Manuel de Arriaga






 

Formações Internas
O Departamento de Educação Física efectuou uma formação sobre Corfebol no passado dia 7 de Julho. Para saber mais clique aqui.
Mais informações também aqui.
12-07-2010

Classificações do 3º Período 2009/2010
Clique aqui para consultar as pautas de avaliação do 2º Período.
08-07-2010

Entrega de Avaliações e Matrículas
No próximo dia 5 de Julho, das 16h00 ás 18h00, serão entregues as avaliações do 9º ano. No dia 6 das 14h00 ás 16h30 entrega das avaliações e renovação de matrícula para os 7º, 8º, 10º anos e Oportunidade II.No dia 6 e 7 de Julho, das 09h00 às 12h00 , matriculas para o 10º ano.
05-07-2010

Vitória do Clube Desportivo Escolar da Horta no Encontro Regional de Andebol – Juvenis Femininos
Nos passados dias 25 e 26 de Junho a equipa de juvenis femininos do CDEH, disputou no pavilhão dos Arrifes o Encontro Regional de Andebol do referido escalão. O CDEH venceu os dois jogos disputados contra o CDEP da Maia por 8-13 e 6-8. Com estas duas vitórias, as nossas jovens conquistaram a principal prova regional do seu escalão. Esta prova foi organizada pela União das Associações de Andebol dos Açores e é a única prova regional federada da modalidade.
Ver mais aqui.
Ver foto aqui.
29-06-2010

Estudo da Actividade Física Desportiva
Ao longo dos últimos anos, o Departamento de Educação Física tem procurado analisar alguns dados  relacionados com a prática desportiva federada dos alunos da nossa Escola.
Ver mais aqui.
28-06-2010

JDE - Fase Regional 2009/10 - A ESMA vence pela segunda vez consecutiva
Pouco mais de um mês após ter acolhido a fase zonal C dos XXI  JDE do 3.º ciclo, a nossa Escola voltou a organizar os JDE. Desta vez, na fase Regional, a nossa escola recebeu de 7 a 9 de Junho os vencedores de outras duas fases zonais, a Escola Básica Integrada dos Biscoitos e a Escola Secundária da Ribeira Grande, bem como a Escola que obteve o 2.º lugar na fase zonal C, a Escola Básica Secundária das lajes do Pico.
Ver mais aqui.
28-06-2010

"Brutal" voo de helicóptero!!!
No Passado dia 20 de Maio, os alunos dos cursos Uneca e Oportunidade II tiveram uma experiência bastante singular ao voarem num helicóptero Puma, disponibilizado pela Força Aérea Portuguesa.
A iniciativa foi levada a cabo pelas docentes Isabel Patrício e Isabel Leite que, num esforço conjunto, conseguiram, junto da Força Aérea Portuguesa, um apoio e disponibilidade totais para que este projecto se tornasse numa realidade e proporcionasse a estes alunos uma experiência peculiar, digna de um verdadeiro conto de fadas.
Ver mais aqui.
28-06-2010

"Educar - Entre a Razão e a Emoção"
No âmbito do PEAS-Projecto de Educação Afectivo-Sexual da nossa escola, teremos nos próximos dias, entre nós o Dr. Laborinho Lúcio para duas conferências, uma no dia 7 de Junho direccionada aos alunos do Secundário e outra no dia 8 de Junho às 21.00h para professores, pais e encarregados de educação, sob o tema "Educar - Entre a Razão e a Emoção".
Esperamos que seja do interesse de toda a comunidade escolar, pelo que convidamos todos a participar.
Ver cartaz aqui.
06-06-2010

I Natação 2010
Realizou-se no passado dia 14 de Maio, integrada nas comemorações do Dia da Escola, a primeira competição de natação realizada na escola, designada I Natação 2010, com a partipação de apenas 7 alunos.
Ver mais aqui.
28-05-2010

JDE - Fase Zonal 2009/10 - Mais uma vitória
Terminou na passada Quinta-Feira a Fase Zonal, da XXI edição dos Jogos Desportivos Escolares, com uma vitória clara da selecção da nossa escola.
Ver mais aqui.
28-05-2010

II Taça Arriaga
A Taça Arriaga é uma actividade prevista no Plano Anual de Actividades da Escola Secundária Manuel de Arriaga, promovido pelo Departamento de Educação Física, e realizou-se no 14 de Maio de 2010 integrando o Programa de Actividades do Dia da Escola.
Ver mais aqui.

28-05-2010

Alunos da ESMA seleccionados para IV Mostra Nacional de Ciência
Os alunos Janite Parmanante, Tiago Furtado e Tiago São João do 12ºB e a professora Marisa Andrade irão participar na IV Mostra Nacional de Ciência a decorrer de 27 a 29 de Maio em Lisboa, no Museu da Electricidade.
O projecto Captação de Energia desenvolvido pelos alunos na disciplina da Área de Projecto concorreu ao 18º Concurso Jovens Cientistas e Investigadores 2010. Este projecto tem como objectivo aproveitar a energia eólica durante o movimento para produzir energia eléctrica para carregar baterias, telemóveis, sendo o sistema integrado no capacete do utilizador.
Os projectos premiados poderão participar em Certames Europeus e Mundiais. Mais informações podem ser conhecidas aqui
O Conselho Executivo felicita a comitiva da ESMA que vai participar na IV Mostra Nacional de Ciência e deseja um bom trabalho a todos!
20-05-2010

Dia da Europa
No dia 6 de Maio decorreu na ilha das Flores o concurso “Europa Quiz” que garantiu o primeiro lugar a um grupo de alunos da ESMA.
Este concurso (tipo trivial) continha perguntas de cultura geral sobre os Açores e a União Europeia e sobre a Europa, distribuídas por (em) quatro categorias História, Geografia & Demografia, Instituições e Pessoas e os Açores na União Europeia.
Os alunos André Goulart, Tantiana Meirinho (11.ºF) e Susana Meirinho (11.ºE), acompanhados pela professora Paula Decq Mota, obtiveram o primeiro lugar que lhes garantiu como prémio uma viagem a Bruxelas.
Numa semana, os alunos vão ter oportunidade de visitar o Comité das Regiões e a Sede do Parlamento, entre outros. Estes alunos alcançaram indubitavelmente um êxito excelente, não só pelo 1.º lugar obtido, mas também porque erraram apenas numa das sete questões.
11-05-2010

Concurso de Fotografia 'Capta o Dia da Escola'
No âmbito das comemorações do Dia da Escola, convidamos-te a registar momentos que mostrem o ambiente vivido nesse dia.
Toma conhecimento do regulamento do concurso aqui e vê o cartaz aqui.
06-05-2010

Biodisel na ESMA com Menção Honrosa
O Projecto Biodiesel na ESMA coordenado pela professora Marisa Andrade, obteve uma Menção Honrosa no Concurso Brigada Verde 2010. O Concurso foi organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa e Comissão Nacional Eco-Escolas, visando estimular o interesse e a criatividade na apresentação de soluções ambientais. Foram apresentados 71 projectos concorrentes ao 2º escalão (2º/3ºciclo, secundário/profissional).
Podes conhecer aqui o projecto apresentado e os resultados.
Parabéns aos premiados pelo contributo na sensibilização de toda a comunidade educativa e comunidade em geral, para a problemática da crise energética associada a questões ambientais.

03-05-2010

Desfile Ecológico 2010
Cerca de 84% do lixo doméstico pode ser reciclado.
As pastilhas elásticas demoram 5 anos a decompor-se na natureza.
Ver mais aqui.
22-04-2010

Dia Mundial da Árvore ou Floresta
A floresta dos Açores denomina-se por Laurissilva e é constituída por plantas nativas sendo a maior parte da componente florística composta por plantas endémicas dos Açores.
Ver mais aqui.
22-04-2010

Dia Mundial da Água (22 de Março)
A água doce é escassa 97,5% da água do Planeta  encontra-se nos oceanos (água salgada) enquanto 2,5% corresponde a água doce. Da água doce existente no planeta Terra cerca de 68,7% encontra-se sob a forma de neve e gelo, 30,9% corresponde a água  subterrânea e 0,4% encontra-se nos rios e lagos.
Ver mais
aqui.
21-04-2010

Exposição de modelos de vulcões, 7ºano e OP.
Resultante da articulação, entre as Ciências Naturais, a Geografia, a Educação Tecnológica e Físico-Química. Os alunos de 7ºA,7ºB,7ºC,7ºD,7ºE,7ºF e OP foram desafiados a construir modelos de vulcões sendo apuradas as seguintes categorias, o vulcão mais ecológico,mais real e mais original tendo ganho, após a comunidade escolar ter votado, Helena Dutra e Alexandra Gomes(7ºA), Luís Medeiros (7ºD), Sofia Telo, Sofia Bettencourt e Raquel Medeiros(7ºA).
Ver fotos aqui.
21-04-2010

"Pinchos de Prof"
No dia 26 de Março pelas 11h45 realizou-se a apresentação de uma dança do grupo de professoras.
Ver mais aqui.
20-04-2010

PEAS - Debates 2010
No âmbito do Projecto de Educação Afectivo Sexual, realizaram-se, nos dias 14, 15 e 16 de Abril, três debates subordinados às temáticas SIDA, IVG/ABORTO e FAMÍLIA e dirigidas às turmas do ensino secundário.
A primeira sessão foi proferida pela Dra. Fátima Pinto e dirigiu-se às turmas dos décimos anos. A segunda teve como orador o Dr. Luís Decq Mota e contou com a participação dos décimos primeiros. A última, dirigida aos décimos segundos anos, teve como convidado o Padre Marco Luciano. Estas palestras tinham como finalidade não só informar os alunos de realidades que constituem um universo crescente de preocupação mas também esclarecê-los acerca de algumas das dúvidas que os povoam.
No fundo, pretendeu-se através destas sessões de sensibilização promover o debate de temas que começam a integrar o seu mundo e simultaneamente reunir um conjunto de informações acerca de medidas que os conduzam à prevenção de algumas situações.
Esta actividade compreendeu ainda um primeiro momento de debates, dirigidos às turmas do ensino básico, que decorreram nos dias 22 e 23 de Março, onde foram discutidos os temas AFECTIVIDADE e ADOLESCÊNCIA e contaram com a colaboração da Dra. Sónia Pó e Drª Sónia Goulart respectivamente. O debate do tema PLANEAMENTO FAMILIAR decorrerá no dia 21 de Abri, sob orientação do Dr. Pedro Cosme.
17-04-2010

Programa OTLJ
O Programa OTLJ tem por objectivo proporcionar aos jovens uma forma inovadora de ocupar os seus tempos livres, contribuindo para a sua educação não formal, pela aquisição de novos saberes, normas e valores inerentes a uma cidadania responsável, bem como o acumular de experiências sociais e profissionais decisivas para a formação de cidadãos habilitados e responsáveis.
CANDIDATURAS: DE 9 DE ABRIL A 9 DE MAIO DE 2010 EM: www.otl.drj.azore.gtov.pt
16-04-2010

Escola Secundária Manuel Arriaga vence concurso "Combate o VIH/SIDA"
Os alunos Sofia Frazão do 12ºC, Beatriz Silva do 10ºA, João Fraga do 11ºA e Rui Duarte do 11ºE da Escola Secundária Manuel de Arriaga, foram os vencedores do concurso “Combate o VIH/SIDA”, organizado pela Secretaria Regional da Saúde. O vídeo apresentado por estes alunos foi elaborado no contexto das aulas de Oficina de Multimédia do 12º ano C, no caso da aluna Sofia Frazão e do CAME para os restantes alunos. Os vencedores receberão um vale para aquisição de artigos desportivos, didácticos ou culturais, que será entregue numa sessão que decorrerá no dia 14 de Abril, na Escola Secundária Manuel de Arriaga. Os vídeos apresentados a concurso integrarão as campanhas da luta contra a SIDA na Região Autónoma dos Açores e podem ser visualizadas no seguinte endereço: http://www.youtube.com/user/ComissaoHIVacores
Para acesso rápido ao video vencedor, clicar aqui.
12-04-2010

Actividades Desportivas
ADE - III Milha 2010: Realizou-se no passado dia 26 de Março, a III Milha 2010, integrada das actividades do final do período. Ver mais aqui.
JDE - Selecção 2009/2010: Apresentamos a listagem de todos os alunos seleccionados e suplentes.
Ver mais aqui.
31-03-2010

Classificações do 2º Período 2009/2010
Clique aqui para consultar as pautas de avaliação do 2º Período.

25-03-2010

Entrega de Avaliações - 2º Período
Dia 26 de Março é o dia da entrega das avaliações aos Encarregados de Educação.
Ver a lista das salas aqui.
22-03-2010

ADE - Corta-mato - Fase Nacional 2009/10
Uma comitiva açoriana, deslocou-se a Vagos para participar no Corta-mato Nacional.
Ver mais aqui.
22-03-2010

Plano de Actividades da Biblioteca ESMA
Neste ano lectivo de 2009 / 10, o Plano de Actividades da Biblioteca da ESMA tem sido, como já foi referido anteriormente, engrandecido com o apoio fundamental da Fundação Calouste Gulbenkian que nos doa um subsídio para aquisição de fundo documental. Este subsídio foi ganho pela apresentação de uma candidatura intitulada “Viagem para Saberes”, no âmbito de um projecto para apoiar bibliotecas escolares, em Julho de 2009. Este Plano é, obviamente, coincidente com o que foi apresentado na candidatura e tem como objectivos a reorganização e a dinamização da BE da ESMA, bem como a promoção da leitura, em geral.
Ver mais aqui.
19-03-2010

Seminário EUPEA
Realizou-se no passado dia 6 de Março, na nossa Escola, um seminário sobre as realidades europeias da Educação Física. Esta sessão foi organizada pela Câmara Municipal da Horta, contando com a colaboração da nossa Escola e com a Direcção Regional do Desporto.
Ver mais aqui.
09-03-2010

ESMA apura dois alunos para o Corta-Mato Nacional
No passado dia 23 de Fevereiro, decorreu no Parque da Alagoa o Corta-Mato Regional, que juntou os alunos apurados através das provas realizadas anteriormente nas escolas e ilhas açorianas. O primeiro e segundo classificados dos escalões de iniciados e juvenis vão representar a região no próximo dia 13, em Vagos, no Corta-Mato Nacional.
Ver mais aqui.
06-03-2010

Sessões escolares do Parlamento Jovem - Básico e Secundário
Realizaram-se nos dias 20 e 21 de Janeiro as sessões escolares do Parlamento Jovem, do Básico e do Secundário, respectivamente. No básico foram quatro as listas concorrentes e no secundário duas. Nas sessões escolares foram eleitos para representar a escola, pelo básico, os digníssimos deputados Simone Rodrigues (9º G) e Ana Sofia Medeiros (8º H). Deputada suplente é a Beatriz Vale (8º C). Pelo secundário foram eleitos para representar a escola na sessão regional os digníssimos deputados Ivo Xavier (12º A), Graça Silva (10º F) e Rui Duarte (11º E). Deputada suplente Ana Garcia (10º A). Os temas em debate este ano foram a Educação Sexual no Ensino Básico e a Republica no ensino secundário.
Como já vem sendo habitual, todos os alunos/deputados (60, ao todo) tiveram um excelente desempenho, sendo evidente o gosto e o prazer com que têm vindo a desenvolver o sentido de responsabilidade e participação cívica. Parabéns pelo trabalho desenvolvido!

Ver fotos: básico - secundário
19-02-2010

Deputado José Soeiro visita Escola
A nossa escola recebeu a visita de José Soeiro, Deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da República. E foi num clima muito descontraído e agradável que se desenvolveu uma conversa sobre diversos assuntos da actualidade política e social do nosso país. Os alunos do secundário presentes no colóquio participaram com entusiasmo, levantando questões pertinentes. O (jovem) deputado revelou um à vontade muito grande, próprio de quem está habituado a lidar com outros jovens e a discutir assuntos de forma irreverente, mas muito responsável.
Clica aqui para visualizar as fotos.
19-02-2010

Música para o Haiti
No âmbito do Projecto Futurália, os alunos da Turma 1ºC PROFIJ-Carpintaria vão promover dois concertos que revertem a favor das vítimas do Haiti. Estas iniciativas contam com a colaboração de duas entidades públicas – a Polícia e a Cruz Vermelha. O primeiro concerto terá lugar na Igreja Matriz, no dia 5 de Fevereiro pelas 21H e o segundo na Igreja da Praia do Almoxarife, no dia 10 de Fevereiro pelas 20:30H. Clica aqui para visualizar o cartaz do concerto.
03-02-2010

Projecto Futurália
A Turma 1ºC PROFIJ-Carpintaria, em parceria com o PIPP (Projecto Integrado de Policiamento de Proximidade), tem participado em vários eventos, de natureza social. Clica aqui para saber mais.
03-02-2010

Actividades Desportivas
ADE-Torneio de Andebol Masculino - 3º Ciclo
ADE - Corta-Mato - Fase de Ilha 2009/10
ADE - Torneio de Ginástica - 3º Ciclo
Para mais informações clicar aqui.
01-02-2010

Actividades de final de período
Como vem sendo hábito nestes últimos anos, no último dia de cada período lectivo, são desenvolvidas uma série de actividades.
Com um programa bastante diversificado, cada um dos vários departamentos tem dado o seu contributo de forma a proporcionar a toda a comunidade escolar uma manhã diferente, promotora de uma partilha de experiências e conhecimentos, mostrando um pouco dos projectos que desenvolve no decurso de cada período. 
Se algumas das actividades não constituíram alguma surpresa, visto que têm sido um prosseguimento de um projecto, outras houve que foram inovadoras e bastante enriquecedoras, quer numa perspectiva lúdica, quer numa perspectiva didáctico-pedagógica.
Para quem teve oportunidade de assistir ao dia de términos do primeiro período, foi presenteado com as tradicionais “barraquinhas” de doçuras, a dança de Natal de Professores promovida pelas docentes de Educação Física Ana Pinto e Paula Sousa; a Feira de Minerais, que se realizou pelo segundo ano consecutivo; o “Cantinho da Matemática”, iniciativa dos docentes de Matemática com objectivo de fomentar o gosto pela disciplina; as exposições dos trabalhos realizados nas disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, na disciplina de história, um projecto desenvolvido pela docente Sónia Santos com as turmas A, B, C e D do sétimo ano, alusivo ao período do Paleolítico e Neolítico.
Resultante da iniciativa da turma C do décimo primeiro ano em conjunto com o director de turma e docente de Filosofia Fernando Nunes, foi ainda projectado o filme documentário “Com Quase Nada”, da autoria de Carlos Barroco e Margarida Cardoso, que deu a conhecer à comunidade escolar as brincadeiras de rua das crianças cabo-verdianas. Este documentário, além de mostrar uma realidade muito presente ainda em cabo verde – construção dos brinquedos pelas próprias crianças com todo o tipo de materiais, proporcionou ainda a lembrança de tempos idos marcados pela construção de muitos brinquedos (considerados actualmente como) tradicionais, e consequentemente reviver uma visão poética de uma infância recôndita, guardada na memória.
Numa perspectiva de partilha de conhecimentos e/ou histórias de vida, foi ainda proferida por Genuíno Madruga uma palestra onde o tão conhecido marinheiro faialense nos presenteou com um relato das suas experiências de vida, deixando-nos uma mensagem que passo a citar «Sonhem, definam objectivos, acreditem que são capazes, sacrifiquem-se, trabalhem muito e só assim serão capazes de concretizar aquilo com que sonharam.».
Para ver as fotos clicar
aqui.
29-01-2010

Actividades Desportivas
No final do 1º Período realizaram-se várias actividades:
-Torneios de Andebol e Basquetebol - 3º Ciclo
-Torneio de Andebol Feminino - 3º Ciclo
-XIV Grande Prémio do Natal
-Torneio de Basquetebol - Compal Air 3x3
-“Pinchos de Prof”
Estão a decorrer neste momento os  Torneios de Andebol (Masculino) e Basquetebol (Feminino).
Para mais informações clicar aqui.
19-01-2010

Eleições para a Associação de Estudantes
Passados seis dias de uma campanha eleitoral animada e muito participada, realizaram-se, no dia 12 de Janeiro, as eleições para a Associação de Estudantes. Eram 3 as listas candidatas. O candidato a Presidente pela Lista A era o Rui Duarte (11º E), pela Lista B a Adriana Vargas (11º E) e pela Lista C a Patrícia Cardal (12ºC). Após a contagem dos votos, em que estiveram presentes representantes das três listas e dois elementos do Conselho Executivo, apuraram-se os seguintes resultados:
1011 Número de aluno inscritos
617 Número de alunos votantes
7 Votos em branco
9 Votos nulos
201 Lista A
97 Lista B
303 Lista C
Assim, e perante os resultados obtidos, a lista vencedora foi a LISTA C.
O Conselho Executivo congratula-se pela forma como decorreu todo o processo eleitoral, felicitando todos os candidatos e votos de um excelente trabalho aos novos eleitos!
Clica aqui para observares as fotos do momento eleitoral!
13-01-2010

Clube de Filatelia 'O ilhéu' homenageia o futebolista Semilhas
No passado dia 6 do corrente mês de Janeiro, quarta-feira, o Clube de Filatelia O Ilhéu levou a efeito uma homenagem ao futebolista do Angústias Atlético Clube Joaquim Teixeira (1917-1976) vulgo Semilhas, que viria a jogar no Sport Lisboa e Benfica e na selecção Nacional (décadas de 20 e 40 do século passado), com o lançamento de uma carimbo e de um sobrescrito comemorativos.O carimbo foi aposto pelo antigo jogador do Clube, Carlos Natal Serpa.Esta cerimónia foi integrada nas comemorações do 87.º aniversário do Clube.Clica aqui  para observares as fotos do lançamento do carimbo e sobrescrito comemorativo.
13-01-2010

Programa Eco-Escolas
O Programa Eco-Escolas tem sido desenvolvido na sequência da atribuição da bandeira Eco-Escolas, no ano transacto, no âmbito do Programa Eco-Escolas que é essencialmente vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, cuja Fundação para a Educação Ambiental (FEE) implementa em vários países desde meados dos anos 90. Este programa visa encorajar  acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente.
Aos estudantes desta escola é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
Assim sendo, os alunos do 7ºA  e do 7º B elaboraram um jogral e poesias alusivas a comportamentos/atitudes ambientais proclamando-os na grande cerimónia do hastear a bandeira Eco-Escolas, ocorrida no passado dia 18 de Dezembro de 2009,pelas 9h00m.
Aqui deixamos a pegada ecológica destes alunos.

11-01-2010

Exames para conclusão e certificação do ensino secundário
Informam-se todos os interessados que frequentaram sem concluir o ensino secundário, que o Decreto-Lei nº 357/2007, de 29 de Outubro, prevê o acesso a modalidades especiais de conclusão e respectiva certificação.
Os cursos abrangidos são:

Curso

Legislação

Complementar do ensino técnico e do ensino liceal – diurnos e nocturnos.

Decreto-Lei nº 47 587, de 10 de Março de 1967

Complementar estruturado por área de estudos.

Despachos Normativos nºs 140-A/78, de 22 de Junho; 135-A/79, de 20 de Junho;
71/86, de 22 de Agosto.

12º ano da via de ensino e da via profissionalizante.

Decreto-Lei nº 240/80, de 19 de Julho

Gerais e tecnológicos.

Decreto-Lei º 286/89, de 29 de Agosto

Gerais, técnicos, tecnológicos artísticos especializados do ensino recorrente (unidades e/ou blocos capitalizáveis)

Decreto-Lei nº 74/91, de 9 de Fevereiro

Poderão candidatar-se todos aqueles a que faltem até seis disciplinas/ano inclusive, tendo sido para o efeito criadas três épocas específicas de exames a decorrer durante os meses de Novembro, Fevereiro e Maio.
Para a época de Fevereiro estão abertas as inscrições até às 16h00 do dia 15 de Janeiro nos Serviços Administrativos desta Escola.
Mais se informa que estão disponíveis na página da Direcção Regional da Educação e Formação e nos serviços administrativos da Escola as matrizes das provas de exame (da responsabilidade da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular).
O calendário dos exames será afixado depois de efectuadas as inscrições.
07-01-2010

Eleições na Associação de Estudantes da nossa Escola
Realiza-se no próximo dia 12 de Janeiro, 3ª feira, entre as 08h30 e as 16h30, a eleição para a Associação de Estudantes da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
Apresentaram candidatura três listas, sendo a lista A encabeçada por Rui Duarte, a lista B por Adriana Vargas e a lista C por Patrícia Cardal.
Já se iniciou a campanha eleitoral que se encontra a decorrer normalmente, tendo como um dos seus momentos importantes, a realização de um debate no dia 11 pelas 15h00 no Auditório da Escola.

07-01-2010

Classificações do 1º Período 2009/2010
Clique aqui para consultar as pautas de avaliação do 1º Período.
18-12-2009

Salas para entrega das avaliações
Clique aqui para consultar as salas e respectivas turmas onde serão entregues as avaliações aos Encarregados de Educação no dia 18 de Dezembro, das 16h30 às 18h30.
16-12-2009

Clube de Leitura
O Clube de Leitura nasceu no ano lectivo 2007/2008, na Escola Secundária Manuel de Arriaga. Os seus objectivos centram-se na dinamização de actividades promotoras da leitura dirigidas à comunidade escolar, seguindo a máxima de que os livros são portas abertas abertas para a imaginação. Acede a este link para conheceres o blog deste clube.
http://clubedeleiturahorta.blogspot.com/
10-12-2009

À descoberta da Física
De 24 a 27 de Novembro, entre as 8h30min e as 16h30min, no Laboratório de Física da nossa Escola, decorreu a actividade "À Descoberta da Física", promovida pelo Centro de Ciência e integrada nas comemorações nacionais da Semana da Ciência e da Tecnologia, destinada principalmente a todas as turmas do 3º ciclo. Constatamos que os alunos demonstraram grande interesse e entusiasmo pelas actividades práticas propostas, o que nos incentiva, futuramente, a continuar a realização deste tipo de eventos, de modo a aumentar a compreensão do papel da experimentação nas disciplinas de Ciências Físico-Químicas e de Electricidade. Ver fotos.
09-12-2009

Concurso – “Do you speak european? ”
Decorreu, no passado dia 20 de Novembro, na Escola Básica Integrada Roberto Ivens, em Ponta Delgada , a Fase Regional do Concurso “Do You Speak European?”, promovido pela Assembleia das Regiões da Europa em parceria com a Direcção Regional da Juventude. Nesta sessão estiveram presentes 12 equipas, representando várias escolas e instituições da Região Autónoma dos Açores, que apresentaram a sua resposta à questão colocada no Concurso através de formatos como a dança, a canção, o teatro, o powerpoint e o vídeo. A nossa escola participou com uma curta – metragem da autoria dos alunos que constituíram a equipa, tendo obtido um brilhante 2º lugar . Parabéns pelo excelente trabalho produzido pelos alunos Rui Duarte, Sofia Frazão, João Fraga, Beatriz Silva e André Nunes, sob a responsabilidade da profª Ilídia Quadrado. Em primeiro lugar ficou a Escola Secundária das Velas de São Jorge e em 3º a Escola Cardeal Costa Nunes, da Madalena do Pico. Viva o triângulo!
07-12-2009

Descobrindo a Biblioteca Escolar – “Viagem para saberes”
Neste ano lectivo de 2009/10, o Plano de Actividades da Biblioteca da ESMA é engrandecido com o apoio fundamental da Fundação Calouste Gulbenkian que nos doa um subsídio para aquisição de fundo documental. Este subsídio foi ganho pela apresentação de uma candidatura intitulada “Viagem para Saberes”, no âmbito de um projecto para apoiar bibliotecas escolares, em Julho transacto. Este Plano Anual de Actividades da BE é, obviamente, coincidente com o que foi apresentado na candidatura e tem como objectivos a reorganização e a dinamização da BE da ESMA, bem como a promoção da leitura, em geral.
Restante noticia aqui.
03-12-2009

Actividades Desportivas Escolares
As Actividades Desportivas Escolares (ADE) para os alunos do 3º Ciclo,  tem lugar todas as quintas-feiras a partir das 14:55h. Durante o corrente período lectivo houve uma intensa actividade, tendo-se até ao momento realizado as seguintes actividades: -Torneios de Voleibol e Futebol (Masculinos e Femininos);
-Corta-mato (Fase de Escola);
-Participação no Torneio do XIII Aniversário da EBS da Madalena do Pico, em Futsal;
-Megasprinter (Fase de Escola);
-VI Salto em Altura 2010.
Seguem-se os Torneios de Andebol e Basquetebol com início no dia 3 de Dezembro. Para mais informações clicar aqui.

03-12-2009

Cartaz do "Dia do Não Fumador" criado por um aluno da Escola ganha o primeiro prémio.
Pedro Valim, aluno do 12º ano do curso de Artes Visuais, recebeu o 1º Prémio do concurso promovido pela Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências.
A Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências fomentou, no mês de Outubro, um concurso junto das escolas, dirigido aos alunos do 2º e 3º ciclos e Ensino Secundário, com vista à criação de cartazes para o “Dia do Não Fumador 2009” . A iniciativa tinha como objectivo a consciencialização da comunidade escolar sobre os benefícios de ser um “não fumador”.
O desafio, que garantiu ao aluno um prémio monetário, revelou-se bastante importante uma vez que significou acima de tudo um enriquecimento pessoal, “uma experiência, um estímulo para participar noutros concursos”, como afirmou o aluno.
Com objectivos muito definidos, Pedro Valim declarou ainda que esta experiência foi igualmente importante no âmbito do curso que frequenta.
Sem esquecer o apoio que lhe foi dado, o aluno agradeceu ao Ivan Rodrigues o empréstimo da máquina fotográfica, sem a qual poderia nem ter concorrido.
Conhece aqui o cartaz do Pedro Valim.

30-11-2009

“Sortes à Ventura”encena peça sobre Manuel de Arriaga  
O Clube de Teatro “Sortes à Ventura” associa-se à comemoração do 1º centenário da implantação da República em Portugal com um trabalho cénico intitulado “Um idealista chamado Manuel de Arriaga”, com texto e encenação do professor Victor Rui Dores, e cujos ensaios decorrem a bom ritmo.Quinze foram os jovens actores e actrizes que, pela primeira vez, se inscreveram este ano lectivo no “Sortes à Ventura”.A referida peça lança olhares biográficos à figura de Manuel de Arriaga e à época em que viveu.Patrono da nossa escola, Manuel de Arriaga foi destacada personalidade histórica que viveu intensamente os últimos decénios da Monarquia Constitucional e os primeiros anos da Primeira República.
27-11-2009

Festa Mundial da Animação
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Animação, nos dias 2, 3 e 4 de Novembro, realizou-se, no anfiteatro da Escola Secundária Manuel de Arriaga, a Festa Mundial da Animação . A organização foi da responsabilidade do Cineclube da Horta, inserido no já consagrado Faial Film Fest – Festival de Curtas das Ilhas, que ofereceu, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor da animação europeia numa selecção de cinco curtas-metragens de animação de autor. Numa ambiência intercultural, foram proporcionados aos alunos dos Ensinos Básico e Secundário cerca de noventa minutos de agradável deleite com a visualização de Aston´s Stones de Uzi e Lotta Geffenblad, Madagascar, Canet de Voyage de Bastien Dubois, Party Animals de Merwan Chabane, Please Say Something de David O´Reilly e a dupla Wallace e Gromit: a matter of loaf and death de Nick Park. Esta manifestação artística veio, uma vez mais, comprovar, através de um conjunto de pequenos filmes animados, a sua beleza, diversidade e capacidade de cativar públicos tão distintos, numa palavra a sua magnificência.
27-11-2009

Semana da Ciência e Tecnologia 2009
De 24 a 27 de Novembro, entre as 8h30 e as 16h30, no Laboratório de Física da nossa Escola, decorre a actividade "À Descoberta da Física", promovida pelo Centro de Ciência e integrada nas comemorações nacionais da Semana da Ciência e da Tecnologia.
18-11-2009

Exames para conclusão e certificação do ensino secundário
O calendário de exames para conclusão e certificação do ensino secundário ao abrigo do Decreto-Lei nº 357/2007 de 29 de Outubro pode ser consultado aqui.
04-11-2009

Arauto com menção honrosa
O Jornal Arauto desta Escola foi distinguido com uma Menção Honrosa no concurso nacional Público na Escola, promovido pelo Jornal O Público.O Conselho Executivo congratula-se com esta distinção e felicita todos quantos contribuíram para a obtenção deste prémio, pessoal docente e não docente e alunos, e de uma forma especial, a equipa coordenadora do Arauto, composta pela Drª Lígia Pereira, Drº António Bulcão e Doutor Paulo Neves.
A lista das escolas premiadas pode ser consultada
aqui.
02-11-2009

Colocação de alunos na 1.ª fase do acesso ao ensino superior
Dos 56 alunos que concluíram o ensino secundário nesta Escola no ano lectivo transacto, e que apresentaram candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, apenas um não ficou colocado nas diversas universidades públicas e institutos politécnicos do país. No ano lectivo de 2007/08 os 43 candidatos haviam sido todos colocados na 1,ª fase. De registar o aumento de 11 alunos colocados do ano lectivo de 2007/2008 para o de 2008/2009.
Restante noticia colocação de alunos na 1.ª fase do acesso ao ensino superior.
02-11-2009

Comparação das médias dos resultados obtidos nos exames nacionais por alunos internos
Conhecidas as médias nacional e regional obtidas pelos alunos internos nos exames nacionais dos 11.º e 12.º anos, que se encontram no quadro abaixo, constata-se que das 14 provas efectuadas neste estabelecimento de ensino em cinco disciplinas - DESENHO A, GEOMETRIA DESCRITIVA A, ECONOMIA A, FÍSICO-QUÍMICA A e MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIENCIAS SOCIAIS - a média da nossa Escola foi superior às médias regional e nacional, em três - HISTÓRIA A, PORTUGUÊS e HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES – ficou acima da média regional e nas restantes seis abaixo daquelas duas médias.
Consulta
aqui o quadro com as médias da escola, regional e nacional.
02-11-2009

Resultados da escola nos “rankings” publicados em jornais nacionais sobre os resultados dos exames nacionais efectuados por alunos internos
Na sequência da publicação pelo Ministério da Educação dos resultados dos exames nacionais, como já vem sendo hábito, foram elaborados pelos diferentes órgãos de comunicação social “rankings” das escolas do ensino secundário, onde foram realizadas provas. Embora os critérios de ordenação sejam variáveis, nomeadamente no que concerne ao cálculo das médias, o certo é que a Escola Secundária Manuel de Arriaga, em todos esses “rankings”, se situa sempre na primeira metade das escolas - entre os 37,6%, quando são contabilizadas todas as provas efectuadas e os 44,9%, quando entram apenas 8 disciplinas -, facto que o Conselho Executivo não pode deixar de registar com satisfação.
Restante noticia
RANKING 09
02-11-2009

BIODIESEL na Escola Secundária Manuel de Arriaga
O projecto BIODIESEL na ESMA já está em desenvolvimento e tem o apoio da Direcção Regional do Ambiente.Este Projecto pretende a recolha de óleos alimentares usados, essencialmente os produzidos no Refeitório Escolar, bem como os recolhidos pelos alunos e posterior produção de biodiesel. A produção de biodiesel terá uma vertente educacional e de sensibilização de toda a comunidade educativa e comunidade em geral, para a problemática da crise energética associada a questões ambientais, levando à investigação de formas alternativas de produção de energia.A Coordenadora do Projecto Biodiesel na ESMA é a professora Marisa Andrade e o desenvolvimento deste projecto, terá também a participação activa de alunos de Química do 12º ano.
19-10-2009

Contratação de professor
A nossa Escola pretende contratar um professor em regime de contrato a termo resolutivo para um horário completo, com 5 horas extraordinárias, do Grupo de Recrutamento 350 - Espanhol, cujo aviso se encontra na BEPA-Açores ([email protected]).
Para mais informações contactar os serviços administrativos desta escola pelo telefone 292202380.

15-10-2009

Serviço de fornecimento de refeições
Ao fim de quase duas semanas, é com agrado que uma parte da comunidade educativa acompanha o desempenho da nova empresa responsável pelo Serviço de Fornecimento de Refeições da nossa escola.
De acordo com algumas opiniões recolhidas até ao momento, esta nova empresa tem prestado um bom serviço.
Um dos pontos fortes desta nova gestão passa pela variedade que oferece. Todos os dias, é possível optar entre duas, três peças de fruta e há ainda a opção do iogurte para os mais esquisitos ou gulosos.

25-09-2009

Abertura do ano lectivo 2009/2010
No dia 14 de Setembro, deu-se início à abertura do presente ano lectivo com uma sessão de recepção a todos os alunos no pavilhão desportivo da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
Esta sessão de abertura, como tem sido hábito nos últimos anos, foi realizada com alguma solenidade e contou com a presença dos elementos do Conselho Executivo, dos alunos dos diferentes anos e níveis de ensino, bem como de alguns Encarregados de Educação.
Durante o discurso proferido pelo Presidente do Conselho Executivo, foi relembrada a necessidade de se fazer cumprir as regras de convivência e bem-estar dentro da comunidade educativa, entendendo-se que só assim é possível um clima harmonioso e próspero, conducente ao sucesso. Foi ainda altura para, uma vez mais, felicitar e distinguir os melhores alunos dos Ensinos Básico e Secundário do ano lectivo 2008/2009, a saber os alunos Guilherme Machado Santos Soares, Marta Isabel Fialho Pereira e Iara Madruga Rodrigues (sétimo ano), Mariana Rosa Gil e Simone Silveira Rodrigues (oitavo ano), Beatriz Fagundes de Melo David Cardigos (nono ano), Isabel da Silveira Dutra Rafael (décimo), Maria Bairos Menezes (décimo primeiro ano) e Pedro Azevedo Isidro (décimo segundo ano), bem como o pessoal docente – Ana Paula Menezes e Ilídia Quadrado e não docente – Estela Teles (Chefe de Serviços de Administração Escolar).
Terminada a abertura oficial, num ambiente mais restrito, reuniram-se Directores de Turma e respectivas turmas para acolher os novos alunos e ceder um conjunto de informações relativas ao funcionamento da escola e do novo ano lectivo.

25-09-2009

Simone Rodrigues vence prémio “Reportagem Parlamento dos Jovens”
A aluna Simone Rodrigues do 9º ano, turma G venceu o prémio "Reportagem Parlamento dos Jovens" 2009  de entre  36 escolas inscritas a nível nacional, para a redacção de um artigo sobre as sessões do 2º e 3º ciclos do Parlamento dos Jovens que decorreram na Assembleia da República em Abril de 2009. Esta aluna era a reporter que acompanhava a comitiva da nossa escola, constituída pelas alunas Graça Silva (deputada e porta-voz do círculo eleitoral dos Açores) e Ana Garcia (deputada). As alunas foram acompanhadas pela professora Paula Menezes e pela vice-presidente do Conselho Executivo, Maria Miguel Marques.
24-09-2009

Horários
Já se encontram disponíveis para consulta os horários para o novo ano lectivo.
11-09-2009

ABERTURA DO ANO ESCOLAR
O início do próximo ano lectivo terá lugar 2.ª feira, dia 14, pelas 9:30 horas, no Pavilhão Desportivo, seguindo-se encontro do Director de Turma com os respectivos alunos.
Convidam-se todos os encarregados de educação para acompanharem os seus educandos.
Consulta aqui mais informações sobre a recepção aos alunos.
11-09-2009

CRVC - Centro de Reconhecimento e Validação de Competências
Todos os candidatos que tem processos não concluídos devem contactar os responsáveis do Centro (Catarina Azevedo ou Ilda Fraião, exclusivamente pelo telefone 292202380), durante o mês de Setembro, à sexta feira das 10h00 às 12h00.
11-09-2009

Turmas Ano lectivo 2009/2010
As turmas para o próximo ano lectivo já estão disponíveis. Consulte também outras actualizações, nomeadamente o calendário escolar, a constituição dos Departamentos Currículares, Directores de Turma, etc.
04-09-2009

Manuais escolares para o próximo ano lectivo
Está já disponível a lista de manuais para o ano lectivo 2009/2010. Consultar o 'link' respectivo na coluna de acesso rápido.
14-07-2009

Exames Nacionais 12º ano
A Norma 02/ES/2009 relativa aos Exames Nacionais do 12º ano está disponível para consulta aqui.
15-06-2009

Jogos Desportivos Escolares
Vitória da nossa escola na Fase Regional dos  XX Jogos Desportivos Escolares, realizada em S. Miguel. Mais informações disponíveis aqui.
08-06-2009

Parlamento dos Jovens - 3º Ciclo
Durante o ano lectivo decorreu na nossa escola mais uma edição do Parlamento dos Jovens (3º ciclo). Este projecto permitiu desenvolver atitudes de cidadania e democracia, bem como constitui um óptimo meio de aprendizagem e divulgação da vida política. A nossa escola foi seleccionada para representar os Açores (juntamente com a Escola Secundária Emiliano de Andrade e Domingos Rebelo) na Assembleia da República na Sessão Nacional. As deputadas Graça Silva (eleita porta-voz do círculo dos Açores) e Ana Garcia tiveram um excelente desempenho na sessão. Foram acompanhadas pelas professoras Paula Menezes e Maria Miguel Marques e pela aluna jornalista, Simone Rodrigues que concorre ao prémio reportagem com o documento que pode ser visto aqui.
03-06-2009

JDE - Fase Regional 2008/09 - Classificações Parciais
28 de Maio de 2009.
A nossa escola está a participar na Fase Regional dos Jogos Desportivos Escolares, nos Arrifes em S. Miguel. Mais informações disponíveis aqui.
28-05-2009

Dia da Escola - 15 de Maio
Na próxima sexta-feira, dia 15 de Maio, comemoramos todos mais um Dia da Escola. Um dia muito cheio, com muitas actividades e, concerteza, com muita animação. Podes ver aqui o cartaz e o programa está disponível aqui.
13-05-2009

Exposição "8.30/16.30"
No âmbito dos Encontros Filosóficos e organizada na disciplina de Área de Projecto pelos alunos do 12º de Artes a Exposição “8.30/16.30” estará aberta a toda a comunidade do dia 15 a 22 de Maio. Ver cartaz .
13-05-2009

JDE - Fase Zonal 2008/09 - Vitória Clara.
Terminou na passada Quarta-Feira a Fase Zonal A, da XX edição dos Jogos Desportivos Escolares, com uma vitória clara da selecção da nossa escola. Ver mais .
12-05-2009

Escola Electrão.
A Escola Secundária Manuel de Arriaga é Escola Electrão na próxima semana, de 8 a 15 de Maio. Poderão ser entregues os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), que serão posteriormente encaminhados para reciclagem. Entende-se como REEE todos os equipamentos eléctricos e electrónicos fora de uso, como por exemplo, monitores, TV, rádios, impressoras,
electrodomésticos e computadores. Ver mais .
07-05-2009

XVI Encontros Filosóficos.
Filipe Duarte Santos , é professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, presidente do Departamento de Física e rege disciplinas nas áreas da Física, Ambiente e Alterações Globais.Professor convidado em várias Universidades dos Estados Unidos da América e da Europa. Integra desde 1998 o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e é membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa. É membro da Comissão Nacional para as Alterações Climáticas. Publicou cerca de 120 artigos científicos em revistas internacionais com sistema de arbitragem em várias áreas do Ambiente, Física e Astrofísica. Coordenou a elaboração do primeiro e único Livro Branco sobre o Estado do Ambiente em Portugal, publicado em 1991. Proferiu mais de duas centenas de palestras convidadas em Portugal e no estrangeiro. Coordena e participa em vários projectos nacionais e internacionais nas áreas do ambiente e alterações globais. Presentemente é investigador coordenador do Projecto SIAM – “ Climate Change in Portugal. Scenarios, Impacts and Adaptation Measures ”. O Professor Filipe Duarte Santos , vem partilhar connosco, no dia 9 de Maio, pelas 21h, no auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga , os seus estudos, conclusões e percepções sobre o Futuro da Humanidade no que diz respeito ao Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável da(s) nossa(s) sociedade(s). A não perder!
06-05-2009

XVI Encontros Filosóficos.
João Joanaz de Melo é licenciado e doutorado em Engenharia do Ambiente e agregado em Sistemas Ambientais, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). É professor no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, onde desenvolve actividades de ensino, investigação e consultoria, em domínios como gestão ambiental, eco-design, avaliação de impactes ambientais, eficiência energética e instrumentos económicos no ordenamento do território. É autor do livro de divulgação científica “O que é Ecologia” e de centena e meia de artigos publicados em conferências, livros e revistas científicas. Amante da Natureza desde sempre, nas horas vagas continua a colaborar como voluntário em actividades ambientalistas (principalmente no GEOTA), e a praticar espeleologia. O Doutor João Joanaz de Melo , virá proferir uma palestra, no dia 8 de Maio, pelas 21h, no auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga , sobre Energia e Desenvolvimento Sustentável. A pedido da organização dos “Encontros”, este investigador, dará especial destaque às questões da energia nuclear (prós e contras e investigação versus economia e politica). A não perder!

06-05-2009

PEAS-Conferência Anual - Sexualidade e Afectos na Construção da Identidade.
Realizar-se-á nos próximos dias 6 e 7 de Maio uma Conferência com o Professor Juan Ambrósio subordinada ao tema Sexualidade e Afectos na Construção a Identidade. Esta conferência decorrerá em dois momentos no Auditório da  Escola, um no dia 6 de Maio pelas 21:00 destinada a toda a comunidade e outro no dia 7 de Maio pelas 10:15, destinado aos alunos e professores.
Para ver o cartaz da conferência clicar aqui.
Para conhecer o currículo do prelector
clicar aqui.
04-05-2009

Salto em altura 2009.
Para mais informações, clicar aqui.
04-05-2009

Megasrpinter.
João Rodrigues Apurado para a Fase Nacional.
Ver mais aqui
.
04-05-2009

XX Jogos Desportivos Escolares.
Fase Zonal A. Para mais informações, clicar aqui
.
04-05-2009

XVI Encontros Filosóficos.
O Dr. Eduardo Guimarães , virá reflectir connosco sobre algumas questões éticas no âmbito do património e turismo , no dia 5 de Maio, pelas 21h, no auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
Ver mais .

04-05-2009

XVI Encontros Filosóficos.
No passado dia 24 de Abril, a Professora Arminda Pedrosa, brindou-nos com uma palestra muito viva e rica que deixou a plateia inquieta e participativa. A palestra intitulava-se “Educação para a Sustentabilidade – Carta da Terra e Ciências para a Cidadania”. Ver foto .

04-05-2009

XVI Encontros Filosóficos.
A Sessão de Abertura dos XVIºs Encontros Filosóficos, este ano dedicados ao tema do Desenvolvimento Sustentável, contou com as intervenções do Presidente do Conselho Executivo, Eugénio Leal, da Professora Nilza Costa que se pronunciou sobre o lançamento do primeiro livro de actas deste evento, do Presidente da Câmara Municipal da Horta, João Castro, e do Sr. Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo de Meneses.
Ver foto .
04-05-2009

Megasprinter.
Realizou-se no passado dia 3 de Abril, no Estádio da Alagoa, a Fase Regional do MegaSprinter. Consulta aqui.

20-04-2009

Actividades de final do 2.º Período.
Realizou-se no passado dia 3 de Abril um jogo de Voleibol Professores x Alunos, integrado nas actividade do final do período. Consulta aqui.

20-04-2009

Actividades de final do 2.º Período.
Clube Desportivo Escolar da Horta participa nas Actividades de final do 2.º Período. Consulta aqui.

20-04-2009

PEAS - Projecto de Educação Afectivo-Sexual - Debates Temáticos.
Irão realizar-se no final do 2º Período e no início do 3º Período um conjunto de Debates Temáticos sobre Afectividade e Sexualidade. Estes Debates ocorrerão com a presença de especialistas convidados nos vários temas.
Para consultar o Calendário de Actividades clicar aqui.

20-03-2009

Clube de Teatro 'Sortes à Ventura' .
O Clube de Teatro “Sortes à Ventura” foi seleccionado a participar no IV Encontro Regional de Grupos Escolares de Expressão Dramática, em S. Miguel.
Consulta aqui.
03-03-2009

Actividades Desportivas Escolares do 3º Ciclo.
Escola Secundária Manuel de Arriaga representada no Corta-Mato Escolar -
fase de ilha. Consulta aqui.
12-02-2009

Actividades Desportivas Escolares do 3º Ciclo
Torneio individual de ginástica . Consulta aqui.
12-02-2009

Clube Desportivo Escolar da Horta
Basquetebol Masculino Sub-16 - Taça ABIFP. Consulta aqui.
12-02-2009

Jogos Desportivos Escolares do 3.º ciclo - Edição 2008/2009
Lista de Alunos pré - seleccionados. Consulta aqui.
06-02-2009

Associação de Estudantes
Lista e fotos dos alunos da Associação de Estudantes. Ver aqui.
05-02-2009

Resultados do teste da milha
Consulta aqui os resultados do 8ºC, 8ºD e 10ºCD (Prof. Manuel Campos).
02-02-2009

Actividades Desportivas Escolares do 3º Ciclo
Torneio de basquetebol 3x3. Consulta aqui.
02-02-2009

Actividades Desportivas Escolares do 3º Ciclo
Torneio de andebol . Consulta aqui.
28-01-2009

Clube Desportivo Escolar da Horta
Participação no torneio Espaço X em Basquetebol masculino Sub-14. Consulta aqui.
23-01-2009

Avaliação 1 º período
Consulte aqui as pautas do 1 º período do ano lectivo de 2008/2009.
05-01-2009

Actividades Desportivas Escolares
Megasprinter: consulta aqui
05-01-2009

Actividades de final do primeiro período
Jogo Professores x Alunos: consulta aqui
05-01-2009

Actividades Desportivas Escolares
Torneios do ensino secundário: consulta aqui
05-01-2009

Blogue da Associação de Estudantes
A Associação de Estudantes da Escola já tem blogue. Vista em: aeesma2008.blogspot.com
12-12-2008

Actividades Desportivas Escolares
Torneios de Voleibol do 3.º Ciclo de Escolaridade. Consulta aqui.
11-12-2008

Clube de Leitura
O Clube de Leitura da nossa escola funciona este ano lectivo às quartas- feiras, ente as 15:30 e as 16:25 e às quintas-feiras, entre as 14:45 e as 15:30, com a professora Sandra Silva, na sala 326. Podes visitar e participar no blogue do clube a partir deste link: clubedeleiturahorta.blogspot.com
06-12-2008

Actividades Desportivas Escolares
Torneios de Futebol de 5 do 3º ciclo de escolaridade. Ver aqui.
03-12-2008

Semana da Ciência e Tecnologia 2008
Nos dias 25, 26 e 27 de Novembro, entre as 14 e as 16 horas, no Laboratório de Física da Escola Secundária Manuel de Arriaga, decorre a actividade "Encontro com a Física", promovida pelo Centro de Ciência e integrada nas comemorações nacionais da Semana da Ciência e Tecnologia 2008.
21-11-2008


Sige já está online
O sistema SIGE (Sistema Integrado de Gestão de Escolas) permite aos membros da Comunidade Escolar a aquisição de refeições no refeitório, consultar o saldo da conta, a conta corrente, a recepção de mensagens da Escola, o horário, as notas e as faltas dos alunos e já se encontra em funcionamento on line.Este acesso é pessoal, através do link Kiosk Pais e KioskAlunos – este último permite o acesso não só a alunos mas também a professores e funcionários.Os Encarregados de Educação interessados neste serviço devem contactar com os Serviços Administrativos, com a Técnica da Acção Social Escolar ou pelo email [email protected].
05-11-2008


Clube de Alemão/Inglês
As professoras Ângela Soares e Filomena Pinheiro serão as responsáveis pelo mais recente clube da nossa escola: o clube de Alemão/Inglês, que funcionará na sala 325, todas as quintas-feiras, das 14:55 h às 16:25 h.
03-11-2008



Colocação de alunos na 1ª fase do acesso ao Ensino Superior
Os 43 alunos que concluiram o ensino secundário nesta Escola no ano lectivo transacto, e que apresentaram candidatura à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, ficaram todos colocados em diversas universidades do país. Ver aqui.
15-10-2008



Horários 2008/2009
Já estão disponíveis os horários das turmas para este ano. lectivo.
10-09-2008



Início do ano lectivo 2008/2009
Informa-se todos os alunos inscritos nesta Escola, e seus encarregados de educação, que o início do próximo ano lectivo se processará com a recepção dos mesmos da  seguinte forma:
Dia 9 de Setembro
09:30 Horas – Alunos das turmas do 7.º ano regular – A a J – e da UNECA. O acesso ao recinto escolar será permitido, exclusivamente, a estes alunos e respectivos encarregados de educação;
Dia 10 de Setembro
09:00 Horas – Alunos dos 8.º e 9.º anos do ensino regular, Oportunidades, PROFIJ de Jardinagem e Bloco III do 3.º ciclo Recorrente;
09:30 Horas – Todos os alunos do ensino secundário;
10:00 Horas – Alunos dos cursos de PROFIJ do 7.º ano e do PERE.
Nestes dias a partida do autocarro da Escola ocorrerá pelas 12:30 horas.
As aulas iniciam-se no dia 11, de acordo com os respectivos horários, para todos os alunos, com excepção dos da turma do PERE, cuja data será comunicada aquando da recepção aos mesmos.

08-09-2008



Recepção aos alunos
Consulte aqui os directores de turma, salas, horas de recepção aos alunos no início do ano lectivo.
08-09-2008



Calendário Escolar
Foi actualizado o calendário escolar. Consulte-o aqui.
08-09-2008



Directores de turma 2008/2009
A lista de directores de turmas para o próximo ano lectivo já está disponível.
08-09-2008



Turmas 2008/2009
A constituição de turmas para o próximo ano lectivo já está disponível.
18-08-2008



Regulamento Interno
Consulte a mais recente actualização ao regulamento interno aqui.
18-08-2008



Manuais escolares
Foi inserida a mais recente lista de
manuais escolares para o ano lectivo 2008/2009.
02-08-2008



Actualizações
Foram actualizadas as seguintes áreas:
Oferta Educativa
Assembleia de Escola

Conselho Pedagógico
Departamentos
Auxílios Económicos Directos (Acção Social Escolar)

02-08-2008



Calendário Escolar 2008/2009
Consulte aqui o calendário escolar para o próximo ano lectivo.
25-07-2008



Exames Nacionais na nossa Escola
Consulte aqui as médias obtidas pelos alunos internos a nível de Escola e nacional, bem como os alunos que tiveram notas mais elevadas em cada uma das disciplinas.
13-06-2008



Avaliação 3º período
Consulte aqui as pautas do 3º período do ano lectivo de 2008/2009.
13-06-2008



Manuais escolares 2008/2009
Consulte aqui a lista de manuais escolares para o próimo ano lectivo.
03-06-2008



Informação SPO: Curso de Operador Marítimo-Turístico
A Universidade dos Açores, promove no pólo universitário da Horta um  Curso de Especialização Tecnológica (CET) , designado Operador Marítimo –Turístico. Os CET são formações pós-secundárias não superiores que visam conferir qualificação profissional do nível 4. Ler mais.
03-06-2008



Exames do Ensino Secundário
NORMA 02/ES/2008 - Instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação das provas de exame do ensino secundário. Faça o download do ficheiro pdf aqui.
16-06-2008



Fórum das Profissões
Decorrerá nos dias 5 e 6 de Junho na Ilha do Pico e destina-se preferencialmente aos alunos do 9º ano e do ensino secundário do Faial, Pico e São Jorge. Trata-se de um evento promovido pela Direcção Regional de Emprego e Formação Profissional, implementado pela Escola Profissional do Pico. O programa engloba uma vertente de animação e uma vertente pedagógica com vista à divulgação de escolas e cursos que promovem a qualificação profissional bem como da Universidade dos Açores.
04-06-2008



Cursos de Educação e Formação (CEF) 
Destinam-se  a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, em risco de abandono escolar ou que já abandonaram antes da conclusão da escolaridade de 12 anos, bem como aqueles que, após conclusão dos 12 anos de escolaridade, não possuindo uma qualificação profissional, pretendam adquiri-la para ingresso no mundo do trabalho. Ler mais.
04-06-2008



Eleições na nossa Escola
Realizaram-se no passado dia 29 de Maio as eleições para a Assembleia de Escola e para o Conselho Executivo, para o próximo triénio 2008/2011. Veja os membros constituites das listas e os resultados do processo eleitoral aqui.
03-06-2008



Cento de Reconhecimento e Validação de Competências da Ilha do Faial
Ao ser efectuadas provas diagnósticas das diferentes áreas de competências chave. Veja aqui a calendarização.
03-06-2008



Cursos Profissionais 2008/2009
Os alunos que após a conclusão do 9º ano de escolaridade pretendam ingressar em Cursos Profissionais, de nível III, tendo em vista a obtenção de equivalência ao 12º ano de escolaridade e de certificação profissional, para ingresso no mercado de trabalho, podem consultar aqui os cursos aprovados nos Açores para o ano lectivo de 2008/2009.
22-05-2008



Dia da Escola
É já no dia 15 de Maio, e está recheado de actividades: teatro, torneios, barraquinhas, chamarrita, eposiçoes, filmes, o tradicional almoço para toda a comunidade escolar e os Oskares Malukíssimos. Ver programa aqui.
14-05-2008



XV Encontros Filosóficos
Começam na quarta-feira, dia 7 de Maio, os encontros mais filosóficos do triangulo. Consulte o programa aqui.
05-05-2008



Imagens de mudanças
A professora Fernanda Trancoso recolheu imagens do complicado processo de mudança de uma escola para a outra, no início do ano lectivo.
Ver imagens das mudanças na escola antiga e na escola nova.

04-05-2008



Visita de estudo à estação de telecomunicações
Passado dia 17 de Abril, por iniciativa do Serviço de Psicologia e Orientação e em parceria com o Rotary Club da Horta, houve uma visita de estudo à Estação de Telecomunicações nas antigas instalações militares do Monte da Guia destinada aos alunos do 11º e 12º anos de escolaridade. Ler mais.
04-05-2008



Candidatura à aquisição de equipamentos para cidadãos portadores de deficiência
Encontra-se aberto, até 23 de Maio o prazo de candidaturas para apoio à aquisição de equipamentos na área das tecnologias da informação e comunicação para cidadãos portadores de deficiência dos Açores, conforme consta do edital DRCT/2008/M711/001.
Mais informações ou para apresentação de candidaturas consultar o sítio da Internet http://sctr.azores.gov.pt

04-05-2008



Inscrições para a visita ao Hospital da Horta
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)  no âmbito do Projecto Transições promove em parceria com o Hospital da Horta e pela quarta vez uma visita aos diversos serviços do Hospital, que permitirá um contacto directo com os diversos profissionais das área da saúde nos seus locais de trabalho.
As inscrições para cada visita estão a decorrer junto das turmas do 12º ano. A visita irá decorrer no dia 14 de Maio entre as 14H00 e as 16H30. Apenas podem participar os alunos inscritos e com a respectiva autorização assinada. Mais informações podem ser solicitadas no SPO.

14-04-2008



Visita à Escola Profissional da Horta
No passado dia 15 de abril, um grupo de 24 alunos do 9º ano desta escola efectuou uma visita à escola profissional da horta. A visita teve como objectivo dar a conhecer as instalações, os métodos de ensino/avaliação, bem como dos cursos previstos para o próximo ano lectivo, nomeadamente:
Técnico de programação de sistemas informáticos
Técnico de produção e controlo de qualidade alimentar
Técnico animador sociocultural
Ler mais.

14-04-2008



Parlamento Jovem 2008
Este ano foram muitas as escolas que participaram na sessão regional do Parlamento Jovem. As sessões decorreram na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e tiveram lugar nos dias 7 e 8 de Abril. O nosso Rui Duarte, que tem muito jeitinho para as coisas da política, foi eleito o porta-voz dos 6 alunos que vão representar os Açores na Assembleia da República dias 19 e 20 de Maio. Ler mais e ver fotografias dos participantes.
14-04-2008



Ilustração vectorial - 8º ano
Há novas ilustrações do oitavo ano, feitas em projecto Multimédia. Ver.
14-04-2008



Associação de estudantes
Aí está a nova Associação de Estudantes! Desejamos-lhes bom trabalho em representação dos alunos desta escola.
12-04-2008



OTLJ Abertas Inscrições mês de Abril
Estão abertas inscrições entre 1 e 30 de Abril para o 
O Programa de Ocupação de Tempos Livres dos Jovens OTLJ 2008, proporciona aos jovens o contacto com diversas áreas de actividade profissional.
Mais informações, na escola, junto do Posto de Informação Juvenil-PIJ ou através da internet neste link.
02-04-2008



Mais de ¾ dos Encarregados de Educação levantaram as notas junto dos directores de turma
As fichas de avaliação do 2.º período foram entregues pelos respectivos directores de turma aos encarregados de educação e alunos maiores no passado sábado, dia 15 de Março. A percentagem de fichas levantadas foi de 76,8%, tendo sido 79,7% no ensino regular e 52,7% no não regular.Ler mais.
18-03-2008



7º A – Turma com menos níveis inferiores a três no 2.º período
De realçar, ainda, que praticamente em metade das disciplinas - Inglês, Francês, Educação Visual, Educação Física e Educação Moral e Religiosa Católica - todos os alunos obtiveram nível igual ou superior a três. Ler mais e ver fotografias dos alunos.
18-03-2008



Dezanove é a média de alunos por turma no 3.º ciclo
O número de alunos inscritos que terminaram o 2.º período no 3.º ciclo do ensino básico regular foi de 454, ou seja menos 21 alunos dos que se encontravam em igualdade de circunstâncias no final do 1.º período, representando uma redução de cerca de 4%. A média de alunos por turma no final do 2º período é de 19, havendo apenas quatro turmas que têm mais de 20 alunos. Ler mais.
18-03-2008



As notas do 2 º período já estão disponíveis!
Consulte as pautas com as avaliações aqui.
15-03-2008



Salas para entrega das avaliações
Clique aqui para consultar as salas e respectivas turmas onde serão entregues as avaliações aos Encarregados de Educação no dia 15 de Março.
14-03-2008



Clube Desportivo Escolar da Horta - Basquetebol
Desde o dia 4 de Março, os treinos realizam-se no pavilhão desportivo da nova Escola Secundária Manuel de Arriaga. Os treinos efectuam-se todas as segundas, terças e quintas-feiras, das 16h30 às 17h30. Também se encontram abertas inscrições para o sexo feminino. Ler mais.
14-03-2008



O CA2 e o DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O  espiríto de participação social é o melhor valor que encontramos para celebrar o dia internacional da mulher. Tal como no ano passado o projecto 4small pretende encontrar a turma mais solidária da nossa escola. Ler mais.
14-03-2008



Comemoração do Dia Internacional da Mulher
No dia 7 de Março, pelas 14:00H, decorreu a projecção do filme: “ North Country – Terra Fria“, seguido de uma palestra com a Dra Zuraida Soares, coordenadora do Bloco de Esquerda da R. A. A. Esta uma organização do Clube dos Poetas Vivos (turma 9ºH) em cooperação com a Equipa da Biblioteca. Comemorou-se antecipadamente o Dia Internacional da Mulher (8 de Março), despertando os alunos para problemas como a violência doméstica, assédio sexual, violação na adolescência, discriminação e exploração do trabalho por mulheres.
14-03-2008



Lanche com letras
No dia 4 de Março de 2008, pelas 11:15H decorreu na Biblioteca da Escola Secundária Manuel de Arriaga a entrega dos Prémios do concurso literário “Amor no Messenger” organizado pela turma 9ºH, fundadora do Clube dos Poetas Vivos em colaboração com a Equipa da Biblioteca. Foi atribuído o 1º prémio à aluna Adriana Vargas (Confirmar) do 9ºE, o 2ºprémio à aluna Cristina Soares do 8ºA e o 3ºPrémio à aluna Jessica (a saber) do 8ºE. Estiveram ainda presentes a turma 9ºE e 9ºH, a Equipa da Biblioteca, os professores de Área de Projecto do 9ºH e alguns professores . Com esta actividade pretendeu-se não só premiar as alunas participantes neste concurso como também criar um espaço destinado à leitura de textos criados pelos alunos e à partilha de ideias e emoções por todos aqueles que estiveram presentes.
14-03-2008



“Sortes à Ventura”
O “Sortes à Ventura”, que comemora este ano 20 anos de actividade, vai estrear “Líria”, a mais recente produção teatral do grupo, no próximo dia 27 de Março (Dia Mundial do Teatro), no Teatro Faialense.
Ler mais e ver foto dos participantes .

02-03-2008



Visitas de Estudo
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)  no âmbito do Projecto Transições promove em parceria com Rotary Club da Horta e pela terceira vez um conjunto de visitas, que permitirão um contacto directo com profissionais de diversas áreas, nos seus locais de trabalho. As inscrições para cada visita estão a decorrer junto das turmas do 12º ano. Cada aluno pode inscrever-se em mais do que uma visita pois elas serão realizadas em dias diferentes, no decorrer do 3º período. Mais informações podem ser solicitadas no SPO.
26-02-2008



Alunos em evidência no Corta Mato Escolar
André Vargas e Beatriz Porteiro obtiveram o 1º e 2º lugar no escalão de iniciados da fase regional do Corta Mato Escolar e irão representar os Açores na prova nacional. Ler mais e ver fotografias.
26-02-2008



Explorar o Futuro - Orientação vocacional
Dirigido aos alunos do 3º ciclo e em particular áqueles que frequentam o 9º ano.  Trata-se de um espaço de auto-informação com recurso a meios multimédia, cuja organização e funcionamento implica a participação activa dos alunos e dos seus pais. Ler mais.
24-02-2008



Actualização do calendário escolar!!!
Consulte o novo calendário com a alteração das férias da Páscoa aqui.
24-02-2008



Projecto “Madrinha/Padrinho Secreta(o)”
Tem por objectivo ajudar os alunos do escalão I da Acção Social Escolar. A escolha do par madrinha/padrinho e afilhado é realizada por sorteio. Após autorização do Enc. de Educação e concordância do aluno este passa a contar com o apoio de um adulto da comunidade escolar (professor ou funcionário). Esta pessoa pode ou não dar-se a conhecer. Terá como propósito acompanhar e ou apoiar o aluno apenas no presente ano lectivo da forma que considerar mais conveniente. Já estão inscritas mais de 30 madrinhas/padrinhos que aguardam autorização dos Enc. de Educação para começar a mimar as suas afilhadas(os). Ver regulamento aqui.
17-02-2008



Carnaval 2008 - Teatro
O auditório da Escola, que esteve por duas vezes a abarrotar no último dia antes das férias do Carnaval. O espectáculo era picante, à moda da terceira, e teve uma adesão extraordinária por parte do público. Foi desenvolvido pela turma do Curso Técnico-profissional de Acção Social, com os professores António Bulcão, José Serpa, Victor Rui Dores e Isabel Carmona. Ver imagens.
13-02-2008



Carnaval 2008 – Desfile
Várias turmas do terceiro ciclo participaram no cortejo de carnaval. O tema era o Vulcão dos Capelinhos, e a nossa escola participou com gigantones, baleias, barcos e faróis numa valente “Erupção de memórias”. Ver imagens.
13-02-2008



Bolsas
A
Embaixada da República Federal Alemã, através do Serviço de Intercâmbio Pedagógico, oferece 5 bolsas de estudo durante quatro semanas, no período de Verão, a alunos que em 2007/08 frequentem o sistema educativo português no 11.º ano ou no 12.º ano de escolaridade, estudem a Língua Alemã há pelo menos dois anos e se distingam pelo seu bom aproveitamento escolar. Ler mais.
06-02-2008



Alunos de EMRC apoiam a APADIF
Os alunos matriculados na disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica recolheram 140 euros para apoiar a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial. A APADIF vai investir esta quantia em mais e novos materiais para equipar o Atelier de Trabalhos Manuais da associação.
31-01-2008



Clube de Francês
O Clube de Francês esteve em grande actividade na cantina da escola, na tarde de 3ª feira dia 29. Parece que foi um verdadeiro festim gastronómico "franciú" com crepes, souflês, vichyissoises e cassoulets. Se estás com água na boca e queres participar no Clube contacta a tua professora de Francês.
31-01-2008



Projecto de Educação Afectivo-Sexual da Escola
A educação afectivo-sexual nas escolas tem sido objecto de grande debate, no entanto na nossa comunidade nunca foi realizado um debate alargado sobre este assunto. Este ano lectivo, a nossa escola, vai elaborar e implementar um Projecto de Educação Afectivo-Sexual. Ler mais.
13-01-2008



Parabéns
O CA2 dá os parabéns, aos alunos:
Pedro Alexandre da Silva Faria, do 7º ano;
Luísa Trocades de Oliveira, do 8º ano;
Jessica Jesus Ferreira Couto, do 9º ano.
Foram estes os alunos do 3º ciclo, beneficiários da Acção Social Escolar que obtiveram os melhores resultados escolares, no 1º período. Ler mais.

10-01-2008



« Arquivo

(visitantes desde 12_Set_05) Manuel de Arriaga website free tracking
 
 
-------------------
Biodiesel
ESMA

Projecto Biodiesel
na ESMA

Espaço de Apoio a alunos e Enc. de Educação.
----------------------
Ilustrações, páginas web, filmes e outros trabalhos dos alunos.
Projecto de Educação Afectivo Sexual
----------------------


Palestras e apresentações a decorrerem

----------------------

Robótica, Holografia
e outras actividades

----------------------
Clique aqui para sugestões ao bom funcionamento da escola
----------------------
Kiosk online

Sistema Integrado de Gestão de Escola

 

e