Manuel de Arriaga



 

Salas para entrega de avaliações
A entrega de avaliações do 3º período para os 11º e 12º anos realiza-se no dia 12 de junho, segunda feira, das 17h00 às 18h30. Para o 9º ano a entrega das avaliações efetua-se no dia 13 de junho, terça feira, das 17h00 às 18h30.
Consulte aqui as salas para cada uma das turmas.
09-06-2017

Participação na Cerimónia de arranque da obra de ampliação do Jardim Botânico e criação do orquideário dos Açores
Os alunos do 7ºC venceram o concurso de recolha de rolhas de cortiça e no dia 7 de junho entregaram ao Jardim Botânico do Faial 19.000 rolhas de cortiça contabilizadas e recolhidas pelos alunos de 7º e 8º ano de escolaridade.
Consulte aqui a noticia completa.
09-06-2017

Equipa da ESMA vence concurso SiteStar.pt 4 da DECO
Na quarta edição do concurso SiteStar.pt 4 promovido pela DECO, a equipa EssênciAtlântica, constituída pelos alunos André Costa, Afonso Santimano e Gonçalo Oliveira e pelo professor Arnaldo Raposo, voltou, novamente, pelo terceiro ano consecutivo, a alcançar o primeiro lugar na categoria Saber e Ciência.
O trabalho, desenvolvido desde novembro de 2016, permitiu ultrapassar as diferentes fases, que envolveram 303 equipas e mais de 900 alunos. A qualidade tanto dos conteúdos como do design sobressaiu e permitiu à equipa destacar-se. Em setembro de 2017, estes alunos irão a Berlim, à IFA, a maior feira europeia de tecnologia, e já se preparam para novos desafios.
09-06-2017

ALTERAÇÃO DO HORÁRIO DO TRANSPORTE ESCOLAR – 12 DE JUNHO
Em virtude de se realizar às 08:00 da manhã, no dia 12 de junho, a Prova de Aferição de Português do 8º ano e de os alunos terem de comparecer junto à sala de realização da prova 30 minutos antes do início da mesma, procedeu-se a uma alteração no horário de passagem dos autocarros pelas diferentes freguesias da ilha.
A alteração pode ser consultada aqui e refere-se apenas aos alunos do 8º ano.
O Conselho Executivo da ESMA.
02-06-2017

Encontros Filosóficos encerram… debaixo de água
Chegou ao fim o workshop de fotografia subaquática, que decorreu na nossa escola e na Escola Básica e Secundária da Madalena, sob a responsabilidade dos docentes Hugo Parente (ES Manuel de Arriaga) e Rui Fontes (EBS da Madalena). As atividades decorreram no Faial nos dias 15 e 16 e na Ilha do Pico a 18 e 19 deste mês. Foram quatro dias de experimentação fotográfica, dirigida pelos fotógrafos Filomena Sá Pinto, Miguel Louzeiro e Mário Pereira. Os nossos alunos puderam aprender os fundamentos da fotografia e experimentar essas aprendizagens em meio aquático. A satisfação e envolvimento demonstrado pelos participantes, perspetiva a pertinência de continuarmos a promover novas práticas que desenvolvam competências consonantes com a nossa condição de açorianos e com as oportunidades que resultam dessa mesma condição. Durante a estadia no Faial, os fotógrafos que nos visitaram tiveram também a oportunidade de fotografar alguns locais e respetiva vida marinha da nossa orla costeira. Fica a promessa de brevemente apresentarmos o seu trabalho.
Este workshop de fotografia subaquática, só foi possível devido à colaboração de várias empresas locais. O nosso agradecimento às empresas Noberto Diver, Dive Azores, Central Sub, que ofereceram as saídas para o mar dos fotógrafos e cederam equipamento de mergulho para os alunos. Na Ilha do Pico o vestuário de mergulho foi cedido pela CW Azores (Pico). O Clube Naval disponibilizou uma embarcação para transportar todo o equipamento necessário entre as duas ilhas do canal. Imprescindível foi também o apoio da Câmara Municipal da Horta e da Câmara Municipal da Madalena, a quem endereçamos o nosso agradecimento.
Especial agradecimento aos três fotógrafos: Filomena Sá Pinto, Miguel Louzeiro e Mário Pereira, pela disponibilidade demonstrada e pela elevada qualidade pedagógica que demonstraram.
Encerram assim os XXIV Encontros Filosóficos, ficando já em perspetiva a edição do próximo ano, onde se comemorarão os seus 25 anos de existência.
Hugo Parente
23-05-2017

Concurso de Fotografia FotoMath
Já foram conhecidos os vencedores da I edição do Concurso FotoMath, promovido pelo Departamento 8 – Matemática.
Agradecemos a participação de todos nesta primeira edição.
Consulte aqui os nomes e as fotografias dos 3 primeiros classificados, que terão um pequeno prémio.
18-05-2017

IX Taça Arriaga
O dia 15 de maio é um dia de festa!... comemora-se na ESMA o "Dia da escola", onde os alunos disfrutam de um dia cheio de atividades como desporto, teatro, dança, jogos lúdicos, entre outros, que complementam a sua formação escolar.
Neste contexto, o departamento 7/Educação Física contribui com um variado número de atividades que muito satisfazem os alunos, uma das quais, o torneio de futebol "IX Taça Arriaga".
Consulte aqui a noticia completa.
18-05-2017

ADE - XIII Salto em Altura 2017-Resultados
Realizou-se no dia passado dia 15 de Maio, no Ginásio Grande do Complexo Desportivo Dr. Manuel de Arriaga, o XIII Salto em Altura 2017, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, integrado nas comemorações do Dia da Escola.
Esta edição teve voltou a ter um menor número de participantes relativamente ao três anos anteriores (51/26/21/9), devido ao facto de ter-se realizado no Dia da Escola, dia em que acontecem múltiplas atividades.
Assim na edição deste ano tivemos apenas 9 participantes, 7 alunos e 2 alunas, com um nível muito bom.
Nos três primeiros lugares ficaram:

MASCULINOS
1º João Ávila (16) - 8F - 1,66m
2º João Ponte (16) - 8G - 1,51m
3º André Quadrado(15) - 9B - 1,51m

A média dos três primeiros, foi 1,56m, pior que no ano transato (1,60m), e longe da melhor edição (IX) com 1,69m.

FEMININOS
1ª Maria Gonçalves (15) - 9A- 1,20m
2ª Érica Soares (15) 9A - 1,15m

A média das duas primeiras foi de 1,18m, muito aquém dos anos anteriores - 1,33m e 1,31m.
Não foi batido nenhum dos records da prova.
Pela sexta vez foram disputadas também outras duas competições:
Melhor Impulsão
Melhor Técnica
MELHOR TÉCNICA - Masculinos
1º João Ávila
MELHOR TÉCNICA - Femininos
1ª Maria Gonçalves
Os resultados nestas competições foram os seguintes:
MELHOR IMPULSÃO - Masculinos
1º Diogo Ávila - (-0,09 cm) do que a sua altura
MELHOR IMPULSÃO - Femininos
2ª Maria Gonçalves - (-0,44 cm) do que sua altura
As classificações gerais e e melhor impulsão podem ser consultas aqui.
Os rankings masculinos e femininos da ESMA, podem ser consultados aqui.
Estão de parabéns todos os participantes e os respectivos professores pelo bom trabalho realizado.
17-05-2017

Informações-Prova de Equivalência à Frequência – Básico e Secundário
Já estão disponíveis, para consulta, as Informações-Prova dos exames de equivalência à frequência do 3º ciclo e do ensino secundário. Estão disponíveis na área dos exames nacionais, nos seus respetivos ciclos, e também as podem consultar no sítio da Biblioteca da ESMA (biblioteca.esmarriaga.org).
Bom trabalho e bom estudo!
15-05-2017

V Passeio de Bicicleta 2017
Realiza-se no dia 15 de maio, Dia da Escola, o V Passeio de Bicicleta 2017. A iniciativa terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. Os participantes devem usar obrigatoriamente capacete. A partida está marcada para as 15h00 na Escola. As inscrições para a iniciativa podem ser efetuadas através do preenchimento do seguinte formulário https://goo.gl/forms/7etDVAD5hxgrjIlp1 e o regulamento pode ser consultado aqui.
11-05-2017

Norma 02-JNE e calendário de Exames de Equivalência à Frequência
Já foi publicada a Norma 02-JNE-2017, documento que contém as instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação das provas e exames finais do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A Norma 2, bem como um RESUMO com as informações que devem ser obrigatoriamente conhecidas pelos alunos e pelos encarregados de educação, encontra-se disponível para consulta na área dos Exames (informações gerais).
Também já estão disponíveis os calendários dos exames de equivalência à frequência do 3º ciclo e do ensino secundário, nas respetivas áreas de consulta deste sítio. Os calendários que agora se apresentam são provisórios, uma vez que ainda há possibilidade de haver novas inscrições e em novas disciplinas.
O Conselho Executivo da ESMA
09-05-2017

CONCURSO DE FOTOGRAFIA FOTOMATH: à descoberta da matemática no Faial
O Departamento 8 – Matemática da Escola Secundária Manuel de Arriaga propõe, integrado no Plano Anual de Atividades, a realização de um concurso fotográfico designado por FOTOMAH.
Este concurso tem como objetivos principais fomentar o gosto pela matemática, dar a conhecer outras facetas da disciplina e apelar à criatividade dos alunos.
No âmbito das comemorações do Dia da Escola, os professores do Departamento 8 desafiam os alunos da escola a tirar uma fotografia a uma paisagem do Faial que faça lembrar a matemática e/ou figuras matemáticas.
O regulamento do concurso é constituído por 5 pontos:
1. Serão admitidos a concurso todos os trabalhos enviados, por e-mail, para [email protected] até ao dia 12/05/2017.
2. Cada foto deverá estar devidamente identificada com o nome completo do autor, a turma e número.
3. Serão atribuídos prémios aos primeiros 3 classificados.
4. O júri será constituído pelos professores: Sílvia Mendonça, Luís Valentim e Sofia Araújo.
5. Os casos omissos deste regulamento serão decididos pelo júri.
Para mais esclarecimentos, devem os alunos interessados contactar os elementos do Júri ou um professor de Matemática da ESMA.
O Departamento de Matemática da ESMA
09-05-2017

JOGOS SEM FRONTEIRAS DA ESMA - I Edição
No dia 15 de maio, Dia da Escola, vão decorrer pela primeira vez os Jogos Sem Fronteiras da ESMA, no âmbito do ProSucesso da nossa escola.
Os Jogos serão constituídos por um conjunto de provas desportivas, recreativas e culturais, preparadas a pensar nas capacidades atléticas e intelectuais dos nossos alunos.
Para participar basta constituir uma equipa de quatro elementos, duas raparigas e dois rapazes, sendo que todos devem ser da mesma turma e todos devem saber nadar. Cada equipa deve eleger um chefe de equipa e, no dia dos Jogos, devem apresentar-se com equipamento desportivo, incluindo fato de banho, e os adereços próprios para a utilização da piscina (toalha, touca, chinelos, óculos). No caso de existir mais do que uma equipa por turma, o DT fará um sorteio por forma a selecionar apenas uma equipa.
As inscrições podem ser feitas até ao próximo dia 9 de maio, junto do respetivo Diretor de Turma, e o regulamento pode ser consultado na barra lateral direita deste sítio.
Vamos fazer desta edição uma edição memorável? Contamos convosco! Inscrevam-se e venham participar nos 1ºs JSF da ESMA!
A Equipa ProSucesso da ESMA.
08-05-2017

Projeto “UM DIA PELA VIDA”
O Núcleo local da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove este ano um Projeto designado “UM DIA PELA VIDA”, que culmina no dia 20 de maio, com 24 horas de atividades na Quinta de S. Lourenço.
A ESMA constituiu uma equipa denominada ARRIAGUINHAS PELA VIDA, que no âmbito escolar está a promover diversas atividades, quer para angariação de fundos, quer no âmbito da prevenção.
A Equipa ARRIAGUINHAS PELA VIDA agradece a cooperação que tem vindo a ser demonstrada por toda a Comunidade Escolar (Professores, Alunos, Funcionários, Pais e Encarregados de Educação) e por outras Pessoas / Entidades locais.
03-05-2017

ESMA em 2.º lugar na fase zonal B dos XXVIII Jogos Desportivos Escolares do 3.º ciclo
Os nossos alunos partiram para São Jorge com o objetivo de manter uma invencibilidade na prova que durava desde 2008/2009. As equipas concorrentes nesta fase foram a escola acolhedora (EBS das Velas), a EBI da Vila do Topo, a EBS das Lajes do Pico e a EBS de São Roque do Pico, que chegou às Velas com um propósito em definido, alcançar a 3.ª vitória consecutiva em fases zonais dos JDE do 3.º ciclo.
Consulte aqui a noticia completa.
02-05-2017

Disciplinas que os alunos do 3.º ciclo da ESMA mais e menos gostam!
No 12.º ano de aplicação de um questionário, efetuado pelos docentes de Educação Física, os alunos foram instruídos para indicarem as 2 disciplinas que mais gostam e as 2 que menos gostam. No que se refere ao 3.ºciclo do ensino básico, responderam ao questionário 88% dos alunos.
Consulte aqui a noticia completa.
02-05-2017

A ESMA vai estar presente na fase zonal B dos XXV Jogos Desportivos Escolares do 3.º ciclo
A fase zonal B dos XXVIII JDE realiza-se na Ilha de São Jorge, de 26 a 28 de abril. Nesta competição participam comitivas das seguintes 5 escolas: a nossa, a EBS das Velas, a EBI da Vila do Topo, a EBS das Lajes do Pico a EBS de São Roque do Pico.
Consulte aqui a noticia.
26-04-2017

XXIV ENCONTROS FILOSÓFICOS
Na próxima 4ª feira dia 26 do corrente pelas 09h15 no Auditório António Duarte realiza-se a sessão de abertura dos XXIV Encontros Filosóficos.
Consulte aqui o Programa.
21-04-2017

Entrega de avaliações do 2º período
A entrega das avaliações do 2º período realiza-se amanhã, terça feira das 16h30 às 18h30.
Consulta aqui as salas para a receção dos encarregados de educação.
03-04-2017

UTILIZAÇÃO DE CALCULADORAS NO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO: PROVA FINAL DE MATEMÁTICA - 9º ANO, EXAMES FINAIS NACIONAIS DE ECONOMIA A, FISÍCA E QUÍMICA A, DE MATEMÁTICA A, MATEMÁTICA B E MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS
Na pasta dos exames, na área das Informações Gerais, está disponível um novo Ofício Circular da Direção Geral da Educação, datado de 28 de março, relativo à utilização de calculadoras científicas e gráficas nas provas finais e exames nacionais.
Chama-se especial atenção para os alunos de Matemática do 9º ano, Matemática A do 12º ano, Matemática B do 11º ano, Matemática Aplicada às Ciências Sociais do 11º ano, Economia A do 11º ano e Física e Química A do 11º ano.
O Conselho Executivo da ESMA.
30-03-2017

Palestra: Sinais de alerta sobre dificuldades de aprendizagem
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESMA convida toda a comunidade educativa, sobretudo pais, encarregados de educação e professores, a participar numa palestra subordinada ao tema «Sinais de alerta sobre dificuldades de aprendizagem».
A palestra terá lugar no dia 25 de março, sábado, pelas 18:00, no Auditório António Duarte.
O palestrante convidado será o Dr. João Ribeira, neuropsicólogo.
A Direção da APESMA
João Gonçalves
23-03-2017

Bruno Ávila brilha no corta-mato nacional
O aluno faialense manteve a melhor classificação de sempre de um aluno açoriano, que aliás já era sua.
A cidade de Torres Vedras recebeu no passado dia 11 de março a prova rainha do desporto escolar, o corta-mato nacional. Esta competição juntou cerca de 1400 alunos de todo o país, onde se incluíram oito representantes dos Açores que conquistaram o direito a representar o nosso arquipélago, por via da prova regional desta categoria.
Consulte aqui a noticia completa.
20-03-2017

Sessão Evocativa “Manuel de Arriaga e a Juventude”
“Um povo sem história é um povo sem memória”. Mas a memória também pode ser esfumada pela passagem do tempo e diluída em pequenas partículas invisíveis que acabarão por não se revestir de qualquer significado em particular. Assim, é fundamental que se preserve a história e se avive a memória, sobretudo junto das gerações jovens para que respeitem o passado, aprendam com ele e construam um futuro promissor.
Neste âmbito, a Sessão Evocativa “Manuel de Arriaga e a Juventude”, integrada no centenário da morte do patrono da nossa escola, e organizada pela Assembleia Legislativa Regional da Região Autónoma dos Açores, pela Associação de Antigos Alunos do Liceu da Horta e pela Escola Secundária Manuel de Arriaga, não poderia deixar de ser um momento de reflexão junto dos nossos alunos, particularmente daqueles que estão a terminar o ensino secundário e se preparam para uma nova etapa na construção do seu futuro profissional e pessoal. E eles corresponderam plenamente ao desafio que lhes foi apresentado e que os lançou à descoberta da figura ilustre que deu o nome à escola que frequentam.
Consulte aqui a noticia completa.
15-03-2017

Grupo de Teatro “Sortes à Ventura”
Da boca p´ra fora

Vivemos tempos de grandes incertezas, perplexidades e dissonâncias. É a guerra, a intolerância, o descalabro económico e financeiro… É a crise humanitária e são muitas outras formas de fanatismo que resultam de uma ausência e de uma crise de valores.
Perante o desconcerto do mundo, e saturados que estão da linguagem pragmática do social, do económico e do político, os jovens atores do “Sortes à Ventura” lançaram-se à aventura de escrever uma série de textos cénicos, através dos quais falam dos sonhos, dúvidas, angústias, desejos e frustrações da juventude dos nossos dias, tendo como ponto de partida o poema “Desiderata”, de autor anónimo inglês o século XIX. E, mesmo sabendo que o teatro é a arte do efémero, não o fazem “da boca p´ra fora”…
O que aqui se pretende é questionar e denunciar as máscaras do quotidiano, o mundo da droga, o cyberbullying, a religião, o racismo, a alienação, a homofobia, entre outras chagas sociais. Nos próximos 45 minutos vejamos a resposta que nos é dada.
V. R. D.

Intérpretes:
Ana Raquel, André Costa, André Oliveira, Beatriz Brilhante, Cristina Dabó, Ella Stattmiller, Jandira Pedrosa, Marta Cardoso, Mónica Fatia, Pedro Pacheco.

Textos da autoria dos intérpretes, excepto “Desiderata”, de autor anónimo inglês do século XIX.

Encenação, direção de atores e seleção musical: Victor Rui Dores
14-03-2017

Prática desportiva federada dos alunos da ESMA - uma análise sucinta a 12 anos de recolha de informação
Nos últimos 12 anos os alunos da nossa escola responderam a um questionário, aplicado nas aulas da disciplina de Educação Física, em que foram colocadas questões relativas à prática desportiva federada dos alunos.
Assim, tem sido possível perceber o seu grau de envolvimento nesse tipo de atividade, que se caracteriza por uma certa estabilidade.
Presentemente, 48% dos alunos que responderam ao questionário afirmam praticar desporto federado. Consulte aqui a noticia completa.
14-03-2017

Nova informação sobre calculadoras no exame nacional de Física e Química A – 715
Informamos que está disponível, a partir de hoje, uma nova informação sobre a utilização de calculadoras no exame nacional de Física e Química A – 715. Consulta-a na área do ensino secundário.
O Conselho Executivo da ESMA
06-03-2017

Alunos da Esma participam na fase regional do MegaSprinter Escolar
Decorreu na manhã do dia 4 de março de 2017, no complexo desportivo do Fayal Sport Club, a fase de regional desta competição escolar. Em prova estiveram alunos de escolas do Faial e de outras 5 ilhas.
Consulte aqui a noticia completa.
06-03-2017

PRÉ-REQUISITOS 2017 – INSCRIÇÕES
Está a decorrer, até ao dia 10 de março, a inscrição para os pré-requisitos, estando disponível para consulta, na área dos exames, o cronograma das ações e a Ficha de Inscrição para os Pré-requisitos para a Universidade do Porto. O mapa de correspondência dos pré-requisitos e respetivos regulamentos podem ser consultados na página da Direção Geral do Ensino Superior em http://www.dges.mec.pt/guias/preq.asp.
Os pré-requisitos são da responsabilidade dos candidatos, pelo que os interessados devem consultar a listagem dos pares/estabelecimentos cursos que exigem a realização e/ou comprovação dos pré-requisitos exigidos.
Os pré-requisitos dos Grupos C,G,I,K,M,P,R,V,Y e Z, por exigirem provas de aptidão, estão sujeitos à inscrição no par/estabelecimento curso constante no mapa dos pré-requisitos (data limite 10 de março) e serão indicados, obrigatoriamente, no formulário da candidatura online, mediante comprovação da “Ficha de Pré-Requisitos” emitida pela Instituição de Ensino Superior, onde mesmos foram realizados.
Os documentos comprovativos dos pré-requisitos dos grupos A,B,D,E,F,Q,U E X, por serem de comprovação meramente documental e, por conseguinte, não exigindo a realização de provas de aptidão, serão entregues pelos candidatos no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, caso obtenham ali colocação, sendo indispensável para a realização da matrícula e inscrição.
Acresce referir que os pré-requisitos do Grupo C continua, no âmbito do processo de colaboração entre a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, a Direção Regional de Educação e a Direção Regional do Desporto, a ser assegurado pelos Serviços de Desporto sediados em cada uma das ilhas.
A comprovação da realização de pré-requisitos é efetuada mediante “Ficha de Pré-Requisitos”, emitida pela Universidade do Porto – Faculdade de Desporto (consultar área de exames).
Mais se informa que a Deliberação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior que regulamenta os Pré-Requisitos será publicada, brevemente, em Diário da República.
O Conselho Executivo da ESMA
24-02-2017

PROVAS DE INGRESSO EXIGIDAS PARA A LICENCIATURA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Informa-se que em conformidade com o estabelecido na Deliberação n.º 40/2015 de 12 de janeiro p.p., disponível na área dos exames, para o ingresso no 1.º ciclo de estudos do curso de Educação Básica, a partir da candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo de 2017-2018, inclusive, são exigidas provas de ingresso das áreas de Português e de Matemática.
Assim, a prova de ingresso da área de Português realiza-se através do exame nacional do ensino secundário de Português (código 639) e a prova de ingresso da área de Matemática exigida é a prova de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS), que se concretiza através do exame nacional de Matemática A (código 635), Matemática B (código 735) ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais (código 835).
O Conselho Executivo da ESMA
16-02-2017

Arriaga’s em grande no corta-mato regional
Cinco alunos da nossa escola estiveram presentes no corta-mato escolar regional, disputado num outro vértice do nosso triangulo, a vizinha Ilha do Pico. O Parque Florestal de Santa Luzia recebeu 130 jovens, adultos e idosos, servindo de ponto de encontro para o desporto escolar, federado e adaptado.
Consulte aqui a noticia completa e as classificações.
15-02-2017

Guia Geral de Exames, Guia para aplicação de condições especiais na realização de provas e exames, Norma 01 e Regulamento de Exames
Já foram disponibilizados, na área dos Exames Nacionais deste sítio, os documentos que constam do título desta notícia. Em breve, estarão disponíveis os boletins para serem realizadas as inscrições para a 1ª fase dos exames nacionais.
Até lá, estejam atentos ao vosso sítio!
O Conselho Executivo da ESMA
14-02-2017

Sessão para pais: Internet Segura - Família Segura
Realiza-se no próximo dia 7 pelas 18h30 no Auditório António Duarte, uma sessão de esclarecimento para pais e encarregados de educação sobre a importância da Segurança na Internet.
Com esta sessão, pretende-se chamar a atenção para alguns riscos e perigos da Internet, nomeadamente aqueles que podem ameaçar a segurança dos jovens.
Estão convidados todos os pais e encarregados de educação da comunidade educativa.
03-02-2017

3.ª Edição do Torneio de Futebol de 4 com 236 participantes
O departamento de Educação Física organizou no passado dia 25 de janeiro a 3.ª edição do torneio de Futebol de 4, integrado na 3.ª manhã desportiva de 2016/2017. A prova, organizada pelo docente Manuel Campos, contou com a colaboração de todos os membros do departamento.
Consulte aqui a noticia completa.
03-02-2017

Fase de Ilha do MegaSprinter e MegaSalto Escolar
Decorreu na manhã do dia 31 de janeiro de 2017, no complexo desportivo do Fayal Sport Club, a fase de ilha desta competição escolar regional. Em prova estiveram alunos da nossa escola e da escola BI da Horta.
Consulte aqui a noticia completa.
31-01-2017

Participação da ESMA no torneio de Futsal em São Roque do Pico!
No passado dia 13 janeiro, comemorou-se o XXXIX aniversário da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico.
No âmbito das festividades, a escola aniversariante realizou um Torneio de futsal masculino, para o qual a ESMA e outras escolas da ilha vizinha foram convidadas.
Consulta aqui a noticia completa
25-01-2017

Arriaga participa no corta-mato de ilha
No passado dia 13 de janeiro, o Parque da Alagoa recebeu 73 alunos, oriundos da Escola Secundária Manuel de Arriaga (28) e da Escola Básica Integrada da Horta (45), que em «dia de azar» tentaram a sua sorte, na conquista do apuramento para a fase regional.
Consulta aqui a noticia completa
25-01-2017

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE EXAMES NACIONAIS 2016/2017
Chama-se a atenção aos alunos de FÍSICA E QUÍMICA A para o documento Prova de Exame Final Nacional de Física e Química A (715) | 2017: Metas Curriculares e Atividades Laboratoriais, igualmente divulgado no sítio do IAVE, e que pode ser consultado e descarregado através da nossa área de «Exames Nacionais» (barra lateral direita deste sítio).
Relembramos, também, a atenção dos alunos e dos encarregados de educação que, de acordo com o documento Provas de Avaliação Externa | 2016/17 – Informações Gerais, divulgado no mesmo sítio, existem alterações importantes que acontecerão este ano na realização das provas de avaliação externas (exames nacionais), nomeadamente:

a) Não se verificam alterações relativamente ao conjunto de disciplinas que são objeto de avaliação externa no Ensino Secundário, no entanto, algumas provas apresentam alterações na sua estrutura, decorrentes da entrada em vigor de novos documentos curriculares e, no caso das Línguas Estrangeiras, da integração da compreensão do oral no objeto de avaliação;

b) A prova final do 3.º ciclo de Português/91 integra pela primeira vez um grupo de itens para avaliação da compreensão do oral;

c) A prova de Física e Química A incide exclusivamente nos conteúdos comuns aos programas de Física e Química A, homologados em 2001 (10.º ano) e em 2003 (11.º ano), e ao programa de Física e Química A (10.º e 11.º anos), homologado em 2014, que entrou em vigor no ano letivo de 2015/2016. Nesta prova NÃO SERÁ PERMITIDA A UTILIZAÇÃO de CALCULADORA GRÁFICA, sendo permitida a utilização de calculadora científica;

d) A prova de Latim A tem como referência o programa em vigor e o documento curricular Metas Curriculares de Latim A do Ensino Secundário, homologado em julho de 2015, que entrou em vigor no ano letivo de 2015/2016;

e) As provas de Línguas Estrangeiras (Alemão, Espanhol, Francês e Inglês) integram um grupo de itens para a avaliação da compreensão do oral. Nestas provas são ainda objeto de avaliação o uso da língua, a leitura, e a interação e produção escritas.

Para complemento desta informação, consultem os documentos na pasta dos «Exames Nacionais»:
- Informações gerais sobre exames nacionais_20_janeiro
- Metas curriculares FQ_20_janeiro
Quaisquer dúvidas sobre o teor desta ou de outra informação, não hesitem em colocá-las aos vossos professores e/ou ao vosso Diretor de Turma.

O Conselho Executivo da ESMA
20-01-2017

Alteração nos valores da refeição e transporte escolar
Devido à atualização do subsidio de refeição dos funcionários públicos e da remuneração mínima mensal em vigor, a comparticipação dos alunos na aquisição da refeição escolar e do transporte escolar foram alteradas. Os novos valores podem ser consultados na área dos Auxílios Económicos Diretos deste sitio.
03-01-2017

INSCRIÇÕES PROVISÓRIAS PARA OS CURSOS DO PROGRAMA REATIVAR – 3.º CICLO E SECUNDÁRIO
Informa-se que se encontram abertas, até ao dia 3 de março, as inscrições provisórias para o eventual funcionamento, no próximo ano letivo, dos Cursos de Formação de Base de Nível Básico – 3.º ciclo - e Secundário do Programa REATIVAR, regulamentados pelo Despacho Normativo n.º 37/2010, de 2 de Junho, da Secretaria Regional da Educação e Formação.
A abertura dos cursos dependerá do número de inscrições e da autorização da Direção Regional da Educação.
30-12-2016

Participação da ESMA na edição do Autarca por um Dia
Numa iniciativa da Câmara Municipal da Horta teve lugar no dia 13 de dezembro mais uma edição do Autarca por um dia. A Escola esteve representada por alunos do 3º ciclo e do secundário em que foram apresentadas e debatidas diversas propostas da autoria dos alunos.
Consulte aqui as propostas e os participantes nas sessões de cada um dos ciclos e visualize também aqui as fotos do evento.
21-12-2016

Entrega de avaliações do 1º período
A entrega das avaliações do 3º período realiza-se amanhã, terça feira das 16h30 às 18h30.
Consulta aqui as salas para a receção dos encarregados de educação.
19-12-2016

Estação Meteorológica Automática da ESMA
A Estação Meteorológica Automática da nossa Escola já está em funcionamento. Os dados relativos à temperatura, à humidade, às rajadas do vento e à pressão do ar são atualizados de hora a hora.
Consulte a nossa Estação neste sítio.
02-12-2016

TORNEIO DE BASQUETEBOL 3 X 3
Realizou-se no dia 14 de novembro o Torneio de Basquetebol 3 x 3 - feminino e masculino integrado na atividade organizada pelo departamento de educação física designada por “Manhã desportiva”. Este torneio destinou-se aos alunos do 3ºciclo e secundário e Profij.
Participaram 72 equipas (29 equipas femininas - 43 equipas masculinas) e ainda cerca de 25 alunos como colaboradores e árbitros totalizando 280 alunos.
Os jogos têm a duração de 10minutos e realizam-se simultaneamente 9 torneios em 7 campos de basquetebol montados no complexo desportivo da ESMA. O sistema de competição adotado para os torneios é o de “eliminatória à primeira derrota”.
O departamento de educação física mais uma vez, congratula-se pelo grande entusiasmo revelado pelos alunos.
Consulte aqui a noticia completa.
16-11-2016

MegaSprinter e MegaSalto na ESMA
O departamento de Educação Física organizou, no dia 14 de novembro, a fase de escola da Edição 2016/2017 do MegaSprinter e MegaSalto. A competição integra o programa do desporto escolar nacional e realizou-se pelo 9.º ano consecutivo. As provas de velocidade (40m) e de salto em comprimento decorreram na “2.ª manhã desportiva” de 2016/2017, que contou ainda com a 4.ª edição do torneio de basquetebol de 3 da ESMA. A competição iniciou-se pelas 08h45 e participaram 58 alunos, 42 do sexo masculino e 16 do sexo feminino.
Consulte aqui os resultados.
14-11-2016

Torneio futsal da Escola Cardeal Costa Nunes – Madalena Pico
ESMA, vencedora no Pico!

No passado dia 10 novembro, comemorou-se o XX aniversário da Escola Cardeal Costa Nunes, na Madalena do Pico. No âmbito das festividades, como é habitual, a escola Cardeal realizou um torneio de Futsal masculino e outro feminino, para os quais a nossa e outras escolas da ilha vizinha foram convidadas. Convite feito, convite aceite, claro!
Consulte aqui a noticia completa.
14-11-2016

Homenagem a António Duarte
Por resolução do Conselho Executivo, de 30 de agosto, foi atribuído ao auditório da nossa escola o nome de «António Duarte», professor, distinto animador sociocultural e político, falecido a 28 de setembro de 1984.
Homem de cultura, foi responsável pela animação de várias tertúlias, foi ator e encenador de muitas e variadas peças de teatro, levadas à cena por alunos do então Liceu Nacional da Horta, antes e depois do 25 de Abril. Foi, também, o responsável pela criação do grupo de teatro “ Te-Hor “, que viria a marcar significativamente a cultura da ilha do Faial.
Para assinalar esta homenagem, terá lugar amanhã, 12 de novembro, pelas 20:30, no auditório da Escola, uma sessão em que será descerrada uma placa com o seu nome e a que se seguirá o testemunho de dois seus antigos alunos, também eles atores em algumas das peças - Fernanda Serpa e Filipe Porteiro. Do programa consta ainda uma movimentação cénica pelos alunos do grupo de teatro “Sortes à Ventura”, seguindo-se um recital de poesia, com interpretação de Ilda Fraião, Maria do Céu Brito, Vitor Rui Dores e Manuel Tomás Costa. A terminar a sessão, Joana Duarte, neta do homenageado, interpretará um poema de António Gedeão.
No átrio haverá uma exposição com fotografias de algumas das atividades então realizadas, bem como de alguns documentos do homenageado, coordenada por Ilda Fraião.
A sessão é pública estando, para o efeito, convidada toda a população faialense que pretenda assistir a esta noite cultural de homenagem a António Duarte.
O Conselho Executivo
11-11-2016

Concursos para os alunos
Ao longo do ano letivo são muitas as instituições que divulgam diversos concursos destinados aos alunos.
Para uma melhor divulgação dos mesmos, serão publicados neste sitio todos os regulamentos e respetivas fichas de inscrição.
Consulte na barra do lado direito – Concursos.
04-11-2016

Calendário de realização das provas de aferição, das provas finais de ciclo e dos exames nacionais 2017
Já está disponível, na barra lateral direita, uma área destinada às provas externas de avaliação a realizar na nossa escola em 2017, designada «EXAMES NACIONAIS».
Nesta área podem ser consultados os calendários das provas de aferição do 8º ano, as provas finais do 3º Ciclo, os Exames Nacionais e os Exames de Equivalência à frequência do ensino secundário.
Vai consultando o teu sítio para acompanhares as novidades!
20-10-2016

UTILIZAÇÃO DE CALCULADORAS GRÁFICAS – NOVO PROGRAMA DE FÍSICA E QUÍMICA A E NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA A
De acordo com o Ofício S-DGE/2016/3793, de 10 de outubro de 2016, da Direção Geral da Educação, existem novas regras relativamente à utilização de calculadoras científicas e gráficas nos novos programas de Física e Química A e Matemática A. (consultar aqui o Ofício).
Chamamos a atenção para o facto de as orientações relativas à disciplina e ao exame nacional de Física e Química A se aplicarem já ao presente ano letivo e exame a realizar em 2017. As orientações relativas à disciplina e exame nacional de Matemática A aplicam-se no exame a realizar em 2018.
Quaisquer dúvidas adicionais deverão ser esclarecidas com os professores daquelas disciplinas.
Consulte aqui o Ofício.
18-10-2016

IV Torneio de voleibol 4 x 4
Mais uma vez, realizou-se no dia 13 de outubro o IV Torneio de Voleibol 4x4, sob a responsabilidade do departamento de educação física.
Esta edição superou de novo!... pelo interesse e empenho manifestado pelos alunos no decorrer dos jogos, assim como, pelo entusiasmo que se verificou nas bancadas.
No pavilhão do complexo desportivo da ESMA, organizam-se 4 campos de voleibol, permitindo a realização de 4 jogos em simultâneo com a duração de 10 minutos.
Consulta aqui a noticia completa,
14-10-2016

Corta-mato escolar – fase escola
Sol, alegria e desporto, na primeira manhã desportiva de 2016/17
Decorreu na manhã do dia 13 de outubro o corta-mato da nossa escola, contando com a presença de 44 alunos. Esta atividade do desporto escolar, que antecede o corta-mato de ilha, beneficiou de um excelente dia de sol e esteve integrada na primeira manhã desportiva deste ano letivo, que contou também com a realização do torneio de voleibol. Os nossos alunos demonstraram mais uma vez a sua adesão às atividades do departamento de educação física, pautando a sua participação com a alegria habitual.
Consulta aqui a noticia completa e a classificação,
14-10-2016

Festa da Salada de Frutas na ESMA
Na terceira semana de outubro vamos ter a primeira Festa da Salada de Frutas! Escolhemos o dia 17, próxima segunda feira.
Será oferecido a todos os alunos uma taça de frutas variadas como lanche a meio da manhã. Informamos todos os alunos que a salada será servida na Sala de Convívio às 11h10 para os alunos do 3º ciclo e às 11h50 para os alunos do ensino secundário.
14-10-2016

Dia Mundial da Alimentação – Comemoração na ESMA!
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a Equipa de Saúde, comemora no próximo dia 17, segunda-feira, o dia Mundial da Alimentação. Para tal leva a efeito um conjunto de atividades que visam a Promoção de Boas Práticas Alimentares na comunidade escolar.
Este ano convidamos todos os alunos a participarem no nosso pequeno questionário, que estará online na Biblioteca da ESMA. Para todos os alunos que participarem haverá uma pequena surpresa! Participem, vai ser divertido!
13-10-2016

Assembleia Geral de Pais e Encarregados de Educação
Informa-se que, nos termos dos nº2 do artigo 57 do Decreto Legislativo Regional nº 13/2013/A, de 30 de agosto e do nº1 do artigo 15 do Regulamento Interno desta Escola, se irá realizar uma Assembleia Geral de Pais e Encarregados de Educação no dia 14 de outubro de 2016, pelas 17:45, no auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Eleição dos seus representantes na Assembleia de Escola para o corrente ano letivo.
Relembramos a necessidade cada vez mais premente dos Pais e Encarregados de Educação participarem ativamente na vida escolar dos seus educandos.
Na Escola como em Casa há sempre um lugar que é dos Pais!
13-10-2016

Festa da Salada de Frutas – brevemente, na ESMA
Verificamos que muitos dos nossos alunos que frequentam o Refeitório escolar não levam consigo a peça de fruta a que têm direito. E isto é uma preocupação, porque a fruta desempenha um papel essencial numa dieta saudável: é muito nutritiva, com a vantagem de ser muito saborosa, e não causa obesidade.
Por outro lado, parece que quando a fruta se mistura numa colorida e suculenta salada a vontade em comer fruta aumenta – como se verificou no dia do aniversário da escola em que foi servida a todos os alunos uma riquíssima salada de frutas, em vez de um riquíssimo bolo. E isto é uma boa notícia! Afinal os alunos gostam de fruta… cortada aos pedacinhos e misturada com outras frutas.
E como ensinar a comer bem também é educar, o Conselho Executivo da ESMA está atento a esta questão e deliberou implementar, na terceira semana de cada mês, o dia da Festa da Salada de Fruta, oferecendo a todos os alunos uma taça de frutas variadas como lanche a meio da manhã. A primeira Festa será já na 3ª semana de outubro.
Conscientes de que é apenas um pequeno gesto, esta Festa da Salada de Fruta poderá constituir um passo importante para que alguns alunos ganhem o hábito saudável de ingerir fruta ou, em alguns casos, mais fruta.
03-10-2016

Mapa de atendimento aos Encarregados de Educação e Mapa dos Apoios
Já está disponível para consulta o mapa de ATENDIMENTO DOS DIRETORES DE TURMA aos Pais e Encarregados de Educação. Pode ser consultado no separador «Estrutura» - «Diretores de Turma 2016/2017» -
Na barra lateral direita, no separador «APOIOS PONTUAIS E A DISCIPLINAS DE EXAME» podem ser consultados os mapas dos apoios:
- apoios pontuais a todas as disciplinas do 3º ciclo;
- apoios ao ano terminal de todas as disciplinas do ensino secundário sujeitas a exame nacional.
Os apoios são gratuitos, são dados pelos vossos professores e são para todos os alunos. Aproveitem!
27-09-2016

Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação
Informam-se todos os encarregados de educação que se realizará na próxima 6.ª feira, dia 23 do corrente, pelas 17:30 horas, no auditório desta Escola, a assembleia geral ordinária da Associação de Pais e Encarregados de Educação. Para mais informação, nomeadamente a ordem de trabalhos, clique aqui.
21-09-2016

Transporte Escolar
O horário dos transportes escolares pode ser consultado aqui e na área da Ação Social Escolar.
15-09-2016

Horários das turmas – 2016/2017
Os horários já se encontram afixados e podem ser consultados aqui.
13-09-2016

ABERTURA DO ANO LETIVO 2016/2017
No próximo dia 14 de setembro, quarta-feira, terá lugar a abertura oficial do ano escolar 2016/2017. O programa das atividades será o seguinte:
09h15
– Alunos do 7º ano - apresentação do Programa ProSucesso no Pavilhão Desportivo;
- Alunos do 8º, 9º, UNECA e Oportunidade, PROFIJ e Secundário - encontro com o Diretor de Turma para obtenção de informações e esclarecimentos importantes, nas salas que estarão afixadas no átrio (consultar aqui).
10h30
- Sessão de abertura no Pavilhão Desportivo, com entrega de diplomas aos alunos que mereceram a atribuição de prémios de mérito durante o ano letivo 2015/2016.
11h30
- Encontro dos alunos do 7º ano com os respetivos Diretores de Turma.
Informamos, também, que a presença dos alunos neste dia é de caráter obrigatório, sendo que serão marcadas faltas nas disciplinas previstas para aquela manhã aos alunos que faltarem.
Os autocarros partirão às 08:00 horas da Ribeira Funda e do Cascalho, efetuando os percursos normais. A saída dos autocarros da Escola está prevista para as 13:30 horas.
Qualquer aluno que pretenda almoçar na escola no dia 14 poderá adquirir a sua senha na Papelaria até às 09h30 daquele dia.
Para a sessão de abertura estão convidados todos os membros da comunidade educativa, com especial destaque, naturalmente, para os pais e encarregados de educação dos nossos alunos.
O Conselho Executivo da ESMA
06-09-2016

Relatório Final da Ação Inspetiva
O Relatório Final da Ação Inspetiva realizada a esta Escola no âmbito da avaliação integrada das Escolas da Região já foi homologado pelo Senhor Secretário Regional da Educação e Cultura, o qual poderá ser consultado neste site, na área dos Documentos.
01-09-2016

Horário de atendimento ao público
Informa-se todos os membros da comunidade escolar que a partir do dia 1 de setembro, o horário de atendimento ao público dos Serviços Administrativos passa a ser das 09h00 às 17h30 ininterruptamente.
01-09-2016

Turmas para o ano letivo 2016/2017
As turmas para todos os anos – 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário – e Programas – UNECA, Oportunidade e PROFIJ – serão afixadas amanhã, dia 1 de setembro.
31-08-2016

Disciplinas em funcionamento no ano letivo 2016/17
As disciplinas que vão funcionar no próximo ano letivo para o ensino secundário e em cada um dos cursos do ensino regular já pode ser consultado aqui.
25-07-2016

Calendário escolar para 2016/17
Foi publicado a 5 de julho, a Portaria nº72/2016 que aprova o calendário escolar para o próximo ano letivo.
Consulte aqui o calendário escolar para o ano letivo 2016/2017.
20-07-2016


« Arquivo

(visitantes desde 12_Set_05) website free tracking
Siga-nos por aqui


 
----------------------
----------------------
----------------------
----------------------
----------------------
----------------------
---------------------
Kiosk online Sistema Integrado de Gestão de Escola
----------------------
----------------------

----------------------

Espaço de Apoio a alunos e Enc. de Educação.
----------------------
Ilustrações, páginas web, filmes e outros trabalhos dos alunos.
----------------------