Manuel de Arriaga



 

PRÉMIO DE MÉRITO DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR – PROCEDIMENTOS DE CANDIDATURA
Considerando que brevemente serão publicadas as listas de colocação da 1.ª fase, para ingresso no ensino superior (9 de setembro de 2019), relembra-se que se encontra em vigor a Resolução do Conselho do Governo N.º 54/2019, de 8 de abril, que institui o Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior.
Trata-se de um Prémio no valor individual de €500, que se destina a apoiar o ingresso no ensino superior por estudantes da RAA, excluindo o ensino à distância.
Podem candidatar-se os estudantes que residam permanentemente na Região Autónoma dos Açores há pelo menos 3 anos, que durante esse período estiveram inscritos, frequentaram e concluíram o ensino secundário em estabelecimento de ensino na Região e que nunca estiveram matriculados no ensino superior.
Os estudantes ou os respetivos encarregados de educação, no caso dos candidatos serem menores de idade devem apresentar a candidatura ao Secretário Regional da Educação e Cultura, obrigatoriamente, através do mail [email protected]. O documento com respostas às perguntas mais frequentes e o requerimento podem ser obtidos no Portal da Educação - https://edu.azores.gov.pt/seccoes/premio-de-merito-de-ingresso-no-ensino-superior-procedimentos-de-candidatura/

30-08-2019

Calendarização da entrega dos manuais escolares
Informa-se que a entrega dos manuais escolares para o próximo ano letivo será realizada nas datas constantes na tabela. Os Pais e Encarregados de Educação devem fazer-se acompanhar dos seguintes documentos:
- Documento de identificação, BI ou C/C, do encarregado de educação e do aluno.
- Número de Identificação Fiscal do encarregado de educação e do aluno.
- Documento com o IBAN para devolução da caução. Os alunos beneficiários de auxílio económico relativo aos manuais escolares no quadro da ação social escolar estão isentos da prestação da caução.
A escola não possuiu terminal de pagamento Multibanco.

21-08-2019

Calendário definitivo de exames nacionais e de provas de equivalência à frequência – 2ª fase
Já pode ser consultado na área dos Exames, o Calendário definitivo de exames nacionais e de provas de equivalência à frequência – 2ª fase.

17-07-2019

Matrículas para o ano letivo 2019/2020 – ensino secundário e VOC-A
As matrículas para o 10º, 12º ano e alunos repetentes realizam-se no dia 17 de julho, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30. No mesmo dia das 14h00 às 16h30, serão também entregues as avaliações do 3º período e feitas as renovações de matrícula da turma VOC-A.
Consulta aqui as salas para cada uma das turmas.

11-07-2019

Exames 2019: Formulários eletrónicos para pedidos de consulta, reapreciação e reclamação
Estão disponíveis os formulários eletrónicos necessários para o processo de reapreciação de Provas Finais e Exames Finais Nacionais.
Consulta-os aqui.

10-07-2019

Os alunos do PEREE Pré-profissionalização B2 visitaram a cidade de Portimão
Entre 29 de maio e 2 de junho os alunos da turma PEREE Pré-profissionalização B2 visitaram a cidade de Portimão (Algarve). A atividade decorreu no âmbito de um intercâmbio entre a nossa escola e a Escola Secundária Poeta António Aleixo.
Foram dias intensos de aprendizagem, de descoberta de novos lugares, de partilha de experiências, de enriquecimento pessoal, de convívio entre os alunos das duas escolas e de fortalecimento das relações de amizade.
Este intercâmbio contou com o apoio da Direção Regional da Juventude, através do Programa Bento de Góis (passagens aéreas) e da CMH (visita a Sagres e Cabo de São Vicente).

10-07-2019

Visita do Clube Europeu da ESMA à ilha da Madeira
No âmbito do projeto Açores além-fronteiras os alunos do Clube Europeu da ESMA realizaram de 30 de junho a 6 de julho, uma visita de estudo à ilha da Madeira, acompanhados pelas professoras coordenadoras do Clube Sandra Goulart e Maria José Gonçalves.

09-07-2019

Calendário definitivo de exames nacionais e de provas de equivalência à frequência – 1ª fase
Já pode ser consultado na área dos Exames, o Calendário definitivo de exames nacionais e de provas de equivalência à frequência – 1ª fase.
13-06-2019

ESMA no III Torneio anual da Escola B.S. das Lajes do Pico
A Escola Secundária Manuel de Arriaga participou no III Torneio anual da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, com a presença de uma equipa de voleibol feminino e de uma equipa de futsal masculino.
Participaram neste Torneio quatro escolas – EBS das Lajes, EBS de São Roque, EBS da Madalena e ES Manuel de Arriaga. O período da manhã foi destinado ao voleibol, com a realização de seis jogos, sendo cada jogo efetuado com apenas um set até 25 pontos. Durante a tarde realizaram-se também seis jogos de futsal, sendo de 15 minutos a duração de cada jogo.
A comitiva da nossa escola foi constituída por alunos do ensino secundário, sendo dez jogadoras de voleibol – Ana Rodrigues, Alexandra Cebola, Ânia Moreira, Beatriz Escobar, Carla Sousa, Érica Soares, Érica Torres, Inês Almeida, Joana Regelo, Sílvia Brum, sete jogadores de futsal – André Ávila, André Quadrado, Fábio Pires, Gustavo Dutra, João Rocha, Leandro Santos, Vasco Silva e pelos docentes Daniel Lima e Gracinda Andrade.
Consulte a notícia completa aqui.
13-06-2019

Entrega de avaliações do 3º período - 9º, 11º e 12º anos

07-06-2019

AULAS DE APOIO E DE PREPARAÇÃO PARA OS EXAMES NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO
Já estão disponíveis os horários das aulas de apoio e de preparação para os Exames Nacionais do ensino secundário.
Consulta-os aqui.
07-06-2019

AULAS DE APOIO E DE PREPARAÇÃO PARA AS PROVAS FINAIS DO 3.º CICLO
Já estão disponíveis os horários das aulas de apoio e de preparação para as Provas Finais do 3.º ciclo.
Consulta-os aqui.
04-06-2019

Adolescência e comportamentos de risco

31-05-2019

XV Salto em Altura 2019
Realizou-se no passado dia 15 de Maio, no Complexo Desportivo Dr. Manuel de Arriaga, o XiV Salto em Altura 2019, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, integrado nas comemorações do Dia da Escola.
De realçar a tentativa falhada de Fábio Dias a 1,91m, com a qual estabeleceria um novo record da prova(1.90m), marca obtida no ano passado.
Esta edição voltou a ter um menor número de participantes relativamente ao ano anterior. (51/26/21/9/20/15), em parte devido à realização dos JDE, na semana anterior.
Assim, nesta edição tivemos 15 participantes, 10 alunos e 5 alunas, com um nível muito bom.
Consulte a notícia completa aqui.
27-05-2019

Jogos Desportivos Escolares 2018/2019 – 3ºciclo
Muito mérito dos alunos da ESMA, na vitória dos JDE

De 7 a 10 de maio decorreu na Escola Secundária Manuel Arriaga os 30º Jogos Desportivos Escolares, com a participação das escolas: EBI do Topo/S. Jorge; EBS Vitorino Nemésio/Praia da Vitória; EBS Ponta Garça/S. Miguel; EBS Nordeste/S. Miguel e a ES Manuel Arriaga.
Depois de um trabalho realizado nas ADEs, sob a orientação dos professores Ana Gonçalves, Paula Sousa, Paulo Gonçalves e Pedro Ferreira, foram selecionados os alunos:
Alexandra Salgado 9C
Alícia Vargas 9C
Bárbara Gonçalves 8E
Carolina Ramos 9A
Catarina Pereira 9C
Clara Escobar 9H
Inês Morais 9H
Isabel Medeiros 7B
Matilde Morato 8E
Sara Caetano 9H
Alexandre Cabral 7C
André Castro 7G
Diogo Ávila 9E
Francisco Melo 7G
Miguel Anjos 9A
Miguel Pires 9H
Rafael Almeida 9E
Rodrigo Brum 9E
Rodrigo Furtado 9E
Simão Medeiros 7E
Consulte a notícia completa aqui.
27-05-2019

REUNIÃO COM OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO – NORMA2 - ENSINO SECUNDÁRIO
Informam-se todos os encarregados de educação que se realizará na próxima 5.ª feira, dia 30 do corrente, pelas 17:30 horas, no auditório desta Escola, uma reunião com os Encarregados de Educação, com a seguinte ordem de trabalhos:

- Informações sobre a realização de exames (Norma 02/JNE/2019).

Mais se informa que os alunos não deverão ser portadores de telemóveis (ou outro equipamento não autorizado) no dia da realização das provas e exames, tendo em conta a possibilidade de inadvertidamente se esquecerem destes equipamentos na sua posse durante a realização das provas e exames, o que, obrigatoriamente, leva à sua anulação.
27-05-2019

XIª Taça Arriaga (maio 2019)

No dia 15 maio 2019 comemorou-se o “Dia da Escola”, num programa magnifico que compreendeu a realização de diversas atividades de carácter cultural e desportivas, proporcionando ao longo do dia, um salutar convívio entre alunos, professores, funcionários e ainda antigos professores.
À semelhança dos últimos anos, o departamento de EF organizou o torneio de futebol 7 -“Taça Arriaga”, competição esta, destinada a alunos do ensino secundário e que permitiu para além de um aprazível convívio, a competição dos alunos da nossa escola com os alunos das escolas da ilha do Pico, numa modalidade do gosto de todos.
Para esta edição foram convidadas a Escola BS CCN da Madalena do Pico e a Escola BS das Lajes do Pico, equipas enquadradas respetivamente pelos professores de Educação Física, Jorge Amaro e Emanuel Melo.
Consulte a notícia completa aqui.
27-05-2019

OFERTA FORMATIVA CURSOS PROFIJ (Nível IV – Tipo 4) - ANO LETIVO 2019/2020
Informa-se que para o ano letivo 2019/20 a oferta formativa de cursos PROFIJ de nível secundário de educação (1.º ano e anos curriculares subsequentes), é a abaixo indicada.
- Técnico de Turismo Ambiental e Rural - Referencial de Formação Tencológica n.º 812188
- Técnico de Informática – Sistemas - Referencial de Formação Tecnológica n.º 481039
22-05-2019

COMEMORAÇÃO DO “DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE”
A 22 de maio é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. Neste âmbito, as turmas A, B e C do 10.º ano associaram-se a esta comemoração, realizando uma exposição interativa, no átrio principal da nossa escola, com o tema “A Célula”.
Os trabalhos expostos foram realizados nas aulas de Biologia e Geologia, sob a supervisão das docentes Isabel Afonso e Paula Menezes. Associou-se também a esta comemoração a turma G do oitavo ano, que fez os trabalhos sobre “Relações Bióticas” nas aulas de Ciências Naturais, com a docente Ana Andrade.
24-05-2019

Esclarecimentos relativos às calculadoras a utilizar no Exame de Física e Química A (715)
Informa-se que na página da ESMA – Área de Exames – se encontra publicada a COMUNICAÇÃO N.º 5/JNE/2019 com esclarecimentos relativos às calculadoras a utilizar no Exame de Física e Química A (715).
22-05-2019

Calendários de Exames Nacionais e de Exames de Equivalência à Frequência – 1ª Fase
Já estão disponíveis, na área dos Exames, os calendários dos exames nacionais e dos exames de equivalência à frequência do ensino básico e do ensino secundário. Os calendários da 1ª Fase que neste momento constam da pasta dos Exames são PROVISÓRIOS, no que diz respeito a exames de equivalência à frequência. Ao contrário dos Exames Nacionais, que têm data fixa e são de âmbito nacional, as datas dos exames de equivalência à frequência são definidas pelas próprias escolas e dependem das inscrições dos alunos que terminam a 14 junho.
17-05-2019

Plano de Formação da Entidade Formadora da Escola Secundária Manuel de Arriaga
A Entidade Formadora da Escola Secundária Manuel de Arriaga informa que estão abertas as inscrições para as formações integrantes do seu Plano de Formação (em anexo) até ao dia 14 de junho.

A INSCRIÇÃO DEVERÁ SER FEITA NO SEGUINTE FORMULÁRIO:

INSCRIÇÕES ACÇÕES ESMA 2019

Para os docentes da Escola Secundária Manuel de Arriaga a inscrição é gratuita.
Para os restantes docentes, a inscrição tem o valor de 25€.
Após o término do prazo de inscrição, todos os docentes receberão um email com a confirmação da inscrição e a forma para proceder ao pagamento, caso se aplique.
Para dúvidas ou informações contactar: [email protected]
17-05-2019

Concurso IdeiAçores - 9ª edição
Mariana Rosa e Bárbara Medeiros do 12º ano, acompanhadas pela professora Sandra Goulart representaram a ESMA na 9ª edição do Concuso IdeiAçores no Teatro Micaelense em Ponta Delgada com o seu projeto Hortênsia Jardim Azul.
15-05-2019

30 anos de Jogos Desportivos Escolares
Pelos 30 anos de Jogos Desportivos Escolares, valeu a pena investir este ano letivo, nos Jogos Desportivos do ensino secundário, na modalidade voleibol feminino.
O DESPORTO ESCOLAR, concretiza-se na Região Autónoma dos Açores, pelos Jogos Desportivos Escolares (JDE), que visam entre outros objetivos, …” proporcionar a participação dos jovens em competição formal, integrada num processo de formação adequada e orientada”.
Numa região onde o quadro competitivo a nível da formação desportivo é diminuto, pelo número reduzidíssimo de equipas existentes por modalidade, impõe-se no meu entender, que se faculte outros momentos de competição aos nossos jovens alunos, proporcionando deste modo, que estes potenciem as suas aptidões nas diversas modalidades, assim como, aufiram de outros aspetos positivos, que experiências como estas poderão promover. Passa muitas vezes, por abrir horizontes…
Neste contexto, entendo que a participação nos Jogos Desportivos Escolares do ensino secundário continua a fazer sentido, após uma década de interregno.
Ao contrário dos JDE do 3ºciclo, os JDE do ensino secundário apresentam um modelo organizativo diferenciado, disputando-se num torneio por modalidade desportiva. (Voleibol; Basquetebol; Andebol; Futsal).
No presente ano letivo a opção da nossa escola, por iniciativa entusiástica das alunas, ocorreu na modalidade de voleibol feminino, com o grupo de alunas: Alexandra Cebola (10D); Ana Carolina Rodrigues (10E), Bianca Neves (10E), Beatriz Escobar (11 A), Catarina Escobar (10B), Carla Sousa (11F), Erica Torres (10B), Erica Soares (11F), Sílvia Brum (10B) e Mariana Duarte(10F), enquadradas pelos docentes Ana Gonçalves, Pedro Ferreira e a encarregada de educação, senhora Guida Neves.
Este torneio decorreu no fim de semana de 26 a 28 de abril, na Madalena do Pico, com a participação das escolas: EBI da Calheta/S. Jorge; EBS Vitorino Nemésio/Praia da Vitória; EBS da Laranjeiras/S. Miguel; EBI da Madalena/Pico e a ES Manuel Arriaga.
Como balanço final da atividade, consideramos que esta participação decorreu com um elevado nível de empenho e entusiasmo por parte das alunas, o que possibilitou que todos os jogos fossem disputados sempre com um grande equilíbrio no resultado, até ao último ponto de cada “set”.
Consulta notícia completa aqui.
15-05-2019

XXVI ENCONTROS FILOSÓFICOS
Na próxima 4ª feira dia 24 do corrente pelas 10h30 no Auditório António Duarte realiza-se a sessão de abertura dos XXVI Encontros Filosóficos.
Consulte aqui o Programa.
23-04-2019

Teatro de Escola no Teatro Faialense
Realiza-se no dia 24 de Abril, às 21 horas, no Teatro Faialense, um espetáculo com a representação de duas peças: “45 CRAVOS PARA ABRIL”, com texto e encenação do professor Victor Rui Dores, pelos alunos de teatro do 9ºA: e “AUTO DA BARCA DO INFERNO”, de Gil Vicente, com adaptação de Mário Costa e encenação de Victor Rui Dores, pelo clube de teatro “Sortes à Ventura”.
Estes dois trabalhos cénicos serão também apresentados no dia da nossa escola.
23-04-2019

UTILIZAÇÃO DE CALCULADORAS NO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO: PROVA FINAL DE CICLO DE MATEMÁTICA – 9.º ANO; EXAMES NACIONAIS DE ECONOMIA A, FÍSICA E QUÍMICA A, DE MATEMÁTICA A, MATEMÁTICA B E MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS EM 2018-2019
Na pasta dos exames, na área das Informações Gerais, está disponível a informação I-DGE/2019/911- DSDC - Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2018-2019 e a lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos Exames Finais Nacionais de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais – 2018/2019.
11-04-2019

Entrega de avaliações do 2º período

A entrega das avaliações do 2º período realiza-se no dia 9 de abril, terça feira, das 16h30 às 18h30.
Consulte as salas para a receção dos encarregados de educação aqui.
04-04-2019

O Clube da Proteção Civil da ESMA conquista o 1º lugar no Concurso de Ideias dinamizado pela SRPCBA
O Clube da Proteção Civil da ESMA tem o prazer de comunicar o bom resultado obtido no Concurso de Ideias dinamizado pela SRPCBA. O prémio conquistado permitirá a aquisição de equipamentos para a formação em SBV de toda a comunidade escolar e dinamização das aulas de Ciências Naturais do 9º ano.
O trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo tem como objetivos promover comportamentos seguros, através da divulgação de conteúdos nas redes sociais (#cpc_esma #partilharseguranca) e de formações práticas com crianças e idosos.
Ana Andrade e Ana Menezes
Tudo sobre este concurso em https://bit.ly/2M8jSCk
29-03-2019

Norma 02/JNE/2019
Foi publicada a Norma 02/JNE/ 2019, que contém as instruções para a realização, classificação I reapreciação e classificação das provas e exames dos ensinos básico e secundário.
Os interessados devem ler com atenção a Norma, em especial os pontos 4., 9., 10., 11., 12., 13., 18., 19., 20. e Capítulo III - Reapreciação das Provas e Exames.
Ver também Modelos JNE 09, 10, 11, 11-A, 14 e 14-A, disponíveis em http://www.dge.mec.pt/modelos
25-03-2019

Clube de Teatro “Sortes à Ventura” na ilha de São Miguel
Foi a todos os níveis muito proveitosa a participação do “Sortes à Ventura” no IX edição do Encontro Regional de Grupos Escolares de Expressão Dramática, que decorreu de 13 a 15 de março, na Escola Secundária de Lagoa.
O “Sortes”, o único dos Açores a participar ininterruptamente em todas as edições do referido certame, apresentou o “Auto da Barca do Inferno” com uma excelente prestação, tendo sido aplaudido de pé.
Estes Encontros de Teatro são um espaço de aprendizagem e troca de experiências, com debates e workshops a completar as atuações dos grupos participantes.
Nós, os “das outras ilhas” (na perspectiva micaelense), vivemos estes Encontros de Teatro de forma particularmente diferente. E isto porque durante 3 dias, vivemos o teatro 24 horas sobre 24 horas, já que é intensamente partilhado o convívio onde ficamos alojados. Esta intimidade de “camarata” fortalece o companheirismo e faz crescer os nossos alunos. Aliás, há um velho ditado que assim reza: “Se queres ganhar ou perder um amigo, viaja com ele”.
De afectos e emoções se tece o mundo dos nossos jovens actores. E quem faz teatro sabe que ele só nos dá alegrias breves e angústias prolongadas. Por isso há que viver intensamente os momentos de felicidade que o palco nos dá. E é também por isso que, nos últimos 30 anos, insistimos e persistimos em fazer teatro.
Viva o Teatro!
Victor Rui Dores
25-03-2019

Acesso ao ensino superior - Pré-requisitos 2019
Informa-se que foi publicada a Deliberação nº266-A/2019, de 12 de março, que fixa os pré-requisitos para a candidatura ao ensino superior de 2019/2020.
15-03-2019

INSCRIÇÃO - PRÉ-REQUISITOS- 2019
Informa-se de que em conformidade com a informação da Direção-Geral do Ensino Superior - DGES, o prazo para a inscrição nos pré-requisitos está a decorrer até ao dia 29 de março.
O mapa de correspondência dos pré-requisitos e respetivos regulamentos encontra-se disponível na página da Direção-Geral do Ensino Superior em:
http://www.dges.gov.pt/guias/preq_grupo.asp
13-03-2019

IX SEMANA DOS DIREITOS
Promover os direitos das nossas crianças e jovens será sempre um objetivo comum a todos aqueles que com eles lidam diariamente. Mas, mais do que protegê-los, é fundamental consciencializá-los para essa realidade, dar-lhes voz, envolvê-los na luta pelos seus direitos e torná-los parte ativa na construção de um futuro melhor, onde todos possam, efetivamente, ter a oportunidade de concretizar os seus sonhos.
E foi com os olhos postos num horizonte mais radioso que 102 alunos da ESMA, Escola Básica Integrada da Horta e Escola Profissional da Horta participaram, no dia 8 de março, num plenário na ALRAA, integrado na IX Semana dos Direitos, organizada pela CPCJ da Horta. Num exemplo de cidadania, partilharam conhecimentos, emitiram opiniões, ouviram os seus pares e participaram na construção de um saber mais vasto.
Atendendo ainda ao facto de, no dia 8 de março, se assinalar o Dia Internacional da Mulher, a reflexão alargou-se a todos aqueles que ainda se sentem discriminados, marginalizados e inferiorizados na sociedade dos nossos dias. Os direitos de uns devem ser os direitos de todos e esse é, sem dúvida, o maior sonho desta geração que dá os primeiros passos numa longa caminhada que é a vida. O sonho guia-a e é um elemento essencial para que qualquer meta possa ser alcançada.
Foi uma manhã profundamente enriquecedora para todos os intervenientes e mais um sinal de que os jovens são os impulsionadores da mudança e os novos pilares de uma sociedade que se quer mais justa e promotora de idênticas oportunidades para todos. Como nos diria Pessoa, “O melhor do mundo são as crianças” (e os jovens).
Lívia Silveira
13-03-2019

Turma de desporto junta 32 alunos na 5.ª edição das Manhãs Desportivas
Na passada quinta-feira, dia 21 de fevereiro, realizou-se na Escola Secundária Manuel de Arriaga a 5.ª edição das Manhãs Desportivas referente ao ano letivo 2018/2019 nas modalidades de badminton e futebol. O torneio de badminton foi organizado pela turma de Desporto e contou com a presença de 32 alunos de todos os anos, nomeadamente treze do 7.º ano, um do 8.º, um do 9.º ano, três do secundário feminino e treze do secundário/profij masculino. Ao todo foram disputados 51 jogos, cada um deles com a duração de 8 minutos. Tendo em conta o número de alunos inscritos por ano, foram efetuados os quadros competitivos, realizando-se eliminatória dupla e todos contra todos a uma volta.
Tratando-se de um torneio organizado por alunos, aproveitou-se para realizar um inquérito online com vista a avaliar o grau de satisfação dos participantes. O inquérito foi respondido por todos os alunos envolvidos e as respostas variaram entre ‘Bom’ e ‘Muito Bom’ no que à divulgação do torneio e à recolha de inscrições, diz respeito. Na opinião de 31 participantes, o torneio foi bem organizado e todos eles manifestaram que gostariam de participar novamente num torneio de Badminton.
Quanto ao torneio de futebol não possível realizar devido às condições climatéricas.
A turma de desporto considera que esta organização foi uma boa experiência e contribuiu para novas aprendizagens.
Tatiana Melo – 11ºH
04-03-2019

NORMA 01/JNE/2019 E GUIA GERAL DE EXAMES 2019
Informamos que na Área de Exames estão disponíveis: a NORMA 01/JNE/2019 – Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário e o Guia Geral de Exames 2019 – Exames Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior.
28-02-2019

REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO 2019
Informamos que na “Área de Exames” está disponível o Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário, aprovado pelo Despacho Normativo n.º 3-A/2019, de 26 de fevereiro de 2019
27-02-2019

ESMA participa no Corta Mato Regional
O Parque da Alagoa recebeu no passado dia 9 de fevereiro a edição regional do corta mato escolar. Jovens estudantes das nossas nove ilhas procuraram obter o apuramento para a fase final nacional desta especialidade, que apenas era oferecido aos dois melhores de cada escalão.
Apesar da superação pessoal de cada um dos nossos representantes, este ano a ESMA não estará representada no corta mato nacional, pois nenhum aluno logrou obter a classificação necessária para rumar ao continente português.
Na prova de iniciados femininos a aluna Lara Kusimo obteve o 6º lugar e na prova masculina do mesmo escalão, o Miguel Pires terminou em 9º lugar. Em juvenis, a aluna Leonor Medeiros obteve o 4º lugar na prova feminina, enquanto que os seus colegas Pedro Andrade, Bruno Ávila e Jerónimo Remédios conquistaram respetivamente o 4º, 6º e 8º lugar. Os alunos foram acompanhados pelos Docentes Ana Gonçalves e Hugo Parente.
Parabéns a todos os alunos pelo seu empenho. Destaque também para o esforço de Bruno Ávila, que continua a ter o melhor resultado de sempre de um aluno açoriano na fase nacional (9º lugar), mas que por motivo de doença não logrou repetir o apuramento para a fase nacional, tal como ocorreu nos três anos anteriores.
26-02-2019

Miguel Pires vence MegaSalto Regional
Miguel Pires venceu a fase Regional do MegaSalto no escalão de iniciados com a marca de 4,92 metros.
A fase regional do MegaSprinter e MegaSalto realizou-se na ilha Terceira - estádio João Paulo II, nos dias 15 e 16 de fevereiro. A Escola Secundária Manuel de Arriaga fez-se representar pelos alunos Lara Kusimo, Miguel Pires, Simão Medeiros e pela professora Gracinda Andrade.
A Lara Kusimo obteve o 2º lugar no MegaSalto no escalão de iniciados com a marca de 3,80 metros e o Simão Medeiros obteve o 3º lugar no MegaSprinter no escalão de infantis B.
Numa boa organização da Direção Regional do Desporto e do Serviço de Desporto da Ilha Terceira, os alunos puderam usufruir também de um estágio técnico de corrida de velocidade, salto em comprimento e lançamento do peso, devidamente orientado por técnicos da Associação de Atletismo da Ilha Terceira.
O evento iniciou-se no dia 16 com o juramento da ética do desporto, sempre importante, sendo transmitido por uma atleta, por um juiz e por uma encarregada de educação, os valores a incutir e desenvolver na prática desportiva.
Depois de todos os participantes terem efetuado as provas de velocidade, salto em comprimento e lançamento do peso, o momento competitivo terminou com a realização de uma estafeta mista, de forma lúdica e envolvendo todos os participantes.
Os momentos de convívio entre todos os participantes foi uma realidade, tendo o jantar com jogo de bowling, contribuído como um desses momentos proporcionados pela organização.
Três alunos participantes! três alunos no pódio! Os alunos da nossa escola estão de parabéns pelo seu empenho e procura de superação em todas as provas realizadas. Foram adquiridas novas experiências, novas aprendizagens e estes momentos terão certamente um impacto importante na vida destes jovens. Consulte aqui algumas imagens da participação dos nossos alunos.
25-02-2019

PAIS NA ESCOLA - ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 9º ANO
Está a decorrer a atividade Pais na Escola, contámos já com a colaboração de 9 encarregados de educação das turmas 9ºC, 9ºF e 9ºH . O contributo tem sido muito importante e participado pelos alunos. Estiveram representadas profissões como: Educadora de Infância; Técnico de Mecânica-Auto; Técnico de Análises Clínicas, Bombeiro; Engenheiro Informático; Guarda Prisional, Arquiteto ….
Esta atividade está a decorrer no 2º período contamos com os pais e encarregados de educação para participarem na orientação vocacional dos seus filhos, pretende-se simplesmente que venham a uma aula de Cidadania do seu filho contar a história do seu percurso escolar e descrever a sua profissão, em cerca de 15 min..
Visualiza aqui algumas imagens da atividade.
Inscreva-se o seu testemunho é importante para a tomada de decisão dos nossos jovens.
https://goo.gl/ZNdHn8
13-02-2019

CALENDÁRIO DE PROVAS E EXAMES NACIONAIS 2018-2019
Informa-se que o Despacho n.º 1072/2019, publicado em Diário da República, 2.ª série, N.º 21, de 30 de janeiro, altera as datas das provas e dos exames nacionais de 2019, assim como alarga o período das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário, das 1.ª e 2.ª fases.
É igualmente ajustado o período de aplicação da componente de produção e interação orais das Línguas Estrangeiras nas duas fases acima referidas. O calendário atualizado e já com a adequação às horas vigentes na Região Autónoma dos Açores encontra-se disponível na Área de Exames.
01-02-2019

Participação na Fase de Ilha do MEGASPRINTER
Realizou-se na manhã do dia 24 de janeiro na Pista de Atletismo do Fayal Sport Club, a fase de Ilha do MEGASPRINTER e MEGASALTO com a participação de 18 alunos da nossa Escola - 10 do sexo feminino e os restantes do sexo masculino. Este ano não se verificou a participação de alunos da Escola Básica António José de Ávila.
Representaram a nossa Escola os seguintes alunos: em Infantis femininos - Catarina Rosa, Carolina Lima e Ana Luísa Silva; em Infantis masculinos – Simão Medeiros, Gabriel Gonçalves, Rodrigo Morais e Vasco Machado; em Iniciados femininos – Lara Kusimo, Inês Quadros, Bárbara Gonçalves, Fabíola Silva, Inês Mota, Érica Pereira e Vanessa Medeiros; em Iniciados masculinos – Miguel Pires, Rodrigo Brum, André Cabral e Rodrigo Martins.
Salientamos as melhores marcas por escalão, para a prova do MegaSalto: - Infantis femininos – Catarina Rosa com 3,48m; - Infantis masculinos – Simão Medeiros com 3,98m; Iniciados femininos – Lara Kusimo com 4,24m; Iniciados masculinos – Miguel Pires com 4,90m.
No MegaSprinter registamos para os Infantis femininos – 7´´ para a Carolina Lima, para os Infantis masculinos – 6´´58 para o Simão Medeiros, para os Iniciados femininos – 6´´39 para a Lara Kusimo e para os Iniciados masculinos – 6´´11 para o Alexandre Cabral.
Os resultados de todas as provas podem ser consultados aqui, bem como as imagens da participação competitiva dos nossos alunos. Neste evento desportivo, os alunos da nossa escola foram acompanhados pelas professoras Ana Gonçalves e Gracinda Andrade.
Felicitamos todos os participantes pelo espírito desportivo evidenciado e pela procura da superação em cada um dos momentos competitivos.
01-02-2019

3ª Manhã Desportiva - Torneio de Badminton
Realiza-se no dia 21 de fevereiro a 3ª manhã desportiva. Será realizado um Torneio de Badminton - Singulares, cuja organização é da responsabilidade da Turma do Curso Técnico de Desporto.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas na receção do pavilhão desportivo, entre os dias 4 e 11 de fevereiro.
30-01-2019

PARLAMENTO DOS JOVENS
Realizaram-se no passado dia 18, as eleições dos deputados às sessões escolares do Parlamento dos Jovens dos ensinos básico e secundário, que terão lugar nos próximos dias 23 e 24, respetivamente, onde serão eleitos os dois deputados de cada um dos ciclos que representarão a ESMA nas referidas sessões regionais.
Para a sessão escolar do 3.º ciclo foram eleitos os seguintes deputados:
Carolina Neves, Alícia Vargas, Rodrigo Garcia, Catarina Pereira, Miguel Anjos, Miriam Dias, Gustavo Rodrigues, Rita Silva, Rodrigo Furtado e Rafael Almeida.
Para a sessão escolar do secundário foram eleitos quinze deputados, sendo dez da lista A e cinco da lista B, a saber:
Cátia Abrantes, Duarte Pacheco, Aurora Nunes, Gonçalo Oliveira, Mariana Bettencourt, Luís Rosa, Alice Sá da Bandeira, Inês Botelho, Lisuarte Medeiros e Mariana Pereira da lista A e Bianca Neves, Ana Carolina Rodrigues, Calvino Brum, Raquel Pereira e Eliana Amaral da lista B.
O tema a debater no presente ano é sobre as ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, tendo como subtemas SALVAR OS OCEANOS, para o ensino básico, e REVERTER O AQUECIMENTO GLOBAL para o secundário.
21-01-2019

INFORMAÇÃO – CONVITE PAIS NA ESCOLA_ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 9º ANO
No decorrer do 2º período contamos com os pais e encarregados de educação para participarem na orientação vocacional dos seus filhos, pretende-se simplesmente que venham a uma aula de Cidadania do seu filho contar a história do seu percurso escolar e descrever a sua profissão, em cerca de 15 min..
Esta atividade tem-se revelado de grande interesse para os alunos, com profissionais como: Mecânicos, Bombeiros, Agentes da GNR e PSP, Advogados, Engenheiros, Técnicos de Informática e Contabilidade entre outros. O seu testemunho é importante para a tomada de decisão dos nossos jovens, inscreva-se em :
https://goo.gl/ZNdHn8
15-01-2019

INFORMAÇÃO – INÍCIO ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 9º ANO
As sessões de orientação vocacional destinadas aos alunos do 9º ano de escolaridade, decorrerão no 2º período letivo, com início previsto para a segunda semana de janeiro. Serão implementadas nas aulas de Cidadania sob a orientação da psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação Ana Félix com a duração de 45 a 90 min.
15-01-2019

Corta-Mato Escolar
10-01-2019

XIII Grande Prémio de Natal
Decorreu no dia 3/12/2018, entre as 10h00m e as 12h45m, o XIII Grande Prémio de Natal. Esta prova de corrida em estrada aconteceu nas ruas da cidade da Horta e contou com a participação de 26 alunos (11 femininos e 15 masculinos) da nossa escola, embora estivessem inscritos 52 alunos. A desistência de 50% dos alunos ao local de comparência na prova terá tido, provavelmente, como principal responsável as condições meteorológicas adversas, pois choveu ininterruptamente durante toda a manhã.
Estiveram em competição com os nossos alunos, o Clube Desportivo Escolar de São Roque do Pico (CDESR), Clube Desportivo Escolar das Lajes do Pico), e o Clube Independente de Atletismo da Ilha Azul (CIAIA). Abaixo, as classificações dos nossos alunos:

2.000 mts (masc.)
3º Emiliano Chiappa (8:24); 4º Simão Medeiros (8:56); 5º Nicola Chiappa (9:02); 6º André Castro (9:08); 7º Afonso Correia (9:47); 8º Gabriel Gonçalves (9:48); 9º João Cabral (10:50).

2.000 mts (fem.)
2º Isabel Medeiros (11:20); 3º Maria Ramos (11:59).

2.500 mts (masc.)
3ºMiguel Pires (10:33); 4º Leandro Goulart (10:47); 5º Leandro Costa (13:07); 6º Rafael Silva (13:24); 7º Mauricio Oliveira (14:09); 8º Rodrigo Ferreira (14:28).

2.500 (fem.)
2ª Inês Morais 12:02; 3ª Bárbara Gonçalves (12:22); 4ª Érica Pereira (13:06); 6ª Inês Quadros (13:37); 7ª Alicia Vargas (13:50); 8ª Patrícia Reis (13:57); 10ª Filipa Cardoso (15:50); 11ª Leonor Soares (20:22); 12ª Sabrina Jorge (20:22).

3.000 (masc.)
4º Kevin Silva (13:01); 7º André Silva (16:39).
19-12-2018

Entrega de avaliações do 1º período
A entrega das avaliações do 1º período realiza-se no dia 18 de dezembro, terça feira, das 16h30 às 18h30. Consulta aqui as salas para a receção dos encarregados de educação.
14-12-2018

Boas Festas!

14-12-2018

Calendário de realização das provas de aferição, das provas finais de ciclo e dos exames nacionais 2019
Já está disponível, na barra lateral direita, uma área destinada às provas externas de avaliação a realizar na nossa escola em 2019, designada «EXAMES NACIONAIS».
Nesta área podem ser consultados os calendários das provas de aferição do 8º ano, as provas finais do 3º Ciclo, os Exames Nacionais e os Exames de Equivalência à frequência do ensino secundário.
Vai consultando o teu sítio para acompanhares as novidades!
28-11-2018

MEGASPRINTER e MEGASALTO – Fase de Escola
Realizou-se na manhã do dia 20 de novembro a fase de Escola do MEGASPRINTER e do MEGASALTO com a participação de 51 alunos. Esta prova foi integrada nas atividades da 2ª manhã desportiva.
A preferência dos alunos ocorre para o MegaSprinter (corrida num percurso de 40 metros), com 50 participantes, registando-se somente 42 alunos para a prova do MegaSalto (salto em comprimento).
O escalão etário pertencente aos iniciados (alunos nascidos em 2004 e 2005) corresponde ao maior número de participantes, nomeadamente 23 (dez raparigas e treze rapazes). Registamos para os restantes escalões o seguinte número de alunos: Infantis B femininos – 4; Infantis B masculinos – 6; Juvenis femininos – 2; Juvenis masculinos – 13; Juniores masculinos – 2.
Salientamos as melhores marcas obtidas por escalão e sexo:
No MegaSprinter - Infantis B femininos – 6.70; Infantis B masculinos – 6.24; Iniciados femininos – 6.11; Iniciados masculinos - 5.88; Juvenis femininos – 6.45; Juvenis masculinos – 5.56; Juniores masculinos – 5.25.
No MegaSalto - Infantis B femininos – 3.40m; Infantis B masculinos – 3.75m; Iniciados femininos – 3.83m; Iniciados masculinos – 4.14m; Juvenis femininos – 3.22m; Juvenis masculinos - 4.80m; Juniores masculinos – 4.85m.
Parabéns a todos os participantes pelos resultados obtidos.
Os resultados estão disponíveis aqui.
23-11-2018

ESMA na Cardeal Costa Nunes
No passado dia 12 de novembro, deslocou-se à Escola Cardeal Costa Nunes uma equipa de futsal masculina e uma equipa de futsal feminina da nossa escola. Como já é habitual, as escolas do Pico e Faial contam sempre com a participação das suas equipas nas festividades de aniversário das mesmas, como forma de promover o intercâmbio entre os nossos alunos e como forma de solidificar o bom relacionamento existente entre as comunidades educativas de ambas as ilhas. Foi em ambiente de festa que as nossas equipas se apresentaram e alcançaram resultados desportivos bem satisfatórios, principalmente as raparigas sendo que, não desvalorizando a importância da vitória, é a participação que importa neste tipo de eventos. Como professor acompanhante devo enaltecer a atitude das nossas alunas e dos nossos alunos pela sua entrega numa exibição digna da nossa escola. A classificação final foi a seguinte:

Torneio feminino:

1º Escola Secundária Manuel de Arriaga;
2º Escola Cardeal Costa Nunes;
3º Escola Profissional do Pico;
4º EBS Lajes do Pico;

Torneio masculino:

1º Escola Profissional do Pico;
2º EBS das Lajes do Pico;
3º Escola Secundária Manuel de Arriaga;
4º Escola Cardeal Costa Nunes;
5º EBS de São Roque do Pico;

Bem hajam!
O professor acompanhante: Pedro Ferreira.
23-11-2018

Programa de educação parental "Mais Família, Mais Jovem" 
O programa Mais Família, Mais Jovem (baseado no Programa “ Parenting Wisely-Urban Teens” do Dr. Don Gordon), é baseado em evidências e resulta da investigação que demonstra que o seu uso reduz os problemas de comportamento, promove a resolução de problemas, a satisfação com a parentalidade e melhora a comunicação entre pais e ou outras figuras parentais e adolescentes.
Este programa baseia-se no conceito de Parentalidade Positiva conforme promovido pelo Conselho Europeu em 2006.
Na prática significa partir do princípio de que os pais (e outros cuidadores) devem “(…) apresentar um comportamento parental baseado no melhor interesse da criança e que assegure a satisfação das suas principais necessidades, tal como a sua capacitação sem uso de violência, proporcionando-lhe o reconhecimento e a orientação necessários, o que implica a fixação de limites ao seu comportamento, para possibilitar o seu pleno desenvolvimento”.
Para mais informações clique aqui.
23-11-2018

TORNEIO DE BASQUETEBOL 3X3 2018/19
Realizou-se no dia 20 de Novembro o Torneio de Basquetebol 3x3, integrado na 2ª Manhã Desportiva, com a participação de 81 equipas e 332 alunos. No ano transato tinham participado 74 equipas e 347 alunos.
Os torneios realizaram-se por eliminatória à 1ª derrota, tendo-se realizado 82 jogos em 9 Torneios.
Consulta a notícia completa aqui.
22-11-2018

Conferência: "Com o sono aprendemos a voar"

12-11-2018

2ª Manhã Desportiva-Torneio de Basquetebol 3x3
Realiza-se no próximo dia 20 de Novembro mais uma manhã desportiva. Uma das atividades é o Torneio de Basquetebol 3x3. As equipas, poderão ter 3 ou 5 jogadores e as inscrições devem ser realizadas junto do teu professor de Educação Física até 9 de Novembro. Participa.

07-11-2018

Assembleia Geral de Pais e Encarregados de Educação
Em virtude da greve do dia 26 de outubro a Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESMA informa que a reunião convocada para o dia de hoje, 26 de outubro, foi transferida para o dia 02 de novembro de 2018, no auditório da ESMA, pelas 18 horas, momento em que decorrerá a reunião da assembleia geral de eleição da direção para o ano escolar de 2018/2019.
26-10-2018

Assembleia Geral de Pais e Encarregados de Educação
A APESMA convoca todos os pais e encarregados de educação para a assembleia geral de eleição da nova direcção, que terá lugar no dia 26 de outubro de 2018, no auditório da ESMA, pelas 18 horas.
22-10-2018

Participação record na 1ª manhã desportiva
No dia 28 de setembro comemorou-se o Dia Europeu do Desporto Escolar. Esta iniciativa da Comissão Europeia está inserida na Semana Europeia do Desporto Escolar e teve como principal objetivo, proporcionar atividade física e desportiva a todos os alunos do continente europeu, incentivando um estilo de vida ativo e saudável. #BEACTIVE.
A ESMA integrou neste projeto a 1ª manhã desportiva deste ano letivo, com a realização do Corta-mato escolar e Torneio de voleibol 4.
Logo pelas 9 horas, 45 alunos participaram na fase escola do corta-mato escolar. Esta prova serve de preparação para a fase de ilha, regional e nacional, onde os nossos alunos têm dignificado o nome da nossa escola, ilha e região com o seu excelente despenho. A alegria, o esforço e a satisfação foram o destaque de uma prova em que a superação individual voltou a ser a nota dominante.
O Torneio de Voleibol 4 realizou-se no pavilhão do complexo desportivo da ESMA, com 58 equipas/turmas de todos os anos de escolaridade, num total de 304 alunos. Ao longo de toda a manhã, decorreram simultaneamente em quatro campos de voleibol, um torneio por cada ano de escolaridade, respeitando a organização das turmas da escola.
Foram 50 jogos com tempo de jogo de 10 minutos, tendo sido aplicado o sistema de competição “eliminatória à primeira derrota”. Mais uma vez esta competição desportiva teve junto dos alunos um grande impacto e entusiasmo, verificando-se um nível muito aceitável de jogo, de acordo com a idade e género.
Esta 1ª manhã desportiva foi enquadrada pelos professores de educação física, Paula Sousa, Hugo Parente, Ana Gonçalves, Ana Mota, Gracinda Andrade, Paulo Gonçalves e Vítor Medeiros.
Foi uma manhã fantástica para os alunos, … cumprindo-se na integra o objetivo proposto.
Consulte a notícia completa aqui.
16-10-2018

ADEs - ATIVIDADES DESPORTIVAS ESCOLARES

25-09-2018

ADEs - ATIVIDADES DESPORTIVAS ESCOLARES

25-09-2018

Apoios educativos
Já estão disponíveis os mapas com os horários dos apoios às disciplinas do 3º ciclo e às disciplinas com exame nacional.
Estes apoios são para TODOS os alunos que tiverem interesse em superar as suas dificuldades e melhorar as suas competências.
Consulta-os aqui.
24-09-2018

Dia ProSucesso – Abertura do Ano Letivo
No próximo dia 14 de setembro, sexta-feira, terá lugar a abertura oficial do ano letivo 2018/2019.
O programa das atividades será o seguinte:

09h15 Para a receção aos alunos do 7.º ano estão convidados todos os seus encarregados de educação.
Alunos e Encarregados de Educação do 7.º ano
Turmas A,B,C, D - Apresentação ProSucesso no Auditório António Duarte
Turmas E, F, G, H, I - Salas fixas / visita guiada
Alunos do B1+B2, B2, B3, 8.º, 9.º, VOC –A, PROFIJ e Secundário - encontro com o Diretor de Turma para obtenção de informações e esclarecimentos importantes, conforme lista de salas que estará afixada no átrio.

09h45
Alunos e Encarregados de Educação do 7.º ano
Turmas E, F, G,H e I - Apresentação ProSucesso no Auditório António Duarte
Turmas A,B,C e D - Salas fixas / visita guiada

10h30 Sessão de abertura no Pavilhão Desportivo, com entrega de diplomas aos alunos que mereceram a atribuição de prémios de mérito durante o ano letivo 2017/2018 e os prémios do “Scratch”.
Para a sessão de abertura estão convidados todos os membros da comunidade educativa, em especial os pais e encarregados de educação dos nossos alunos.

11h15
Atuação artística.

11h30 – 12h15
Encontro dos alunos do 7.º ano com os respetivos Diretores de Turma, conforme lista de salas que estará afixada no átrio.

Mais Informações • A presença dos alunos neste dia é de caráter obrigatório, sendo que deverão ser marcadas faltas nas disciplinas previstas para aquela manhã aos alunos que faltarem.
• Os autocarros partirão às 08:00 horas da Ribeira Funda e do Cascalho, efetuando os percursos normais. A saída dos autocarros da Escola está prevista para as 13:30 horas.
• Qualquer aluno que pretenda almoçar na escola no dia 14 poderá adquirir a sua senha no sistema informático até às 11h00 daquele dia.

13-09-2018

Calendarização da entrega dos manuais escolares
Informa-se que a entrega dos manuais escolares será realizada nas datas constantes na tabela. Os Pais e Encarregados de Educação devem fazer-se acompanhar dos seguintes documentos: - Documento de identificação, BI ou C/C, do encarregado de educação e do aluno. - Número de Identificação Fiscal do encarregado de educação e do aluno. - Documento com o IBAN para devolução da caução. Os alunos beneficiários de auxílio económico relativo aos manuais escolares no quadro da ação social escolar estão isentos da prestação da caução. A escola não possuiu terminal de pagamento Multibanco.
05-09-2018

Turmas para o ano letivo 2018/2019
As turmas para todos os anos – 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário – e Programas – Formação Vocacional, PEREE, e PROFIJ – serão afixadas na sexta-feira, dia 7 de setembro
05-09-2018

Dia Aberto da ESMA!
No dia 26 de julho de 2018, às 14h00, a Escola Secundária Manuel de Arriaga, abrirá as portas aos alunos que este ano transitam do 6º ano para o 3º ciclo.
As visitas serão guiadas pelo Serviço de Psicologia e Orientação e Núcleo de Educação Especial. Requerem uma pré-inscrição até ao dia 25 de julho em https://goo.gl/forms/Tuty3i4jmY72vsbT2.
Esta iniciativa dá a oportunidade a todos os jovens e encarregados de educação de conhecerem as instalações da escola, os seus serviços e funcionamento. Esperamos a tua visita, agora que já és um aluno da ESMA, o teu sucesso é o nosso sucesso. O teu futuro é aqui!
23-07-2018

Entrega de avaliações e Renovação de Matrícula
Realiza-se na próxima 2ª feira, 23 de julho, das 13h30 às 17h00 a entrega de avaliações do 3º período e renovação de matrícula para os 7º, 8º e 10º anos.
Consulte aqui as Salas para cada uma das turmas.
19-07-2018

Calendário definitivo de exames nacionais e de provas de equivalência à frequência do ensino básico – 2ª fase
Já pode ser consultado na área dos Exames, o Calendário definitivo de exames nacionais e de provas de equivalência à frequência do ensino básico – 2ª fase.
17-07-2018

Calendário definitivo de exames nacionais e de provas de equivalência à frequência do ensino secundário – 2ª fase
Já pode ser consultado na área dos Exames, o Calendário definitivo de exames nacionais e de provas de equivalência à frequência do ensino secundário – 2ª fase.
16-07-2018

Matrículas para o ano letivo 2018/2019 – ensino secundário e pré-inscrições para os cursos PROFIJ
As matrículas para o 10º, 12º ano e alunos repetentes realizam-se nos dias 16 e 17 de julho, das 13h30 às 16h00. Nos mesmos dias e horário, serão também feitas as PRÉ-INSCRIÇÕES para os cursos PROFIJ nível IV, tipo 4.
Consulte as salas para as matrículas aqui.
10-07-2018

Calendários de Exames Nacionais e de Exames de Equivalência à Frequência – 2ª Fase
Já estão disponíveis, na área dos Exames, os calendários dos exames nacionais e dos exames de equivalência à frequência do ensino básico e do ensino secundário.
Os calendários da 2ª Fase que neste momento constam da pasta dos Exames são PROVISÓRIOS, no que diz respeito a exames de equivalência à frequência. Ao contrário dos Exames Nacionais, que têm data fixa e são de âmbito nacional, as datas dos exames de equivalência à frequência são definidas pelas próprias escolas e dependem das inscrições dos alunos, após serem conhecidos os resultados da 1ª Fase (12 e 13 de julho).
10-07-2018

Exames 2018: Formulários eletrónicos para pedidos de consulta, reapreciação e reclamação
Estão disponíveis os formulários eletrónicos necessários para o processo de reapreciação de Provas Finais e Exames Finais Nacionais.
Consulta-os aqui.
04-07-2018

AVISO - Adiamento da entrega das avaliações do 3.º período (7.º,8.º e 10.º anos)
Atendendo à adesão à greve às reuniões de avaliação por parte dos professores, informa-se que a entrega das avaliações inicialmente prevista para 4.ª feira, dia 27/06/2018, para o 10º ano, e 5.ª feira, dia 28/06/2018, para os 7.º e 8.º anos) se encontra adiada.
Oportunamente, serão divulgadas novas datas na página da escola.
25-06-2018

CALENDÁRIOS DA 1ª FASE DE EXAMES DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA
Já foram publicados nas respetivas pastas os calendários dos Exames de Equivalência à Frequência.
18-06-2018

Informação sobre Transportes
Informam-se os Encarregados de Educação e os alunos que, durante a época de exames, os autocarros chegam à escola às 07h50, passando apenas um autocarro em cada zona, nas seguintes horas:
- 07h00 na Ribeira Funda,
- 07h05 nos Cedros e na Praia do Norte,
- 07h10 do Farrobim (Feteira),
- 07h15 no Salão e no Capelo,
- 07h25 na Ribeirinha e em Castelo Branco,
- 07h25 nos Flamengos,
- 07h35 em Pedro Miguel e na Feteira,
- 07h40 na Praia de Almoxarife.
O regresso às freguesias ocorrerá com saída da escola pelas 11h45, 12h40, 15h10 e 18h.
13-06-2018

Informação
Informam-se os Encarregados de Educação e os alunos que, durante os dias de entrega das avaliações do 11.º e 12º anos, a 13 de junho, e do 9.º ano, a 14 de junho, os serviços administrativos estarão abertos e em funcionamento até às 19h por forma a facilitar as inscrições nos exames.
13-06-2018

Entrega de avaliações do 3º período
A entrega das avaliações do 3º período realiza-se hoje, quarta-feira das 17h00 às 18h30.
Para o 9º ano realiza-se amanhã, quinta-feira, das 17h00 às 18h30.
Consulta aqui as salas para receção dos encarregados de educação.
13-06-2018

Procedimentos Para Realização da Componente Oral dos Exames Nacionais de Línguas Estrangeiras
Informa-se que está disponível na Área de Exames a COMUNICAÇÂO N.º 7/JNE/2018 – PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DA COMPONENTE ORAL DOS EXAMES NACIONAIS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS.
09-06-2018

X!V SALTO EM ALTURA 2018
NOVO RECORD MASCULINO DA PROVA - Fábio Dias com 1.90m
Realizou-se no dia passado dia 15 de Maio, no Complexo Desportivo Dr. Manuel de Arriaga, o XIV Salto em Altura 2018, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, integrado nas comemorações do Dia da Escola.
De realçar as excelentes marcas dos vencedores, Fábio Dias com o um novo record da prova (1.90m), uma marca de qualidade desportiva a nível nacional.
Esta edição voltou a ter um maior número de participantes relativamente ao ano anterior.(51/26/21/9/20).
Assim, na edição deste ano tivemos 20 participantes, 13 alunos e 7 alunas, com um nível muito bom.
Nos três primeiros lugares ficaram:
MASCULINOS
1º Fábio Dias (19) - 10H - 1,90m (Novo record da prova)
2º Bruno Ávila(16) - 10B - 1,72m
3º André Quadrado (16) - 10H - 1,54m
A média dos três primeiros, foi 1,72m contra 1,56m no ano transato, o que representou uma melhoria significativa.
De salientar ainda que os três primeiros classificados, são alunos do 10º ano e por isso tem ainda dois anos para melhorar.
FEMININOS
1ª Nara Vargas - 8E (14) - 1,42 (a 2 cm do record da prova)
2ª Rafaela Silva - 7E (13) - 1,39m
3ª Maria Gonçalves - 10B - (16) - 1,33m
A média das três primeiras classificadas foi de 1,38m contra 1,18m do ano anterior, o que também representou uma grande evolução.
De salientar ainda que as duas primeiras alunas são alunas do 3º ciclo também com grande margem de melhoria.
Pela sétima vez, foram disputadas também outras duas competições, Melhor Impulsão e Melhor Técnica:
Os resultados nestas competições foram os seguintes:
MELHOR TÉCNICA - Masculinos
4º João Ávila
MELHOR TÉCNICA - Femininos
4ª Rosa Lopes
Nesta competição foram premiados alunos que não se classificaram nos 3 primeiros lugares.
MELHOR IMPULSÃO - Masculinos
1º Fábio Dias - (-0,08 cm) do que a sua altura
MELHOR IMPULSÃO - Femininos
2ª Rafaela Silva - (-0,20 cm) do que sua altura
Estão de parabéns todos os participantes e os respectivos professores pelo bom trabalho realizado.
04-06-2018

ESMA nas Lajes do Pico!
No passado dia 01/06/18, realizou-se mais um Torneio de Futsal Masculino na Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, para o qual a ESMA foi novamente convidada.
Acompanhados pelo professor de Educação Física, Pedro Ferreira, os nossos alunos rumaram ao Pico para dar o seu melhor enquanto formandos e jogadores da modalidade desta instituição de ensino. Tal como em anos anteriores, em que a nossa escola conseguiu sempre bons resultados desportivos, este ano não fugiu à regra. O espírito desportivo que os nossos alunos demonstraram durante os jogos realizados foi exemplar mesmo perante situações de maior "stress". O respeito pelo adversário e as demonstrações de atitude correta são fundamentais no desporto!
A nossa equipa ficou em 2º lugar (3 equipas participantes) após desempate técnico, sendo que vencemos o primeiro jogo (6-5) frente à Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico - 3º classificado, e empatamos (2-2) frente à escola das Lajes - 1º classificado.
Os nossos participantes:
9ºF - João Ávila;
10ºH - André Ávila;
10ºH - André Quadrado;
10ºH - Carlos Silva;
10ºH - Fábio Pires;
10ºH - Gustavo Dutra;
10ºH - Iuri Goulart;
10ºH - Tiago Fortuna;
12ºE - Nélson Goulart.
Em nome do Departamento de Educação Física da ESMA, congratulo os nossos alunos!
O professor: Pedro Ferreira
04-06-2018

10ª Taça Arriaga (maio 2018)
Pela décima vez, realizou-se no “Dia da escola”, 15 maio 2018, o torneio “Taça Arriaga.
Trata-se de uma competição de futebol 7, destinada a alunos do ensino secundário, num intercâmbio da Escola Secundária da Horta, com duas escolas convidadas; a Escola Básica e Secundária da Madalena do Pico e a Escola Profissional da Horta.
A equipa da ESMA foi constituída pelos alunos do Curso PROFIJ nível IV – Técnico de Desporto, André Ávila, João Vargas, Carlos Silva, Tiago Fortuna, Diogo Silva, Iúri Goulart, Gustavo Dutra, João Ávila e Ronaldo Almeida.
Foi um dia de festa na escola, com a realização de várias atividades desportivas e culturais de nível elevado.
Consulta a notícia completa aqui.
24-05-2018

Apresentação das turmas Opção de Dança 2017/2018“Michael Jackson the King of Pop”
No passado dia 15 de maio, pelas 11h45 as turmas de Opção Dança 2017 2018 celebraram mais um aniversário da nossa escola com a apresentação dos seus trabalhos coreográficos, num espetáculo conjunto intitulado “Michael Jackson the King of Pop”.
Os cerca de 120 alunos das turmas 7º AH, C, F, HI, 8º BH, AG, F, CDE, 9º GI e BE da Opção de Dança apresentaram a história da vida do artista Michael Jackson, celebrando o seu legado de música, dança e mensagens que ainda hoje fazem sentido à humanidade, integrando as suas músicas e movimentos mais populares nas coreografias apresentadas.
Importa realçar o empenho destes alunos pelo seu esforço e dedicação, assim como a docente Paula Sousa que os orientou ao longo deste ano letivo.
Parabéns e parabéns à ESMA por mais um aniversário celebrado com muita dança e alegria!
24-05-2018

Informações-Prova de Equivalência à Frequência – Básico e Secundário
Já podes consultar as Informações-Prova do 3º ciclo e do ensino secundário. Estão disponíveis na área dos exames nacionais, nos respetivos ciclos, e também as podem consultar na Biblioteca da ESMA
Bom trabalho e bom estudo!
18-05-2018

Clube de Teatro “Sortes à Ventura” e o “Auto da Barca do Inferno”
Comemorando, neste mês de Maio de 2018, trinta anos de atividade ininterrupta, o Clube de Teatro “Sortes à Ventura” mantém uma longevidade que é única nos Açores e sem paralelo a nível nacional.
E porque é sempre bom regressar ás origens, decidimos levar á cena o “Auto da Barca do Inferno”, com adaptação de Mário Costa e encenação de Victor Rui Dores.
Fazendo parte da chamada Trilogia das Barcas, ao lado do “Auto da Barca do Purgatório” (1518) e do “Auto da Barca da Glória” (1519), o “Auto da Barca do Inferno (1517) é uma alegoria ao Juízo Final. As personagens, todas mortas, chegam a um porto onde há duas embarcações: uma é chefiada pelo Anjo, que conduz ao paraíso, a outra, comandada pelo Diabo, vai para o inferno. Uma a uma, as personagens apresentam-se ao espectador, em desfile, ao fim do qual cada uma terá que enfrentar o seu destino.
A feroz crítica à sociedade e os assuntos que Gil Vicente tratou há mais de cinco séculos continuam (im)pertinentes e de uma gritante actualidade. Defende, por exemplo, os direitos das minorias, contra atitudes obscurantistas, denuncia a venalidade dos agentes da justiça, condena a ambição cega e desmedida. Ontem como hoje, os trapaceiros, os avarentos, os déspotas, os interesseiros e os corruptos continuam por aí a cometer os mesmíssimos “pecados”…
Victor Rui Dores
07-05-2018

XIV SALTO EM ALTURA 2018
Realiza-se no próximo dia 15 de Maio (Dia da Escola), no pavilhão do CDMA, a décima quarta edição do concurso de Salto em Altura.
Esta atividade acontece desde 2001, e tem sido um dos momentos altos, para os alunos testarem os conhecimentos e técnicas aprendidas nas aulas de Educação Física.
A nossa escola, tem por isso desde há muitos anos uma cultura de excelência desportiva, como é constatável nos Jogos Desportivos Escolares, em que dominamos sempre esta especialidade do Atletismo.
Somos a única escola em que todos os alunos saltam de costas, proporcionando excelentes resultados desportivos.
Esta competição, realiza-se em duas competições, uma masculina e outra feminina.
São também premiados com certificados, os alunos que revelem a melhor impulsão, a melhor técnica e o record da competição.
Os atuais “Records da Competição” pertencem a:
-Masculinos - João Ávila - 1,74m - 15 de Maio de 2012
-Femininos - Carina Ávila - 1,43m - 15 de Maio de 2015
-Melhor Impulsão Masculinos - Diogo Bagaço - (+12cm) - 31 de Janeiro de 2013
-Melhor Impulsão Femininos - Carina Ávila - (-22cm) - 15 de Maio de 2015
As inscrições tem que ser realizadas até ao dia 11 de Maio e são reservadas ao 60 primeiros alunos.
02-05-2018

JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES 2018 “JOGOS DE EXCELÊNCIA”
Decorreu entre os dias 15 e 19 de abril os Jogos Desportivos Escolares 2018 (JDE) – fase zonal C na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba (ilha Terceira) organizados pela Direção Regional do Desporto (DRD) onde participaram a Escola anfitriã, a Escola Secundária Vitorino Nemésio, Escola Básica e Secundária das Flores, Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico e a nossa Escola.
Este ano os alunos competiram em quatro modalidades desportivas: Andebol (1ºlugar); Atletismo (1ºlugar); Ginástica (3ºlugar) e Voleibol (2ºlugar). Na prova artística designada por “Excelência por um dia”, a ESMA obteve o 2ºlugar.
O tema dos JDE foi “Jogos de Excelência” onde a nossa escola obteve o lugar mais alto do pódio, comprovando essa mesma Excelência.
Consulte a notícia completa aqui.
27-04-2018

Voto de Pesar pelo falecimento do docente Manuel Campos
Em reunião do Departamento de Educação Física do dia 20 de fevereiro de 2018, foi aprovado por unanimidade um Voto de Pesar pelo falecimento do Professor Manuel Campos.
Consulte o Voto de Pesar aqui.
27-04-2018

PROCEDIMENTO CONCURSAL – Assistente Técnico
Informam-se os interessados que foi publicado na BEPA (Oferta nº 9245), a notificação para audiência dos interessados, e afixada, no átrio da escola, a lista unitária de ordenação final.
05-04-2018

Norma 02/JNE/2018
Já foi publicada a Norma 02/JNE/2018, documento que contém as instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação das provas e exames finais do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
03-04-2018

PROCEDIMENTO CONCURSAL – Assistente Técnico
Informam-se os interessados que foi afixada, no placar da escola, a lista intercalar dos resultados obtidos pelos candidatos na Entrevista Profissional de Seleção.
29-03-2018

Entrega das avaliações do 2º período
A entrega das avaliações do 2º período realiza-se no dia 27 de março, terça feira, das 16h00 às 18h00.
24-03-2018

Bárbara Gonçalves - 4º lugar no MegaSalto Regional
No passado dia 10 de Março, a aluna da nossa escola, Bárbara Gonçalves, participou no MegaSprinter e MegaSalto - Fase Regional, competição que se realizou na pista da Escola Secundária das Laranjeiras, em Ponta Delgada.
Nesta competição participaram 83 alunos de várias escolas da região, distribuídos por 7 ilhas:
Santa Maria – 4; S. Miguel – 56; Terceira -10 ; Graciosa – 3; S. Jorge – 5; Pico – 3; Faial – 2.
Apuraram-se para esta fase os melhores alunos, com base no ranking de todas as Fases de Escola realizadas. Da nossa escola, apenas uma aluna se apurou.
As classificações obtidas pela Bárbara Gonçalves, no Escalão Infantis B, foram as seguintes:
Salto em Comprimento - 4º Lugar
40m - 8º lugar
A Bárbara, com 4,08m no Salto em Comprimento, bateu o seu record pessoal.
Os resultados completos estão disponíveis aqui.
24-03-2018

“Con(Re)curso REDA” 2018
Com o objetivo de estimular a produção, a originalidade e a criatividade de recursos educativos digitais na plataforma REDA bem como de promover o espírito colaborativo e de partilha de recursos por parte dos professores, a Direção Regional da Educação promove o “Con(Re)curso REDA” que irá premiar o(s) melhor(es) recurso(s) digital(ais), submetido(s) por docentes, utilizadores da plataforma.
Este concurso pretende distinguir os recursos de qualidade superior, ampliando a visibilidade deste processo quer em termos da prática letiva quer em termos do reconhecimento individual do(s) autor(es).
Poderão concorrer ao “Con(Re)curso REDA” todos os docentes do 1.º ciclo e dos 2.º e 3.º ciclos das disciplinas disponíveis na plataforma.
Para efeitos de candidatura ao prémio de 2018, serão considerados todos os recursos originais submetidos e validados entre 22 de janeiro e 30 de junho de 2018.
Consulte o regulamento aqui.
14-03-2018

Inscrições nos Ateliers Científico Humanísticos 21 de março 2018 (última 4ª feira do 2º período)
Organização SPO/Coordenação Diretores turma

Esta ação tem por objetivo dar a conhecer as disciplinas e Cursos Científico Humanísticos, permitindo aos alunos do 9º ano um contato direto e realista com o ensino secundário.
Acreditamos que permitirá uma tomada de decisão mais esclarecida e refletida, sendo o objetivo final o sucesso do aluno e consequentemente da escola.
Inscrição dos alunos ( até 19 março)
Os alunos do 9º ano que pretendam frequentar Cursos Científico Humanísticos, podem e devem inscrever-se num ateliê de 45 min. (até 2 conforme as vagas), as inscrições poderão ser realizadas online e ou na aula de Cidadania.
goo.gl/ygVHcF
Funcionamento:
Os docentes que lecionam as disciplinas dos diversos Cursos Científico-Humanísticos organizam um atelier da sua disciplina (até 45 min), com as seguintes caraterísticas:
-explicação sobre em que consiste a disciplina;
- explicação da avaliação interna e externa da disciplina;
-apresentação de um elemento de avaliação (teste).
09-03-2018

PROCEDIMENTO CONCURSAL – Assistente Técnico
Informam-se os interessados que foi publicado na BEPA (Oferta nº 9245), o aviso da convocatória para a realização do método de seleção - Entrevista Profissional de Seleção, e afixada, no placar da escola, a lista intercalar dos resultados obtidos pelos candidatos na prova de conhecimentos.
08-03-2018

Acesso ao @luno
O acesso ao Portal do Aluno é feito através de um utilizador/palavra-passe.
Utilizador: número de processo do aluno (4 dígitos).
Senha: número de cartão de cidadão – todos os dígitos.
Neste portal, o encarregado de educação poderá: verificar o detalhe de faltas do aluno; inteirar-se do horário da turma; consultar as avaliações; conhecer as datas dos testes.
Para mais informações clique aqui.
08-03-2018

INSCRIÇÃO - PRÉ-REQUISITOS 2018
Informa-se que em conformidade com a informação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), o prazo para a inscrição nos pré-requisitos foi alterado, pelo que decorre de 19 de fevereiro até ao dia 16 de março p.f.. Está disponível, para consulta, o mapa de correspondência dos pré-requisitos e respetivos regulamentos na página da Direção Geral do Ensino Superior em:
http://www.dges.gov.pt/guias/preq_grupo.asp
Sendo os pré-requisitos da responsabilidade dos candidatos, os interessados devem consultar a listagem dos pares/estabelecimentos cursos que exigem a realização e/ou comprovação dos pré-requisitos exigidos.
Os pré-requisitos dos Grupos C,G,I,K,M,P,R,V,Y e Z, por exigirem provas de aptidão, estão sujeitos à inscrição no par/estabelecimento curso constante no mapa dos pré-requisitos (data limite 16 de março) e serão indicados, obrigatoriamente, no formulário da candidatura online, mediante comprovação da “Ficha de Pré-Requisitos” emitida pela Instituição de Ensino Superior, onde mesmos foram realizados.
Os documentos comprovativos dos pré-requisitos dos grupos A,B,D,E,F,Q e X, por serem de comprovação meramente documental e, por conseguinte, não exigindo a realização de provas de aptidão, serão entregues pelos candidatos no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, caso obtenham ali colocação, sendo indispensável para a realização da matrícula e inscrição.
Consulte a notícia completa aqui.
23-02-2018

3.ª manhã desportiva – futebol 4x4
Na próxima quarta-feira, dia 21 de fevereiro, pelas 09.30 horas terão início os jogos de futebol 4x4, da “3ª manhã desportiva” organizada pelo Departamento 7 – Educação física no ano letivo de 2017/2018.
A competição será organizada por eliminatórias, à primeira derrota, e os jogos terão a duração de 10 minutos.
No regulamento da competição poderão ser consultadas as alterações às regras de futebol que terão aplicação neste torneio.
Consulte o regulamento aqui.
19-02-2018

REGULAMENTO DE EXAMES E NORMA 01/JNE/2018
Já foram disponibilizados, na área dos Exames Nacionais deste sítio, o Regulamento de Exames e a Norma 01/JNE/2018.
15-02-2018

III Jornadas de Geografia e Ambiente
As III Jornadas de Geografia e Ambiente, sobre “O esvaziamento demográfico de Regiões”, organizadas pelo Departamento de Ciências Geográficas e Económicas da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), realizam-se nos dias 21 a 23 de fevereiro.
14-02-2018

CORTA MATO ESCOLAR – FASE REGIONAL
Decorreu no dia 3 de fevereiro de 2018, na Praia da Vitória – Terceira, o Corta Mato Escolar Regional.
A acompanhar a nossa comitiva - Bruno Ávila (juvenis masc.), Tatiana Melo (juvenis fem.), e Diogo Ávila (inic. masc.), esteve o professor de Educação Física, Paulo Gaspar. Em prova estiveram 95 alunos, distribuídos por 19 Escolas dos Açores.
No pódio, em 1º lugar, Bruno Ávila que se sagrou mais uma vez Campeão Regional, precisando de apenas 9’:37’’ para percorrer o percurso da prova, deixando o 2º classificado a 21” de distância.
Em 2º lugar Tatiana Melo que percorreu os 2500 mts. em 28’:29”, não vencendo a prova por escassos 3” em relação à vencedora.
Também em 2º lugar, Diogo Ávila deu o seu melhor durante os 2500 mts, no entanto, ficando a 7” do vencedor.
De salientar a excelente participação destes 3 alunos, a todos os níveis: esforço dedicação, sentido de responsabilidade e extremamente bem-educados.
Comportamento exemplar durante a estadia na ilha Terceira… assim dá gosto !!!
Consulta aqui a notícia completa.
12-02-2018

Falecimento do professor Manuel Campos
É com imensa dor e pesar que o Conselho Executivo comunica ao pessoal docente, pessoal não docente, alunos e encarregados de educação, colaboradores de instituições parceiras, bem como a toda a comunidade escolar, o falecimento do professor Manuel Campos, um amigo que nos deixará eterna saudade, um profissional dedicado e com elevado sentido de responsabilidade.
Manifestamos o nosso sentimento de pesar extensivo a toda a família.
O corpo será velado na casa mortuária do Lar de S. Francisco e o funeral está previsto para as 9:30h de sábado, dia 10 de fevereiro.

Com consternação,
Pedro Medeiros
Francisco Pereira
Fátima Negreiros
09-02-2018

REDA
No 1º período, 435 alunos responderam a um inquérito sobre a plataforma REDA.
Destes alunos 93,3% afirmaram não saber o que era. Apenas 29 conheciam e destes apenas 51,7% disseram ter utilizado, ou seja apenas 15 alunos tiraram partido deste excelente iniciativa da nossa região.
Dos 15 que utilizaram, 33,3%, utilizaram apenas uma vez e 26,7% utilizaram 1 a 5 vezes.
De forma a aumentar o conhecimento e a utilização desta plataforma, foi elaborado um plano de promoção na nossa escola.
Abaixo apresentamos a respostas a algumas questões, para que possas esclarecer as tuas dúvidas.

Quem promove?
A plataforma REDA (Recursos Educativos Digitais Abertos), é promovida e mantida pela Direção Regional da Educação e surgiu no âmbito do programa ProSucesso.

O que é?
Nesta plataforma podes encontrar inúmeros recursos educativos, desde videos, documentos, apresentações ou app´s importantes para a tua aprendizagem.

Como podes utilizar?
A utilização é gratuita. Para acederes tens que registar-te na plataforma e depois podes, apenas consultar a informação ou propor conteúdos que aches interessantes.

Que conteúdos estão disponíveis?
Por agora os conteúdos disponíveis estão organizados por disciplinas e por anos até ao 9º ano de escolaridade.

Quais as vantagens?
A principais vantagens são a relevância e a poupança de tempo.

Os conteúdos que são inseridos na plataforma são validados (aprovados) cientificamente e linguisticamente por professores, pelo que que existe uma maior garantia de adequação aos conteúdos programáticos das várias disciplinas.
Por outro lado, estes conteúdos já foram vistos, selecionados e utilizados pelos professores, o que te permite poupar tempo, no estudo, ou no processo de investigação para um trabalho que tenhas que realizar.

Sugestões ou dúvidas
Se tens alguma sugestão ou dúvida, podes apresentá-la no site ou contactar o professor Paulo Gonçalves através do e-mail: [email protected], inserindo no assunto: REDA - Sugestão ou Dúvida.
02-02-2018

Fase de Ilha do MEGASPRINTER e MEGASALTO
Realizou-se na manhã do dia 30 de janeiro na Pista de Atletismo do Fayal Sport Club, a fase de Ilha do MEGASPRINTER e MEGASALTO com a participação de 42 alunos - 19 do sexo feminino e os restantes do sexo masculino -, da Escola Básica Integrada da Horta (32 alunos) e da Escola Secundária Manuel de Arriaga (10 alunos).
Representaram a nossa Escola os seguintes alunos: Barbara Gonçalves (7ºE), Daniel Silva (7ºE), Guilherme Goulart (7ºH), Rodrigo Martins (7ºH), Alicia Vargas (8ºA), Diogo Ávila (8ºB), Filipa Escobar (8ºC), Rodrigo Brum (8ºC), Kevin Silva (8º E) e Sérgio Peixoto (9ºA).
Neste evento desportivo, os alunos da nossa escola foram acompanhados pela professora Gracinda Andrade.
O MegaSprinter corresponde a uma corrida na distância de 40 metros e o MegaSalto, ao salto em comprimento. Em cada uma destas provas cada aluno efetuou duas tentativas e os alunos apurados para a final, realizaram mais duas tentativas.
Consulte aqui os resultados dos alunos da ESMA e algumas imagens do evento.
O regulamento desta prova refere que o apuramento para a Fase Regional resulta dos resultados obtidos ao nível de cada ilha, onde será elaborado um Ranking Regional, do qual se apuram os 3 melhores tempos (MegaSprinter) e as 3 melhores marcas (MegaSalto), por escalão e sexo. Vamos aguardar, na expetativa da possibilidade de novas experiências competitivas poderem ser proporcionadas aos nossos alunos!
Felicitamos todos os participantes pelo espírito desportivo evidenciado e pela procura da superação permanente, em cada um dos momentos competitivos.
01-02-2018

PROCEDIMENTO CONCURSAL – Assistente Técnico
Informa-se os interessados que foi publicado na BEPA (Oferta nº 9245), o aviso da convocatória para a realização do método de seleção - Prova de Conhecimentos.
22-01-2018

CORTA MATO ESCOLAR – FASE DE ILHA
Decorreu na manhã do dia 12 de janeiro de 2018, no Parque da Alagoa, o Corta Mato Escolar – Fase de ilha.
Apesar de alguma nebulosidade e chuviscos, alternado com abertas e temperatura pouco amena, todos os alunos presentes participaram na competição.
A acompanhar a nossa comitiva, esteve o professor de Educação Física, Paulo Gaspar.
Em prova estiveram alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA), Escola Básica e Integrada da Horta, e Escola profissional da Horta.
Consulte aqui a noticia completa.
19-01-2018

Debate subordinado ao tema: "Pais, Filhos e Comportamentos de Risco na Adolescência"
CONVITE
A Escola Secundária Manuel de Arriaga convida os Pais e Encarregados de Educação a participar num Debate subordinado ao tema: "Pais, Filhos e Comportamentos de Risco na Adolescência", orientado pelo psicólogo Dr. Fernando Mendes, Presidente do IREFREA Portugal - Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco em Crianças e Adolescentes. A sessão decorrerá no Auditório “António Duarte”, dia 18, às 18.00h.
14-01-2018

INFORMAÇÃO – CONVITE PAIS NA ESCOLA_ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 9º ANO
No decorrer do 2º período contamos com os pais e encarregados de educação para participarem na orientação vocacional dos seus filhos, pretende-se simplesmente que venham a uma aula de Cidadania do seu filho contar a história do seu percurso escolar e descrever a sua profissão, em cerca de 15 min..
Esta atividade tem-se revelado de grande interesse para os alunos, com profissionais como: Mecânicos, Bombeiros, Agentes da GNR e PSP, Advogados, Engenheiros, Técnicos de Informática e Contabilidade entre outros. O seu testemunho é importante para a tomada de decisão dos nossos jovens, inscreva-se em
https://goo.gl/ZNdHn8
14-01-2018

INFORMAÇÃO – INÍCIO ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 9º ANO
As sessões de orientação vocacional destinadas aos alunos do 9º ano de escolaridade, decorrerão no 2º período letivo, com início previsto para a segunda semana de janeiro. Serão implementadas nas aulas de Cidadania sob a orientação da psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação Ana Félix com a duração de 45 a 90 min.
14-01-2018

PROCEDIMENTO CONCURSAL – Assistente Técnico
Informa-se que se encontra a decorrer a fase de candidaturas ao Procedimento Concursal Comum para constituição de vínculo de emprego público por tempo indeterminado, tendo em vista a ocupação de 1 posto de trabalho na carreira e categoria Assistente Técnico para o quadro regional da ilha Faial, a afetar à Escola Secundária Manuel de Arriaga, Direção Regional da Educação.
O aviso de abertura para o procedimento concursal encontra-se publicado na BEP-Açores com a Oferta n.º 9245, na data de 15/ 12/ 2017, e encontra-se aberto, pelo prazo de 10 (dez) dias úteis, a contar da referida data.
Consulte o aviso aqui.
21-12-2017

XXII Grande Prémio de Natal
No passado dia 14 de dezembro decorreu o XXII Grande Prémio de Natal (prova de atletismo realizada nas ruas da cidade da Horta).
Este evento organizado pela Associação de Desportos das Ilha do Faial, contou a participação de atletas de vários e clubes das ilhas dos Açores e com a participação dos alunos da Escola Cardeal Costa Nunes da ilha do Pico, Escola Básica Integrada da Horta e Escola Secundária Manuel de Arriaga também da ilha do Faial, com um total de 187 participantes.
Consulte aqui a noticia completa
21-12-2017

Entrega de avaliações do 1º período
A entrega das avaliações do 1º período realiza-se no dia 19 de dezembro, terça feira, das 16h30 às 18h30.
Consulta aqui as salas para a receção dos encarregados de educação.
14-12-2017

Almoço de Natal
O Núcleo de Educação Especial organizou no passado dia 6 de dezembro um almoço de Natal em conjunto com a APADIF na cozinha comunitária da conceição (apoio da Junta de Freguesia da Conceição). Participaram nesta atividade os alunos das turmas B-2, DOV-B e DOV-C.
Todos os intervenientes participaram ativamente nesta atividade. Os alunos prepararam os ingredientes para o prato principal e puseram as mesas.
A Coordenadora do Núcleo de Educação Especial Ana Félix e os Professores Pedro Neves e Sílvia Mota foram responsáveis pela confeção do prato principal. Vários alunos ajudaram as Professoras Sílvia Mendonça e Ana Freixo na decoração dos queques.
A refeição foi um momento de convívio e de boa disposição. No final ainda houve tempo para alguns momentos de descontração acompanhados por queques deliciosos!
Para o ano há mais, desejamos a todos um FELIZ NATAL!
12-12-2017

Atividades de final de período
Consulta aqui as atividades de final do 1º período.
11-12-2017

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação e dia Mundial da Diabetes na Escola Secundária Manuel de Arriaga
No âmbito das comemorações do Dia da Alimentação, a equipa de Saúde Escolar da USIFaial tem promovido, na Escola Secundária Manuel de Arriaga, a realização de diversos rastreios junto de algumas turmas, com a finalidade de conhecer hábitos alimentares, índice de massa corporal, perímetro abdominal, glicémia, número de refeições realizadas e número de peças de fruta ingeridas. Estes rastreios são realizados por dois enfermeiros, encontrando-se o próximo agendado para o dia 7/12.
Salientamos também que a equipa de Saúde Escolar da USIFaial comemorou o Dia da Diabetes, com a realização de uma sessão de esclarecimento, junto dos professores, sobre a Diabetes Mellitus tipo 1/Diabetes Mellitus tipo 2, estando prevista ainda uma sessão de esclarecimento, no dia 13 de dezembro, junto do pessoal não docente, sobre a administração de glucagon em situações de hipoglicémia graves.
06-12-2017

3 Dezembro - Dia internacional das pessoas com deficiência
As Nações Unidas promovem desde 1998 o dia internacional das pessoas com deficiência é uma data comemorativa internacional que tem por objetivo promover a compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e para sensibilizar a comunidade para a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.
O Núcleo de Educação Especial da Escola Secundária Manuel Arriaga para assinalar o Dia Internacional da pessoa com deficiência dinamiza em parceria com o CDIJ/APADIF as seguintes atividades:
4 dezembro
Visionamento e debate de documentário alusivo à inclusão “E se fosse contigo” .
Exposição de trabalhos efetuados por alunos do Programa Despiste e Orientação Vocacional.
6 dezembro
Almoço comemorativo na confecionado pelos alunos na Cozinha Comunitária a Conceição
Visionamento do filme: “Uma lição de amor”
04-12-2017

CAMPANHA NATAL SOLIDÁRIO da ESMA
O Natal está a aproximar-se e é nesta altura que a nossa solidariedade se costuma expressar de forma mais evidente e generosa. A campanha NATAL SOLIDÁRIO é uma iniciativa do Departamento de Humanidades e pretende oferecer, a alguns elementos da nossa comunidade escolar, um cabaz de natal com alimentos e muito carinho.
O objetivo é fazer, pelo menos, 20 cabazes e para tal precisamos da ajuda de todos quantos queiram e possam colaborar.
A campanha decorre de 4 a 15 de dezembro e o ponto de recolha para os bens a serem doados será em frente à Papelaria, num local devidamente assinalado.
O que é que podem trazer? Podem trazer alimentos não perecíveis, tais como:
- açucar
- arroz
- azeite
- Bacalhau (não congelado)
- café
- chocolate em pó
- cereais
- enlatados (atum, salsichas, grão, feijão)
- farinha
- leite
- óleo
- massas
- chocolates e miminhos típicos da época
Vamos ajudar a família de um colega ou de um amigo a ter um Natal mais feliz? Um pequeno gesto pode ter um sigificado imenso na vida de quem mais precisa.
O sucesso do NATAL SOLIDÁRIO da ESMA depende da solidariedade de cada um! Contamos contigo!
02-12-2017

Almoço de Natal do projeto Madrinhas CA2
O almoço de Natal do projeto Madrinhas CA2 irá decorrer dia 7 dezembro no refeitório da ESMA, juntando as madrinhas e respetivos afilhados. Este projeto na sua 9ª edição e especificamente este almoço, estão enraizados na comunidade educativa. Alunos e professores juntam-se numa mesma mesa do refeitório para partilharem uma refeição, atenção e convívio.
Agradecemos e congratulamo-nos com o sucesso deste projeto. Apenas esperamos encontrar Madrinhas e Padrinhos para todos os alunos que nos solicitam e para os quais não temos capacidade de resposta. Ao longo do ano continuamos a aceitar inscrições. O CA2 (Centro de Apoio aos Alunos)
02-12-2017

Utilização de calculadoras gráficas nos exames nacionais de Física e Química A (715) - modo de exame - ano letivo 2018-2019
Na pasta dos exames, na área das Informações Gerais, está disponível um novo Ofício Circular da Direção Geral da Educação, S-DGE/2017/3040, relativo à utilização de calculadoras gráficas nos exames nacionais de Física e Química A.
29-11-2017

Candidaturas ao Programa Estagiar L e T
Informa-se que a Escola Secundária Manuel de Arriaga tem vagas no âmbito dos programas Estagiar L e T (http://www.estagiar.azores.gov.pt/) nas seguintes áreas:
Psicologia – Estagiar L (1 vaga)
Secretariado e trabalho administrativo – Estagiar T (2 vagas)
Os interessados na candidatura a uma das vagas existentes, após verificação dos requisitos de acesso na página acima indicada, devem contactar a escola.
28-11-2017

DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
A UMAR Açores no âmbito das comemorações do dia 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, vem assinalar esta data com um projeto na Escola Secundária Manuel D´Arriaga, sobre a realização de trabalhos no âmbito da violência conjugal, violência no namoro, ou violência sobre os idosos.
A eleição deste público-alvo prende-se com importância da prevenção no âmbito da violência nas relações amorosas desde as camadas mais jovens.
Para este dia, selecionamos os 7º anos para apresentarem os trabalhos realizados na disciplina de cidadania conjuntamente com os seus/suas Professores/as.
A apresentação será dia 24 de Novembro às 15horas, na Escola Manuel D`Arriga, em que serão avaliados os seguintes parâmetros nos trabalhos, criatividade no material utilizado, organização do trabalho (enquadramento do tema), conteúdo, clareza na apresentação e originalidade.
Agradecemos desde já a disponibilidade da Direção, Corpo Docente e alunos/as da Escola Manuel D´Arriaga ao aceitarem este desafio da UMAR Açores – Delegação do Faial.
Para ultimar, deixar uma nota sobre a importância da prevenção desde o pré-escolar, já que as crianças e os/as jovens de hoje, serão os/as adultos/os de amanhã, e que este ano de 2017, segundo o Observatório das Mulheres Assassinadas, no período de 1 de Janeiro a 20 de Novembro do ano corrente, já foram assassinadas 18 mulheres fruto do crime de violência domestica.
A Equipa da UMAR Açores
Delegação do Faial
24-11-2017

TORNEIO DE BASQUETEBOL 3X3
Realizou-se no dia 21 de Novembro o Torneio de Basquetebol 3x3, integrado na 2ª Manhã Desportiva, com a participação de 74 equipas e 347 alunos.
O torneios realizaram-se por eliminatória à 1ª derrota, tendo-se realizado 66 jogos em 8 Torneios.
Consulte a notícia completa aqui.
23-11-2017

MEGASPRINTER e MEGASALTO – Fase de Escola
O MEGASPRINTER é um projeto do Desporto Escolar Nacional em colaboração com a Federação Portuguesa de Atletismo e ao qual a Direção Regional do Desporto se associou. “ ….Este projeto visa, entre outros objetivos, a deteção de jovens com capacidade ao nível da Velocidade, já que esta é uma capacidade motora transversal à grande maioria das modalidades desportivas, aumentar a oferta de atividade física desportiva em meio escolar e apurar os representantes da Região Autónoma dos Açores na Fase Nacional do MegaSprinter. Ao projeto MegaSprinter está associado o MegaSalto ….” (in, Regulamento MEGASPRINTER, Desporto Escolar Açores).
Realizou-se na manhã do dia 21 de novembro a fase de Escola do MEGASPRINTER e MEGASALTO com a participação de 54 alunos, sendo 12 do sexo feminino e os restantes do sexo masculino.
O maior número de participantes por escalão ocorreu para os iniciados masculinos com 21 alunos. Registamos para os restantes escalões o seguinte número de atletas: Infantis B femininos – 2; Infantis B masculinos – 4; Iniciados femininos – 6; Juvenis femininos – 4; Juvenis masculinos – 16; Juniores masculinos – 1.
Consulte aqui os resultados de todos os participantes e algumas imagens do evento.
A fase de Ilha realiza-se no dia 30 de janeiro de 2018 e são apurados os 6 melhores tempos (MegaSprinter) e as 6 melhores marcas (MegaSalto), por escalão e sexo, obtidos na Fase de Escola.
22-11-2017

MarÉs: SEMANA DAS PROFISSÕES - 27,28,29 E 30 NOVEMBRO
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) da Escola Secundária Manuel de Arriaga promove com a colaboração do OMA, III Semana das Profissões, com o tema subjacente MarÉs. Muitos dos nossos alunos estão de alguma forma envolvidos em atividades marítimas nos seus tempos livres, no desporto e até mesmo através do estudo. Neste sentido pretende-se implementar várias atividades na semana de 27 a 30 de novembro destinadas essencialmente aos alunos do ensino secundário mas disponíveis a todos os alunos.
Auditório António Duarte da ESMA
28 novembro - Painel de Profissionais: Novas e velhas profissões do mar
29 novembro - Painel de formação: Aprender o mar…
30 novembro - Painel de atividades económicas: Empreender no mar
Vistas de Estudo
Aquário – Parque Escola
DEEP-SEA LAB - OMA
Sessões em turma
“Missão Grécia” – Polícia Marítima da Horta
Partilha por aluno de experiências formativas no mar
Divulgação de projetos da escola
20-11-2017

Resultados da eleição da nova Associação de Estudantes
E já temos resultados para apresentar relativamente à eleição da nova Associação de Estudantes:
Lista A (Mariana Goulart) - 214 votos
Lista B (André Costa) - 78 votos
Lista C (Ana Benfeitinho) - 289 votos
Votos em branco - 2
Votos nulos - 13
Votaram um total de 596 alunos.
Parabéns aos alunos da Lista C e votos de um BOM TRABALHO!
Muitos parabéns, também, a TODOS OS ALUNOS DAS 3 LISTAS que de forma voluntária e empenhada deram ânimo e vida a toda a campanha!
17-11-2017

V Torneio de voleibol 4
Pelo quinto ano letivo consecutivo, realizou-se no dia 21 de outubro a 1ªManhã Desportiva, onde constaram duas atividades: o Torneio de Voleibol 4 e a fase de escola do Corta mato escolar.
O Torneio de Voleibol 4, realizou-se no pavilhão do complexo desportivo da ESMA e participaram 64 equipas/turmas de todos os anos letivos, num total de 283 alunos. Ao longo de toda a manhã decorreram simultaneamente quatro jogos, em torneios por anos letivos respeitando o núcleo turma, utilizando-se o sistema de competição “eliminatória à primeira derrota”. (Torneio 7º/8ºano feminino; Torneio 7º/8ºano masculino; Torneio 9º/10ºano feminino; Torneio do 9ºano masculino; Torneio do 10ºano masculino; Torneio do 11/12ºano feminino e Torneio do 11/12ºano masculino).
Realizaram-se 57 jogos, com o tempo de jogo de 10 minutos. Esta, é uma competição desportiva que tem despertado um grande entusiasmo nos alunos, verificando-se ao longo dos anos um nível de jogo de voleibol mais evoluído, sobretudo no ensino secundário.
Mais uma vez, foi uma manhã fantástica… para os alunos!
Para os professores de Educação Física Ana Mota, Gracinda Andrade, Paulo Gonçalves, Pedro Ferreira, Paula Sousa, Vítor Medeiros e Ana Gonçalves, também!
Consulte aqui as fotos e as classificações.
23-10-2017

Corta-mato escolar abre manhã desportiva
A primeira manhã desportiva deste ano letivo foi iniciada com a realização do corta-mato escolar (fase escola). A prova rainha do desporto escolar decorreu no «ervado» da nossa escola, junto ao campo de sintético, com a presença de 27 alunos.
Esta atividade serve de preparação para o corta-mato de ilha, que se vai realizar em janeiro, e que permitirá aos nossos alunos lutar por um lugar na fase regional desta especialidade.
O departamento de educação física realça a participação de todos e felicita o esforço de superação que revelaram.
Consulte aqui a noticia completa e as classificações.
20-10-2017

Dia Mundial da Alimentação
No dia 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação.
Como tem sido hábito desde que exerce funções na nossa escola, a Equipa de Saúde ESMA desenvolveu algumas atividades alusivas à data. Assim:
- Na primeira aula da manhã foram exibidos aos alunos nas suas salas, dois vídeos:
um da autoria das Nações Unidas (https://youtu.be/qE64NZw01ZM ) e o outro da Ordem dos Nutricionistas (https://youtu.be/3RqYC1GDbSo)
- Durante os intervalos da manhã os alunos tiveram fruta à disposição, no átrio principal;
- À hora de almoço, os tabuleiros na cantina apresentaram uma base de papel, com algumas dicas sobre alimentação saudável,e uma atividade sobre alimentação (palavras cruzadas, caça-palavras...) para que os utentes pudessem resolver durante a refeição.
18-10-2017

Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação
Informam-se todos os encarregados de educação que se realizará na próxima 4.ª feira, dia 11 do corrente, pelas 18:30 horas, no auditório desta Escola, a assembleia geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação. Para mais informação, nomeadamente a ordem de trabalhos, clique aqui.
09-10-2017

ATIVIDADES DESPORTIVAS ESCOLARES (ADE´s)
O desporto escolar conquistou, há muito, um espaço relevante na nossa escola e no processo educativo, ao representar para além de um espaço de prática desportiva de competição ou lazer, um elemento fundamental na educação para a cidadania das crianças e jovens da ilha do Faial.
Neste sentido, o Desporto Escolar operacionaliza-se através das Atividades Desportivas Escolares (ADE´s), que constituem o primeiro nível na participação das atividades no âmbito do Desporto Escolar nos Açores.
De caráter facultativo, os alunos do 3º ciclo têm a oportunidade de participar de uma forma regular e gratuita em diversas atividades desportivas como Ginástica, Atletismo, Andebol e Voleibol, entre outras, que decorrerão nas instalações do complexo desportivo da ESMA todas às 4ºfeiras das 15h05 às 16h30 sob a orientação dos docentes Ana Gonçalves, Paula Sousa, Paulo Gaspar e Pedro Ferreira.
Consulte aqui a noticia completa.
06-10-2017

Mapa de atendimento aos Encarregados de Educação
Já está disponível para consulta o mapa de ATENDIMENTO DOS DIRETORES DE TURMA aos Pais e Encarregados de Educação. Pode ser consultado no separador «Estrutura» - «Diretores de Turma 2017/2018»
29-09-2017

Clube de Informática-Robótica
Estão abertas as inscrições para o Clube de Informática-Robótica da ESMA. No clube vais poder desenvolver competências em áreas atuais e de relevância futura, como a eletrónica, mecânica e programação.
Para mais informação clique aqui.
27-09-2017

Apoios educativos
Já estão disponíveis os mapas com os horários dos apoios às disciplinas do 3º ciclo e às disciplinas com exame nacional. Estes apoios são para TODOS os alunos que tiverem interesse em superar as suas dificuldades e melhorar as suas competências. Consulta-os aqui.
21-09-2017

Horários das turmas – 2017/2018
Os horários já se encontram afixados e podem ser consultados aqui.
10-09-2017

Dia ProSucesso – Abertura do Ano Letivo 2017/2018
No próximo dia 13 de setembro, quarta-feira, terá lugar a abertura oficial do ano letivo 2017/2018.
O programa das atividades será o seguinte:
09h15
Alunos e Encarregados de Educação do 7º ano.
Turmas A,B,C, D e I Apresentação ProSucesso no Auditório António Duarte
Turmas E, F, G, H e J Salas fixas de acordo com a lista que estará afixada no átrio / visita guiada
Alunos do 8º, 9º, B2-A, PROFIJ e Secundário - encontro com o Diretor de Turma para obtenção de informações e esclarecimentos importantes, conforme lista de salas que estará afixada no átrio.
09h45
Alunos e Encarregados de Educação do 7º ano.
Turmas E, F, G, H e J Apresentação ProSucesso no Auditório António Duarte
Turmas A,B,C, D e I Salas fixas de acordo com a lista que estará afixada no átrio / visita guiada
Para a receção ao 7º ano estão convidados todos os seus encarregados de educação.
10h30
Sessão de abertura no Pavilhão Desportivo, com entrega de diplomas aos alunos que mereceram a atribuição de prémios de mérito durante o ano letivo 2016/2017.
Para a sessão de abertura estão convidados todos os membros da comunidade educativa, em especial os pais e encarregados de educação dos nossos alunos.
11h15
Atuação do Grupo de Dança do Clube Escolar da Horta.
11h30
Encontro dos alunos do 7º ano com os respetivos Diretores de Turma, conforme mapa de salas afixado no átrio.
Informamos, também, que a presença dos alunos neste dia é de caráter obrigatório, sendo que serão marcadas faltas nas disciplinas previstas para aquela manhã aos alunos que faltarem.
Os autocarros partirão às 08:00 horas da Ribeira Funda e do Cascalho, efetuando os percursos normais. A saída dos autocarros da Escola está prevista para as 13:30 horas.
Qualquer aluno que pretenda almoçar na escola no dia 13 poderá adquirir a sua senha na Papelaria até às 10h00 daquele dia.
19h00
Receção dos alunos do Programa Reativar na sala 213.
O Conselho Executivo da ESMA
10-09-2017

Calendarização da entrega dos manuais escolares do 12º ano
Informa-se que a entrega dos manuais escolares do 12º ano, com exceção dos manuais das disciplinas de Português, Matemática A, Física e Química, para o próximo ano letivo será realizada nos dias 7 e 8 de setembro, das 9h00 às 16h30 na sala 102. Os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 7ºano serão contactados pela escola, na próxima semana, para agendar o levantamento dos manuais escolares.
06-09-2017

Turmas para o ano letivo 2017/2018
As turmas para todos os anos – 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário – e Programas – UNECA, PROFIJ e REATIVAR – serão afixadas na sexta-feira, dia 1 de setembro.
30-08-2017

Calendarização da entrega dos manuais escolares
Informa-se que a entrega dos manuais escolares para o próximo ano letivo será realizada nas datas constantes na tabela.
Os Pais e Encarregados de Educação devem fazer-se acompanhar dos seguintes documentos:
- Documento de identificação, BI ou C/C, do encarregado de educação e do aluno.
- Número de Identificação Fiscal do encarregado de educação e do aluno.
- Documento com o IBAN para devolução da caução. Os alunos beneficiários de auxílio económico relativo aos manuais escolares no quadro da ação social escolar estão isentos da prestação da caução.
A escola não possuiu terminal de pagamento Multibanco.
A calendarização da entrega dos manuais escolares do 7º ano e do 12º ano será divulgada no dia 7 de setembro.
25-08-2017

Refeições vegetarianas
Para efeitos de apuramento das quantidades de refeições vegetarianas a servir no próximo ano letivo, informa-se que os pais e encarregados de educação devem manifestar essa opção, preferencialmente, até ao dia 31 de agosto no seguinte link: https://goo.gl/forms/yzL2ySJNlWEAX83s2.
A resposta a este questionário constitui uma manifestação de interesse que não obriga à aquisição da refeição vegetariana.
21-08-2017

Alunos admitidos aos Cursos PROFIJ – nível IV – 2017/2018
Informam-se todos os interessados que já se encontra afixada a lista com os alunos admitidos aos cursos PROFIJ - nível IV - Técnico de Contabilidade e Técnico de Desporto, para o próximo ano letivo 2017/2018.
17-08-2017

Disciplinas Anuais do 12º ano para 2017/2018
De acordo com as opções feitas pelos alunos que no próximo ano letivo irão frequentar o 12º ano, informa-se que irão funcionar as seguintes disciplinas anuais: - Biologia; - Física; - Química; - Psicologia B; - Inglês; - Direito; - Economia C; - Geografia C; - Sociologia: - Oficina de Artes e Oficina Multimédia B.
Não funcionarão as seguintes disciplinas: - Geologia; - Antropologia.
17-08-2017

Funcionamento dos cursos científico-humanísticos – 2017/2018
Tendo em consideração as matrículas efetuadas pelos alunos que no próximo ano letivo irão frequentar o 10º ano nesta Escola, informa-se que funcionarão todos os cursos – Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais. Mais se informa que irão funcionar as disciplinas bienais da formação específica: Física e Química A, Biologia e Geologia, Geometria Descritiva A, Economia A, Geografia A, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e História e Cultura das Artes.
Não irão funcionar as disciplinas bienais da formação específica de: História B, Literatura Portuguesa, Francês e Espanhol.
Contudo as disciplinas de Francês e Espanhol irão funcionar na formação geral.
17-08-2017

Despacho n.º 1567/2017 de 24 de julho de 2017
Considerando que a autorização de despesas e de pagamentos, quer quanto ao orçamento do Fundo Escolar quer quanto ao orçamento geral da Escola Secundária Manuel de Arriaga pertencem ao Conselho Administrativo, conforme disposto nos artigos 43.º e 80.º do Regime Jurídico da Criação, Autonomia e Gestão das Unidades Orgânicas do Sistema Educativo Regional (doravante designado por RJCAG), aprovado pelo Decreto Legislativo Regional nº 12/2005/A, de 16 de junho, alterado e republicado pelo Decreto Legislativo Regional nº 13/2013, de 30 de agosto;
Considerando que o artigo 80.º do RJCAG prevê nos seus nºs 2 e 3, a possibilidade de delegação “no respetivo presidente a competência para autorizar despesas até a um montante que não ultrapasse 20% da sua competência própria”, bem como a possibilidade de “delegar em qualquer dos seus membros a autorização de pagamento de qualquer despesa”.
Assim, o Conselho Administrativo, ao abrigo das disposições conjugadas do artigo 25.º, n.º 1, alíneas a) e b) do Decreto Legislativo Regional nº 3/2017/A, de 13 de abril, do artigo 44.º e 47.º do Código de Procedimento Administrativo e dos artigos 43.º nº 2 e 80.º nºs 2 e 3 do RJCAG, determina o seguinte:
1 – Delegar no Presidente do Conselho Administrativo a competência para autorizar despesas até ao montante que não ultrapasse 20% da sua competência própria, fixada em cada ano económico no Decreto Legislativo Regional que aprova o Orçamento da Região Autónoma dos Açores, quer no respeitante ao Orçamento do Fundo Escolar quer no respeitante ao orçamento geral da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
2 – Delegar nos diferentes membros do Conselho Administrativo, que do mesmo fazem parte neste momento, a competência para a autorização do pagamento de qualquer despesa, quer no respeitante ao orçamento do Fundo Escolar quer no respeitante ao orçamento geral da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
11 de Julho de 2017. - O Conselho Administrativo, Pedro Miguel Mesquita de Medeiros. – Presidente, Francisco Manuel Lemos Pereira. – Vice-Presidente e Estela Maria Porto Teles – Secretária.
25-07-2017

Dia Aberto da ESMA!
O Dia Aberto é uma nova iniciativa da ESMA!
No dia 25 de julho de 2017, entre as 14h00 e as 16h00, a Escola Secundária Manuel de Arriaga, abrirá as portas aos alunos que este ano transitam do 6º ano para o 3º ciclo.
As visitas serão guiadas pelo Serviço de Psicologia e Orientação e Núcleo de Educação Especial. Requerem uma pré-inscrição em https://goo.gl/forms/Tuty3i4jmY72vsbT2 até ao dia 24 de julho.
Esta iniciativa dá a oportunidade a todos os jovens e encarregados de educação de conhecerem as instalações da escola, os seus serviços e funcionamento.
Esperamos a tua visita, agora que já és um aluno da ESMA, o teu sucesso é o nosso sucesso. O teu futuro é aqui!
13-07-2017

Matrículas para o ano letivo 2017/2018 – ensino secundário e cursos PROFIJ
As matrículas para o 10º, 12º ano e alunos repetentes realizam-se nos dias 17 e 18 de julho, das 13h30 às 16h00.
Nos mesmos dias e horário, serão também feitas as PRÉ-INSCRIÇÕES para os cursos PROFIJ nível IV, tipo 4.
As matrículas para os cursos PROFIJ serão das 15h30 às 17h00.
Consulte as salas para as matrículas aqui.
13-07-2017

CANDIDATURA ÀS BOLSAS DE ESTUDO DA FUNDAÇÃO FAIALENSE
Chamamos a atenção a todos os alunos da ESMA que pretendem ingressar no Ensino Superior e que se queiram candidatar às bolsas de estudo da Fundação Faialense, que já o podem fazer na Área de Alunos ou através do site da Escola no link http://www.esmarriaga.org, onde irão encontrar todas as informações necessárias.
As candidaturas estão também abertas a todos os alunos que já se encontram a frequenta o Ensino Superior.
13-07-2017

Manuais Escolares para o ano letivo 2017/18
Os manuais escolares adotados para o ano letivo 2017/18 já se encontram disponíveis e podem ser consultados aqui.
Informa-se também que não há adoção nem obrigatoriedade de aquisição de Cadernos de Atividades.
Tendo em consideração que o funcionamento de determinadas disciplinas para o próximo ano letivo depende do número de alunos inscritos, os manuais para as disciplinas abaixo referidas só deverão ser adquiridos após a confirmação pela Escola da abertura das mesmas:
- 10º ano – Espanhol e Francês, quer de Iniciação, quer de Continuação, História e Cultura das Artes;
- 12º ano – Todas as anuais.
No final do mês de julho serão divulgadas através do sítio da Escola, as disciplinas que irão funcionar no próximo ano letivo.
12-07-2017

Exames 2017: Formulários eletrónicos para pedidos de consulta, reapreciação e reclamação
Estão disponíveis os formulários eletrónicos necessários para o processo de reapreciação de provas e exame.
Consulta-os aqui.
10-07-2017

Tomada de posse do Conselho Executivo da Escola Secundária Manuel de Arriaga

No dia 06 de julho de 2017, pelas 15:30h, no auditório António Duarte da Escola Secundária Manuel de Arriaga, a Sr.ª Presidente da Assembleia de Escola conferiu posse ao novo Conselho Executivo para o triénio 2017/2020: Pedro Medeiros, Presidente, Francisco Pereira e Avelina Goulart, Vice-presidentes. A sessão decorreu na presença de alunos, pais e encarregados de educação, professores, pessoal não docente, e de representantes de entidades da comunidade educativa. Ficámos honrados também pela presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Horta.
10-07-2017

Tomada de posse do Conselho Executivo
A tomada de posse do Conselho Executivo para o triénio 2017/2020 terá lugar no dia 6 de julho de 2017, pelas 15:30h, no Auditório António Duarte, estando para o efeito convidados todos os membros da comunidade educativa.
04-07-2017

CALENDÁRIOS DA 2.ª FASE DE EXAMES DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA
Já foram publicados nas respetivas pastas os calendários dos Exames de Equivalência à Frequência.
Chamamos à atenção para o facto de o calendário do ensino secundário ser provisório. Apenas no dia 18, data em que terminam as inscrições destes exames, será publicado o calendário definitivo.
O Conselho Executivo da ESMA
03-07-2017

Resultado das eleições para a Assembleia de Escola e Conselho Executivo
Na sequência das eleições para a Assembleia de Escola e Conselho Executivo para o triénio 2017/2020, realizadas no dia 27 do corrente, em que concorreu apenas uma lista para a Assembleia de Escola e três listas para o Conselho Executivo, os resultados foram os seguintes:

- Assembleia de Escola – 105 votos, dos 113 inscritos, tendo sido eleitos os 10 membros representantes do pessoal docente e 2 membros do pessoal não docente eleitos dos 34 inscritos, com 23 votos.

- Conselho Executivo
– Lista A – 19 votos – 10,5%;
- Lista B – 48 votos - 26,5%;
- Lista C – 114 votos – 63%
Assim, o Conselho Executivo terá como Presidente – Pedro Medeiros e Vice-presidentes – Francisco Pereira e Avelina Goulart, tendo como assessora Catarina Azevedo.
Dos 220 eleitores inscritos, votaram 186, a que corresponde uma taxa de votação de 84,5%.
A tomada de posse está prevista ocorrer no dia 6 de julho.
28-06-2017

Salas para entrega de avaliações e renovação de matrícula
A entrega de avaliações do 3º período e renovação de matrícula para o 7º, 8º, 10º anos e Programas realiza-se no próximo dia 27, terça feira, das 13h00 às 16h30.
Consulte aqui as Salas para cada uma das turmas.
22-06-2017

HORÁRIO DOS AUTOCARROS DURANTE O PERÍODO DE EXAMES
Informamos que durante o período dos exames nacionais os horários de saída dos autocarros das respetivas paragens é o seguinte:
07H00 – Ribeira Funda/Horta Via Norte
07H00 – Ribeira Funda/Horta Via Sul
07H10 – Farrobim/Feteira Cima/Flamengos/Horta
07H15 – Chão Frio/Pedro Miguel Cima/Fundo Praia/Lomba/Horta
O Conselho Executivo da ESMA
21-06-2017

ELEIÇÃO PARA O CONSELHO EXECUTIVO PARA O TRIÉNIO 2017/2020
No próximo dia 27 do corrente mês de junho – na 3.ª feira da entrega das avaliações dos alunos dos 7.º, 8.º e 10.º anos – terá lugar a eleição para os membros do Conselho Executivo para o triénio 2017/2020. O ato eleitoral decorrerá na sala de reuniões, entre as 09:00 e as 17:00 horas, sendo a assembleia eleitoral constituída:
- Pela totalidade do pessoal docente e não docente em exercício efetivo de funções na Escola;
- Pelos alunos delegados de todas as turmas do ensino secundário;
- Pelos representantes dos pais e encarregados de educação, um por cada turma constituída.
Foram entregues três listas que se apresentam como concorrentes ao referido ato eleitoral, sendo constituídas pelos docentes:

LISTA A

PAULO JORGE FURTADO DE MEDEIROS GONÇALVES – candidato ao cargo de Presidente;

MANUEL ALBERTO OLIVEIRA ALVES DE CAMPOS – candidato ao cargo de Vice-Presidente;

FÁTIMA DE JESUS RICO NEGREIROS - candidata ao cargo de Vice-Presidente.


LISTA B

ANA PAULA FEIO PEREIRA DE ALMEIDA MENEZES - candidata ao cargo de Presidente;

ILÍDIA MARIA DA SILVA FIALHO QUADRADO - candidata ao cargo de Vice-Presidente;

SUSANA PATRÍCIA SALVADO VAZ DE FREITAS - candidata ao cargo de Vice-Presidente.


LISTA C

PEDRO MIGUEL MESQUITA DE MEDEIROS - candidato ao cargo de Presidente;

FRANCISCO MANUEL LEMOS PEREIRA - candidato ao cargo de Vice-Presidente;

AVELINA MARIA TELES GOULART - candidata ao cargo de Vice-Presidente.

O Programa de Ação de cada uma das listas concorrentes poderá ser consultado aqui.
O Conselho Executivo apela a todos os membros que constituem a assembleia eleitoral para participarem neste importante ato.
16-06-2017

ELEIÇÃO PARA A ASSEMBLEIA DE ESCOLA PARA O TRIÉNIO 2017/2020
No próximo dia 27 do corrente mês de junho – na 3.ª feira da entrega das avaliações dos alunos dos 7.º, 8.º e 10.º anos – terá lugar a eleição dos representantes do pessoal docente e não docente na Assembleia de Escola para o triénio 2017/2020. O ato eleitoral decorrerá na sala de reuniões, entre as 09:00 e as 17:00 horas.
Foi entregue apenas uma lista para cada um dos respetivos corpos eleitorais, sendo assim constituídas:

PESSOAL DOCENTE

LISTA A

EFETIVOS
Maria do Céu Barroca Brito, Roberto Terra, Paula Decq Mota, Hugo Parente, Isabel Afonso, Isabel Marques, José Freitas, Marília Rodrigues, Rosa Brilhante e Victor Rui Dores.

SUPLENTES
Alcides Pedro, Angelina Altar, Carla Carepa, Filomena Pinheiro, Maria Belmira Freitas, Marisa Andrade, Sónia Leonardo, Susana Salema e Sandra Silva.

PESSOAL NÃO DOCENTE

LISTA A

EFETIVOS
Ema Melo Rosa e Maria Margarida Ferreira Oliveira.

SUPLENTES
Sandra Eduardina Silva Melo e Alda Maria Silveira Cipriano Ferreira.

O Conselho Executivo apela a todos os membros que constituem a assembleia eleitoral destes corpos eleitorais para participarem neste importante ato.
16-06-2017


« Arquivo

(visitantes desde 12_Set_05) website free tracking
Siga-nos por aqui

 
----------------------
----------------------
----------------------
----------------------
----------------------
----------------------
----------------------
----------------------
Kiosk online Sistema Integrado de Gestão de Escola
----------------------
----------------------

Espaço de Apoio a alunos e Enc. de Educação.
----------------------
Ilustrações, páginas web, filmes e outros trabalhos dos alunos.
----------------------