Página Inicial
Aves
Flora
Parques Florestais
Fajãs
Cultura
Gastronomia
Arquitectura
Elaboração
Folclore
Francisco de Lacerda
Bandas Filarmónicas
Viola da Terra
Artesanato

         

Caminhando nas costas do dragão

Folclore

 

    O Folclore Jorgense é idêntico a todo o folclore representado nos Açores, tendo sofrido influências continentais, e destacando-se a viola da terra, que é o mais forte símbolo do folclore açoriana.
As influências verificadas em especial no folclore de São Jorge, foram da ilha do Pico e da Terceira, sendo a maioria das modas representadas na ilha semelhantes às representadas nestas outras duas, com diferenças nas quadras cantadas, passagens do bailar, rítmicas, e na expressão do cantar, característica essa que chega a variar de freguesia para freguesia.
    No entanto, existe uma moda única e exclusivamente jorgense, a “Saudade”, sendo a mais representativa de toda acultura folclórica da ilha, e aquela que dá mais expressão a este mesmo folclore, havendo a variante, “Saudade do Norte Grande”.
    O instrumento mais característico da deste folclore é sem dúvida a viola da terra, no entanto também se utiliza o bandolim, o violão, e em alguns casos o violino.
    Este tipo de folclore tem a sua maior expressão reflectida nos bailes regionais, que são a base de todo o folclore, que, embora tenham entrado em desuso em certa altura da história, actualmente está de novo a entrar no quotidiano da população, sendo realizados nas diferentes instituições com por exemplo as sociedades.
    Para a divulgação de todo o folclore jorgense, têm contribuído os grupos de folclore, nomeadamente: