Manuel de Arriaga



 

António Bulcão lança livro “Estórias de Shorts” no Auditório da ESMA
Promovido pela Escola Secundária Manuel de Arriaga, pela Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta, Hortaludus e a editora Edita-me, terá lugar na próxima 4ª feira 10 de agosto pelas 21h30 no Auditório, o lançamento do livro “Estórias de Shorts” de António Bulcão, antigo aluno e professor desta escola, estando convidados para esta sessão todos os membros da comunidade escolar.
A apresentação do livro será da responsabilidade da Dr.ª. Carla Cook.
04-08-2011

Viagem a Bruxelas 2011
Pelo segundo ano consecutivo, nós alunos do 12ºC, André Goulart, Susana Meirinho, Tatiana Meirinho , acompanhados pelo professor Carlos Nunes (ver aqui foto) tivemos o privilégio de ser premiados com uma viagem a Bruxelas no âmbito das comemorações regionais do dia da Europa - dia 9 de Maio, que este ano se realizaram na ilha da Graciosa.
A nossa viagem teve o seu início no dia 3 de Julho, partindo da Horta fazendo uma pequena paragem em Lisboa, e chegando a Bruxelas às 23h locais. Depois de horas de espera e de voo finalmente chegamos ao hotel, "Queen Anne" situado na rua Boulevard Emile Jacqmain, mesmo no centro da cidade. Depois de nos instalarmos e de aproveitarmos uma noite de repouso, acordámos relativamente cedo para tomarmos um pequeno-almoço reforçado, uma vez que íamos ter um dia em cheio com visitas às principais instituições europeias.
Começamos o nosso roteiro de visitas pelas 10h30 da manhã com a visita à REPER, onde fomos celebremente recebidos pelo Conselheiro Regional, Drº Jorge Meneses que por sinal é de origem Faialense como nós. Depois de uma breve explicação pormenorizada do funcionamento desta instituição levou-nos a uma visita guiada ao Conselho da União Europeia. Mais tarde ofereceu-nos o almoço na cantina da mesma instituição. Depois de um breve passeio fomos recebidos no Comité Social e Económico Europeu, pelos tradutores oficiais Sandra e Vítor pelas 14h30. Onde nos esclareceram algumas dúvidas perante as funções deste comité. E para finalizar as visitas oficiais, visitámos a DG Régio onde era para sermos recebidos pela Dra Ana Paula Laissy, que infelizmente não nos pode receber, sendo substituída pelo seu adjunto Drº Tomás Salazar, onde tivemos uma troca de ideias sobre a situação das regiões ultra-periféricas, neste incluindo os Açores.
Nos restantes dias até dia 7 de Julho, dia do nosso regresso a Portugal, aproveitámos para visitarmos os monumentos espalhados pela cidade, assim como os principais pontos turísticos, como por exemplo a La Grande Place, Porte de Hall, La botanique e o célebre Manekeen Pis.
E foi assim a nossa viagem à bonita cidade que é Bruxelas.
03-08-2011

Matriculas para o ano lectivo 2011/2012
Nos dias 1 e 4 de Julho, das 09h00 às 12h30 realizam-se as matrículas para o próximo ano lectivo.
Consulta aqui os procedimentos e local de realização das matrículas para o ensino não regular, 11º ano, 12º ano e alunos repetentes do ensino secundário.
30-06-2011

Educação Moral e Religiosa Católica
A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica tem um programa e manuais onde os pais podem acompanhar os seus filhos nesta formação e que é leccionada nesta escola, por uma professora licenciada em Ciências Religiosas pela Universidade Católica Portuguesa.
Conhece aqui algumas informações sobre os conteúdos apresentados nesta disciplina.
30-06-2011

Entrega da Avaliação do 3º Período
Dia 30 de Junho é o dia de entrega das avaliações aos Encarregados de Educação.
Ver a lista das Salas aqui.
27-06-2011

Caixa de Saltos
Desde o passado mês de maio que a ESMA passou a dispor de uma caixa de saltos, permitindo não só aos seus alunos como a outras instituições a sua utilização, mediante as regras estipuladas, para a prática das modalidades de salto em comprimento e triplo salto.
A construção desta infraestrutura, passando a ser a segunda do género no Faial, foi possível graças à colaboração da Direção Regional do Desporto, que contribuiu com os materiais, e a Delegação da Secretaria Regional da Tecnologia, Ciência e Equipamentos que foi responsável pela execução da obra, a quem a Escola agradece e salienta como bom exemplo de cooperação entre diversas entidades, que irá beneficiar os jovens e atletas desta ilha.
Conhece aqui algumas fotos da caixa de saltos.
22-06-2011

Eleições na nossa Escola
Na sequência da eleição para o Conselho Executivo para o triénio 2011/2014, realizada no passado dia 9 do corrente, em que concorreu apenas uma lista constituída pelos atuais elementos – Presidente – Eugénio Leal e Vice-Presidentes Gracinda Andrade e Maria Miguel Marques – que obteve 138 votos favoráveis dos 156 votantes, representando 88,5% dos votos expressos, será dada posse na próxima 2ª. feira, dia 20, pelas 16:00 horas, no auditório, estando para o efeito convidados todos os membros da comunidade educativa.
Recorde-se que para este órgão de gestão a assembleia eleitoral é composta por todo o pessoal docente e não docente, pelos delegados dos alunos das turmas do ensino secundário e pelos representantes dos encarregados de educação de todas as turmas existentes nos diferentes níveis de ensino, tendo a participação no ato eleitoral sido a seguinte:

A posse será conferida pela Presidente da Assembleia de Escola, Conceição Martins, que foi a primeira candidata da única lista apresentada para eleger os membros do corpo docente naquele órgão, tendo obtido 89 votos favoráveis dos 102 votantes, representando 87,3% dos votos expressos. Os restantes membros que concorreram na lista para a Assembleia de Escola são os seguintes:
Efetivos
Susana Freitas, Olga Junqueira, Ana Decq Mota, Raquel Ferreira, Carlos Nunes, Manuel Campos, Filomena Pinheiro, Pedro Medeiros e Paula Decq Mota
Suplentes
Paula Casqueiro, Avelina Goulart, Amélia Braia, Isabel Marques, Márcia Caldeira, Alcides Pedro, Lívia Silveira, José Serpa, Isabel Naia e António Ramires
para este mesmo órgão de gestão foram também eleitos os representantes do pessoal não docente, tendo obtido 21 votos favoráveis dos 28 votantes, representando 75% dos votos expressos. A única lista concorrente era constituída pelos seguintes elementos:
Efetivos
Horácio Goulart e Osvalda Duarte
Suplentes
Ema Rosa e Manuela Pamplona
16-06-2011

II SEMANA DAS PROFISSÕES-ESMA
A Escola Secundária Manuel de Arriaga através do Serviço de Psicologia e Orientação promove no âmbito da Orientação Vocacional a II SEMANA DAS PROFISSÕES-ESMA, dirigida aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, nos dias 15 e 16 de Junho. Esta acção tem por objectivo criar oportunidades de exploração de profissões e percursos formativos.
09-06-2011

Informações sobre os Exames
Já se encontra disponível na barra do lado direito um link designado de EXAMES, com informações acerca dos Exames Nacionais e dos Exames do 3ºciclo para este ano.
Pode ser consultado o Calendário para os Exames do Ensino Secundário e do 3º ciclo, o Guia geral de Exames, o Despacho normativo nº7/2011, a Norma 1 e a Circular DGIDC-JNE/2011.
08-06-2011

Rastreio Audiológico
Decorreu nos dias 11 e 25 de Maio em parceria com o Hospital da Horta um rastreio audiológico escolar, constituído por uma otoscopia, um timpanograma e um ouve/não ouve de diferentes sons. Após o rastreio os alunos sinalizados serão encaminhados para consulta de especialidade da responsabilidade no Hospital da Horta. Esta actividade que abrangeu 30 adolescentes, insere-se no programa da Equipa de Saúde Escolar e do Serviço de Psicologia e Orientação da ESMA.
07-06-2011

PROJECTO EDUCATIVO DA UNECA II
Finalmente chegou o grande dia da viagem de estudo organizada pelo Projecto Educativo da UNECA II. Dos Açores até Bragança, passando por Lisboa e pelo Porto. Partimos a 31 de Maio para regressar a 5 de Junho.
Vamos experimentar muitos meios de transporte. Visitaremos desde castelos a fábricas e até uma escola. O entusiasmo é muito. É grande também a nossa estima e o nosso obrigado a cada um daqueles que na nossa escola colaborou e apoiou este projecto. É bom saber que somos verdadeiramente uma comunidade educativa.
Este pequeno grande sonho também só foi possível de concretizar com o apoio do Programa Bento de Góis e da Câmara Municipal da Horta.
Os alunos: André, David, Délio, Hugo e Renato e os responsáveis: Ana Félix, Isabel Patrício e Vítor Silveira.
31-05-2011

FIM DA CAMINHADA
Estamos no fim do nosso percurso escolar e vamos dentro em pouco iniciar um novo ciclo das nossas vidas.
Durante seis anos a Escola Secundária Manuel de Arriaga foi a nossa casa: onde passámos a maior parte do nosso tempo, bons e maus momentos; mudámo-nos das arcadas e do edifício velho para a escola mais moderna do país; todos nós mudámos ao longo do tempo; aprendemos, ensinámos, conhecemos pessoas, fizemos amizades; tomámos decisões e traçámos um rumo para a nossa vida futura; a pouco e pouco fomos construindo a escola e fomo-nos construindo a nós próprios, tendo experiências, aprendendo mais ainda e participando em vários projectos…
Um dos elementos que contribuiu para a nossa formação foi a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, pois nenhuma educação fica completa e equilibrada sem uma componente moral e religiosa.
No fim desta jornada queríamos agradecer a todos os nossos colegas, professores e funcionários que nos acompanharam ao longo desta caminhada e que de várias formas também contribuíram para a nossa formação e fizeram de nós aquilo que somos hoje.
E por último queríamos também deixar um apelo a todos os nossos colegas, principalmente aqueles que estão a iniciar o seu percurso nesta casa, para que aproveitem todas as oportunidades que tiverem para melhorar a sua formação, para aprenderem o maior número de coisas que conseguirem e para saírem desta escola como pessoas e cidadãos activos, responsáveis e com um sentido moral e ético que lhes permita contribuir para a construção de uma sociedade melhor.
O tempo passa depressa; passou para nós, também vai passar para vocês. Por isso aproveitem bem: estes são os melhores anos da vossa vida!
Muito obrigado a todos!
Os alunos do 12º ano de EMRC (Lido na Missa no Dia da Escola)
26-05-2011

Mascote da ESMA.
O Conselho Executivo promoveu um concurso destinado à recolha e selecção de ideias para a criação de uma mascote para a Escola Secundária Manuel de Arriaga. Concorreram trinta alunos da ESMA.
O júri foi constituído pelos três elementos do Conselho Executivo, um elemento da Assembleia de Escola, um elemento do Conselho Pedagógico, um aluno designado pela Associação de Estudantes e um professor do Grupo de Artes. A avaliação das propostas foi feita com base nos critérios de adequação ao tema, originalidade, criatividade e harmonia.
A escolha recaiu sobre a proposta apresentada pela aluna do 9º ano turma G, Anabela Goulart Silveira.
Conhece aqui a Mascote da ESMA.
24-05-2011

ESCOLA TURÍSTICA E HOTELEIRA DE PONTA DELGADA NA E.S.M.A.
As Escolas Profissionais dos Açores já estão a divulgar os cursos que terão início em 2011. Neste sentido e no âmbito da Orientação Vocacional desenvolvida pelo Serviço de Psicologia e Orientação contámos mais uma vez com a colaboração da conceituada Escola Turística e Hoteleira de Ponta Delgada. Assim, no passado dia 20 de Maio decorreram sessões de informação/divulgação, junto de três turmas do terceiro ciclo desta escola.
As sessões foram dinamizadas pelo formador João Couto responsável pela área de restaurante/bar. Foram divulgados entre outros aspectos, os novos cursos a iniciar em 2011, as instalações, as parcerias e participações em eventos desta escola.
Mais informações podem ser obtidas em www.efth.com.pt.
24-05-2011

Comemoração do Dia da Europa na ESMA
No dia 9 de Maio comemorou-se o Dia da Europa no Auditório da nossa Escola, destacando-se a apresentação do Centro Europe Direct dos Açores, pelo Dr. Rui Luís (Universidade dos Açores) e uma aula-debate em que foram abordadas as diferentes visões do continente europeu ao longo da história, pelo Prof. Dr. Sérgio Claudino (Universidade de Lisboa). Foi ainda feito um interessante balanço da viagem ao Parlamento Europeu, por parte de alunos do ensino secundário, realizada no âmbito do concurso Euroescola.
Depois do almoço, realizou-se o Quiz Europeu, onde seis equipas foram chamadas a responder a questões sobre a UE, sagrando-se vencedores os alunos Guilherme Borges, Wilson Costa (9ºB) e Guilherme Soares (9ºE). O Clube Europeu agradece a colaboração da escola, dos oradores convidados e dos alunos!
Conhece aqui algumas fotos do Dia da Europa na ESMA.
23-05-2011

Dia da Escola
Comemora-se na próxima 2.ª feira, dia 16, o Dia da Escola. Convida-se toda a comunidade a participar neste dia de Festa para a nossa escola.
Conhece aqui o Programa de actividades para este dia.
13-05-2011

ESMA vence mais um concurso do “Dia da Europa”
Os alunos André Goulart, Susana Meirinho e Tatiana Meirinho, todos do 12º ano turma C, representaram a Escola e o Faial na final do Concurso “Dia da Europa”, que teve lugar na ilha Graciosa no passado dia 9 de Maio, acompanhados pelo professor Carlos Nunes.
Participaram nove equipas, representantes de cada uma das ilhas da região, e a nossa equipa foi a vencedora!
Muito em breve, a equipa irá a Bruxelas como prémio desta fase final do concurso.
De salientar que este grupo de três alunos foi igualmente vencedor do mesmo concurso, o ano lectivo passado.
10-05-2011

ESMA vence Fase Regional dos Jogos Desportivos Escolares
O Conselho Executivo congratula-se com a brilhante participação dos alunos que representaram a Escola nos XXII Jogos Desportivos Escolares do 3.º ciclo, realizados na passada semana na Graciosa, que culminou com a vitória da nossa equipa, pelo que em nome da comunidade escolar endereça os PARABÉNS a todos os que, directa ou indirectamente, contribuíram para mais um sucesso da nossa Escola a nível regional. Para além de terem cumprido os objetivos desta edição, é de realçar que se trata do 3.º ano consecutivo que os nossos alunos conquistam tal galardão, o que deverá constituir enorme motivo de orgulho e honra para a nossa comunidade escolar.
De destacar que para além do resultado desportivo obtido, foi-lhe atribuído o prémio “Melhor Camarata”, tendo vencido as modalidades de Ginástica e Basquetebol.
A comitiva foi constituída pelos alunos: Ana Cebola, Patrícia Silveira, Beatriz Vale, Vanda Moitoso, Iara Rodrigues, Milene Rodrigues, Sara Manteiga, Joana Rodrigues, Raquel Silveira, Isabel Carvão, Diogo Quadrado, José Medeiros, João Ávila, Gabriel Prestes, Rui Remédios, Guilherme Soares, André Silva, Jorge Goulart, Valter Brum e Diogo Silva; pelos professores de Educação Física: Ilídia Neves, Paula Sousa, Paulo Matos e Nuno Cardoso e pela representante do Conselho Executivo, Gracinda Andrade.
Consulta aqui algumas fotos.
09-05-2011

XVIII Encontros Filosóficos
A partir de hoje e até 7 de maio realiza-se a XVIII edição dos Encontros Filosóficos.
Consulte o programa aqui.
02-05-2011

Secretária e Directora Regional reuniram com Conselho Executivo
A Secretária Regional da Educação e Formação e a Directora Regional reuniram no passado dia 14 com o Conselho Executivo para conhecer o funcionamento da escola e debater alguns assuntos, como sejam o calendário de realização dos exames nacionais, as provas de avaliação sumativa externa, os professores classificadores, o desenvolvimento do processo de avaliação do desempenho docente e a forma como tem decorrido na escola.
De acordo com a notícia divulgada no site do Governo, registamos que “No final do encontro, a Secretária da Educação salientou que a ES Manuel de Arriaga é “uma escola com boas instalações, muito funcional e bem organizada” classificando mesmo esta escola como “um exemplo de bom funcionamento”.
A Secretária da tutela adiantou ainda que a Secundária é “um exemplo do que se quer para a Região: uma escola do ensino secundário com uma oferta vasta de cursos e áreas de formação, com boas práticas do ponto de vista do seu funcionamento”.
Ver foto aqui.
21-04-2011

RECEPÇÃO DAS AVALIAÇÕES NO 2.º PERÍODO PELOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
O Conselho Executivo regista com bastante satisfação o elevado número de pais e encarregados de educação – cerca de 91%, representando um acréscimo de 2% relativamente ao período anterior e mais 4% que em igual período do ano anterior - que na passada 6.ª feira se dirigiram à Escola para, individualmente, receberem dos respetivos Diretores de Turma a avaliação dos seus educandos. No ensino regular aquela percentagem atingiu os 92,6%, sendo que 95,3% foram do 3.º ciclo e 88,5 no secundário. De salientar que nos 8.º e 9.º anos apenas 8 encarregados de educação não levantaram as avaliações, enquanto no 7.º foram 9. Por outro lado, no ensino não regular dos 102 alunos foram recebidas notas de 78, correspondente a 76,5%.
Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos os membros da comunidade educativa uma FELIZ PÁSCOA e aos docentes e discentes BOAS FÉRIAS E BOM REGRESSO ÀS AULAS.
Consulta aqui a relação das fichas de avaliação entregues, por cada uma das turmas.
15-04-2011

Entrega da Avaliação do 2º Período
Dia 8 de Abril é o dia de entrega das avaliações aos Encarregados de Educação.
Ver a lista das Salas aqui.
07-04-2011

Parlamento dos Jovens do Básico e Secundário
No âmbito do projecto do Parlamento dos Jovens do Básico e Secundário, promovido pela Assembleia da República, e coordenado na nossa escola pelas professoras Ana Paula Menezes e Ilídia Quadrado, realizou-se nos dias 28 e 29 de Março, as Sessões Regionais sobre os temas “Violência em Meio Escolar” e “Que Futuro para a Educação?”, respectivamente. A nossa escola participou mais uma vez neste projecto, tendo desde Outubro último levado a cabo várias iniciativas no sentido de eleger os deputados que representassem a escola nestas sessões. Deste modo, estiveram a debater na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, no 3º ciclo, as alunas Ana Sofia Medeiros e Iara Rodrigues do 9ºC e, no ensino secundário, as alunas Graça Silva e Ana Garcia, do 11ºF e 11º A, respectivamente. Apesar do excelente desempenho das nossas “deputadas”, este ano, a nossa escola não foi eleita para participar na Sessão Nacional. A todos os intervenientes neste projecto, os nossos parabéns!
05-04-2011

Milha 2011
Realizou-se no passado dia 24 de Março, a IV Milha 2011, a qual contou com um número record de 85 inscrições.
Depois da prova ter sido adiada uma semana devido ao mau tempo estiveram presentes 43 alunos.
Mesmo assim este número superou largamente o número de alunos da última edição a qual contou apenas com o 9 alunos. Para ver mais clicar aqui.
29-03-2011

Inscrições para o Programa OTLJ 2011
O Programa OTLJ tem por objectivo proporcionar aos jovens uma forma inovadora de ocupar os seus tempos livres, contribuindo para a sua educação não formal, pela aquisição de novos saberes, normas e valores inerentes a uma cidadania responsável, bem como o acumular de experiências sociais e profissionais decisivas para a formação de cidadãos habilitados e responsáveis.
As inscrições para o Programa OTLJ 2011 podem ser feitas de 1 a 30 de Abril. Mais informações podem também ser obtidas no site - http://www.otl.drj.azores.gov.pt, para os Sub- Programas: Ocupação Em Férias, Férias com Cultura, Ambiente, Ciência em Férias, Jovens Activos, Jovens Solidários, Jovens Estudantes.
28-03-2011

PROJECTO EDUCATIVO DA UNECA II
Realiza-se no próximo dia 26 de Março, sábado, pelas 20h00 um jantar na Sociedade Filarmónica Lira e Progresso Feteirense - JANTAR EQUINÓCIO DA PRIMAVERA, aberto a toda a comunidade. O Jantar conta com muita animação primaveril bingo, karaoke e baile.
CABAZ DE INVERNO - O Cabaz de Inverno foi sorteado no dia 22 de Março e foi premiado o bilhete n.º 314, pertencente ao Senhor Emanuel Ferreira. O Cabaz continha enchidos diversos, torresmos, batata doce, ovos, azeite, arroz, bolachas, cacau, bananas, ketchup, salsichas, ervilhas, feijão, favas, doce e manteiga.
O nosso muito obrigado a todos aqueles que tem colaborado com este projecto, alunos, encarregados de educação, funcionários, professores e comunidade Faialense.
23-03-2011

ESMA vence a fase zonal C dos XXII JDE
A Escola Secundária Manuel de Arriaga organizou a fase Zonal C do 3º ciclo dos XXI Jogos Desportivos Escolares, de 28 de Fevereiro a 2 de Março. Participaram quatro Escolas – EBS das Lajes do Pico, EBS de São Roque do Pico, EBS das Flores e ES Manuel de Arriaga.
O Conselho Executivo congratula-se pela forma como decorreram os Jogos ao longo dos três dias e pelo fair play e espírito desportivo que todos revelaram – alunos das comitivas e seus professores, juízes e organização.
Felicitamos todos os que participaram e contribuíram para o sucesso de mais este evento desportivo na nossa escola.
Uma felicitação especial, como não podia deixar de ser, aos Alunos e Professores que constituíram a Nossa Comitiva. A todos eles, parabéns e Boa Sorte para a fase Regional.
02-03-2011

O Logótipo da XVIII edição do Encontros Filosóficos
O logótipo dos Encontros Filosóficos é sempre uma actividade anual desenvolvida nas aulas de artes e por isso leva sempre algum tempo até ser concretizado. Há sempre muito empenho, esforço, dedicação e por razões várias, é sempre difícil tão difícil escolher. Encontrar um que defina o tom, o tema deste ano é “Educar pela (s) arte (s) ”, requer horas e bastante sentido artístico. A turma escolhida para o efeito foi o 10ºD que irá agora submeter os seus logótipos a escrutínio público. Como, às vezes, dizem alguns professores, “podia ficar melhor um bocadinho”. Não há aluno que não considere o seu “logo” como sendo o melhor mas um deles terá que ser o escolhido. Para que isto assim seja, fez-se e faz-se um trabalho enorme, recorrer-se-á à votação, à audição de opiniões diferentes e ouvir-se-ão as razões e os argumentos em causa. Este labor de eleger um logótipo que sintetize a ideia da XVIII edição dos Encontros Filosóficos só tem um objectivo: que todos gostem de apreciar e memorizar um evento que se quer de todos.
Ver aqui alguns dos logótipos realizados.
25-02-2011

ESMA em destaque no Corta-Mato Escolar Regional
Realizou-se no passado sábado, dia 19 de Fevereiro, o Corta-Mato Escolar Regional. Esta prova, que juntou os melhores alunos da região açoriana desta vertente desportiva, teve lugar na Ilha Terceira, mais precisamente em Angra do Heroísmo. Destaque para o excelente desempenho desportivo dos nossos alunos, que para além do bom comportamento revelado, deixaram uma boa imagem da nossa escola. Dentro do bom desempenho revelado pelos nossos cinco alunos, destaque para Marlon Martins, que venceu o escalão de iniciados masculinos e estará por isso, presente no Corta-Mato nacional, em representação da nossa Escola e da região açoriana. A comitiva da ESMA foi enquadrada pelo Professor Hugo Parente.
Classificações:
Iniciados Masculinos: Marlon Martins (1º) e Rui Remédios (7º)
Juvenis Femininos: Sara Manteiga (7º)
Juvenis Masculinos: Ricardo Silveira (6º) e Fábio Vargas (12º)
aqui algumas fotos da participação dos nossos alunos no Corta-Mato Regional.
21-02-2011

Departamento 2
Olá e Bem-vindos - Hello and Welcome! Hallo und Willkommen! Hola y Bienvenidos!
O Departamento 2 - Inglês, Alemão e Espanhol, gostaria de vos convidar a visitar o seu novo blog - www.dept2esma.blogspot.com
Aqui encontrarão muito material interessante:
"A Creative Corner" um cantinho onde iremos colocar trabalhos - composições, "powerpoints", poesia, etc.
O Cantinho do Vocabulário e da Gramática onde encontrarão fichas informativas e exercícios práticos
e MUITO MAIS...
18-02-2011

Prémio Manuel de Arriaga
O Prémio Manuel de Arriaga pretende constituir um estímulo à participação e criatividade dos alunos da nossa escola. Para este ano lectivo a edição do Prémio Manuel de Arriaga é dedicado ao tema “A Ilha à descoberta “ e a modalidade é Livre.
As candidaturas podem ser apresentas nos seguintes suportes/modalidades: filme, curtas-metragens, pintura, escultura, banda desenhada, cartoon, textos (narrativo, lírico, dramático), composição musical, hino (letra e ou música) entre outros.
Consulta aqui o regulamento do Prémio Manuel de Arriaga.
10-02-2011

Representantes dos Encarregados de Educação para a Assembleia de Escola
No passado dia 17 de Dezembro, aquando da entrega das notas, procedeu-se à eleição dos Representantes dos Encarregados de Educação dos alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, a terem lugar na Assembleia de Escola.
Para representante dos Encarregados de Educação dos alunos do 3º ciclo foi eleita a Dª Olga Marques e para o ensino secundário o Sr. Francisco Évora.
Agradecemos, desde já, a todos os Encarregados de Educação que participaram nesta eleição.
A Presidente da Assembleia de Escola
Conceição Martins
10-02-2011

A nossa Escola em Estrasburgo
No âmbito do Concurso EUROSCOLA, dinamizado pela Direcção Regional da Juventude em parceria com o Instituto Português da Juventude e que se realiza paralelamente ao Projecto "Parlamento dos Jovens - Secundário", 24 alunos da nossa escola participaram na sessão Europeia do Euroscola, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, no passado dia 27 de Janeiro.
Esta participação deveu-se à esta escola ter vencido a sessão regional do Euroscola e ter obtido o 6º lugar a nível nacional, com o trabalho apresentado pelos alunos Graça Silva e Rui Duarte sobre a visão europeia do tema: A pobreza e a exclusão social.
A sessão plenária do dia 27 contou com cerca de 500 jovens de 19 países da União Europeia, que entusiasticamente debateram o "Papel dos valores da Europa no mundo", "2011 - Ano Europeu do Voluntariado", "Ambiente e energia renováveis", "Liberdade de informação e cultura da cidadania", "Democracia e cidadania" e "Futuro da Europa". Foi, sem dúvida alguma, um momento de enriquecimento pessoal no âmbito da cidadania europeia. Que o digam os nossos eurodeputados!
O grupo deslocou-se no dia 24 de Janeiro para Lisboa, permanecendo em Estrasburgo de 25 a 29, e regressando à Horta no dia 30. Acompanharam os 24 alunos da ESMA as professoras Ana Paula Menezes, Ilída Quadrado e Mª Miguel Pavão.
Observa aqui algumas fotos da deslocação da nossa escola a Estrasburgo.
04-02-2011

Palestra sobre Segurança na Internet
Realiza-se no próximo dia 8 de Fevereiro às 9.30 horas, no Auditório, uma palestra subordinada ao tema: “Segurança na Internet”, na qual será prelector o Subcomissário Raimundo Dias da Polícia de Segurança Pública da Horta.
Esta iniciativa, aberta a toda a comunidade escolar, é promovida pelo Grupo de Informática.
03-02-2011

Dia “La Chandeleur”
O clube de Francês relembra que, nesta 4ª feira, dia 2 de Fevereiro, vai trazer crepes à escola.
Também decorrerá por volta das 13h30, no átrio, uma dança…Venham conviver connosco!
01-02-2011

Sessão no Planetário - Centro de Ciência
O Centro de Ciência em colaboração com o Observatório Astronómico de Santana organiza sessões no planetário portátil, a realizar na semana de 31 de Janeiro a 4 de Fevereiro, destinadas aos alunos dos7º e 10ºanos de escolaridade. Esta actividade procura incidir nos conteúdos leccionados nestes níveis de ensino, tendo como objectivos a observação de astros, despertar o interesse pela Astronomia e desenvolver uma visão integradora da Ciência e da Tecnologia.
Destinado ao público em geral, realizar-se-ão, nos dias 1 e 3 de Fevereiro entre as 20 e as 22 horas, sessões no planetário e de observação do céu nocturno.
Conhece aqui o cartaz desta sessão no Planetário
28-01-2011

Escola Electrão 2010-2011
Este ano a Escola Secundária Manuel de Arriaga encontra-se mais uma vez envolvida no projecto Escola Electrão, fazendo parte do grupo das 646 escolas aderentes. Estamos certos de que todo o trabalho desenvolvido nesse âmbito permitirá chamar a atenção das pessoas para a problemática dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), bem como para a importância do nosso contributo na defesa do planeta. A nossa Escola pertence ao grupo C e o período de recolha terá início a dezassete de Março e prolongar-se-á até ao dia seis de Abril. Podemos contar com a visita do Ponto Electrão durante um dia, dezassete de Março.
Podem consultar o site oficial do projecto – blogelectrao.blogspot.com – onde encontrarão todas as actualizações.
Já sabem, comecem a reunir todos os REEE’s que encontrarem, de modo a conseguirmos o maior peso possível, na altura da recolha!
O ambiente agradece!
27-01-2011

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL - SESSÃO PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Estão a decorrer nas aulas de Cidadania do 9º ano sessões de orientação vocacional orientadas pela Psicóloga tendo em vista apoiar os alunos no processo de tomada de decisões vocacionais na fase de transição para o nível secundário de educação.
Decorreu no dia 21 de Janeiro entre as 17h00 e as 18H30 uma sessão para os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 9º ano de escolaridade, à qual compareceram alguns pais muito motivados e interessados.
Com estas sessões pretende-se envolver os Encarregados de Educação na construção do projecto vocacional dos seus educandos, apoiar o desenvolvimento de atitudes que favoreçam a responsabilidade, a autonomia e a procura activa de informações por parte dos educandos e fornecer informações sobre a organização do sistema de ensino português em geral e sobre a oferta formativa desta Escola em particular.
24-01-2011

Atenção!
No dia 2 de Fevereiro em França, celebra-se o dia “La chandeleur” (o dia dos crepes). O clube de francês decidiu festejar também essa data, organizando uma venda de crepes no átrio da escola. Venez vous délicier avec nos crêpes!
13-01-2011

RE(ENCONTRO) DE EX-ALUNOS DA ESMA
À semelhança do que aconteceu no ano passado, é já na próxima 4.ª feira, dia 22 do corrente, pelas 16:00 horas, na Sala de Convívio, que terá lugar o RE(ENCONTRO) DE EX-ALUNOS DA ESMA, com o objectivo de proporcionar a todos quantos dispersos pelos mais variados locais do país tiveram de partir do Faial, para prosseguirem os seus estudos, e que ainda os não concluíram, e durante o qual será servido um lanche. Será uma oportunidade para conviverem com ex-colegas, professores e funcionários, pelo que o Conselho Executivo muito gostaria de contar com a presença do máximo de pessoas.
Não é necessário proceder a qualquer inscrição, mas por uma questão de organização, principalmente para que nada falte, agradecemos uma confirmação da presença dos interessados através de uma mensagem de “Presente” para o mail [email protected], ou pelo telefone 292 202 380, para a funcionária Osvalda Duarte, da Área de Alunos. Mas não é obrigatório. Quem nada disso fizer pode, e deve, comparecer na mesma.
Uma vez que não dispomos dos contactos actualizados de todos os ex-alunos que se encontram nas condições referidas, solicitamos a divulgação desta convocatória junto dos mesmos.
Com um abraço de amizade, votos de uma boa viagem e de boas férias, ficamos a aguardar pela tua confirmação e, sobretudo, pela tua presença.
18-12-2010

Actividade Have a Green Day
No dia 17 de Dezembro, foram apresentados, no auditório da nossa escola, os trabalhos da actividade Have a Green Day, realizados, no âmbito da Eco-Escola, por turmas do 8.º ano. Os trabalhos consistiam na elaboração de slogans de carácter ambiental, escritos em várias línguas. Essa tarefa contou com o contributo de várias disciplinas: Português, Inglês, Francês, Espanhol, Ciências Naturais e com a área curricular não disciplinar de Cidadania. Os alunos mostraram grande interesse e empenho na elaboração dos trabalhos e foram, aos poucos, desenvolvendo a sua consciência ambiental. Depois desta actividade, os alunos foram convidados a participar no hastear da bandeira do Eco-Escola.
aqui algumas fotos.
18-12-2010

Actividades de Final de Período
O 1º período deste ano lectivo está a terminar e no dia de amanhã vão realizar-se diversas actividades.
A novidade deste ano vai para a Feira de Produtos Alimentares a decorrer das 14h30 às 18h30.
Consulta aqui o programa das actividades.
16-12-2010

Cabaz de Outono - Projecto Educativo da UNECA II
O Cabaz de Outono constituído por produtos hortícolas (abóbora, castanhas, batata branca, batata doce, feijão, inhames, limões, cebolas, pimentas, etc) foi sorteado na última semana de aulas sendo premiado o jovem Tiago Borges, aluno desta escola.
A elaboração do Cabaz de Outono contou com o apoio dos alunos, encarregados de educação, funcionários e professores.
16-12-2010

Gabinete de Apoio à Integração dos Alunos Estrangeiros
Após ter sido feito um levantamento do número de alunos estrangeiros que frequentam esta escola, criou-se um gabinete de apoio à integração linguístico-afectivo-social destes alunos, para que na comunidade escolar possa haver igualdade para todos poderem aprender e conviver.
Este é um projecto que agora começa a dar os primeiros passos, pelo que se apela à participação de alunos e famílias, de forma a que conjuntamente possamos corresponder às expectativas, justificando, assim, a pertinência deste gabinete.
Embora saibamos que alguns destes alunos já se sintam integrados na comunidade escolar, parece-nos importante que estes possam contribuir para a socialização de outros.
Por fim, reforçamos que a equipa está disponível para orientar os alunos em quaisquer dificuldades sentidas por estes.
Consulta aqui o blogue do Gabinete de Apoio à Integração dos Alunos Estrangeiros.
16-12-2010

Festa de Natal do Projecto “Madrinhas Secretas”
No passado dia 14 decorreu a Festa de Natal do projecto "Madrinhas Secretas" promovida pelo Centro de Apoio aos Alunos CA2.
A Festa decorreu no Refeitório da escola. Madrinhas e afilhados almoçaram juntos, trocaram prendas e afectos.
aqui algumas fotos.
15-12-2010

Entrega da Avaliação do 1º período
Dia 17 de Dezembro é o dia de entrega das avaliações aos Encarregados de Educação.
Ver a lista das Salas aqui.
15-12-2010

Os jovens e a leitura
Dada a necessidade de promover a leitura num contexto escolar em que os professores constantemente se queixam das dificuldades dos alunos em interpretarem o que lêem, a equipa decidiu proceder a uma recolha de dados que visa permitir à comunidade escolar ter um melhor conhecimento da postura dos alunos em relação à leitura e dos seus hábitos enquanto leitores. Assim, foram efectuados 221 inquéritos no sétimo ano, 169 no oitavo ano, 93 no nono ano, num total de 483 inquéritos no ciclo.
Conhece aqui os resultados.
3-12-2010

Dia Mundial da Filosofia
O Grupo de Filosofia da Escola Secundária Manuel Arriaga celebrou na quinta-feira, dia 18, o Dia Mundial da Filosofia com uma série de actividades que decorreram no Auditório da ESMA. Os objectivos da Comemoração deste dia, criado pela UNESCO, visam desenvolver uma reflexão sobre a importância da Filosofia no mundo contemporâneo e a participação activa da comunidade escolar em actividades em culturais e reflexivas. Visa ainda o reconhecimento do contributo específico da Filosofia para a formação de um pensamento aberto ao mundo, crítico e para o surgimento de uma consciência atenta aos problemas do mundo contemporâneo, sensível e eticamente responsável.
Os alunos Gonçalo Piedade, Tiago Silva, Graça Silva e Cristina Carvalho leram textos poéticos e outros alusivos à data que celebram a Filosofia, tal como a aluna Rebeca Medeiros interpretou uma coreografia sobre o lema da “Educação pela Arte”, numa alusão à XVIII edição dos Encontros Filosóficos, a realizar em Maio de 2011. Assistimos também a uma actuação da Banda “As Platónicas”, sob direcção do maestro Rúben Silva. Antes das intervenções dos alunos foi também visto o filme "Querido Carlos Alberto", da premiada Aurora Ribeiro, curta-metragem que se desenrola no interior de uma escola. Os professores do ensino secundário acompanharam as respectivas turmas numa actividade bastante participada pelos alunos.
O Grupo de Filosofia
3-12-2010

Megasprinter
Realizou-se no passado dia 21 de Outubro a Fase de Escola do Megasprinter. Para saberes mais, consulta aqui.
19-11-2010

Dia Mundial da Alimentação
Na sequência do trabalho desenvolvido pela Equipa de Saúde Escolar da Escola Secundária Manuel de Arriaga, no dia 15 de Outubro ocorreu na nossa escola a comemoração do Dia Mundial da Alimentação. Esta actividade teve por objectivo sensibilizar para a importância do consumo de fruta, leite e água na dieta alimentar da comunidade escolar, assim como para a necessidade da ingestão do pequeno-almoço. É de salientar que, apesar do leite ser gratuito para o terceiro ciclo, é ainda pouco consumido pelos alunos deste nível de ensino.
A actividade desenvolvida consistiu na distribuição de leite, fruta e água à comunidade escolar, durante toda a manhã, no átrio da Escola. Para a realização desta actividade, foi essencial a colaboração da empresa RUFRIMAR, que gentilmente cedeu peras e maçãs, e da Associação de Agricultores da Ilha do Faial, nomeadamente os produtores Vítor Vieira e Nuno Caldeira, que ofereceram bananas e melancias.
Congratulamo-nos com a forma como esta decorreu e com a receptividade demonstrada pela comunidade escolar, e estamos em crer que outras actividades como esta serão bem-vindas.
Consulta aqui as fotos deste dia.
15-11-2010

Arauto: Prémio Ilustração na Categoria Design do Projecto Público na Escola
O jornal Arauto da Escola Secundária Manuel Arriaga foi distinguido com o Prémio Ilustração/Categoria Design na edição deste ano do Concurso Nacional de Jornais Escolares, promovido pelo Projecto Público na Escola, do Jornal Público. Recorde-se que a nossa escola já tinha sido distinguida com o galardão de melhor Jornal escolar no ano lectivo de 2004/2005, com direito a um prémio pecuniário de três mil e setecentos euros, tendo ainda recebido uma menção honrosa no ano lectivo de 2008/2009. Por este motivo, o jornal Arauto agradece a todos os alunos que colaboram com ilustrações para o jornal e a todos os que, não se encontrando actualmente na escola, já ilustraram as suas páginas.
10-11-2010

ESMA DISTINGUIDA COM O PRÉMIO “ESCOLA” NO ÂMBITO DO DESPORTO ESCOLAR
A Escola Secundária Manuel de Arriaga acaba de ser distinguida pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Escolar, do Ministério da Educação, com o Prémio “ Escola “ no âmbito do Desporto Escolar e que envolve mais oito categorias: “Aluno”, “ Espírito Desportivo”, “Professor”, “Autarquia”, “Internacional”, “Carreira Desportiva”, “Media” e “Desporto Adaptado”.
Esta distinção resulta da nomeação da ESMA pela Direcção Regional do Desporto, tendo em consideração que, no ano lectivo transacto, se evidenciou em todas as actividades do Desporto Escolar, nomeadamente pelos resultados alcançados e pela excelência da sua participação e organização, pelo que o Conselho Executivo congratula-se e manifesta a sua enorme satisfação por tal distinção, felicitando todos aqueles que, directa ou indirectamente, contribuíram para a atribuição de tão honroso galardão.
A entrega dos prémios terá lugar no próximo dia 12 de Novembro, na Escola Artur Gonçalves, em Torres Novas, na Festa Nacional do Desporto Escolar 2010, cerimónia que contará com a presença da Senhora Ministra da Educação.
9-11-2010

Faial Film Fest na nossa Escola
A Escola Secundária Manual Arriaga acolheu durante o período de aulas de 2 a 5 de Novembro a VI edição do Faial Film Fest. A grande maioria dos alunos da nossa escola pôde assistir no auditório da escola às várias sessões de filmes animados, inseridos no programa da Festa Mundial da Animação, que contou com a colaboração do cineclube da Horta.
O jornal Arauto convidou também Pedro Escobar e Aurora Ribeiro que, após a exibição dos seus filmes “A Menina dos Meus Olhos” e Passando à de Zé Marovas”respectivamente, falaram sobre o propósito da realização dos seus filmes tal como a participação destes filmes na competição do Faial Film Fest. Os estudantes do 10ªD, 12ºB e 12ºC assistiram aos filmes acompanhados pelos respectivos professores e tiveram direito à mais recente edição do jornal Fazendo.
Consulta aqui o cartaz.
5-11-2010

Madrinha Secreta (3ª edição)
Atendendo ao número crescente de crianças com carências económicas, dificuldades de aprendizagem e de alguma forma em risco, surgiu a ideia de envolver a comunidade educativa (professores e funcionários) num projecto de solidariedade.
Consulta aqui o cartaz.
Ver o regulamento aqui.
20-10-2010

Projecto 4SMALL
O 4SMALL é um projecto do CA2 que existe desde 2004 tem por objectivo apoiar qualquer adolescente grávida ou com filhos, aluna da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
Consulta aqui o cartaz do projecto.
20-10-2010

Concerto da Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa
Realizar-se-á no próximo dia 13, 4ª feira, pelas 10h15 horas no Pavilhão Desportivo da nossa Escola, um Concerto pela Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa, que será comentado e para o qual estão convidados todos os docentes, funcionários e alunos. Participarão igualmente alunos e docentes de outros estabelecimentos de ensino e o público em geral.
O Concerto conta com a presença do maestro César Viana que irá comentar o concerto e a orquestra será dirigida pelo maestro Jean-Marc Burfin. O Programa inclui a Sinfonia nº 1, op.38, de R. Shumann, Peer Gynt de E. Grieg e A. Gruta de Fingal de F. mendelsshom.
Consulta aqui o cartaz do concerto.
12-10-2010

Fotografia de Viagem
Eduardo Brito esteve presente no auditório da nossa escola, na manhã do passado dia 1 de Outubro, a convite do jornal Arauto. O fotógrafo explicou a uma plateia de alunos silenciosa e curiosa as razões de ser fotógrafo, abordando as origens da arte fotográfica e o aparecimento da fotografia na sua vida tal como a importância de saber olhar. Eduardo Brito aproveitou também para contar a sua viagem de automóvel com o músico Sandy Kilpatrick entre Finisterre, Finistère e Land´s End, três lugares com o mesmo nome em Espanha, França e Inglaterra, que resultou num livro-cd denominado Terras Últimas. No final, houve tempo ainda para uma conversa com os alunos sobre as fotografias presentes neste livro, interrogações sobre os diferentes tempos de uma foto numa estrada do Gerês ou ainda uma questão curiosa sobre se este tinha comido um rissol de camarão antes de uma determinada fotografia. O resto da reportagem poderá ser lida na edição de Novembro do Jornal Arauto.
Ver foto do fotógrafo aqui.
08-10-2010

Novas actualizações
Já pode ser consultado os horários de atendimento dos Directores de Turma e os horários de todas as turmas, com as actualizações resultantes do inicio do ano escolar.
27-09-2010

2º Colóquio sobre Avaliação de Escolas
O 2º Colóquio sobre Avaliação de Escolas, organizado pela Universidade dos Açores, realiza-se em Angra do Heroísmo no dia 2 de Outubro.
A nossa Escola estará representada pela Professora Catarina Azevedo que integra o Painel – Projecto Qualis – Olhares do Interior do Sistema.
O Programa deste Colóquio pode ser consultado aqui.
23-09-2010

Parkbike na Escola Secundária Manuel de Arriaga...
No dia de hoje, 22 de Setembro, Dia Europeu sem Carros, será instalado no parque de estacionamento junto à portaria da nossa escola, um parkbike para todos aqueles que pretendam vir de bicicleta para a escola. Esta iniciativa partiu do Projecto Eco-Escolas e da Câmara Municipal da Horta e tem como principais objectivos a promoção do exercício físico e a diminuição do consumo de recursos energéticos.
Para mais informações consulte aqui.
22-09-2010

ABERTURA DO ANO ESCOLAR 2010/2011
Decorreu no passado dia 13 a abertura do novo ano escolar com a presença maciça de alunos, professores, pais e encarregados de educação e funcionários, de acordo com o programa divulgado. Na altura o Presidente do Conselho Executivo deu as Boas Vindas aos presentes, de uma forma especial àqueles que vão frequentar o estabelecimento de ensino pela primeira vez, desejando as maiores felicidades a todos os alunos, tendo igualmente alertado para a importância no cumprimento, por parte de todos, das regras estabelecidas, pelo que é fundamental o respeito entre os membros da comunidade educativa.
Como vem sendo hábito, nos últimos anos, foram distinguidos os melhores alunos no ano lectivo anterior, tendo sido entregue um exemplar da fotobiografia de António José d’ Ávila, oferecido pela Câmara Municipal.
A terminar, o Conselho Executivo tornou pública a sua resolução de distinguir a docente Isabel Dias Flores Afonso, pela responsabilidade, serenidade e sensatez como exerceu as funções de coordenadora da equipa operativa de acompanhamento da gripe A, bem como a assistente operacional Maria Margarida Ferreira Oliveira da Cunha pelo profissionalismo, abnegação e serenidade com que acompanhou os alunos com sintomas de Gripe A.
As fotografias foram gentilmente cedidas pela jornalista do “Tribuna das Ilhas” Susana Garcia, a quem encarecidamente agradecemos.
O Conselho Executivo deliberou, pela primeira vez, distinguir igualmente os sete alunos que nunca deram qualquer falta no ano lectivo anterior, tendo sido entregue um diploma e uma T- Shirt da Escola.
Consulta aqui os melhores alunos no ano anterior e os sete alunos que nunca deram qualquer falta no ano lectivo anterior.
22-09-2010

Reabertura do Clube de Francês
Bonjour! Le club de français est là à nouveau ! Il fonctionne les jeudis à 14h45. Inscris-toi avec ta prof. de français ! Nous promettons des activités intéressantes !!! Viens nous rejoindre dans le club ZigZigoto et viens t’amuser un peu en français ! Tu peux visiter notre blog sur http://zigzigoto.yolasite.com

Olá ! O clube de francês reabriu ! Funciona às 5ª Feiras. Inscreve-te junto da tua ou duma professora de Francês. Prometemos actividades interessantes !!! Junta-te a nós no clube « ZigZigoto » e vem divertir-te em francês. Podes visitar o nosso blog http://zigzigoto.yolasite.com
21-09-2010

Horários das turmas
Já se encontram disponíveis para consulta os horários das turmas para o novo ano lectivo.
10-09-2010

ABERTURA DO ANO ESCOLAR
O início do próximo ano lectivo terá lugar 2.ª feira, dia 13, pelas 9:30 horas.
Consulta aqui mais informações sobre a recepção aos alunos.
Convidam-se todos os encarregados de educação para acompanharem os seus educandos.

Em relação ao Transporte escolar para o dia 13, informa-se que a saída do autocarro da Ribeira Funda irá ocorrer pelas 08h00.
08-09-2010

Turmas ano lectivo 2010/2011
Já se encontram disponíveis para consulta as turmas para o novo ano lectivo. Consulte também outras actualizações, nomeadamente a constituição dos Departamentos Currículares, Directores de Turma, etc.
01-09-2010

Entrega da Taça e medalhas ao CDEH - Andebol
Na passada sexta-feira, dia 2 de Julho, a Associação de Andebol da Ilha do Faial,  organizou um jantar para entregar os troféus e respectivas medalhas, às equipas da Ilha que venceram as competições regionais dos seus escalões. A equipa de Juvenis Femininos do Clube Desportivo Escolar da Horta recebeu o prémio relativo à vitória no Encontro Regional de Juvenis Femininos, disputado na Ilha de São Miguel. A equipa de Juniores Masculinos do Sporting da Horta, também foi homenageada pela vitória no Campeonato regional de Juniores Masculinos.
Ver foto aqui.
12-07-2010

Manuais Escolares 2010/11
A informação acerca dos manuais escolares adoptados para o próximo ano lectivo já se encontra disponível em: Acesso rápido – Manuais 2010/11
12-07-2010


« Arquivo

(visitantes desde 12_Set_05) Manuel de Arriaga website free tracking
 
----------------------
Justificação de faltas dos alunos
----------------------
Kiosk online

Sistema Integrado de Gestão de Escola
----------------------
Gabinete de Apoio aos Estrangeiros
Espaço de Apoio a alunos e Enc. de Educação.
----------------------
Ilustrações, páginas web, filmes e outros trabalhos dos alunos.
----------------------
Projecto de Educação Afectivo Sexual
----------------------

Robótica, Holografia
e outras actividades