Folclore
Francisco de Lacerda
Bandas Filarmónicas
Viola da Terra
Artesanato
Página Inicial
Aves
Flora
Parques Florestais
Fajãs
Cultura
Gastronomia
Arquitectura
Elaboração

         

Caminhando nas costas do dragão

Folclore da Casa do Povo de Rosais

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

2009-2010 by Paulo Bettencourt

 

 

Grupo de Folclore da Casa do Povo dos Rosais


    Grupo fundado a no ano de 1991, com o intuito de reavivar a cultura jorgense, nomeadamente os bailes regionais, que naquela altura se encontravam em dificuldades.

    Assim, o grupo efectuou uma recolha das modas e cantares regionais, bem como dos trajes característicos da ilha, principalmente o traje da mordoma do Espírito Santo e o do Cavaleiro do Espírito Santo, bem como de vários trajes de trabalho e dos de ir à missa e às festividades, como também os utensílios de trabalho característicos.

    Os trajes representados são concebidos tradicionalmente, feitos de cotim, linho, baieta a lã e a chita. Destacar também o calçado, especialmente as galochas e as albarcas.

    O grupo possui, a nível instrumental, o bandolim, a viola da terra, o violão, e o violino, interpretando várias modas, destacando-se a Saudade, e a Chamarrita do Torreão.

    Ao longo do tempo, o grupo já actuou em vários festivais em quase todas as ilhas dos Açores, como também em festivais internacionais.