-Escola, na presença de toda a comunidade escolar, com a apresentação de pequenos trabalhos e símbolos relacionados com a atividade da equipa Eco-Escola.
    07-11-2014

    Parlamento dos Jovens 2014/2015

    O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República que conta, nos Açores, com a parceria da Assembleia Legislativa e das Direções Regionais da Educação e da Juventude.
    Este programa tem 3 fases e culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República nos dias 4 e 5 de maio (ensino básico) e 25 e 26 de maio (ensino secundário).
    Para o ano letivo 2014/2015, os temas de debate são:
    Ensino básico: Combate ao insucesso escolar
    Ensino secundário: Ensino público e privado. Que desafios?
    Consulta o regulamento e participa! Sê um aluno e um cidadão ativo!!
    Consulta, na barra lateral direita, toda a informação que vai sendo disponibilizada.
    Consulta aqui, também, o E-Book disponibilizado para divulgar a informação relativa a todas as fases do programa.
    05-11-2014

    16º Aniversário da EPH
    A nossa escola, esteve presente no passado dia 3 de Novembro, nas comemorações do 16º Aniversário da Escola Profissional, com três equipas. Uma equipa masculina (David Sousa, André Vargas, e Diogo Quadrado) e outra feminina (Kolldman Goulart, Melissa Melo e Luísa Ávila) no Torneio de Ténis de Mesa, e ainda uma equipa (Pedro Medeiros, Gonçalo Flores e Tiago Flores) no Torneio de Xadrez. Os alunos foram acompanhados pelo professor Paulo Gonçalves.
    As classificações dos nossos alunos, foram os seguintes:
    Ténis de Mesa Masculino (9 participantes) - 5º David Sousa; 5º André Vargas; 9º Diogo Quadrado
    Ténis de Mesa Feminino (6 participantes) - 4º Melissa; 4º Luísa; 6º Kolldman
    A classificação por equipas foi a seguinte:
    1º Escola Profissional da Horta
    2º Escola Profissional do Pico
    3º Escola Secundária Manuel de Arriaga
    05-11-2014

    Exposição no Museu da Escola
    A 27 de setembro de 1814, travou-se na baía da Horta uma inesperada batalha naval protagonizada pelo brigue corsário americano “General Armstrong” e por uma esquadra britânica comandada pelo Comodoro Robert Lloyd. Esta batalha, que decorreu em porto neutral, desencadeou um longo processo diplomático entre Portugal, Inglaterra e os Estados Unidos da América, e só ficaria concluído em 1852 com a arbitragem de Luís Napoleão a favorecer os E.U.A.
    No ano em que se comemora o bicentenário deste combate naval, o Clube de Filatelia “O ilhéu” e o Museu da Escola Secundária Manuel de Arriaga promovem, no próximo dia 10 de novembro, às 16:30 horas, naquele espaço museológico, uma exposição alusiva ao referido evento, bem com a apresentação de carimbo, selo, sobrescrito e postal-máximo comemorativos.
    31-10-2014

    Pais na Escola – Orientação vocacional
    É com satisfação que registamos a adesão dos pais e encarregados de educação ao convite dos seus educandos/serviço de psicologia e orientação. Esta semana já temos agendada a participação de vários profissionais a participar nas aulas de Cidadania do 9ºE, 9ºD e 9ºB esta atividade decorre até ao final do primeiro, marque a sua participação. A sua presença é importante para o seu filho(a), sinal de que se preocupa e está empenhado(a) no seu processo educativo.
    Agradecemos a disponibilidade de pais e filhos na construção dos projetos vocacionais dos nossos alunos. A nossa missão é Motivar os alunos para a escola e para o conhecimento, de modo a que se tornem cidadãos responsáveis e participativos.
    29-10-2014

    Esma’s English Club (Clube de inglês)
    Informam-se os alunos que o Departamento 2 – Germânicas irá reabrir o Clube de Inglês! Este ano, sob a coordenação da professora Filomena Pinheiro, o grande projeto do clube será “Learn English while Cooking” (aprender inglês a cozinhar). O horário previsto será todas as quartas-feiras das 16h30 às 17h15, em sala a definir.
    Os alunos interessados deverão inscrever-se junto dos respetivos professores de inglês.
    IF YOU WANT TO IMPROVE YOUR ENGLISH AND YOUR COOKING SKILLS, COME AND JOIN US!!!
    Check out our department blog for more information - http://www.dept2esma.blogspot.pt/
    23-10-2014

    Alteração dos horários dos apoios
    Após a elaboração, divulgação e entrada em funcionamento dos horários dos docentes, a Direção Regional da Educação procedeu, agora, a uma alteração da componente não letiva dos docentes. Esta situação implicou a modificação dos horários dos docentes, reduzindo bastante o número de horas disponíveis para apoios. Assim sendo, publicam-se os novos mapas de apoios pontuais, de apoios a disciplinas de exames, de sala de estudo e de biblioteca.
    17-10-2014

    Grande adesão dos alunos no II torneio de voleibol 4 x 4
    Realizou-se no dia 10 de outubro o II Torneio de Voleibol 4 x 4 - feminino e masculino integrado na atividade organizada pelo departamento de educação física designada por “Manhã desportiva”. Este torneio destinou-se aos alunos do 3ºciclo e secundário.
    Participaram 54 equipas (23 equipas femininas - 31 masculinas) e ainda 12 alunos como colaboradores e árbitros totalizando 260 alunos.
    O departamento de educação física congratula-se pelo grande entusiasmo revelado pelos alunos considerando, por sua vez, que estas atividades são de um grande enriquecimento a vários níveis como: aplicação e ampliação dos conhecimentos adquiridos nas aulas, saber estar em competição, convívio e respeito pelos adversários, entre outros.
    Consulta aqui os vencedores do II Torneio de voleibol de 4x4.
    15-10-2014

    “Viagem Autonómica” – o filme
    Amanhã, 14 de outubro, há cinema na ESMA! O filme “Viagem Autonómica”, em exibição na ilha do Faial, também estará na nossa escola. Aurora Ribeiro entrevistou o realizador deste filme, Filipe Tavares. Para saberes como foi fazer esta viagem e para conheceres o seu responsável, consulta aqui a edição do Fazendo com a entrevista ou faz o download da mesma.
    13-10-2014

    KEY FOR SCHOOLS – OS CERTIFICADOS

    Informam-se os alunos e Encarregados de Educação que já estão disponíveis nos Serviços Administrativos, Área de Alunos, os certificados do teste de Inglês KEY FOR SCHOOLS. O levantamento do certificado deverá ser feito pelo Encarregado de Educação, segundo instruções do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa) e do Ministério da Educação e Ciência.
    10-10-2014

    Número recorde de alunos participa no Corta-mato da ESMA
    O corta-mato escolar da ESMA realizou-se no dia 10 de Outubro. Esta prova consta do programa nacional do desporto escolar e foi concretizada na nossa escola pelo 7.º ano consecutivo. A competição ocorreu na “1.ª manhã desportiva” de 2014/2015, que contou ainda com a segunda edição do torneio de voleibol de 4 da ESMA.
    Consulte aqui a noticia completa.
    10-10-2014

    KEY Dia Europeu das Línguas
    Dia Europeu das Línguas O Dia Europeu das Línguas (26 de setembro) foi comemorado na nossa Escola, numa atividade organizada pelo Departamento de Germânicas. Foi pedido aos alunos do 8º ano a elaboração de um cartaz alusivo a este dia, utilizando as informações pesquisadas na Internet, durante as aulas de Inglês.
    Elaborados os cartazes, foram expostos no átrio da Escola para serem eleitos os melhores trabalhos. Esta eleição decorreu na segunda-feira, durante o dia de 28 de setembro. Votaram 221 alunos.
    Consulta aqui os vencedores e as fotos do evento.
    10-10-2014

    Entrega de manuais escolares
    Iniciou-se na passada 4.ª feira, dia 1 de outubro, a entrega dos manuais escolares aos alunos do 3.º ciclo, cujos encarregados de educação os haviam solicitado aquando da matrícula para o corrente ano. Para o efeito, a Escola disponibilizou vários funcionários por forma a que todos os manuais fossem entregues até ao final da tarde de 6.ª feira. Porém, dos 217 inscritos apenas 182 levantaram os manuais. Para o ensino secundário a entrega teve lugar nas passadas 2.ªe 3.ª feiras, tendo comparecido 91 dos encarregados de educação que haviam solicitado manuais. Traduz-se, assim, em 84% o levantamento dos manuais relativamente á totalidade dos requisitados nos ensinos básico e secundário.
    A partir de amanhã, 6.ª feira, dia 10 de outubro, os manuais poderão ser levantados no SASE, durante o horário de funcionamento daquele serviço, pelo encarregado de educação que consta no boletim de matrícula.
    O Conselho Executivo regozija-se pela forma como decorreu o processo de entrega, confirmando-se a convicção manifestada na sessão de abertura do ano letivo de que, embora os manuais fossem entregues após o seu início, para os alunos cujos encarregados de educação solicitaram os manuais na devida altura os mesmos lhes foram disponibilizados bastante mais cedo que nos anos anteriores.
    Apesar do atraso verificado, por razões totalmente alheias à Escola, tudo faremos para que no próximo ano letivo os alunos possam dispor dos manuais antes do início do ano escolar.
    10-10-2014

    Assembleia Geral de Pais e Encarregados de Educação
    Realiza-se no dia 10 de outubro pelas 17h30 no Auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga, a eleição dos representantes dos pais e encarregados de educação na Assembleia de Escola para o corrente ano letivo.
    Esta convocatória é efetuada pela Presidente da Assembleia de Escola, nos termos do nº1 do artigo 15 do Regulamento Interno.
    07-10-2014

    Orientação Vocacional – 9º ano de escolaridade
    As sessões de orientação vocacional para o 9º ano decorrerão no primeiro período nas aulas de Cidadania, sob a orientação da psicóloga desta escola (link para panfleto). Ocuparão os primeiros 45 min. O tempo restante será utilizado na realização do Projeto de Orientação Vocacional ou outras atividades de Cidadania. As sessões tem início na segunda semana de Outubro deste ano letivo.
    Os pais e encarregados de educação são convidados a colaborar, vindo à escola falar sobre o seu percurso formativo ou profissão na turma do seu educando, basta contatar o Diretor de Turma. Esta atividade desenvolvida pela primeira vez no ano passado foi muito importante para os alunos.
    06-10-2014

    Manuais escolares para os alunos do ensino secundário
    Informam-se os alunos do ensino secundário que beneficiam de ação social escolar e que solicitaram livros aquando da sua matrícula para o corrente ano letivo, que os mesmos poderão ser levantados na sala 101, pelo encarregado de educação que consta no boletim de matrícula, no horário que abaixo se apresenta.
    - 2ª feira, dia 6, das 13h30 às 17h00
    - 3ª feira, dia 7, das 09h15 às 12h30, das 13h30 às 17h00
    Para efeitos de assinatura dos respetivos contratos, os encarregados de educação deverão ser portadores do seu cartão de cidadão e do cartão cidadão do seu educando.
    03-10-2014

    APOIOS EDUCATIVOS – OS HORÁRIOS
    A escola disponibiliza uma vasta oferta de apoios a praticamente todas as disciplinas, nomeadamente às disciplinas sujeitas a exame nacional do ensino secundário. O horário foi elaborado em função dos tempos livres das turmas e também em função da disponibilidade letiva dos professores. Todo e qualquer aluno pode procurar e usufruir destes apoios: 3º ciclo, secundário e ensino não regular. O horário dos apoios a Matemática mereceu destaque e pode ser consultado individualmente. Aproveitem! São os professores da vossa escola e os vossos pais e Encarregados de Educação não têm de pagar por isso!
    Para além dos apoios pontuais podes contar, também, com apoio na sala de estudo e na Biblioteca. Em todos os tempos estão disponíveis, pelo menos, dois professores que te podem apoiar e orientar no teu estudo.
    Para consultar o horário dos professores que prestam apoio na Biblioteca e na Sala de Estudo, bem como o mapa dos apoios, consulta a barra lateral direita, na área dos apoios educativos.
    Bons estudos!
    26-09-2014

    HORÁRIO DE ATENDIMENTO DOS DIRETORES DE TURMA
    Para saber o horário de atendimento do Diretor de Turma do seu filho/educando, consulte o horário agora disponibilizado.
    26-09-2014

    Participação dos alunos nas aulas de Natação em Educação Física
    Durante o ano letivo de 2007/2008 os alunos da ESMA passaram a beneficiar de aulas de Natação, integradas no currículo de Educação Física da escola. E tal deveu-se à transição para as novas instalações, que possuem um complexo desportivo dotado de excelentes condições. Sendo conhecidos os benefícios da prática de Atividade Física e da Natação em particular, e estando a escola localizada numa ilha, poderia ser expetável que a modalidade acolhesse, por parte dos alunos, um carinho especial. Contudo, tal parece não ter sido o caso.
    Consulte aqui este artigo do professor Manuel Campos.
    24-09-2014

    Prémios de Mérito
    Na sessão de abertura do presente ano letivo foram entregues diplomas, num total de cem, aos alunos que não deram faltas no ano letivo anterior, bem como àqueles que obtiveram classificações que nos termos do Regulamento Interno integram o Quadro de Honra, o Quadro de Excelência e o Quadro de Melhor Aluno do Ano. A estes últimos foi entregue os Anais do Município da Horta, de Marcelino Lima que foram oferecidos pela Câmara Municipal da Horta.
    O Conselho Executivo felicita uma vez mais todos os alunos distinguidos e seus familiares, formulando votos que no presente ano letivo este número possa aumentar significativamente.
    Na mesma sessão foi distinguido o docente José António Faria de Freitas, pela dedicação, dinamismo e contributo no sucesso atingido, enquanto responsável pelo Projeto de Empreendedorismo nesta Escola.
    Consulte aqui a lista dos alunos distinguidos.
    18-09-2014

    Abertura do Ano Escolar
    Comunica-se aos alunos matriculados nesta Escola que a sessão de abertura do início do próximo ano letivo terá lugar 2.ª feira, dia 15, pelas 9:30 horas, no Pavilhão, seguindo-se encontro do Diretor de Turma com os respetivos alunos, cuja presença é obrigatória, sendo marcadas faltas nas disciplinas do horário previstas para aqueles momentos.
    Os autocarros partirão às 08:00 horas da Ribeira Funda e do Cascalho efetuando os percursos normais. Os alunos que pretendam almoçar no refeitório deverão adquirir a senha até às 9:30 horas daquele dia. A saída dos autocarros da Escola está prevista para as 13:30 horas.
    Para a sessão de abertura estão convidados todos os membros da comunidade educativa.
    10-09-2014

    Horários para o ano letivo 2014-2015
    Os horários das turmas para o ano letivo 2014-2015 serão afixados na próxima quarta feira, 10 de setembro, a partir das 14h00 e disponibilizados também neste site.
    09-09-2014

    Turmas para o ano letivo 2014-2015
    As listagens das turmas para o ano letivo 2014-2015 serão afixadas na próxima segunda feira, 1 de setembro, a partir das 14h00, com exceção das turmas do PROFIJ nível II tipo 3 e do 1º ano do Curso de Animador Socio Cultural, uma vez que existem alunos que ainda não efetuaram a sua matrícula.
    29-08-2014

    Calendário escolar para 2014/15
    Foi publicado a 14 de julho, a Portaria nº48/2014 que aprova o calendário escolar para o próximo ano letivo. Consulte aqui o calendário escolar para o ano letivo 2014/2015.
    27-07-2014

    Atividade Física de alunos lesionados nas aulas de Educação Física
    Quando um aluno se apresenta na aula de Educação Física com uma lesão é frequente pensar que está impedido de realizar qualquer atividade ou exercício físico. Contudo, tal pode não corresponder à verdade. As lesões temporárias ou as incapacidades permanentes não são impeditivas de realizar toda e qualquer atividade.
    A Educação Física é uma disciplina que, nesta escola, devido às características das suas instalações e da quantidade de material desportivo que possui, permite oferecer aos alunos a possibilidade de se continuar a desenvolver competências físicas, mesmo quando estão com alguma lesão.
    Consulte aqui o artigo de opinião do professor Manuel Campos.
    17-07-2014

    Resultados do Key for Schools
    Informam-se todos os alunos e encarregados de educação que amanhã, dia 16 de julho, entre as 10h e as 12h na Biblioteca estarão disponíveis as informações individuais sobre os resultados obtidos no teste de Inglês Key for Schools. Após este período, as referidas informações poderão ser solicitadas no Conselho Executivo.
    16-07-2014

    Matrículas para o ano letivo 2014/2015
    As matrículas para o 10º, 12º ano e alunos repetentes do ensino secundário realizam-se nos dias 15 e 16 de julho, das 09h00 às 12h30.
    Consulte as salas para as matrículas do 10º ano e do 12º ano.
    10-07-2014

    Orientação vocacional
    No dia 14 de julho, ao meio-dia, no auditório da Escola decorrerá uma sessão de esclarecimento para os alunos que vão para o décimo ano e para os seus encarregados de educação sobre as diferentes opções que a escola oferece.
    08-07-2014

    DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DO TESTE KEY FOR SCHOOLS
    Para conhecimento e divulgação junto dos interessados, disponibiliza-se a Informação n.º 5 – Divulgação de Resultados do teste Key for Schools. Conforme o teor da mesma, e entre outras informações, os resultados por aluno serão comunicados aos estabelecimentos de ensino durante o dia 15 de julho, podendo os pais e encarregados de educação solicitar o respetivo relatório individual na escola onde o seu educando realizou o teste.
    Consulte aqui a informação do IAVE.
    06-07-2014

    Calendário dos exames nacionais e de equivalência à frequência - 2ª FASE
    O calendário dos exames de equivalência à frequência do 3º ciclo e o calendário dos exames nacionais e dos exames de equivalência à frequência do ensino secundário, ambos relativos à 2ª fase, já estão publicados. Podes consultá-los na área dos exames. Boa sorte e bom trabalho para a 2ª Fase!
    03-07-2014

    Calendário das Provas Especiais de Avaliação (PEA)
    O calendário da das Provas Especiais de Avaliação (PEA), dos cursos PROFIJ nível IV, já pode ser consultado aqui.
    Serão ministradas aulas de apoio para cada uma das PEAS calendarizadas, como se indica aqui.
    01-07-2014

    Concurso extraordinário para integração excecional de docentes contratados a termo
    Divulga-se para conhecimento de todos os interessados, o oficio circular MAIL-S-DRE/2014/3222 sobre o Concurso extraordinário para integração excecional de docentes contratados a termo.
    23-06-2014

    Resultado das eleições para a Assembleia e Conselho Executivo
    Na sequência das eleições para a Assembleia e Conselho Executivo para o triénio 2014/2017, realizadas no passado dia 20 do corrente, em que concorreu apenas uma lista para cada um daqueles órgãos, os resultados foram os seguintes: Assembleia – 81 votos, a que corresponde 81,8% dos votos expressos; Conselho Executivo – 122 votos, representando 81,3% dos votos expressos.
    A lista para a Assembleia tinha como primeira candidata, a atual presidente da Assembleia, Dra Maria da Conceição Martins, enquanto a lista para o Conselho Executiva foi composta pelos atuais elementos – Presidente – Eugénio Leal e Vice-Presidentes Gracinda Andrade e Maria Miguel Marques.
    Será dada posse na próxima 5ª. feira, dia 26, pelas 11:30 horas, no auditório, estando para o efeito convidados todos os membros da comunidade educativa.
    23-06-2014

    “ 9 ilhas, 9 cores” 1º Concurso Regional de Desenho e Pintura
    Parabéns à aluna AURORA NUNES, do 8º G, pelo 3º prémio na categoria 3º Ciclo do Ensino Básico, promovido pela delegação da APEVT, nos açores, e pela FABER-CASTELL.
    Observa aqui o trabalho a concurso da Aurora Nunes.
    20-06-2014

    Entrega da Avaliação do 3º Período e renovação de matrícula
    A entrega das avaliações aos Encarregados de Educação e renovação de matrícula para o UNECA, Profij – Técnico de Multimédia, 7º, 8º, 10º ano, realiza-se no dia 20 de junho, das 13h30 às 16h30.
    Consulte aqui a lista das Salas para receção dos Encarregados de Educação.
    19-06-2014

    Manuais escolares 2014-15
    Os manuais escolares adotados para o ano letivo 2014-2015 já podem ser consultados aqui.
    19-06-2014

    Horários dos transportes escolares
    Os horários dos transportes escolares para os alunos quer irão efetuar as provas finais do 3º ciclo do ensino básico pode ser consultado aqui.
    16-06-2014

    ESMA obtém 1º lugar na fase Regional do Concurso IdeiAçores
    Decorreu no passados dias 29 e 30 de Maio a fase regional do concurso IdeiAçores. Contou com a participação de 35 escolas do arquipélago, que apresentaram as ideias de negócios oriundas de equipas do 2.º e do 3.º ciclo e do ensino secundário/profissional, das quais três foram eleitas vencedoras por um júri especializado.
    A Escola Secundária Manuel de Arriaga foi representada pelas alunas do 9º ano, Emília Branco e Inês Junqueira, que conquistaram o primeiro lugar relativo ao 3.º Ciclo com o 'ColdKiller', um casaco impermeável e transpirável com aquecimento promovido através de um circuito elétrico recarregável.
    O ColdKiller foi o vencedor da fase de escola do concurso Ideiaçores que se realizou no início do mês de Maio e que contou com 7 projetos a concurso.
    Este projeto contou com o envolvimento e cooperação de alunos, funcionários, professores e Conselho Executivo. Como prémio as alunas irão participar numa missão de empreendedorismo em Lisboa, onde terão a oportunidade de conhecer incubadoras de empresas, contatar com empreendedores de sucesso e visitar a Gesentrepreneur, uma empresa especializada em formação em empreendedorismo, além de usufruírem de um programa social e cultural adaptado aos seus interesses.
    Observa aqui algumas fotos deste evento.
    06-06-2014

    Entrega da Avaliação do 3º Período
    A entrega das avaliações aos Encarregados de Educação para o 9º, 11º, e 12º anos, Programa de Currículo Adaptado e Programa Oportunidade realiza-se no dia 12 de abril, das 16h00 às 18h00.
    Consulte aqui a lista das Salas para receção dos Encarregados de Educação.
    05-06-2014

    Visita de estudo à Escola Profissional da Horta
    A Escola Profissional da Horta em articulação com o Serviço de Psicologia e Orientação da ESMA, promovem mais uma vez, uma visita de estudo às instalações da Escola Profissional da Horta a 5 de junho.
    Os alunos interessados deverão comparecer às 14h00 nas instalações da EPH, onde serão acolhidos por alunos da escola, para divulgação dos cursos para 2014/2015 nomeadamente os Cursos: Técnico de Auxiliar de Saúde e Técnico de Produção Agrária/Produção Vegetal. Os alunos poderão ainda realizar a sua pré-inscrição cujo prazo decorre até ao dia 30 junho.
    03-06-2014

    Concurso da "Lancheira saudável"
    No próximo dia 05 de Junho, entre as 09:30 e as 11:00h, realizar-se-á uma atividade organizada pela Equipa de Saúde Escolar designada Lancheira Saudável.
    Este concurso é destinado apenas aos alunos do 8º ano, que deverão constituir-se em equipas de 3 elementos, as quais poderão ser mistas. O concurso consiste na apresentação de uma lancheira para um pequeno-almoço saudável e uma ficha técnica, onde constem os alimentos apresentados e respetivos valores calóricos aproximados e o custo aproximado da mesma.
    As lancheiras serão avaliadas por um Júri, com base em critérios que deverão ser consultados no Regulamento que se encontrará afixado no local da inscrição e no site da escola.
    As inscrições deverão ser realizadas na Papelaria da escola, até ao dia 30 de Maio às 16:30h.
    Consulta aqui o regulamento do concurso.
    03-06-2014

    Aulas de apoio para o 9º ano
    As aulas para o 9º ano terminam já no próximo dia 5 de junho e os exames aproximam-se! As aulas de apoio para as disciplinas de português e matemática foram calendarizadas por turma.
    Consulta aqui o mapa de aulas de apoio para as restantes disciplinas, para os exames de equivalência e frequência.
    30-05-2014

    “O universo de Dahl”
    De 2 a 6 de junho vai ser apresentada na Biblioteca Pública da Horta os trabalhos elaborados pelos alunos do Programa UNECA, numa exposição designada “Universo de Dahl”.
    Consulte aqui o cartaz.
    29-05-2014

    Taça Arriaga
    Integrado no programa de atividades do Dia da Escola, realizou-se a VI Taça Arriaga na modalidade de futebol 7. Participaram neste torneio a Escola Secundária Manuel de Arriaga, Escola B/S da Madalena do Pico e a Escola Profissional da Horta.
    A equipa representante da nossa Escola participou com os seguintes alunos: Filipe Costa, André Silva, Zaneth carvalho, André Silva, João Soares, Jorge Soares, Jorge Goulart, Rui Regelo e Iven Alvernaz.
    O torneio decorreu mais uma vez de uma forma exemplar com os alunos de todas as escolas a participarem de uma forma muito correta, registando-se também um bom nível de jogo. A arbitragem esteve a cargo árbitro/aluno Marcelo Sousa e das colaboradoras Ana Cebola e Kolldam Ramos.Registou-se também um maior interesse dos alunos espectadores que aderiram em maior número.
    No final registou-se a seguinte classificação:1º : Escola Secundária Manuel Arriaga; 2º Escola B/S da Madalena do Pico; 3º Escola Profissional da Horta
    28-05-2014

    Valores do índice de massa corporal dos alunos da ESMA
    O índice de massa corporal (IMC) é um indicador usualmente utilizado para aferir o estatuto ponderal dos indivíduos, isto é, para perceber se um individuo tem o peso adequado para a sua altura, idade e sexo, ou se tem excesso de peso.
    O valor do IMC é fácil e muito barato de obter, quando comparado com outros métodos de aferição do estatuto ponderal ou da composição corporal. O IMC tem relevância quando falamos de Atividade Física, de Aptidão Física, de Educação Física e de Saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Aptidão Física é a capacidade para realizar trabalho muscular de forma satisfatória. A aptidão Física é operacionalizada em duas vertentes, uma relacionada com o rendimento desportivo e outra associada à saúde.
    Consulte aqui a noticia completa.
    27-05-2014

    Mais uma Visita de Estudo
    No âmbito do processo de orientação vocacional dos alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga que frequentam cursos de dupla certificação na área da Informática (9ºI e 10ºH), o Serviço de Psicologia e Orientação recorre a vivências em contextos de trabalho tendo em vista a construção de projetos profissionais destes alunos. Neste sentido realizou-se no dia 22 de maio uma visita de estudo que permitiu aos alunos conhecer os recursos existentes na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores em matéria de informática, as suas potencialidades e fragilidades. Contataram com os diferentes profissionais conhecendo os seus percursos formativos e expetativas de trabalho nesta área. Mais informações e algumas fotos podem ser visionadas aqui.
    27-05-2014

    Oferta Formativa 2014/15
    A oferta formativa das Escolas profissionais dos Açores para o ano letivo 2014/2015, já se encontra disponível para consulta aqui.
    Os cursos do ensino profissional de nível IV, cujo acesso requer o 9º ano de escolaridade, na Região Autónoma dos Açores. Conferem, após a sua conclusão, o diploma de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível IV.
    Outros Percursos Formativos de nível secundário podem também ser consultados aqui.
    27-05-2014

    Informações-Exame e Calendários dos Exames de Equivalência à Frequência
    Já podem ser consultados na área EXAMES os calendários dos exames de Equivalência à Frequência do 3º ciclo e do ensino secundário. Em relação às informações-exame de Equivalência à Frequência, podem ser consultadas em formato papel na Biblioteca da ESMA e em formato digital no site da Biblioteca (biblioteca.esmarriaga.org). Também na Biblioteca, em formato papel, está disponível para consulta um resumo da Norma 02/JNE/2014 – o mesmo documento, em formato digital, está disponível aqui, na área comum ao Básico e ao Secundário.
    26-05-2014

    Visita de Estudo à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial
    No passado dia 20 de maio realizou-se uma visita de estudo às instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial. A Visita foi orientada pelo Bombeiro Bruno Azevedo, que também é professor estagiário de Educação Física na Escola Secundária Manuel de Arriaga no presente ano letivo.
    Esta visita foi organizada pelo CDIJ (APADIF) no âmbito do projeto de intervenção junto de alunos dos cursos Oportunidade e alunos do 9ºI no âmbito da orientação Vocacional desenvolvida pelo Serviço de Psicologia e Orientação.
    Da visita ficou um melhor conhecimento da história, evolução e funcionamento diário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial. Observaram também as viaturas e equipamentos.
    Mais informações em http://orientacaovocacional9i.blogspot.pt/
    26-05-2014

    Centro de Ciência da ESMA com novo site
    O Centro de Ciência da Escola Secundária Manuel Arriaga foi constituído através de um protocolo assinado no dia 23 de setembro de 2005 entre a Câmara Municipal da Horta e a Escola Secundária Manuel Arriaga. Inaugurado a 15 de março de 2006, o Centro de Ciência funciona na antiga Escola Coronel Silva Leal, tem como principal missão divulgar a cultura científica, principalmente na área da Física. É dirigido a todos os públicos, crianças, jovens e adultos, disponibilizando um número significativo de atividades demonstrativas que incidem nos conteúdos programáticos definidos para o terceiro ciclo do ensino Básico e ensino Secundário.
    Sob a responsabilidade do Prof. Rui Pinto, foi criado um novo site do Centro de Ciência, para melhor divulgar toda as suas atividades. Consulta-o aqui.
    21-05-2014

    Encerramento dos XXI Encontros Filosóficos
    Termina hoje os XXI Encontros Filosóficos. Às 19h00 no Banco de Portugal será inaugurada a exposição “Em Viagem”.
    Pelas 21.00h, também no Banco de Portugal - O Caminho faz-se ao andar? (A Viagem como Sentido), com a participação de Koshy Tharakan, Sérgio Mascarenhas, Delfim Correia da Silva, Rosa Perez e Anabela Mendes e Victor Rui Dores como Moderador. Para terminar, pelas 22.30h teremos o Recital de Cítara, por Sirini Redd.
    19-05-2014

    Projeto Vela por Óleo já entrou em ação
    O Projeto Vela por Óleo é 100% nacional, tendo sido criado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da consciência ambiental dos cidadãos, através da dinamização da produção de velas amigas do ambiente, decorativas e perfumadas, cuja matéria base é o óleo alimentar usado. Estas velas vegetais, testadas e certificadas, contribuem para a prevenção da contaminação da água pelos óleos alimentares usados e para a poupança de recursos naturais, para além de apresentarem agradáveis fragrâncias e uma duração de queima superior, neutra em emissões de carbono.
    A Escola Secundária Manuel de Arriaga orgulha-se de ter aderido a este projeto e de já ter produzido as primeiras velas ecológicas, dando assim o seu contributo para a valorização do grave problema que constitui o desperdício do óleo alimentar que, derramado no meio ambiente, acarreta elevados custos ambientais.
    Consulta aqui a noticia completa.
    19-05-2014

    A ESMA vence fase zonal B dos XXV Jogos Desportivos Escolares do 3.º ciclo
    A EBS da Graciosa acolheu a fase zonal B dos XXV JDE, que se realizou de 13 a 15 de maio. Em competição estiveram comitivas da nossa escola, da escola anfitriã, da ES da Lagoa, de São Miguel e da EBI dos Biscoitos, da Terceira. As 4 equipas disputaram a vitória nas seguintes modalidades desportivas: Ginástica, Andebol, Voleibol e Atletismo.
    Consulta a noticia completa aqui.
    16-05-2014

    João Amaral (9ºC) foi o vencedor absoluto do 1.º Torneio de Ténis de Mesa da ESMA
    A primeira edição do torneio de Ténis de mesa da Escola Secundária Manuel Arriaga realizou-se no dia da Escola, 15 de Maio. A competição contou com 13 participantes, todos do sexo masculino, distribuídos por 3 escalões. No escalão de infantis / iniciados (nascidos em 1999 e em anos posteriores) participaram 5 alunos. A vitória na prova pertenceu ao aluno João Amaral que ultrapassou na final o aluno Luís Pereira (7.º ano, turma J) por 2-0 (parciais de 11-2 e 11-5).
    Consulta aqui a noticia completa.
    16-05-2014

    Dia da Escola
    Comemoramos no dia 15 de maio mais um aniversário da nossa Escola.
    Vai ser mais um Dia cheio de atividades! Taça Arriaga com a participação da Escola Cardeal Costa Nunes e da Escola Profissional da Horta, Torneio de Ténis de Mesa, Exposições, Teatro, Feira Gastronómica, Lançamento de selo e carimbo da Semana de História e selo dos XX Encontros Filosóficos, Óscares Malukíssimos,…. Consulte aqui o programa das atividades o período diurno e o da Sessão Solene.
    12-05-2014

    A ESMA vai estar presente na fase zonal B dos XXV Jogos Desportivos Escolares do 3.º ciclo
    A fase zonal B dos XXV JDE realiza-se na Ilha Graciosa, de 13 a 16 de maio. Nesta competição participam comitivas das seguintes 4 escolas: a nossa, a EBS da Graciosa, a ES da Lagoa, de São Miguel e a EBI dos Biscoitos, da Terceira. A comitiva composta por 10 alunos e 10 alunas irá esforçar-se por obter a vitória na competição, e manter uma invencibilidade na prova que já dura desde 2008/2009.
    Consulta aqui a noticia completa.
    09-05-2014

    Olimpíadas da Física
    Realizou-se no passado dia 3 de maio a etapa regional das Olimpíadas da Física na ilha de S. Miguel. Estas foram organizadas pela Sociedade Portuguesa da Física e realizadas na Universidade dos Açores. Quase todas as ilhas e diversas escolas das mesmas estiveram representadas nesta etapa. A Escola Secundária Manuel de Arriaga participou com 5 alunos: Emília Branco, Janice Brum e Paulo Petsch (9ºE), Filipe Silva (11ºA) e Pedro Costa (11ºB), tendo sido acompanhados pela professora Nádia Alves. Os alunos da escola conseguiram obter uma menção honrosa por se terem classificado num dos primeiros dez lugares.
    Observa aqui algumas fotos deste evento.
    08-05-2014

    André Costa venceu a Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura
    Parabéns ao André Costa, do 8° G, que, graças ao seu gosto pela leitura, ganhou a fase regional do Concurso Nacional de Leitura e vai representar os Açores na fase nacional em Lisboa.
    Desejamos boa participação na fase nacional e continuação de boas leituras!
    05-05-2014

    Norma 2/JNE/2014
    As instruções para a Realização/Classificação/Reapreciação/Reclamação das Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário já pode ser consultado aqui.
    29-04-2014

    Regulamento do Júri Nacional de Exames
    Já foi publicado o Regulamento do Júri Nacional de Exames e pode ser consultado aqui.
    22-04-2014

    Provas orais do Key for Schools – alunos por agendar
    As provas orais do teste de Inglês Key for Schools dos alunos que não foram agendados para dias 22 e 23 de abril (9F, G e H e restantes anos inscritos voluntariamente), farão o seu speaking nos dias 5 e 6 de maio. Estas pautas serão afixadas no dia 24 de abril.
    Informamos, ainda, que já está disponível no site, na área KFS, o resumo do manual de aplicação do Reading/Writing e Listening. As pautas com a indicação das salas serão afixadas, também, no dia 24 de abril.
    A não esquecer:
    - os alunos devem comparecer nas salas com 15 minutos de antecedência
    - devem ser portadores do seu documento de identificação válido, de uma lápis (B ou HB) e borracha.
    21-04-2014

    I Percurso(s) da Saúde +
    Realizou-se no dia 4 de Abril o I Percurso(s) da Saúde.
    Participaram nesta atividade 57 alunos em 19 equipas de três elementos do sendo 12 do 3º Ciclo e 7 do Secundário. A atividade consistiu num percurso constituído por 11 estações da responsabilidade dos vários Departamentos da Escola, dos Jovens Mediadores e da Associação de Pais.
    Os participantes gostaram em geral da atividade e pensamos que foi uma iniciativa positiva, a repetir e a melhorar nos próximos anos.Foram entregues certificados às três primeiras equipas de cada escalão.
    Para consultar as classificações clicar aqui.
    21-04-2014

    I jornadas de Geografia e Ambiente
    As I Jornadas de Geografia e Ambiente, resultado da colaboração do grupo de Geografia com a Associação de Defesa do Ambiente – Azorica, decorrerão nos dias 22, 23 e 24 de abril, sendo cada dia dedicado a um tema diferente.
    Consulte aqui o programa.
    21-04-2014

    Conjunto liderado por Filipe Costa apurou-se para a Taça Arriaga 2014
    O apuramento da equipa da ESMA participante na edição 2014 da Taça Arriaga em Futebol de 7 foi disputado no dia 4 de abril, integrado nas atividades de encerramento do 2.º período letivo.
    Consulta aqui a noticia completa.
    21-04-2014

    Atividade desenvolvida pela turma do programa UNECA
    Os alunos da UNECA estão a desenvolver com a colaboração de alguns dos seus docentes, algumas atividades para angariação de fundos, a fim de realizarem uma atividade lúdica no final do ano letivo – observação de cetáceos. Uma dessas atividades passou pela venda de rifas para sorteio de um cabaz.
    No dia 4 de abril, foi sorteado o cabaz. A docente Isabel Nunes foi a feliz contemplada, que, generosamente, ofereceu o mesmo para ser atribuído a um aluno beneficiário da ação social escolar.
    08-04-2014

    XXIs Encontros Filosóficos “Ciência e Religião”
    Os XXIs Encontros Filosóficos subordinados ao tema “Ciência e Religião” realizam-se de 3 a 12 de maio. O Projeto Encontros Filosóficos fundamenta-se na necessidade de repensar as relações entre a escola, os cidadãos e as instituições, nomeadamente a universidade, promovendo o diálogo e a interação entre docentes, a comunidade científica, assim como a comunidade, num sentido mais amplo: os cidadãos em geral.
    A “Comunidade do Canal” surge da necessidade de estabelecer o diálogo e a reflexão sobre questões científicas e pedagógicas entre a ESMA, a Escola Cardeal Costa Nunes, a Universidade dos Açores, humanistas, cientistas e as instituições parceiras: ALRAA, CMH, DOP, IMAR, OMA, enriquecendo significativamente o conhecimento científico das comunidades escolares, promovendo a literacia científica, proporcionando interações e dinamizando culturalmente toda a comunidade.
    Consulte aqui o programa dos XXIs Encontros Filosóficos.
    08-04-2014

    Entrega da Avaliação do 2º Período
    A entrega das avaliações aos Encarregados de Educação realiza-se no dia 8 de abril, das 17h00 às 19h00.
    Consulte aqui a lista das Salas para receção dos Encarregados de Educação.
    06-04-2014

    Instruções para o SPEAKING do teste KEY FOR SCHOOLS
    Podes consultar na área lateral do site, no Key for Schools, o manual com as instruções para a prova oral do teste de Inglês Key for Schools. Se tiveres alguma dúvida que queiras esclarecer, procura o teu professor de Inglês, a Gestora do Projeto na nossa escola, Professora Isabel Marques, ou o Conselho Executivo.
    Os alunos inscritos para a realização do teste devem estar atentos ao site da ESMA, para saberem as datas da prova oral – sobretudo os alunos para quem a prova não é obrigatória.
    02-04-2014

    Atividades de Final de período
    O 2º período está a chegar ao fim! O dia 4 de abril é o último dia de aulas e estão previstas diversas atividades – Percurso(s) da Saúde – Peddy Paper, Desfile de moda, Concurso de cálculo mental – SuperTmatik, Music and Zumba Lovers, teatro “As ilhas ocidentais”, Torneio de Futebol de 7 e Show de Química.
    Consulta aqui o programa de atividades para o final de período.
    02-04-2014

    Percurso(s) da Saúde
    No dia 04 de Abril, entre as 09:30 e as 12:00h, realizar-se-á uma atividade organizada pela Equipa de Saúde Escolar designada Percurso(s) da Saúde.
    Esta competição disputar-se-á em dois escalões (3º Ciclo e Secundário) em equipas de 3 elementos, as quais poderão ser mistas. A prova consiste num percurso constituído por 11 estações que terão que ser cumpridas de forma sequencial (Da 1ª até à 11ª). Nas várias estações, os elementos de cada equipa terão uma atividade para realizar num tempo determinado
    A equipa vencedora de cada escalão será aquela que cumprir com sucesso o maior número de estações e o mais rapidamente.
    Serão entregues certificados às três primeiras equipas classificadas em cada escalão.
    As inscrições deverão ser realizadas na Papelaria da escola, até ao dia 28 de Março às 12:45h.
    Consulte aqui o regulamento e o mapa do percurso.
    26-03-2014

    3ª Edição do MASTER.SPITCH
    A Cidade das Profissões apresenta a 3ª Edição do MASTER.SPITCH, o concurso de talento para o marketing pessoal que vai desafiar e valorizar os candidatos à procura de novas oportunidades profissionais.
    O MASTER.SPITCH é um concurso de talento para o Marketing Pessoal em formato pitch, destinado a todos os que procuram novas experiências profissionais, independentemente das habilitações ou formação de base e da experiência ou situação laboral atual.
    As inscrições realizam-se de 19 de março a 2 de abril, o casting nos dias 13 e 14 de maio e a final a 12 de junho.
    Podem ser obtidas mais informações em http://cdp.portodigital.pt . Pode também ser observado este vídeo sobre a 3ª edição do Master.Spitch
    20-03-2014

    Candidaturas ao OTLJ 2014 de 15 de março até 15 de abril
    As candidaturas ao Programa OTLJ ocorrem de 15 de março a 15 de abril. “O Programa OTLJ tem por objetivo proporcionar aos jovens uma forma inovadora de ocupar os seus tempos livres, contribuindo para a sua educação não formal, pela aquisição de novos saberes, normas e valores inerentes a uma cidadania responsável, bem como o acumular de experiências sociais e profissionais decisivas para a formação de cidadãos habilitados e responsáveis.”
    Todas as informações podem ser obtidas no sitio da Direção Regional da Juventude - http://www.otl.drj.azores.gov.pt/
    19-03-2014

    Acesso ao Ensino Superior
    Para efeitos de conhecimento e consulta, estão disponíveis na área exames os Guias de Acesso ao Ensino Superior, sobre o acesso ao ensino superior público e privado. Consulta, também, a Deliberação 620-A/2014, que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2014-2015.
    19-03-2014

    Semana da Leitura

    Realiza-se até ao dia 21 de março, a Semana da Leitura na ESMA. O programa pode ser consultado aqui.
    Integrado no programa desta Semana, vai ocorrer uma palestra subordinada ao tema “Vitorino Nemésio e a cidade da Horta”, pelo prof. Victor Rui Dores, na próxima sexta feira, dia 21 pela 20h30 no Auditório da nossa Escola
    19-03-2014

    Dia do PI - um dia especial para a Matemática!
    O dia 14 de março tem sido comemorado como o Dia do Pi, pois o dia 14 do mês 3 pode representar-se como 3,14 que é a aproximação mais usada para esse curioso número que todos conhecemos.
    Com a finalidade de chamar a atenção para este dia, a ESMA em articulação com o Departamento de Matemática promovem um concurso destinado aos alunos do 3.o ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Os concorrentes deverão elaborar um Pi utilizando materiais recicláveis e em cada trabalho deve existir uma legenda/texto explicativo sobre o Pi.
    Os trabalhos deverão ser entregues aos docentes de Matemática até ao dia 2 de maio e os resultados serão divulgados no Dia da Escola.
    14-03-2014

    GUIA GERAL DE EXAMES 2014
    Já foi publicado o Guia Geral de Exames 2014. Esta publicação divulga a informação relativa aos cursos e exames finais nacionais do ensino secundário; apresenta, em linhas gerais, o sistema de acesso ao ensino superior; responde às questões mais frequentes sobre estas matérias; e disponibiliza as informações necessárias para uma correta inscrição e realização dos exames nacionais do ensino secundário, com efeitos na conclusão de curso e acesso ao ensino superior.
    Este documento deve ser obrigatoriamente consultado pelos alunos candidatos a exames nacionais do ensino secundário e pelos candidatos ao ensino superior. Podes encontrá-lo na área exames 2014/secundário. Está também disponível para consulta na Biblioteca da ESMA, em suporte de papel.
    11-03-2014

    "Matemática em Flash" - Concurso de fotografia científica Glicínias Plaza
    Este concurso tem por objetivo a produção de fotografias que evidenciem o papel da matemática no planeta Terra.
    É aberto à participação de todos os alunos desde o 1º Ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário e também público adulto. Os alunos podem concorrer a uma de quatro categorias de acordo com os ciclos de ensino em que estão integrados, e o público adulto concorre na categoria que lhe é dedicada. Os alunos do1º Ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário podem participar na modalidade individual ou em grupo, sempre com um adulto responsável (professor ou outro).
    As fotografias a concurso serão avaliadas por um júri e os três melhores trabalhos de cada categoria receberão os Prémios Glicínias Plaza. As fotografias submetidas serão selecionadas para a construção de uma exposição que estará patente na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e no Centro Comercial Glicínias Plaza, em Aveiro.
    “Matemática em Flash” encontra-se aberto até 31 de março de 2014.
    Poderá consultar todas as informações no site de internet oficial: http://www.ua.pt/fabrica/PageText.aspx?id=17851
    11-03-2014

    Calendário de Eventos
    A calendarização dos Eventos de atividades constantes do plano anual e de outras ações pontuais, bem como dos exames e testes intermédios, podem ser consultados na nossa agenda de eventos – diária, semanal e mensal.
    O acesso ao nosso Calendário de Eventos poderá ser feito na barra do lado direito, em Destaques - Eventos.
    10-03-2014

    INSCRIÇÕES PARA OS EXAMES NACIONAIS – 2014
    Já estão abertas as inscrições para as Provas Finais de Ciclo e Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Básico, bem como para os Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário. O prazo de inscrições é de 10 a 19 de março. Na pasta «exames» podes consultar o Despacho nº 3597-A/2014, a norma 01-JNE-2014, bem como o documento que determina as condições especiais na realização de Provas e Exames para alunos com Necessidades Educativas Especiais.
    10-03-2014

    Pré-requisitos 2014
    Já foi publicada a Deliberação que fixa os PRÉ-REQUISITOS para a candidatura ao ensino superior de 2014. É a deliberação 598/2014, de 28 de fevereiro. Consulta-a na área Exames.
    28-02-2014

    Olimpíadas Portuguesas da Biologia Sénior 2014
    Foram hoje divulgados os resultados da 1ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas da Biologia Sénior 2014, que registaram, este ano, uma participação de mais de 7000 estudantes das 249 Escolas inscritas.
    De entre os 11 alunos (10º, 11º e 12º anos) participantes da nossa Escola, as alunas Catarina Pereira da Silva e Beatriz Pereira do Vale, do 12º ano, obtiveram classificações respetivamente de 28 e 26 pontos dos 30 pontos possíveis. Parabéns a ambas as alunas que obtiveram um excelente resultado e votos de felicidades para a 2ª eliminatória que se realiza já no próximo dia 2 de abril (4ª feira) pelas 14:30h.
    A todos os alunos que participaram nesta atividade o grupo de recrutamento de Biologia e o Conselho Executivo, agradecem a disponibilidade manifestada e incentivam a sua participação em iniciativas semelhantes.
    28-02-2014

    Alargamento do prazo de inscrição no Key for Schools
    Comunica-se a todos os alunos interessados que o prazo de inscrição no teste Key for Schools, para os alunos que pretendam o certificado Cambridge English Language Assessment, foi alargado até 5 de março.
    Mais se informa que o IAVE dispõe de uma equipa de apoio para as inscrições com o seguinte horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 8h00 às 18h00 e sábados das 9h00 às 12 h00. Podem, também, alunos e Encarregados de Educação utilizar o email [email protected] para esclarecimento de dúvidas.
    26-02-2014

    Regulamento para a aplicação do Teste Key for Schools
    Informa-se que já foi publicado o regulamento para aplicação do teste diagnóstico de inglês (KFS), através do Despacho n.º 2929-A/2014, publicado em Diário da república, 2.ª série, n.º 36 de 20 de fevereiro.
    Para o conheceres, consulta a área do Key for Schools.
    26-02-2014

    Basquetebol de 3 animou a 2.ª manhã desportiva da ESMA 2014
    A 2.ª manhã desportiva 2014 da ESMA realizou-se no passado dia 18 de Fevereiro, e contou com 3 eventos desportivos: a milha escolar, a prova de salto em altura e a competição de Basquetebol. No Basquetebol participaram mais de 160 alunos, pertencentes a 35 equipas.
    Consulte aqui a noticia completa
    25-02-2014

    ADE – X Salto em Altura 2013/14 – Resultados
    Realizou-se no dia 18 de fevereiro, no Pavilhão do Complexo Desportivo Dr. Manuel de Arriaga, o X Salto em Altura 2014 da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
    Esta edição teve um record de 51 participantes, tendo participado 37 alunos e 14 alunas, com um nível muito bom.
    Consulte aqui os resultados.
    25-02-2014

    Os perigos das “bombas” de carnaval
    Durante três dias, agentes da PSP da Horta vão explicar aos nossos alunos do 3º ciclo os perigos reais que podem surgir da UTILIZAÇÃO INCORRETA DE ARTIGOS PIROTÉCNICOS - as conhecidas «bombinhas» de Carnaval. Alertaram, entre outros perigos e danos, para o facto de todos os anos se registarem cerca de 200 acidentes resultados de má utilização das ditas bombas, cujas vítimas são essencialmente jovens dos 0 aos 16 anos. Foram ilustrados, a título de exemplo, ferimentos graves em dedos, mãos, olhos, cara e ouvidos.
    Em época de Carnaval nunca é demais lembrar que este tipo de «brinquedo» pode ser muito perigoso se não for utilizado com MUITA PRECAUÇÃO!
    25-02-2014

    ESMA vence o concurso “Mais Europa, Mais Tu”
    Perante o concurso “Mais Europa, Mais Tu”, lançado pela eurodeputada Maria do Céu Patrão aos Clubes Europeus da Região, que tinha por objetivos “promover mais e melhor informação sobre a União Europeia; sobre as vantagens da nossa adesão; motivar os cidadãos a votarem para o Parlamento Europeu nas próximas eleições, dia 25 de maio”, o Clube Europeu da nossa Escola delineou uma campanha publicitária que vai ao encontro dos objetivos dos promotores do concurso. Assim, tendo por base as redes sociais, os meios audiovisuais, os meios de comunicação social e os contatos com os cidadãos, foram elaboradas algumas peças publicitárias que visam promover a Europa, os seus objetivos e os contributos dados por esta instituição ao desenvolvimento da nossa região. A campanha publicitária do Clube Europeu da ESMA constitui-se pelas seguintes peças publicitárias:
    - Vídeo sobre a importância da Europa, em que se pretende que o mesmo, através das redes sociais, se torne num instrumento “viral”;
    - Banda desenhada que será utilizada na construção de separadores de livros, tiras de jornais e MUPI´s;
    - Ação bandeira humana a realizar no dia 9 de maio na Marina da Horta;
    - Ação cordão humano, a realizar em maio, também, na Marina da Horta;
    - Filme com o resultado de pequenos clipes das ações “bandeira humana” e “cordão humano”.
    O vídeo sobre a importância da Europa, efetuado para efeitos deste concurso, já pode ser visualizado no Canal Youtube e Meo da ESMA.
    O prémio consiste numa viagem a Bruxelas, com visita ao Parlamento Europeu, nos próximos dias 2 a 4 de Março. Parabéns a todos os participantes!
    19-02-2014

    Há quanto tempo não visitas a Biblioteca da ESMA?
    Há muito tempo? Então está na hora de deixares de fazer parte dessa estatística… Visita a tua Biblioteca. Ao cimo das escadas da entrada principal, à direita, ou… online! É verdade. Está tão perto de ti e pode ser tão útil. A nossa Biblioteca disponibiliza uma série de recursos que te podem ajudar nos teus estudos. No site, encontras ferramentas que te ensinam a estudar e tens acesso a informações importantes sobre exames nacionais de várias disciplinas. Na Biblioteca encontras não só uma grande variedade de livros, mas também podes ter acesso e participar num conjunto de atividades relacionadas com a escrita e a leitura. Além disso, têm sido muitas as exposições temáticas e as comemorações de biografias de escritores e autores que estudas nas tuas várias disciplinas.
    Visita a Biblioteca, pede um livro, escreve uma sugestão, lê uma revista, visita as suas exposições, esclarece-te, pede apoio e orientação a um professor, funcionário ou mesmo a um colega. A Biblioteca é tua. Existe para te apoiar – nos teus estudos e na tua realização pessoal. Porque quem lê é mais rico e tem um espírito crítico mais desenvolvido. Vem ter connosco. Enriquece-te.
    18-02-2014

    Milha escolar conta com 56 participantes
    No presente ano letivo o departamento de Educação Física procedeu a alterações no seu plano anual de atividades. Assim, pelo primeiro ano, realizaram-se manhãs desportivas, isto é, momentos em que todos os alunos interessados puderam competir contra alunos de outras turmas em período letivo.
    Até então, várias destas atividades realizavam-se em período não letivo, pelo que registavam uma afluência reduzida. A título de exemplo, as 4 últimas edições da milha Escolar contaram com uma média de 21 participantes.
    Hoje bateu-se o recorde de participantes. Divididos em 2 grupos, 56 alunos (17♀, 39♂) testaram a sua capacidade de resistência aeróbia na prova da milha, que se realizou na estrada que envolve a escola.
    Conhece aqui os vencedores.
    18-02-2014

    Encerramento da Escola na tarde do dia 13 de fevereiro
    A Direção Regional da Educação determinou, dado o previsível agravamento do estado do tempo, o encerramento da Escola no período da tarde de hoje.
    Mais se informa que os conselhos de turma intercalares previstos para o dia de hoje foram adiados para o dia 25 de fevereiro.
    13-02-2014

    Equipa de Saúde Escolar – Ação sobre Afetividade
    O projeto afetivo sexual da nossa Escola leva a cabo na semana de São Valentim, um conjunto de ações de dirigidas a cada uma das turmas do 7º ano de escolaridade sobre a Afetividade, orientadas pela psicóloga da Escola, Ana Félix. Nestas ações pretende-se valorizar a afetividade como um aspeto fundamental nas relações humanas; fomentar o diálogo aberto, a expressão de sentimentos, a troca de experiências, o respeito e a tolerância; favorecer o desenvolvimento de um conceito positivo da sexualidade e das suas diversas manifestações.
    12-02-2014

    Dia Europeu da Internet Mais Segura
    Amanhã, 11 de fevereiro é o Dia da Internet Mais Segura. Pretende promover entre as crianças e jovens uma utilização mais responsável e segura.
    Conhece este sitio da internet segura – http://www.internetsegura.pt – e divulga os riscos e prevenção nas diversas utilizações no acesso à internet.
    Realiza-se amanhã às 14h00, no Auditório da nossa Escola uma palestra subordinada ao tema: “Segurança na Internet”, organizada pelo Grupo de Informática em colaboração com a Polícia de Segurança Pública da Horta.
    Sobre este tema foi também elaborado por alunos do 9º ano turma B, na disciplina de Cidadania, um vídeo que pode ser observado no ESMA Kanal Meo e no nosso Canal Youtube.
    10-02-2014

    Fase de Ilha – MegaSprinter e MegaSalto
    No passado dia 31 de Janeiro, realizou-se a Fase de Ilha do Projeto MegaSprinter (prova de velocidade de 40 metros) e MegaSalto (prova de salto em comprimento). As provas decorreram, como já vem sendo hábito, no Fayal Sport Club e, contaram com a presença de 27 atletas, dos quais apenas 4 alunos em representação da nossa Escola. A organização do evento ficou a cargo do Serviço de Desporto do Faial em colaboração com a Associação de Desportos da Ilha do Faial.
    Consulta aqui as classificações de ambas as provas e a galeria de fotos.
    09-02-2014

    Resultados do sorteio das “rifas” do 12ºC
    No âmbito da Visita de estudo à cidade do Porto, do 12º ano turma C, disciplina de Oficina de Artes, foi realizado o sorteio das “rifas”, no dia 31 de Janeiro e os premiados foram Diogo Silva (rifa 0086) – com o prémio de 2 observações de cetáceos na empresa Norberto Diver; Paula Silva (rifa 0805) - com o prémio 2 almoços no Restaurante Canto da Doca; Leonardo Rodrigues (rifa 1184) – com o prémio 1 sessão de massagens e 1 sessão de acupuntura na Ervanária Canto Redondo.
    Parabéns aos premiados!
    07-02-2014

    Alteração do Mapa de Apoios Pontuais
    O novo mapa dos apoios pontuais já pode ser consultado na área dos Apoios Educativos ou aqui.
    06-02-2014

    Portal @Luno sem acesso externo
    Informam-se todos os alunos e encarregados de educação que o acesso externo ao Portal@Luno não se encontra disponível devido a um problema no equipamento que faz Proxy. Após resolução desse problema, daremos conhecimento da disponibilização do serviço.
    06-02-2014

    As visitas ao esmarriaga.org
    É com agrado que registamos o elevado número de visitas que temos regularmente neste site. Pretendemos através deste meio divulgar atempadamente a toda a comunidade escolar as informações relevantes e constatamos que a recetividade ao mesmo é muito boa.
    O mês de janeiro contou com 7451 visitantes! Salientamos 9714 visualizações de página no Moodle.
    É caso para dizer que estamos satisfeitos e esperamos que a adesão continue a ser frequente.
    05-02-2014

    Prova Nacional de Inglês e o KEY FOR SCHOOLS

    A ESMA, à semelhança de todas as escolas do país e ilhas, vai aplicar um teste de Inglês concebido pelo Cambridge English Language Assessment, entidade da Universidade de Cambridge. Este teste integra o projeto Key for Schools Portugal e permite a obtenção de um certificado. No presente ano letivo será de caráter obrigatório para todos os alunos a frequentar o 9º ano de escolaridade, embora com função diagnóstica. Pode também ser realizado, opcionalmente e mediante inscrição, por alunos dos 6º, 7º, 8º, 10º, 11º e 12º anos.
    Para saberes mais sobre o Projeto Key for Schools Portugal, consulta na barra lateral a área criada para o efeito. Para informações adicionais deves consultar o site do IAVE, em www.gave.min-edu.pt.
    31-01-2014

    ESMA Kanal Meo em destaque de 2 a 5 de fevereiro
    O canal da Escola Secundária Manuel de Arriaga (583163) ficará em destaque no site www.kanal.pt e, na aplicação de TV do MEO Kanal já no próximo dia 02/02 (Dom) e até ao dia 05/02 (Qua).
    A equipa do MEO Kanal vai destacando alguns canais, entre milhares de canais, pela qualidade do conteúdo, pela qualidade técnica, pela inovação ou pela atualidade.
    Agora foi a nossa vez e a equipa Meo Kanal decidiu premiar o nosso Kanal. Desta forma, durante o período de destaque, qualquer cliente MEO que aceda ao MEO Kanal, carregando no botão verde do comando MEO, acede diretamente à área de destaques do MEO Kanal, onde encontrará o canal da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
    O canal da Escola Secundária Manuel de Arriaga está de Parabéns! Obrigado a todos.
    31-01-2014

    Celebração de protocolo com o Clube Naval da Horta
    Na passada sexta-feira, 17 de janeiro, foi assinado um protocolo entre a Escola Secundária Manuel de Arriaga e o Clube Naval da Horta, visando o desenvolvimento de atividades náuticas, nomeadamente vela, canoagem e remo incluídas no Projeto “ Bom Tempo no Canal”.
    Trata-se de um Projeto de Tutoria de Pares entre as alunas do Curso PROFIJ nível IV – Animador Sociocultural com um grupo de alunos de uma turma com um Projeto de Currículo Adaptado.
    Com este projeto pretende-se motivar os alunos para o conhecimento do mar dos Açores, nomeadamente do relevo submarino do canal Faial-Pico e das espécies aí existentes, assim como o contexto histórico-cultural do Porto da Horta. Visa ainda o desenvolvimento de experiências fora da sala de aula potenciadoras de uma plena integração de todos os alunos, para que estes se tornem cidadãos responsáveis e participativos, de acordo com a missão definida no Projeto Educativo da nossa Escola.
    Consulte aqui as imagens da assinatura do protocolo.
    21-01-2014

    Núcleos de atividades desportiva
    No dia 18 de fevereiro realiza-se a segunda manhã desportiva deste ano letivo. Consulte aqui o cartaz de divulgação das atividades desportivas a realizar durante essa manhã.
    Os núcleos de atividades desportivas encontram-se também em funcionamento nas ADE. Essas atividades podem também ser conhecidas aqui, bem como a divulgação do novo núcleo de preparação da comitiva para os JDE.
    20-01-2014

    Olimpiadas da Física
    À semelhança de anos anteriores, a Sociedade Portuguesa de Física, SPF, vai organizar as Olimpíadas de Física para o ano letivo de 2013/2014. Podem participar alunos em dois escalões: escalão A - alunos do 9ºano e Escalão B - alunos do 11ºano. O conteúdo das provas será o correspondente aos programas completos até ao 9ºano, para o escalão A e do 10º e 11º anos para o escalão B. As provas têm componente experimental e teórica, sendo que no escalão A a prova é realizada em equipa (3 alunos) e no escalão B a prova é individual.
    A prova correspondente à etapa regional decorrerá no dia 3 de maio de 2014, em Ponta Delgada. A etapa nacional será realizada em Lisboa, a 7 de junho. Nesta etapa serão selecionados, de entre os alunos do escalão B, os 20 melhores classificados para integrar a pré-seleção nas Olimpíadas Internacionais de Física e Olimpíadas Ibero-Americanas de Física do ano seguinte, que decorrerão na Índia e no Perú ou Bolívia, respetivamente. Os interessados deverão contactar o seu professor de Físico-Química, ou a professora Susana Freitas, até ao próxima dia 7 de fevereiro.
    17-01-2014

    ESMA vence categoria de Presépio Original

    A nossa escola participou no concurso levado a cabo pelo Núcleo Cultural da Horta nas categorias de Altarinho Tradicional e Presépio Original. E está de parabéns porque ficou em primeiro lugar na categoria de Presépio Original! O presépio foi concebido e construído pelo Clube de Ciência da escola, sob coordenação e orientação da Professora Cristina Carvalhinho, e ficou um verdadeiro mimo químico! Parabéns a todos!
    15-01-2014

    Plano de rotação dos professores pelos espaços desportivos
    O plano de rotação dos professores de Educação Física pelos espaços desportivos para este ano letivo pode ser consultado aqui e na barra do lado direito deste site.
    A divulgação deste plano contribuirá para que os alunos e encarregados de educação possam conhecer facilmente o mesmo. No entanto, pontualmente e devido às condições atmosféricas, poderá existir alteração do espaço de aula.
    15-01-2014

    Olimpíadas Portuguesas de Biologia Sénior - 2014
    As Olimpíadas Portuguesas de Biologia são um concurso de ciência, na área da Biologia, destinada a estudantes do ensino Secundário entre o 10º e o 12º ano de escolaridade das escolas públicas ou privadas, organizado anualmente pela Ordem dos Biólogos.
    A primeira eliminatória realiza-se na nossa Escola já no próximo dia 17 de janeiro, das 13H30 às 15H00, na sala 204. Os alunos interessados e que ainda não fizeram a sua inscrição podem contactar a Professora Responsável, Maria de Jesus Silva, na Assessoria, junto ao Conselho Executivo, até quinta-feira às 16H30.
    Consulte aqui os objetivos e outras informações sobre as Olimpíadas Portuguesas de Biologia.
    14-01-2014

    Canal Youtube ESMA
    A nossa Escola criou um canal Youtube. Este canal pretende divulgar vídeos realizados por alunos da escola e que são também divulgados no ESMA Kanal Meo.
    O acesso ao nosso canal pode ser efetuado através deste link.
    08-01-2014

    Exames Nacionais 2013/2014
    Na página da internet do IAVE (www.gave.min-edu.pt) já se encontram disponíveis as informações relativas aos exames e provas finais nacionais a realizar em 2014.
    08-01-2014

    O Conselho Executivo deseja a todos um Feliz Natal e um Ano de 2014 cheio de coisas Boas!!

    20-12-2013

    Portal @Luno
    O Conselho Executivo disponibiliza uma nova aplicação informática designada Portal do Aluno e Encarregado de Educação - @Luno – que permite aos Alunos e Encarregados de Educação consultarem as Faltas, as Avaliações, a Agenda (com a marcação dos testes e visitas de estudo) e outras informações da turma.
    Este acesso é efetuado através deste site, no link @Luno, que se encontra na barra do lado direito. Esta é mais uma ferramenta de apoio para facilitar o processo ensino aprendizagem.
    18-12-2013

    Entrega da Avaliação do 1º Período
    A entrega das avaliações aos Encarregados de Educação realiza-se no dia 20 de dezembro, das 17h00 às 19h00.
    Ver a lista das Salas aqui.
    18-12-2013

    Atividades de final de período
    Consulta aqui as atividades de final do 1º período.
    16-12-2013

    RE(ENCONTRO) DE EX-ALUNOS DA ESMA
    À semelhança do que aconteceu nos últimos quatro anos, será na 2.ª feira, dia 23 do corrente, pelas 16:00 horas, na Sala de Convívio, que terá lugar o RE(ENCONTRO) DE EX-ALUNOS DA ESMA, com o objetivo de proporcionar a todos quantos dispersos pelos mais variados locais do país tiveram de partir do Faial, para prosseguirem os seus estudos, e que ainda os não concluíram, e durante o qual será servido um lanche.
    Será uma oportunidade para conviverem com ex-colegas, professores e funcionários, pelo que o Conselho Executivo muito gostaria de contar com a presença do máximo de pessoas. Não é necessário proceder a qualquer inscrição, mas por uma questão de organização, principalmente para que nada falte, agradecemos uma confirmação da presença dos interessados para o mail do conselho executivo. Mas não é obrigatório. Quem nada disso fizer pode, e deve, comparecer na mesma.
    O Conselho Executivo
    16-12-2013

    10 de Dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos
    Que bom seria que não existisse a necessidade de se assinalar determinadas datas... Que bom seria que todos, sem exceção, se empenhassem e dedicassem a pôr um fim a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos. Como, infelizmente, parecemos estar longe dessa realidade, é fundamental comemorar determinadas datas e chamar a atenção de todos para a sua importância.
    Assim, no âmbito da disciplina de Cidadania, as turmas do 8º C, E, F e G, com os professores Gonçalo Valente, Manuel Campos, Isabel Nunes, Ilídia Neves e Angelina Altar, criaram um trabalho em áudio para comemorar o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. Para conheceres e visualizares estes trabalhos visita o ESMA Kanal MEO, através do código 583163.
    09-12-2013

    Concurso – Logótipo dos XXIs Encontros Filosóficos
    A ESMA, em pareceria com a Escola Básica e Secundária Cardeal Costa Nunes e a Escola Secundária da Calheta, promove um Concurso destinado a todos os alunos do Ensino Secundário dos concelhos da Horta, Madalena do Pico e Calheta, para a elaboração do logótipo dos XXIs Encontros Filosóficos.
    O projeto dos XXIs Encontros Filosóficos decorrerá nos dias 5, 6 e 7 de maio, subordinados ao tema: “Ciência e Religião”.
    Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros lugares. O prazo para a entrega das propostas foi adiado para 30 de Janeiro.
    Consulte aqui o regulamento do concurso.
    06-12-2013

    Parlamento dos Jovens Básico e Secundário
    O espírito do Parlamento Jovem já chegou à escola! Os nossos candidatos a deputados já fazem tertúlias para debater os temas e arranjar estratégias para o jogo!
    As listas de candidaturas ainda podem ser entregues no Conselho Executivo até ao dia 13 de dezembro. Consulta na barra lateral as informações e dicas para o parlamento!
    Para informações adicionais, consulta o site http://app.parlamento.pt/webjovem2014/index.html
    06-12-2013

    Entrevista ao aluno Luís Rodrigues
    A nossa escola foi selecionada para participar no programa Braço Direito – Um dia no teu futuro, que decorreu no dia 21 de novembro último. Este programa permite a alunos do ensino secundário acompanharem um profissional durante um dia, no seu ambiente de trabalho. Nesse período, os alunos adquirem conhecimentos sobre a cultura, ética de trabalho e as várias opções de carreiras disponíveis. Ao longo do dia, um profissional partilha experiências e conhecimentos com o aluno, que estará ao seu lado, no seu local de trabalho.
    Esta 1ª edição do Braço direito foi organizada pela Junior Achievement Portugal (JAP).
    Luís Rodrigues, do 12º ano, turma A, foi o aluno selecionado da nossa Escola para passar um dia na empresa PT.
    Tivemos oportunidade de conversar com o Luís sobre a sua experiência e efetuámos uma entrevista para conhecermos a sua participação nesse programa.
    Consulte aqui a entrevista.
    03-12-2013

    Dia Mundial da Filosofia na ESMA
    Comemora-se amanhã, dia 21, o Dia Mundial da Filosofia, instituído pela Unesco desde 2002 e sempre na terceira 5ª feira do mês de novembro.
    Como salientou esta instituição “A prática da filosofia é um processo que beneficia a sociedade como um todo. Ajuda a construir pontes entre pessoas e culturas e reforça a exigência de uma educação de qualidade para todos. A filosofia estimula o respeito pela diversidade cultural, a troca de opiniões e a partilha dos benefícios da ciência, que são as condições para o debate legítimo.”
    Assim, e mais uma vez, a Escola Secundária Manuel de Arriaga assinala esta efeméride com um leque diversificado de atividades coordenadas por alunos e docentes, passando pela projeção de documentos, realização de jogos didáticos, concerto de música. outras manifestações artísticas.
    Assim, e dada a importância deste dia será também lançado o concurso aberto às escolas para a criação do logotipo para ilustrar os XXI´s Encontros Filosóficos e a IIª edição da Comunidade do Canal.
    20-11-2013

    Palestra da Valormed e hastear da Bandeira Verde
    No dia 18 de novembro, integrada no plano das atividades da “Semana dos Resíduos”, teve lugar no auditório da nossa escola uma palestra, dirigida a algumas turmas do ensino básico e presidida pelo Dr.º Luís Figueiredo, representante da Valormed. Essa sessão pretendeu sensibilizar o público escolar para o correto tratamento das embalagens dos medicamentos não utilizados ou fora de prazo, alertando para a necessidade e responsabilidade de cada um os devolver à farmácia. Além disso, foram apresentados alguns dados alarmantes sobre a quantidade de resíduos tóxicos que quotidianamente prejudicam o ambiente, porque não são devidamente encaminhados.
    Depois da palestra, as turmas dirigiram-se para o pátio exterior, onde se procedeu à apresentação do Eco-código 2013/2014 por alguns alunos do 8.º ano, seguido do hastear da nova Bandeira Verde.
    Estamos de parabéns, porque com ajuda de todos, mais uma vez, a nossa escola conseguiu distinguir-se pelo oitavo ano consecutivo como uma verdadeira eco-escola!
    Veja aqui algumas fotos!
    18-11-2013

    Vamos hastear a Bandeira Verde!
    Estamos de parabéns, porque com ajuda de todos, mais uma vez, a nossa escola conseguiu distinguir-se como uma verdadeira eco-escola! Assim, contamos com a participação de todos os elementos da comunidade escolar para a cerimónia do hastear da Bandeira Verde que acontecerá no próximo dia 18 de novembro, pelas 10h15, no pátio exterior da nossa escola.
    15-11-2013

    TORNEIO DE FUTSAL - PICO
    XVII Aniversário ES Cardeal Costa Nunes

    No passado dia 13 de novembro, comemorou-se o XVII Aniversário da Escola Secundária Cardeal Costa Nunes. Das diversas atividades realizadas neste dia comemorativo, o Torneio de Futsal merece já um destaque especial, contando este ano com a participação de três equipas masculinas: ES Madalena, ES São Roque e ES Manuel de Arriaga.
    Consulte aqui a noticia completa
    14-11-2013

    Voleibol de 4 junta duas centenas de alunos no pavilhão da ESMA
    O 30 de outubro foi o dia escolhido para a 1.ª manhã desportiva da ESMA. Esta manhã contou com 3 eventos desportivos, o mega salto e mega sprinter escolar, o corta-mato escolar e com a competição de Voleibol.
    Este foi o 1.º ano que o torneio se realizou na escola, nestes moldes. Entre as 08h45 e as 12h00, mais de duzentos alunos, pertencentes a 38 equipas, competiram em 5 torneios diferentes.
    Consulte aqui a noticia completa.
    31-10-2013

    MEGASPRINTER / MEGASALTO – FASE ESCOLA
    Integrado nas atividades da Manhã Desportiva, no passado dia 30 de Novembro, realizou-se mais uma edição de MegaSprinter (prova de velocidade de 40 metros) e MegaSalto (prova de salto em comprimento) – Fase Escola. Fomos brindados com um dia soalheiro e cheio de boa disposição. Contámos com a participação de 25 alunos do 3ºciclo e 4 do secundário.
    Consulte aqui a noticia completa e os resultados do MegaSalto Femininos, MegaSalto Masculinos, MegaSprinter Femininos e MegaSprinter Masculinos.
    31-10-2013

    Corta-mato escolar coloca 41 alunos em competição
    O corta-mato escolar da ESMA realizou-se no dia 30 de Outubro. Esta prova faz parte do programa nacional do desporto escolar e foi concretizada na nossa escola pelo 6.º ano consecutivo.
    Desta vez, a competição ocorreu numa “manhã desportiva”, que contou ainda com outros eventos, o mega sprinter e mega salto de escola, e um torneio de voleibol de 4.
    Consulte aqui a noticia completa.
    30-10-2013

    Eleições para a Associação de Estudantes
    Realizou-se no dia de ontem, as eleições para a Associação de Estudantes da nossa Escola. Foram a votos três listas e cumpriram com o seu voto, 648 alunos.
    Venceu a lista A com 247 votos, seguida da lista C com 196 e da lista B com 164 votos. Foram também registados 34 votos nulos e 7 votos brancos. Felicitamos todos os alunos envolvidos pela forma como decorreu todo o processo eleitoral.
    Desejos de bom desempenho de funções para os alunos agora eleitos e que possam contribuir para o cumprimento dos objetivos fundamentais da Associação de Estudantes.
    24-10-2013

    Calendário dos Testes Intermédios, das Provas Finais Nacionais do 3º ciclo e dos Exames Nacionais do Ensino Secundário
    Já estão publicados, para conhecimento de todos os elementos da comunidade educativa, os seguintes calendários:
    - Provas Finais de Português e Matemática do 9º Ano,
    - Exames Nacionais do 11º e 12º Anos,
    - Testes Intermédios do 9º, 11º e 12º Anos.
    Os calendários estão disponíveis para consulta na barra lateral direita, nas áreas EXAMES 2014 e TESTES INTERMÉDIOS 2014.
    11-10-2013

    Assembleia Geral da Associação de Pais
    Realiza-se amanhã, dia 27 pelas 17h35 no Auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga, a Assembleia Geral da Associação de Pais.
    Consulte aqui a convocatória.
    26-09-2013

    Horários - ano letivo 2013-2014
    Os horários das turmas para o ano letivo 2013-14 já podem ser consultados aqui.
    13-09-2013

    Receção aos alunos
    Pelas 09h30 realiza-se a abertura oficial do ano letivo no Complexo Desportivo. Após o terminus da cerimónia de abertura, os alunos do 7º ano acompanhados pelos respetivos diretores de turma, farão uma visita às instalações escolares e desportivas.
    As restantes turmas dos outros anos e Programas, dirigir-se-ão a uma sala de aula (consulte aqui) com o respetivo Diretor de Turma.
    11-09-2013

    ABERTURA DO ANO ESCOLAR
    Comunica-se aos alunos matriculados nesta Escola que o início do próximo ano letivo terá lugar 2.ª feira, dia 16, pelas 9:30 horas, no Pavilhão, seguindo-se encontro do Diretor de Turma com os respetivos alunos.
    Convidam-se todos os encarregados de educação para acompanharem os seus educandos.
    Os autocarros sairão do Cascalho e da Ribeira Funda pelas 08:00 horas, estando a partida da Escola prevista para as 13:00 horas.
    Mais se informa que o refeitório não estará aberto neste dia.
    10-09-2013

    Turmas para o ano letivo 2013-2014
    As turmas para todos os anos – 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário - e Programas – UNECA, Oportunidade e PROFIJ - encontram-se afixadas na Escola, desde a passada 2ª feira.
    04-09-2013


    « Arquivo

    (visitantes desde 12_Set_05) Manuel de Arriaga website free tracking
    Siga-nos por aqui


     
    ----------------------
    ----------------------
    ---------------------
    Kiosk online

    Sistema Integrado de Gestão de Escola
    ----------------------
    ----------------------

    ----------------------

    Espaço de Apoio a alunos e Enc. de Educação.
    ----------------------
    Ilustrações, páginas web, filmes e outros trabalhos dos alunos.
    ----------------------